Buscar

caso 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Maria Eduarda Leal Pereira - 201607088649
Ques tões obje tiva s : 
Ques tã o 1 
a) El a qu e r m ai s ate n ção . 
b) Paulo quer bem à nam orada. 
c) Si m pa tizo com o Co rin thi a n s e com o Va s co. 
d) O jogo não agradou ao público. 
Ques tã o 2 
Op çã o A 
 Ques tões disc ur s iva s : 
Ques tã o 1 
No 2 º e n o 3 º q u a d ri nh o s d a tira , a reg ê n ci a d o verb o le m b rar es tá em de s a cord o com a va ri ed a d e padrã o, po i s o verb o le m b rar reg e u m o bj e to d i re to e a s ua re g ê nci a é ze ro, p o i s n ão p e d e pre p o s içã o , ou s ej a , o ve rb o le m bra r li g a -s e a s eu com pl e m e n to s e m o a u xíli o da pre po s i çã o . Já o verb o l e m bra r -s e , q u a nd o p ro n om i n a l , re g e ob j e to i n di re to, a e l e s u bo rd i n a d o n o i n teri or d o pre d i ca d o ve rb a l . A pre p os i çã o de m a rca a reg ê n ci a de s s e ve rb o pro n o m i n al . Ob s e rve com o fica ri a , s e g u n do a no rm a pad rã o : - Tra n s i tivo in d i re to , com o pro n o m e - El e s n un ca s e l e m bra m de u m a d ata i m p o rtante./L emb ro -me d o di a de no s s a pri m ei ra bri g a fe i a. - Tran s i tivo d i re to, se m o pro no m e : Ele s n un ca le m b ra m u m a da ta im p o rtante! L em b ro o di a de no s s a pri m e i ra bri ga fei a . As s im , o verb o l em b ra r o u l e m b ra r -s e é o term o re g en te, e o co m p l e m en to verb a l (ob j eto di re to o u in d i re to), o term o reg i d o. Um a co n s truçã o s eme l han te e b a s tante freq u e n te oco rre tam b é m co m o ve rb o es qu e ce r, p o i s é com u m , na fal a , em ve z d e s e u s a r Esqu e ci o s docu m e n tos ou Esq u e ci -m e d os do cu m e ntos, as p e s s oa s di ze rem : Esqu e ci do s docu m e n tos. Es s e us o é pe rfei ta m en te ace i tável na m od al i d a d e col o q u ia l da fa l a , m a s in a ce i tá vel na es cri ta . 
Ques tã o 2 
[...] ch eg a r a cas a [...]. 
 Ques tã o 3 
a) On tem à ta rd e , a ss isti a do is fi lm e s no Tel e ci n e Prem i u m . 
b) N ós quere m os a es s e m e n i no como se quer a um fil ho . Ou Nós que r e m os a es s e m e n in o co m o a um fi l ho . 
c) O s e cre tá rio m u n i ci pa l simpatizou c om a p ro p o s ta, po i s as pira va a m u d a nça s ra d ica i s n o aten d i m e nto ao turi s ta na cid ad e do Ri o de Jan e i ro. 
d) Pr es c indo de s u a aj u da . 
e) É p re cis o obe dece r às le i s pa ra q u e a de m o cra ci a s e m an ten h a. 
Ques tã o 4 
Ele s pre fere m as s i s ti r a um jog o a vi s i tar um m u s eu .

Outros materiais