Buscar

marketing questionario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MARKETING APLICADO À NUTRIÇÃO
1aQuestão Quais são as 4 características fundamentais de um serviço?
Gabarito: Intangibilidade, inseparabilidade ou simultaneidade, variabilidade ou heterogeneidade e perecibilidade.
2aQuestão A principal função da análise SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada para que a empresa alcance seus objetivos, a partir de um julgamento crítico dos ambientes interno e externo. Vale ressaltar que análise SWOT pode ser usada não só por grandes empresas, mas também por microempresas. Muitos empreendimentos pequenos no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atuam. Na analise SWOT, a que se referem as Oportunidades e Ameaças?
Gabarito: Referem-se à análise do ambiente externo, são variáveis que não podem ser controladas pela empresa. É de grande importância monitorar agentes macroambientais e agentes microambientais que afetam a capacidade de atuação da empresa. As oportunidades representam áreas de negócios potenciais que permitem à empresa atuar de forma lucrativa e áreas onde uma empresa pode desenvolver novas capacidades que são vistas como importantes para o sucesso futuro. As ameaças são vistas como condições no ambiente de negócios que podem prejudicar a competitividade da empresa. São sinais antecipados de que a empresa está se tornando obsoleta e precisa ser reinventada. Digamos que você está envolvido no lançamento de uma nova marca de barra de cereal. Nesse caso, vamos retomar o exemplo que apresentamos na análise ambiental da aula 2, na qual identificamos uma forte tendência dos consumidores no que diz respeito à preocupação em ter e manter uma vida saudável.
3aQuestão Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: __________________ pode ser definido(a) como uma a atividade, conjunto de ações e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os clientes, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Segmentação
Demanda
Marketing
Mercado
Merchandising
4aQuestão Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: Chamamos de _____________________ o conjunto de atores e forças externas ao marketing que afeta a capacidade de a administração desenvolver e manter relacionamentos bem-sucedidos com seus clientes-alvo.
mix de marketing
composto de marketing
segmentação
ambiente de marketing
mercado
5aQuestão Maslow descreveu e hierarquizou em sua teoria as necessidades do ser humano. Sua teoria é baseada em cinco níveis hierárquicos de necessidades. Entretanto, NÃO descreve uma necessidade descrita e proposta por Maslow:
autoestima.
sexo.
realização.
lazer.
afeto.
6aQuestão A maioria das empresas aéreas conta, hoje em dia, com programas de milhagem que bonificam seus usuários com milhas aéreas ou novos trechos de voo proporcionalmente à utilização de seus serviços. Se imaginarmos, hipoteticamente, que o resgate dos bônus ou dos trechos desta promoção só são possíveis em trechos e horários que contam com ocupação parcial de suas capacidades, visando ocupar as vagas ociosas e/ou não comercializadas, podemos entender aí a tentativa de minimizar os efeitos de uma característica dos serviços chamada:
inseparabilidade.
perecibilidade.
intangibilidade.
especialidade.
não podemos construir este paralelo, pois trata-se de um produto e não de um serviço.
10aQuestão Quando consideramos o processo de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos na indústria alimentícia
observamos um limitado campo de atuação para os profissionais de nutrição
não consideramos o papel dos distribuidores, varejistas e das equipes de vendas em geral
observamos um grande campo de atuação para os profissionais de nutrição
não consideramos os desejos dos consumidores nem suas sugestões
desconsideramos o papel da concorrência
1aQuestão Todo o esforço de comunicação persuasiva a respeito de uma organização e seus produtos recebe o nome de:
Praça
Preço
Briefing
Promoção
Ponto de venda
2aQuestão Considerando os conceitos de Marketing, assinale a alternativa que define corretamente o conceito: É a dimensão do composto de marketing que trata dos aspectos relacionados à comunicação dos produtos/serviços desenvolvidos. Propaganda, marketing digital, e relações publicas são exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas com o objetivo de divulgar determinada mensagem ou bem para um dado público-alvo.
Produto
Preço
Praça
Promoção
Performance
3aQuestão A(s) idéia(s) central(ais) do conceito de segmentação de mercado é(são) a:
classificação da carteira de clientes da empresa por faixas de rentabilidade.
definição da estratégia de marketing para grupos formados por clientes heterogêneos.
identificação e classificação de grupos distintos de compradores que podem exigir produtos e/ou compostos de marketing específicos.
avaliação do potencial de mercado de áreas geográficas específicas.
identificação e classificação dos produtos da empresa para os clientes mais rentáveis.
4aQuestão Segmentar mercados é fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficientes em marketing. Diversas formas de segmentação existem e diversos dados devem ser estudados a fim de se obter o melhor resultado operacional. Entretanto, NÃO são necessários para estudo de segmentação os dados:
de consumo.
comportamentais.
psicográficos.
climáticos.
geográficos.
5aQuestão As ações de marketing direcionadas da empresa fabricante para outras empresas podem ser enquadradas como:
B2B
B2C
C2B
SIM
CRM
6aQuestão ¿Pai, não esqueça da minha Caloi!". Durante muito tempo, esta foi a abordagem utilizada pelas campanhas de comunicação de uma grande fabricante de bicicletas, que tinha como público-alvo indivíduos na condição de:
iniciadores ou decisores.
iniciadores ou influenciadores;
influenciadores ou compradores;
decisores ou usuários;
usuários ou compradores;
8aQuestão Em relação às características básicas dos serviços, é correto informar que, em princípio, a existência da inseparabilidade se dá porque:
Os serviços não podem ser separados de seu prestador;
Os serviços não podem ser separados durante seu processo de consumo;
Os serviços não podem ser separados de seu consumidor;
Os serviços não podem ser separados de seu produto;
Os serviços dependem da existência simultânea de prestador e consumidor, são eles que não podem ser separados.
9aQuestão Assinale a alternativa que não apresenta uma característica que o marketing de relacionamento deve possuir:
Utilizar a rede de relacionamento para a propagação de idéias e aprimorar produtos e serviços;
Concentrar-se nos parceiros e clientes.
Investir, prioritariamente, na conquista de novos clientes.
Atribuir ênfase à fidelização de clientes;
Confiar mais no trabalho de equipes, fomentando o marketing coordenado.
10aQuestão Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: O __________ tem como objetivo principal aproveitar cada contato com o cliente para conhecê-lo melhor, a fim de proporciona-lhe um tratamento exclusivo. Funcionando como uma espécie de prontuário médico que detalha o que aconteceu de importante em cada contato e quais foram às reações do cliente.
SIM
B2B
CRM
B2C
4P´s
1aQuestão Explique a característica da perecibilidade em serviços.
Compare com a sua resposta: Os serviços não podem ser estocados para vendas ou uso futuros. Quando a demanda é constante, o fato dos serviços serem perecíveis não é tão relevante.
2aQuestão (Metrô - 2008) As ferramentas de marketing que a empresa usa para perseguir seus objetivos de marketing e influenciar os consumidores finais são classificadas em quatro grupos: produto, preço, praça e promoção. Na visão do consumidor final, esses grupos correspondem aos 4 C´s de marketing. Cite quais são os 4 C´s de marketing.
Compare com a sua resposta: cliente, custo, conveniência e comunicação.
3aQuestão (ANAP - 2008) Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças
do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que
o ambiente de marketing da empresa também inclui diversos públicos, que devem ser monitorados e atendidos.
a empresa pode monitorar as forças do macro ambiente e, dependendo de sua capacidade estratégica, responder a elas de modo a aproveitar as oportunidades de mercado.
a coleta sistemática de informações sobre clientes, mercado e concorrência auxilia a tomada de decisões estratégicas.
as forças do microambiente que influenciam a empresa são o ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico.
o microambiente é constituído de forças que afetam diretamente a capacidade da empresa de atender seus clientes e criar valor para eles.
5aQuestão Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Carlos, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise
da segmentação do mercado.
das cadeias de valor.
do Brand Equity.
do posicionamento da oferta.
SWOT.
8aQuestão Considerando os conceitos de Marketing, assinale a alternativa que define corretamente o conceito: É a dimensão do composto de marketing formada pelos canais de distribuição, pelo conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para o consumidor. Também fazem parte desta variável, aspectos de armazenamento, transporte e exposição dos produtos.
Preço
Produto
Praça
Performance
Promoção
10aQuestão Promover o produto/serviço certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, são iniciativas que têm a capacidade de compor e nortear as atividades de marketing.Esses elementos são aglutinados a partir de um conceito. Assinale a alternativa que representa esse conceito.
Segmentação
Adequação
Composto de Marketing
Posicionamento
Diferenciação
1. (Petrobrás - 2010) Fazer marketing significa satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes, fornecendo valor mediante lucro. No processo de definição desse valor, as empresas desenvolvem atividades tais como:
desenvolvimento de novos produtos.
gestão dos canais de distribuição.
pesquisa de mercado.
gerência de propaganda.
seleção de fornecedores.
1. Assinale a alternativa que indica como a empresa constrói o posicionamento de um produto.
O posicionamento do produto se efetiva pela percepção do executivo de marketing da empresa e isto ocorre principalmente pela similaridade entre o produto e os demais concorrentes do mercado.
O posicionamento é construído exclusivamente pela idealização da imagem que a empresa acha que tem junto ao seu público-alvo.
O posicionamento de um produto é formado pela análise isolada dos ativos financeiros da empresa que detém a marca.
O posicionamento é construído gradativamente, mediante a conquista de um espaço na mente do consumidor, e é configurado pela análise do quanto e do como o produto se assemelha ou se diferencia dos produtos concorrentes.
O posicionamento se dá pela conquista de um espaço na mente da concorrência, e isso ocorre por meio da diferenciação em relação aos concorrentes de acordo com atributos, usuários, aplicação e a classe de produtos.
2. Nível de posicionamento que se refere à identificação e ocupação de oportunidades deixadas pela concorrência na área de atuação de certa empresa.
Indústria
Produto
Mercado
Marca
Empresa
3. Mas, afinal de contas, o que é um produto? Assinale a informação incorreta
Produto é tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo
Produto pode ser uma oferta tangível uma oferta intangível
Produto é qualquer coisa que tenha valor de troca.
É apenas uma oferta tangível
Produto significa a oferta de uma organização que satisfaça uma necessidade
6. A ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo, está relacionada ao conceito de:
Acoplagem.
Massificação.
Posicionamento.
Diversificação.
Pertencimento
3. São os serviços e benefícios adicionais que a instituição acrescenta ao serviço básico e real para torná-lo mais atrativo, com soluções completas para as necessidades e expectativas dos consumidores. São soluções que são adicionadas ao serviço para encantar os clientes. O conceito apresentado está relacionado ao conceito de:
Produto real
Produto líquido
Produto básico
Produto ampliado
Produto sustentável
3. Assinale alternativa que não apresenta uma das funções da administração de marketing.
Planejamento
Implementação
Reconhecimento
Análise
Controle
5. Assinale a alternativa que não apresenta uma seção a ser considerada em um plano de marketing.
Análise da situação
Objetivos
Resumo Executivo
Estratégia de Marketing
Tabelas de preços
2. (Kotler - 2006) O estágio de ____________ do produto é caracterizado por um período de rápida aceitação do mercado e melhoria substancial dos lucros.
introdução
declínio
saturação
crescimento
maturidade
3. Análise de viabilidade de mercado:
É o estudo financeiro que determina as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço.
É o estudo da produção e da logística que determinam as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço
É o estudoda distribuição que determina as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço
É o estudo da concorrência que determina as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço
É o estudo da produção que determina as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço
2a Questão O marketing mix ou composto mercadológico é conhecido também como 4P's. Sobre eles é correto afirmar:
Representam os elementos controláveis pelos profissionais de marketing. Os P's significam produto, preço, praça e promoção.
Representam os elementos incontroláveis pelos profissionais de marketing. Os P's significam produto, preço, praça e público-alvo.
Representam elementos secundários no processo de gestão de marketing, cujo foco está em administrar a produção e as vendas.
Representam os elementos controláveis pelos profissionais de marketing. Os P's significam produto, preço, praça e propaganda
Representam os elementos incontroláveis ou parcialmente controláveis pelos profissionais de marketing. Os P's significam produto, preço, pedidos e propaganda.
3a Questão Design, embalagem, formato, são aspectos relacionados à qual dimensão do composto de marketing?
Praça
Preço
Performance
Promoção
Produto
7a Questão (Eletrobrás - 2007) Ao apresentar os princípios do marketing, tradicionalmente fala-se em 4 P's: produto, preço, promoção e ponto de venda (praça). As atividades relacionadas ao item produto são:
política de garantia e embalagem.
descontos e condições de pagamento.
marca e crediário.
distribuição e armazenamento.
propaganda e relações públicas.
8a Questão mix de marketing é um conjunto de ferramentas classificadas em quatro grupos amplos, que a empresa utiliza para buscar seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Quais são esses quatro grupos?
Produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação)
Serviço, design, custo e divulgação (ou promoção)
Emissor, código, mensagem e público (ou receptor)
Design, produto, agência (ou agente) e público (ou receptor)
Emissor, mensagem, canal (ou veículo) e receptor (ou público)
1a
Questão A análise ambiental, identifica mudanças ou tendências que possam representar ameaças ou oportunidades para a empresa Há uma forte tendência dos consumidores no que diz respeito à preocupação em ter e manter uma vida saudável. Existe uma parcela crescente da população disposta a investir grande parte do seu tempo e de seus recursos para viver mais e melhor. Essa tendência configura uma grande oportunidade para o lançamento de alimentos saudáveis, pois os consumidores estão propensos a aceitar essa categoria de produtos. Portanto, os profissionais devem ficar atentos às mudanças significativas que comecem a ocorrer em seus ambientes de atuação, a fim de reagir prontamente a essas mudanças.As pesquisas de mercado podem contribuir para o monitoramento de tendências, permitindo a revisão e adaptação das estratégias previamente definidas. À luz do marketing, para atender desejos e necessidades dos consumidores, com ética e responsabilidade social, os profissionais desenvolvem a análise ambiental A análise ambiental é:
o rastreamento dos fabricantes, identificando mudanças ou tendências que possam representar ameaças ou oportunidades para a empresa.
o rastreamento do ambiente verde, identificando mudanças ou tendências que possam representar ameaças ou oportunidades para a empresa.
o rastreamento do mercado, identificando mudanças ou tendências que possam representar ameaças ou oportunidades para a empresa.
o rastreamento dos consumidores, identificando mudanças ou tendências que possam representar ameaças ou oportunidades para a empresa.
o rastreamento da concorrência, identificando mudanças ou tendências que possam representar ameaças ou oportunidades para a empresa.
2a Questão Assinale a alternativa que corresponde ao conceito: Consiste na adoção de uma estratégia de marketing comum para todo o mercado, sem levar em conta as diferenças entre os grupos que compõem um determinado mercado.
Nicho
Mercado de massa
Swot
CRM
Macroambiente
3a Questão Uma organização de médio porte da categoria de higiene e limpeza, localizada no sudeste do Brasil, planeja lançar uma linha de shampoo e creme condicionador específica para homens. Neste sentido, assinale a única opção correta que indica a base aplicada pela empresa para segmentar o seu mercado.
Demográfica
Psicográfica
Organizacional
Socioeconômica
Geográfica
5a Questão O macroambiente abrange forças que também afetam o ambiente competitivo de uma determinada indústria, porém, com uma influência normalmente indireta ou menos impactante. Assinale a alternativa que não representa uma consideração para o macroambiente:
Legislação
Tecnologia
Cultura
Economia
Fornecedores
6a Questão Para segmentar demograficamente um mercado, qual das variáveis abaixo NÃO é utilizada?
Sexo.
Região geográfica
Classe social.
Renda.
Idade
7a Questão Para entender a análise ambiental de marketing, é importante perceber que o ambiente que cerca a empresa é dividido em dois ambientes distintos: interno e externo, também denominados:
coletivo e individual
microambiente e macroambiente
nacional e internacional
político e econômico
aberto e fechado
8a Questão Para o profissional de marketing, mercado consumidor é o
agrupamento de empresas que oferecem produtos.
local físico onde ocorrem as transações.
agrupamento de profissionais que elaboram os planos de atendimento ao cliente.
agrupamento de pessoas que podem e querem adquirir produtos.
agrupamento de vendedores que atendem aos diferentes clientes.
1a Questão São papéis do consumidor no processo de decisão de compra:
Usuário, Avaliador e Admirador.
Identificador, Influenciador e Decisor
Comprador, Consumidor e Garantidor.
Iniciador, Identificador e Comprador.
Influenciador, Usuário e Avaliador.
2a Questão Uma abordagem influente sobre motivação, e incorporada pelos profissionais de marketing, foi formulada pelo psicólogo Abraham Maslow, que propôs uma hierarquia das necessidades humanas. A proposta de Maslow divide as necessidades humanas em "utilitárias", isto é, aquelas que enfatizam atributos tangíveis e objetivos das ofertas e em necessidades "hedônicas", que são subjetivas e próprias da experiência além dos aspectos funcionais das ofertas.
estabelece que certos comportamentos são motivados por instintos inatos, que são comportamentos universais da espécie humana.
é a de que os seres humanos procuram primeiro satisfazer suas necessidades básicas antes de buscar satisfazer níveis mais elaborados de necessidades, como status, amizade ou auto realização.
divide as motivações de consumo em 3 níveis: as motivações de associação (necessidade de se ajustar a grupos de referência); motivações de poder (quando o consumidor busca controlar o ambiente à sua volta); e motivações de singularidade (centradas na afirmação da identidade do consumidor).
propõe que fatores pessoais e culturais se combinam para criar um desejo, que é a manifestação no nível mais elevado da hierarquia da motivação humana.
3a Questão Marlene é uma simpática dona de casa. O seu filho caçula, Marcos, está com três anos e ingressará na escola. Marlene procura informações sobre os colégios do bairro e de localidades vizinhas. Visita as escolas, liga para amigas e decide matricular o filho na escola Anjinho da Cultura. O marido de Marlene, João Carlos, se dirige ao colégio, faz os pagamentos e matricula para o pequeno Marcos, que começará a estudar na próxima semana. Quais os papéis de compra desempenhados, respectivamente, por Marcos, Marlene e João Carlos?
Comprador, financiador, usuário.
Usuário, iniciador, influenciador.
Usuário, decisor e comprador.
Decisor, comprador, influenciador.
Iniciador, influenciador e financiador.
5a Questão O primeiro passo para a prestação de uma oferta diferenciada ao mercado é
Conhecer as técnicas de vendas que os concorrentes mais utilizam
Conhecer muito bem seu produto e os similares da concorrência
Oferecer preços compatíveis com os preços da concorrência
Conhecer o cliente, suas necessidades e expectativas
Desenvolver um produto original e diferenciado
6a Questão Assinale a afirmação mais correta, estudar como o cliente se comporta é fundamental para:
Desenvolver inovações, lançar produtos e serviços ou determinar a política de preço a ser praticada, escolher os canais de distribuição adequados e planejar a promoção do produto ou desenvolver qualquer outra atividade relacionada ao processo de Marketing.
Lançar produtos e serviços ou determinar a política de preço a ser praticada, escolher os canais de distribuição adequados e planejar a promoção do produto
Determinar a política de preço a ser praticada e planejar a promoção do produto
Determinar a política de preço a ser praticada, escolher os canais de distribuição adequados e planejar a promoção do produto e nenhuma outra atividade relacionada ao processo de Marketing
Para desenvolver inovações, lançar produtos e serviços ou determinar a política de preço a ser praticada, escolher os canais de distribuição adequados.
7a Questão Considerando os papéis do consumidor no processo de decisão de compra, assinale a alternativa que define corretamente o conceito: Pessoa que sugere a ideia de comprar determinado produto ou serviço.
Avaliador
Iniciador
Consumidor/Usuário
Decisor
Influenciador
8a Questão Há muitos modelos que tentam mapear as etapas do processo de decisão de compra, mas basicamente todos tratam mais ou menos do mesmo fluxo. Assinale a alternativa que cita o todo o processo de decisão de compra vivenciado pelo consumidor.
Reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação e seleção das alternativas, decisão de compra.
Busca de informações, avaliação e seleção das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra.
Reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação e seleção das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra.
Reconhecimento do problema, avaliação e seleção das alternativas e decisão de compra.
Busca de informações,
avaliação e seleção das alternativas e decisão de compra.
1a Questão Mistery-shopping, pesquisa de satisfação, formulários de sugestão e equipes de avaliação, são ações que estão relacionadas a qual processo de controle e avaliação de serviço?
Padrões rigorosos
Compromisso da alta gerência
Sistemas de monitoramento
Concepção estratégica
Visão empreendedora
2a Questão Assinale a afirmação mais correta:
Para enfrentar novos desafios, o Marketing de serviço surge como uma ferramenta capaz de promover a diferenciação no serviço prestado e melhorar sua percepção de qualidade, agregando valor para atender e superar as expectativas somente de clientes excluindo-se pacientes dos serviços de saúde. Embora os serviços venham despontando como o setor que mais cresce na economia mundial, só recentemente as empresas passaram a perceber que, para sobreviver em uma economia globalizada, precisam se preocupar com a qualidade e eficiência do serviço prestado
Para enfrentar novos desafios, o Marketing de serviço surge como uma ferramenta capaz de promover a diferenciação no serviço prestado e melhorar sua percepção de qualidade, agregando valor para atender e superar as expectativas de clientes e pacientes dos serviços de saúde.Embora os serviços venham despontando como o setor que mais cresce na economia mundial, só recentemente as empresas passaram a perceber que, não precisam se preocupar com a qualidade e eficiência do serviço prestado.
Para enfrentar novos desafios, o Marketing de serviço surge como uma ferramenta capaz de promover a diferenciação no serviço prestado e melhorar sua percepção de qualidade, cobrando para tanto, valores superiores aos habituais valores de mercado para atender e superar as expectativas de clientes e pacientes dos serviços de saúde. Embora os serviços venham despontando como o setor que mais cresce na economia mundial, só recentemente as empresas passaram a perceber que, para sobreviver em uma economia globalizada, precisam se preocupar com a qualidade e eficiência do serviço prestado
Para enfrentar novos desafios, o Marketing de serviço surge como uma ferramenta capaz de promover a diferenciação no serviço prestado e melhorar sua percepção de qualidade, agregando valor para atender e superar as expectativas somente de pacientes dos serviços de saúde. Embora os serviços venham despontando como o setor que mais cresce na economia mundial, só recentemente as empresas passaram a perceber que, para sobreviver em uma economia globalizada, precisam se preocupar com a qualidade e eficiência do serviço prestado
Para enfrentar novos desafios, o Marketing de serviço surge como uma ferramenta capaz de promover a diferenciação no serviço prestado e melhorar sua percepção de qualidade, agregando valor para atender e superar as expectativas de clientes e pacientes dos serviços de saúde. Embora os serviços venham despontando como o setor que mais cresce na economia mundial, só recentemente as empresas passaram a perceber que, para sobreviver em uma economia globalizada, precisam se preocupar com o preço e com a eficiência do serviço prestado
3a Questão Quando dizemos que um serviço não pode ser estocado, estamos nos referindo a qual característica do serviço?
Perecibilidade
Variabilidade
Heterogeneidade
Inseparabilidade
Invisibilidade
4a Questão Em um hospital ou consultório médico, o cliente/paciente recebe o atendimento imediatamente, ou seja, consome o serviço no mesmo momento em que este está sendo produzido. A essa característica denominamos:
perecibilidade.
durabilidade
Inseparabilidade
intangibilidade
variabilidade,
5a Questão Hoje, as instituições de saúde vivem em um mercado local e globalizado, um ambiente marcado pela crescente e variada oferta de serviços, pelo surgimento vertiginoso de franquias e novas tecnologias científicas, um cenário que exige dos gestores de saúde grande habilidade para lidar com esses fatores e conseguir prestar serviços com qualidade e eficiência. Entende-se por globalização:
A interdependência mundial de fluxos de recursos , mercados de produtos exceto concorrência empresarial
A interdependência nacional de fluxos de recursos , mercados de produtos e concorrência empresarial
A interdependência mundial de fluxos de recursos , mercados de produtos e concorrência empresarial
A interdependência mundial de fluxos de recursos , pessoas, mercados de produtos e concorrência empresarial
A dependência mundial de fluxos de recursos , mercados de produtos e concorrência empresarial
6a Questão Diferentemente dos produtos, os serviços são primeiramente vendidos e depois produzidos. A produção e o consumo são imediatos. Serviços são inseparáveis daqueles que os fornecem (pessoas ou máquinas)‏. Há imediata interação entre fornecedor e cliente. A resposta e o feedback podem ser imediatos. Quando consultamos um caixa eletrônico, por exemplo, na tela do equipamento aparecem as opções: extrato, saldo, pagamento. Ao escolher uma das opções, a máquina produz o serviço, que é consumido ao mesmo tempo. Esta característica é denominada
variabilidade,
Inseparabilidade
perecibilidade.
intangibilidade
durabilidade
7a Questão O principal ator do mercado é:
O distribuidor
O vendedor
O atacadista
O varejista
O consumidor.
8a Questão Na teoria, todos os formados em Odontologia são dentistas iguais, mas nem todos atendem o cliente do mesmo modo ou têm o mesmo desempenho, por isso você escolhe um dentista de confiança. A esta característica de serviço, denominamos:
Perecibilidade.
Intangibilidade
Variabilidade,
Durabilidade
Inseparabilidade
1a Questão Um importante princípio de negócios, conhecido como Lei de Pareto (princípio 80-20), afirma que:
20% dos clientes de uma empresa representam 80% de seus negócios.
20% dos clientes de uma empresa representam 20% de seus negócios
80% dos clientes de uma empresa representam 20% de seus negócios
80% dos fornecedores de uma empresa representam 20% de seus negócios
80% dos clientes de uma empresa representam 80% de seus negócios
2a Questão Assinale a informação correta.
Numa empresa o mais importante não é simplesmente captar novos clientes, mas sim manter e criar uma relação duradoura com os clientes já conquistados.
Numa empresa o mais importante é manter e criar uma relação duradoura com os clientes já conquistados
Numa empresa o mais importante é simplesmente captar novos clientes sem se preocupar, em sem se preocupar em manter r uma relação duradoura com os clientes já conquistados
Numa empresa o mais importante é simplesmente manter e criar uma relação duradoura com os clientes já conquistados
Numa empresa o mais importante não é importante captar novos clientes, mas sim manter e criar uma relação duradoura com os clientes já conquistados
3a Questão Uma das premissas mais conhecidas no mundo de negócios é a de que o custo de conquistar um novo cliente é, em média:
cinco vezes maior que o custo de manter um cliente atual.
dez vezes maior que o custo de manter um cliente atual
sete vezes menor que o custo de manter um cliente atual
cinco vezes menor que o custo de manter um cliente atual
o mesmo custo de manter um cliente atual
4a Questão Onde se aplica o marketing de relacionamento:
O Marketing de Relacionamento pode e deve ser aplicadas a empresas, hospitais, organizações e profissionais que prestam serviços de saúde. E não pode ser aplicado em consultórios. Neste caso, é possível dizer que seu sucesso profissional está diretamente relacionado com a capacidade de se comunicar e se relacionar com os clientes e pacientes.
O Marketing de Relacionamento pode e deve ser aplicadas a empresas, hospitais, organizações e profissionais que prestam serviços de saúde. também pode ser perfeitamente aplicado em consultórios.Porém, não pode ser aplicado por ONG´s por falta de expertise das mesmas. Neste caso, é possível dizer que seu sucesso profissional está diretamente relacionado com a capacidade de se comunicar e se relacionar com os clientes e pacientes.
O Marketing
de Relacionamento pode e deve ser aplicadas a empresas, hospitais, organizações e profissionais que prestam serviços de saúde. também pode ser perfeitamente aplicado em consultórios. Neste caso, é possível dizer que seu sucesso profissional está diretamente relacionado com a capacidade de se comunicar e se relacionar com os clientes e pacientes.
O Marketing de Relacionamento não pode ser aplicadas a empresas públicas, hospitais, organizações e profissionais que prestam serviços de saúde. também não pode ser perfeitamente aplicado em consultórios. Neste caso, é possível dizer que seu sucesso profissional está diretamente relacionado com a capacidade de se comunicar e se relacionar com os clientes e pacientes.
O Marketing de Relacionamento pode e deve ser aplicadas a empresas, hospitais, organizações e profissionais que prestam serviços de saúde. Com excessão de consultórios. Neste caso, é possível dizer que seu sucesso profissional está diretamente relacionado com a capacidade de se comunicar e se relacionar com os clientes e pacientes.
5a Questão Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: O _______________________ é uma estratégia que visa construir uma relação duradoura com o cliente baseada em confiança, colaboração, compromisso, parceria, investimentos e benefícios mútuos, resultando na otimização do retorno para a empresa e seus clientes.
Marketing direto
Marketing transacional
Marketing mix
Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
6a Questão A ferramenta mix de marketing, também conhecida como os 4 P¿s (preço, produto, promoção e praça), tem se mostrado muito útil para a análise e definição de estratégias de marketing. Há uma nova conformação dos 4 P¿s voltado para o Marketing de Relacionamento. Assiknale a conformação correta:
produto, processos, preço e pessoas
produto, processos, performance e pessoas.
produto, promoção, praça, performance e pessoas
produto, processos, praça e pessoas
produto, promoção, performance e pessoas
7a Questão Preocupada em ter e manter uma alimentação saudável, Raquel procurou um profissional de nutrição e marcou uma consulta para ter uma orientação nutricional. Com algumas horas de antecedência da consulta agendada, o consultório enviou uma mensagem para o telefone celular de Raquel, solicitando a confirmação de sua consulta. A iniciativa do consultório configura uma prática de:
Marketing transacional
Marketing mix
Marketing de nicho
Marketing de relacionamento
Marketing de massa
8a Questão Uma das premissas mais conhecidas no mundo de negócios é a de que o custo de conquistar um novo cliente é, em média, cinco vezes maior que o custo de manter um cliente atual. Outro importante princípio de negócios, conhecido como Lei de Pareto (princípio 80-20), afirma que 20% dos clientes de uma empresa representam 80% de seus negócios. As duas orientações indicam que o mais importante não é simplesmente captar novos clientes, mas sim manter e criar uma relação duradoura com os clientes já existentes. Como é chamada a abordagem do Marketing que tem a fidelização do cliente como principal objetivo?
Marketing de relacionamento
Marketing transacional
Marketing mix
Marketing de serviços
Marketing direto
1a Questão O método de pesquisa a ser utilizado em uma pesquisa é uma decisão relacionada à qual etapa do processo de pesquisa de marketing?
Tabulação dos dados
Definição do problema
Questionário de pesquisa
Desenvolvimento do plano de pesquisa
Aplicação da pesquisa
2a Questão Definir se uma pesquisa de marketing deve ser aplicada por correio, telefone, entrevista pessoal ou, e-mail, é uma decisão relacionada à qual etapa do processo de pesquisa de marketing?
Tabulação dos dados
Definição do problema
Questionário de pesquisa
Aplicação da pesquisa
Avaliação dos resultados
3a Questão A tarefa de realização do relatório de conclusão da pesquisa está relacionada à qual etapa do processo de pesquisa de marketing?
Aplicação da pesquisa
Questionário de pesquisa
Definição do problema
Tabulação dos dados
Avaliação dos resultados
4a Questão Quando consideramos o processo para empreender uma pesquisa de marketing, algumas etapas devem ser seguidas. Assinale a alternativa que apresenta uma ação a ser considerada na etapa de tabulação dos dados.
Aplicação da pesquisa
Organização dos dados
Coleta de dados junto ao mercado
Análise qualitativa
Teste em pequena escala
5a Questão Quando consideramos o processo para empreender uma pesquisa de marketing, algumas etapas devem ser seguidas. Assinale a alternativa que apresenta um item a ser considerado na etapa de desenvolvimento do plano de pesquisa.
Objetivo
Seleção e treinamento dos entrevistadores
Coleta de dados
Amostra
Teste em pequena escala
6a Questão Para desenvolver melhores práticas de preços na empresa, uma marca de calçados ortopédicos infantis (crianças de 3 a 10 anos) está buscando informações sobre os preços de seus concorrentes diretos. Para tanto pretende fazer uma pesquisa visando entender melhor o mercado no que diz respeito ao preço da concorrência nos diferentes canais disponíveis. Com base nessas informações, a empresa...
está fazendo pesquisa de segmento de mercado.
está analisando o comportamento do cliente.
está fazendo planilhas de preços de venda.
desenvolve seus custos com base na concorrência.
pretende ser líder de mercado com preços baixos.
7a Questão A definição de quais perguntas uma pesquisa de marketing deve responder, é uma decisão relacionada à qual etapa do processo de pesquisa de marketing?
Questionário de pesquisa
Avaliação dos resultados
Definição do problema
Tabulação dos dados
Aplicação da pesquisa
8a Questão Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: O ________________________ fornece dados que estão acontecendo. Fornece informações sobre diversas variáveis ambientais e eventos de marketing que influenciam na atuação da empresa. São informações diárias dos executivos por meio de contatos com vendedores, distribuidores, publicações, relatórios etc.
CRM
Sistema de inteligência de marketing
Sistema de Informações de Vendas
Sistema de registros internos
Sistema de Controle de Marketing
1a Questão Mas, afinal de contas, o que é um produto? Assinale a informação incorreta
Produto é tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo
É apenas uma oferta tangível
Produto pode ser uma oferta tangível uma oferta intangível
Produto é qualquer coisa que tenha valor de troca.
Produto significa a oferta de uma organização que satisfaça uma necessidade
2a Questão São considerados produtos tangíveis
Sabonetes, eletrodomésticos e livros.
Atendimento dentário, fisioterápico e assessoria de marketing
Serviços financeiros, planos de previdência e assessoria contábil
Email, seguros e assessoria jurídica
Educação, saúde e lazer
3a Questão São consideradas as únicas variáveis controláveis do marketing
Produto, preço, praça e promoção
Varejistas e atacadistas
Propagandistas e vendedores missionários
Consumidores e clientes
concorrentes e distribuidores
4a Questão É um conjunto organizado de percepções (cognitivo) e sentimentos (emocional), residentes no consumidor, que faz com que determinado bem ou serviço seja mais do que simplesmente diferente de seus competidores. Um conjunto de percepções e sentimentos que faz com que ele possa vir a ser único e capaz de satisfazer as necessidades tangíveis e simbólicas do consumidor. O conceito acima define:
Publicidade.
Marca.
Estratégia.
Marketing.
Propaganda.
5a Questão A globalização dos mercados, a competição acirrada e o crescente desenvolvimento tecnológico trouxeram para as empresas a necessidade de buscar constantemente novas ideias para o lançamento ou reposicionamento de produtos. Estão sempre buscando lançar produtos inovadores A maior preocupação da Indústria de Alimentos é desenvolver:
Preços mais competitivos
Produtos mais saudáveis
ações para sazonalidade
Promoções atraentes
embalagens mais atraentes
6a Questão A ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo, está relacionada ao conceito de:
Posicionamento.
Acoplagem.
Diversificação.
Massificação.
Pertencimento.
7a Questão Lupetti (2009) destaca que o resultado esperado do posicionamento é a criação de uma proposta de valor, a criação de uma razão convincente para que o consumidor se relacione com a marca. Para isso, a autora cita algumas opções de posicionamento. Assinale a alternativa que não apresenta uma opção de posicionamento.
Posicionamento por benefícios
Posicionamento por usuário
Posicionamento por atributo
Posicionamento por tradição
Posicionamento por categoria
8a Questão Assinale a alternativa que indica como a empresa constrói o posicionamento de um produto.
O posicionamento é construído exclusivamente pela idealização da imagem que a empresa acha que tem junto ao seu público-alvo.
O posicionamento de um produto é formado pela análise isolada dos ativos financeiros da empresa que detém a marca.
O posicionamento é construído gradativamente, mediante a conquista de um espaço na mente do consumidor, e é configurado pela análise do quanto e do como o produto se assemelha ou se diferencia dos produtos concorrentes.
O posicionamento se dá pela conquista de um espaço na mente da concorrência, e isso ocorre por meio da diferenciação em relação aos concorrentes de acordo com atributos, usuários, aplicação e a classe de produtos.
O posicionamento do produto se efetiva pela percepção do executivo de marketing da empresa e isto ocorre principalmente pela similaridade entre o produto e os demais concorrentes do mercado.
1a Questão A globalização dos mercados, a competição acirrada e o crescente desenvolvimento tecnológico trouxeram para as empresas a necessidade de buscar constantemente novas ideias para o lançamento ou reposicionamento de produtos. Estão sempre buscando lançar produtos inovadores, com embalagens reformuladas, com design, fórmulas e benefícios inéditos, sempre com propostas e promessas que despertam a necessidade e o desejo do consumidor. O mesmo ocorre com a indústria de alimentos, constantemente presenciamos:
O lançamento de novos produtos: mais saudáveis, light, com taxa zero de gordura, com propriedades funcionais, novos sabores, enfim, inúmeros benefícios a partir de ofertas geradas pela indústria de alimentos.
Lançamento de produtos preocupados somente com a embalagem
Produtos de baixa qualidade e alto teor calórico
Distribuição seletiva dentro dos canais de distribuição
Lançamento de produtos preocupados em oferecer preços competitivos em relação a concorrência
2a Questão O mix(ou composto de Marketing) é composto por:
Propaganda, Preço,Praça e Promoções
Produto, Publicidade,Praça e Promoções
Produto, Preço,Publicidade e Promoções
Produto,Propaganda,Praça e Promoções
Produto, Preço,Praça e Promoções
3a Questão A embalagem dos alimentos é parte importante dos mesmos. Sobre a perspectiva da empresa e dos consumidores a embalagem deve identificar alguns objetivos. Um deles não é objetivo da embalagem
Fornece orientações sobre a armazenagem em casa
Transmitir informações descritivas e persuasivas
Adicionar sabor ao produto
Facilitar o transporte e a proteção do produto
Identificar a marca
5a Questão Os bens de consumo podem ser:
de conveniência, de compra comparados, esperados e não esperados.
Potenciais, de compra rápida, esperados e não esperados
industriais, de compra rápida, de especialidade e não procurados.
de impulso,de emergência, de especialidade e não procurados
de conveniência, de compra comparados, de especialidade e não procurados.
6a Questão A estratégia de ataque a uma parte do mercado, através de uma segmentação bastante estreita, visando atender um grupo pequeno desse mercado, com um composto personalizado e específico é:
Marketing direto
Marketing de relacionamento
Marketing de nicho
Marketing de serviços
Marketing de valor
7a Questão São os serviços e benefícios adicionais que a instituição acrescenta ao serviço básico e real para torná-lo mais atrativo, com soluções completas para as necessidades e expectativas dos consumidores. São soluções que são adicionadas ao serviço para encantar os clientes. O conceito apresentado está relacionado ao conceito de:
Produto ampliado
Produto sustentável
Produto básico
Produto líquido
Produto real
1a Questão Seção do plano de marketing que apresenta a abordagem geral de marketing que será utilizada para alcançar os objetivos do plano. Considera todas as dimensões do composto de marketing.
Análise da situação
Controle
Estratégia de Marketing
Resumo Executivo
Objetivos
2a Questão Assinale alternativa que não apresenta uma das funções da administração de marketing.
Reconhecimento
Planejamento
Implementação
Análise
Controle
3a Questão Seção do plano de marketing que define as metas financeiras e de marketing do plano em relação a volume de vendas, participação de mercado e lucros.
Objetivos
Estratégia de Marketing
Análise da situação
Controle
Resumo Executivo
4a Questão A gestão do esforço de marketing começa com uma análise completa da situação da empresa. A empresa deve analisar seus mercados e o ambiente de marketing para encontrar boas oportunidades e se antecipar a ameaças ambientais. A empresa deve analisar seus pontos fortes e fracos, assim como, as ações de marketing atuais e potenciais para selecionar as melhores oportunidades. Essa avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é feita pelo(a):
B2B
CRM
Sistema de Controle de Marketing
matriz SWOT
C2C
5a Questão Seção do plano de marketing que apresenta antecedentes relevantes sobre vendas, custos, lucros, mercado, concorrentes, distribuição e macro ambientes. Além disso, faz uma matriz swot, identificando as maiores oportunidades/ameaças, forças/fraquezas relacionadas ao produto/serviço.
Análise da situação
Controle
Estratégia de Marketing
Objetivos
Resumo Executivo
6a Questão A gestão do esforço de marketing começa com uma análise completa da situação da empresa. A empresa deve analisar seus mercados e o ambiente de marketing para encontrar boas oportunidades e evitar ameaças ambientais. Deve analisar seus pontos fortes e fracos, assim como, as ações de marketing atuais e potenciais para selecionar as melhores oportunidades. Essa avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é a partir de uma matriz. Como se chama essa matriz?
CRM
B2C
SWOT
C2C
BCG
7a Questão Seção do plano de marketing que apresenta uma sinopse do plano para a comunicação concisa dos objetivos, das principais metas, recomendações e resultados esperados com sua implementação.
Estratégia de Marketing
Controle
Resumo Executivo
Análise da situação
Objetivos
8a Questão Assinale a alternativa que não apresenta uma seção a ser considerada em um plano de marketing.
Análise da situação
Resumo Executivo
Objetivos
Estratégia de Marketing
Tabelas de preços
1a Questão O desenvolvimento de novos produtos está diretamente associado à identificação das necessidades e dos desejos dos clientes na exploração de uma oportunidade detectada ou em uma ameaça percebida pela empresa. O ponto de partida para que se busquem ideias de inovação, identificando novas necessidades de consumo está:
na comercialização
no consumidor
na concorrência
no mercado
na produção
2a Questão Não são consideradas fontes externas de ideias para o desenvolvimento de novos produtos
centros de pesquisas e universidades
concorrentes
consumidores
revendedores
membros da organização
3a Questão Teste de mercado O teste de mercado é um tipo de pesquisa de mercado e tem por objetivo
avaliar as possibilidades de sucesso de um novo produto no mercado
avaliar a atuação da concorrência
desenvolver o plano promocional d lançamento do produto no mercado
restringir o lançamento de um produto a uma zona específica,
como um bairro, uma cidade ou uma região;
elaborar o plano de lançamento do produto no mercado
4a Questão Análise de viabilidade de mercado:
É o estudo da concorrência que determina as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço
É o estudo financeiro que determina as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço.
É o estudoda distribuição que determina as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço
É o estudo da produção e da logística que determinam as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço
É o estudo da produção que determina as possibilidades econômicas e financeiras do projeto de produto ou serviço
5a Questão (Eletrobrás - 2007) Gerar conhecimento sobre um produto é um dos principais objetivos da seguinte fase do Ciclo de Vida de Produtos – C.V.P:
introdução;
declínio;
crescimento;
maturidade.
estagnação.
6a Questão Um segmento de mercado possui um grande número de consumidores. Se o objetivo da empresa para o produto a ser lançado é a tingir o maior número possível de consumidores, a curto prazo, qual será a melhor estratégia de preço inicial? (ENADE, 2009)
Preço de penetração.
Máximo retorno em lucro.
Liderança na qualidade do produto.
Preço de desnatamento
Máximo crescimento de mercado.
7a Questão Após a aprovação em testes de mercado, o produto é, então, lançado para todo o mercado. Nesta etapa, a empresa se empenha para comercializá-lo e inicia um esforço de
produção, distribuição e promoção em larga escala
criação,produção, distribuição e promoção em larga escala
criação, distribuição e promoção em larga escala
criação,produção, e promoção em larga escala
avaliar as possibilidades de sucesso do novo produto no mercado
8a Questão Com a segmentação cada vez maior dos mercados, oferecer inovações contínuas aos consumidores tornou-se um diferencial competitivo. Existem diversas formas de segmentação de mercados. Assinale aquela que considera o tamanho da família para o planejamento de marketing nutricional.
Psicográfica
Demográfica
Geográfica
Comportamental
Sequencial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais