Buscar

Questões de P.I.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de Português Instrumental
Eis uma resposta oferecida pelo Ex-Ministro Carlos Ayres Britto a uma entrevista concedida a Felipe Seligman e Joanna Nublar.
"O sr. é a favor de criminalizar a homofobia?
Tenho [para mim] que sim. O homofóbico exacerba tanto o seu preconceito que o faz chafurdar no lamaçal do ódio. E o fato é que os crimes de ódio estão a meio palmo dos crimes de sangue."
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0407201120.htm
Pode-se considerar que predomina, na resposta, a tipologia:
Descritiva, porque foi registrado o estado de ódio presente em uma pessoa homofóbica.
Narrativa, já que apresenta um fato. 
.Argumentativa, uma vez que defende um ponto de vista.
Expositiva, porque aborda um problema atual
Injuntiva, já que orienta para uma ação contrária ao preconceito.
Identificar a tipologia predominante em um texto auxilia  sua interpretação. Isso porque se pode inferir o objetivo que ele quer atingir. Assim, leia este caso concreto e marque seu principal objetivo.
Marisa Antunes,  aposentada de 83 anos, era mantida em cárcere privado pelo  neto, de 35 anos, em Valinhos (85 km de São Paulo). 
Zeca Martins foi preso ontem (6) pela Polícia Civil. Ele ficava, segundo a polícia, com cerca de R$ 7.000 mensais de três aposentadorias recebidas pela idosa e a deixou durante pelo menos seis meses, presa, em um quarto em condições precárias. 
-A denúncia de cárcere privado foi feita à polícia por um irmão de Lurdes.
-Descrever o sofrimento de Marisa Antunes.
-Caracterizar a forma como Marisa Antunes era tratada.
-Caracterizar o neto de Maria Antunes
-.Contar um fato.
-Defender os direitos dos idosos.
Analise a oração abaixo, identifique se houve concordância verbal ou nominal, justificando sua escolha. Alagoas impressiona pela beleza das praias e pela pobreza da população. 
Não existem soluções mágicas, é claro, mas uma coisa é certa: uma crise global requer soluções globais [...]. Por conta da globalização, ninguém será poupado, especialmente aqueles que são vítimas inocentes: as vulneráveis populações da África, por exemplo, e as mulheres. Ela atinge todos os aspectos da sociedade: educação, segurança alimentar, as perspectivas de desenvolvimento da chamada economia verde etc. Ela também fortalece o "egotismo nacionalista" e incrementa a xenofobia. Essa crise, porém, não é apenas econômica; ela também é uma crise moral. É uma crise institucional." 
5- O Direito é, antes de tudo, a aplicação da lei que traduz a vontade do ordenamento jurídico. Assim, a norma jurídica tem natureza imperativa, _________ não convida; antes disso, exige obediência de seus subordinados. Que conector preenche adequadamente a lacuna do parágrafo em questão, considerando as relações de sentido que há entre as orações do segundo período?
6-"A oferta quantitativa de instrução infelizmente sempre foi deficitária no Brasil. Entretanto, o pouco que havia de ensino básico, sobretudo o ministrado pela rede pública, era de excelente qualidade, com currículos abrangentes e muita seriedade docente." (Antônio Ermírio de Moraes, Folha de S. Paulo). No texto acima, os conectores "entretanto" e "sobretudo" podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido original, respectivamente, por:
contudo / pois
 
.todavia / principalmente
 
portanto / porém
 
uma vez que / embora
 
sobremaneira / portanto
7- Observando o período seguinte, apresente o objetivo do emissor da mensagem nesta propaganda sobre o trânsito: "Pedestre tenha cuidado, só atravesse na faixa de segurança!"
8-Meio ambiente e ecologia são assuntos normalmente incômodos para líderes governamentais, pois colocam em evidência a difícil relação entre a sociedade de consumo e a natureza. Com o culto ao novo, ao tecnológico, produtos que poderiam durar anos passam a ser descartados em tempos curtíssimos e de modo irregular, acelerando a geração de lixo. O uso desenfreado do plástico é outro problema, pois seu longo período de vida faz com que os danos à natureza sejam agravados. Pressionados por defensores do meio ambiente, órgãos do governo criam, às vezes, medidas isoladas, como a que proibiu a distribuição de sacolinhas plásticas em supermercados e outros pontos comerciais. Tendo como base o texto, reflita sobre o que precisa ser feito para que o lixo não provoque estragos ainda maiores ao meio ambiente e, consequentemente, à vida no planeta. Elabore sua tese e a defenda em um texto argumentativo, com no máximo 10 linhas. Utilize a norma padrão da língua.
9-Assinale a alternativa cujas expressões completam, correta e respectivamente, o trecho a seguir: As mudanças climáticas _______________ o planeta vem passando e o trânsito caótico _____________ todos querem evitar fazem da bicicleta uma excelente opção para as grandes cidades.
-nas quais ... o qual
-pelas quais ... o qual
-das quais ... ao qual
10-São características dos textos injuntivos e prescritivos: I. Emprego de termos técnicos e linguagem elaborada; II. Linguagem simples e objetiva, cujo intuito é o entendimento integral da mensagem; III. Utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma ordem ou aconselhamento; IV. São considerados gêneros textuais, podendo ser alterados de acordo com as necessidades dos falantes.
-Todas estão corretas.
 
-II e III estão corretas.
 
-Apenas I está correta.
 
-I e IV estão corretas.
 
-Todas estão incorretas.

Outros materiais