Buscar

Aula 7 resoluçao.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO DE PROCESSOS
AULA 8
Aula 8 – Revisão do Processo de Modelagem 
Modelagem do Processo de Negócio
OBJETIVOS DA AULA
	
	Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
	
	- Relembrar os conceitos de gestão de processos; e
	- Relembrar os diferentes tipos de modelagens existentes para se modelar um processos de negócio.
Gerenciamento de Processos de Negócios
	Empresas Tradicionais x Empresas Sistêmicas
	Apesar do conceito de Gestão de Processos de Negócios (Business Process Management), ter sido desenvolvido na década de 1990 quando Michael Hammer e James Champy lançaram o artigo que ficou conhecido como “Reengenharia de Processo” pela Harvard Business Review, somente em 2006, quando Howard Smith e Peter Fingar lançaram o livro “Gerenciamento de Processos de Negócios – A Terceira Onda”, este conceito tem se tornado uma das ferramentas mais importantes dentro das empresas, independente de seu tamanho.
	 Empresas Tradicionais x Empresas Sistêmicas
	
	Os autores, especialistas em sistemas de informática, focaram o conceito na união da Gestão de Negócios com Tecnologia da Informação (TI) para a otimização dos resultados. No entanto, a simplificação deste conceito – assim como aconteceu com a Reengenharia - nos leva a crer que se tivermos na nossa empresa pessoas que conhecem o negócio e uma área de TI forte, certamente nossos resultados serão melhores.
	 Empresas Tradicionais x Empresas Sistêmicas
	
	Organizações Tradicionais prezam o organograma – não que ele não deva existir – e o gerenciam. Cada gerente busca, e quase sempre consegue, otimizar sua “caixinha”. Porém a otimização de cada função isoladamente, pouco contribui para o sucesso do todo. É comum, neste tipo de administração comentários do tipo: “Eu produzi, mas se a área comercial vai vender não é problema meu!”.
	A falta de preparo ou de conhecimento dos gerentes, nesse tipo de administração vertical força cada colaborador no organograma a ocupar um lugar abaixo do que realmente deveria, pois ele deve descer um degrau para “ajudar” seus subordinados a atingir as metas. O resultado disso é pouco gerenciamento e trabalho sob pressão. O que deve ser gerenciado, na verdade, são os espaços vazios entre as “caixinhas”.
	Empresas Tradicionais x Empresas Sistêmicas
	Devemos enxergar os processos administrativos como se fossem processos produtivos, lembrando que um processo é uma seqüência de atividades encadeadas: Uma peça qualquer para ser fabricada exige matéria-prima, ferramentas, um desenho técnico, mão-de-obra, local adequado.
	Analogamente temos para os processos administrativos: informação de entrada, suporte de TI, regras de negócio, mão-de-obra e local adequado. Quando alguma coisa vai mal num departamento, temos a tendência de achar que o gerente é ruim ou as pessoas são incompetentes ou mal treinadas, porém, um processo ruim geralmente vence um bom gerente!
 Gerenciamento de Processos de Negócios 
	 Empresas Tradicionais x Empresas Sistêmicas
	O desafio do Gerenciamento de Processos de Negócio está exatamente em analisar como cada componente da atividade que compõe o processo se comporta, a fim de se minimizar a ocorrência de erros, aumentar a confiabilidade do processo, eliminar atividades supérfluas e enfim, reduzir custos. A meta é entregar ao nosso cliente o que podemos chamar de Valor Puro, isto é, um produto ou serviço sem desperdícios durante o processo, o que resulta no final das contas, num aumento de Margem de Lucro !!
 
 MODELAGEM DE PROCESSOS
	Processo: Ocorrência de Sinistro com Resseguro
	
	A Chubb é uma das maiores seguradoras norte-americanas, está presente em 33 países e opera 132 escritórios. Fundada em 1882, em Nova York, EUA, oferecia, inicialmente, seguros marítimos, mas logo passou a oferecer também seguros comerciais e pessoais.
	No Brasil, as operações foram iniciadas em 1973, com a aquisição do controle acionário da mais antiga seguradora na América Latina, a Argos Fluminense. Em 1992, a Argos passou a denominar-se Chubb do Brasil Cia. de Seguros.
	Em 2003, a Chubb do Brasil, para aumentar sua competitividade, deu início ao projeto Seis Sigma, que gerou diversas iniciativas voltadas à melhoria de seus processos.
 
 MODELAGEM DE PROCESSOS
	Processo: Ocorrência de Sinistro com Resseguro
	A legislação brasileira que regulamenta a atividade de companhias seguradoras exige que os seguros de alto valor sejam realizados em conjunto com uma entidade de âmbito federal, chamada Instituto de Resseguros do Brasil (IBR).
	O objetivo principal da implementação da tecnologia Business Process Managemente System (BPMS) no processo “Ocorrência de Sinistro com Resseguro” foi reduzir o tempo para envio de notificações ao IBR, tanto da ocorrência do sinistro como da realização de um pagamento ao segurado.
	Para facilitar o entendimento do processo, suas atividades foram subdivididas em dois subprocessos: “Notificar ocorrência de sinistro ao IRB” e “Resgatar valor do resseguro”.
 MODELAGEM DE PROCESSOS
	Subprocesso: Notificar Ocorrência de Sinistro ao IRB
	Os atores deste subprocesso são: cliente Chubb, Deptº de Sinistros, Sistema BPMS, Sistema SIN, Deptº OSD, Sistema IRB, Deptº Resseguros e Software Agente.
	A) O cliente comunica (via telefone, via faz e via email) a ocorrência do sinistro;
	B) O Dptº de Sinistro após análise preliminar do sinistro, digita os dados referentes ao seguro e ao sinistro no Sistema de Controle de Sinistro (SIN);
	
	C) Diariamente, no final do dia, um software agente copia para a base de dados sistema BMPS os dados de sinistros registrados no Sistema SIN, criando uma instância de processo para cada um dos sinistros;
	D) Uma vez registrada uma instância de sinistro no Sistema BPMS, cria-se automaticamente na lista de trabalho do profissional responsável pelo seguro (Operational Services Department – OSD), uma tarefa que consiste em verificar o status do resseguro, ou seja, se há ou não um contrato de resseguro para aquele sinistro.
	
	E) Caso haja resseguro, o valor do percentual a ser restituído pelo IRB é informado ao Sistema BPMS via uma interface gráfica homem-máquina, desenvolvido no próprio ambiente de ferramentas criado no Sistema BPMS. Caso não haja resseguro, a instância do processo criado no BPMS é assinalada como encerrada.
	F) Havendo contrato de resseguro, o Sistema BPMS cria automaticamente uma tarefa na lista de trabalho do Deptº de Resseguros para que a notificação ao IRB seja efetuada.
	G) O Deptº de Resseguros notifica o IRB, por meio de digitação de dados do sinistro em um sistema de informação do próprio IRB.
	H) O Sistema IRB devolve ao Deptº de Resseguros da Chubb um número de protocolo que comprova a data e o horário da notificação do sinistro;
	I) O Deptº de Resseguros digita no Sistema BPMS o número do protocolo recebido pelo IRB.
	J) Para finalizar o subprocesso o Deptº de Resseguros digita o percentual do resseguro no sistema SIN.
	Subprocesso: Resgatar Valor do Resseguro
	Os atores deste subprocesso são: Deptº de Sinistros, Sistema BPMS, Sistema SIN, Recepção IRB, Sistema Contas a Pagar, Deptº Resseguros e Software Agente.
	K) O subprocesso tem início quando o Deptº de Sinistros digita no sistema SIN o valor da indenização a ser paga ao segurado, que poderá ocorrer por meio de uma ou mais parcelas;
	L) Diariamente, o Sistema SIN gera um arquivo contendo dados sobre pagamentos de sinistros a serem efetivados, utilizado como entrada (input) no Sistema Contas a Pagar para criação de instâncias de pagamentos a serem realizados;
	M) Um software Agente extrai da base de dados do Sistema de Contas a Pagar os pagamentos que estão sendo realizados no dia e os insere no sistema BPMS;
	N) O Sistema BPMS calcula o valor a ser recuperado pelo resseguro e cria uma tarefa no “to do list” do Deptº de Resseguros, para que este notifique ao IRB;
	O) O Deptº de Resseguros notifica ao IRB sobre a necessidade da contrapartida financeira dessa entidade,
para o pagamento do sinistro, por meio do encaminhamento de um dossiê sobre este, via mensageiro (remessa física de documentos);
	
	 P) A recepção do IRB fornece um número de protocolo que registra formalmente a notificação feita por meio da entrega dos documentos;
	Q) O Deptº de Resseguros digita no Sistema BPMS o número do protocolo de entrega informado pelo IRB.
MODELAGEM DE PROCESSOS
	Corino Ltda – Gabarito
	A Sra. Vera é responsável pelo desenvolvimento dos produtos da empresa (Processo A – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS) e anualmente viaja a São Paulo para visitar a Couro Modas (A 1), principal feira de moda em couro do país, para obter informações relativas às tendências da moda. De posse dessas informações, cria a nova coleção (A 2), cria os novos acabamentos de couro com os fornecedores (desenvolve fornecedores) (A 3), desenvolve a modelagem (amostras) (A 4) na numeração básica e visita os principais clientes (lojistas) (A 5) para ouvir sua opinião a respeito da nova coleção. A partir das observações dos clientes, revisa a modelagem (A 6) e encaminha ao atelier para desenvolvimento.
MODELAGEM DE PROCESSOS
	A Sra. Ana participa do desenvolvimento das amostras utilizadas pela Sra. Vera na visita aos clientes, opina no desenvolvimento da modelagem, avaliando problemas que possam surgir na produção, prepara os moldes (A 7) para toda a numeração, define o método de fabricação (A 8) e elabora as fichas técnicas (A 9) (documento de referência para a produção). A Sra. Ana é responsável pela programação e controle da produção (PCP) (Processo C - PCP) da empresa, seleciona os pedidos recebidos dos clientes (C 1), identifica as necessidades de compra de materiais (C2), emite solicitações de compra (C 3), programa a produção (C 4)e emite ordens de produção (OP) (C 5). No recebimento de novos pedidos, a Sra. Ana avalia a possibilidade de atendimento dentro dos prazos propostos (B 6).
	
MODELAGEM DE PROCESSOS
	A Sra. Vera também é responsável pela área de vendas da empresa (Processo B - VENDAS), prepara os catálogos dos produtos (B 1), elabora as listas de preços (B 2), faz as previsões de vendas (B 3), realiza visitas aos lojistas (B 4), recebe e analisa os pedidos dos lojistas (B 5), acompanha as posições de estoque (B 7) de calças, casacos e jaquetas e emite os pedidos internos (B 8).
MODELAGEM DE PROCESSOS
	Marta é responsável pelo produção da empresa (Processo F - PRODUÇÃO), recebe as ordens de produção (OP) (F 1), além de registrar as OP encerradas (C 6), faz a revisão final (F 11) e a embalagem individual dos produtos (F 12). Os cortadores Paulo e João fazem a traçagem dos cortes (F 2), identificação das peças (F 3), corte das peças (F 4) e chanfração das peças (F 5). As costureiras preparam as peças (F 6), realizam a costura (F 7) e montagem das peças (F 8), pregam os botões e etiquetas (F 9) e fazem ainda o acabamento (F 10). Durante a produção, a Sra. Ana acompanha o desenvolvimento da produção, orientando os funcionários nas diversas fases do processo produtivo.
MODELAGEM DE PROCESSOS
	O Sr. Carlos responde pelo almoxarifado (Processo E – REC./ARMAZ.) e é responsável pelo recebimento de uma via da Ordem de Compra (E 1) e armazenamento de materiais (matéria-prima) (E 2). Isso implica conferência da Nota Fiscal (E 3) e contagem da matéria-prima (E 4), classificação do couro (E 5), inspeção da matéria-prima (E 6), armazenamento de materiais (E 7) e registro de movimentação de estoque de matéria prima (entrada de saída) (E 8). Compete ainda ao Sr. Carlos, responsável pela expedição (Processo G - EXPEDIÇÃO), controlar a entrega dos produtos acabados. Isso envolve o armazenamento de produtos acabados (G 1) e controle de estoque do produto acabado (G 2), a preparação da entrega (G 3), embalagem das encomendas por cliente (G 4), solicitação de nota fiscal (G 5), aviso às transportadoras (G 6), despacho das mercadorias (G 7) e registros de movimentação de materiais (saídas) (G 8) .
MODELAGEM DE PROCESSOS
	O Sr. José Ramos é responsável pelas compras e finanças da empresa (Processo D - SUPRIMENTOS). Assim sendo, ele recebe as solicitações de compra de matérias-primas (D 1) desenvolve fornecedores (D 2), realiza cotações (D 3), emite Ordens de Compra (D 4), diligencia os fornecimentos (D 5), dá baixa nas ordens de compras atendidas (D 6), além de controlar as contas a pagar e receber. As atividades contábeis e de recursos humanos são realizadas pelo contador da empresa.
MODELAGEM DE PROCESSOS
PROCESSO: A - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (Vera Ramos)
ATIVIDADE 				RESPONSÁVEL
- Realizar visita à feira			- Vera Ramos
- Criar coleção				- Vera Ramos
- Desenvolver fornecedores		- Vera Ramos
- Desenvolver amostras			- Vera Ramos
- Visitar clientes				- Vera Ramos
- Revisar modelagem			- Vera Ramos
- Preparar moldes				- Ana
- Definir o método de fabricação		- Ana
- Elaborar fichas técnicas			- Ana
MODELAGEM DE PROCESSOS
	PROCESSO: B -VENDAS (Vera Ramos) 
ATIVIDADE 				RESPONSÁVEL
- Preparar catálogo				- Vera Ramos
- Elaborar lista de preços			- Vera Ramos
- Realizar previsão de vendas		- Vera Ramos
- Visitar lojistas				- Vera Ramos
- Receber/analisar pedidos			- Vera Ramos
- Avaliar prazos				- Ana
- Acompanhar a posição de estoque	- Vera Ramos
- Emitir pedidos internos			- Vera Ramos
MODELAGEM DE PROCESSOS
	PROCESSO: C - PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (Ana)
ATIVIDADE 				RESPONSÁVEL 
- Selecionar pedidos				- Ana
- Identificar necessidades de compras		- Ana
- Emitir solicitação de compras			- Ana
- Programar a produção				- Ana
- Emitir Ordem de Produção (OP)			- Ana
- Registrar a produção das OP’s encerradas	- Marta
MODELAGEM DE PROCESSOS
	PROCESSO: D - SUPRIMENTO (José Ramos)
	
ATIVIDADE 				RESPONSÁVEL 
- Receber solicitação			- José Ramos
- Desenvolver fornecedores		- José Ramos
- Elaborar cotações				- José Ramos
- Emitir ordens de compra			- José Ramos
- Diligenciar fornecimentos			- José Ramos
- Baixar ordens de compras		- José Ramos
MODELAGEM DE PROCESSOS
‘PROCESSO: E – REC. E ARMAZ. (Carlos)
ATIVIDADE 				RESPONSÁVEL
- Receber Ordem de Compra		- Carlos
- Receber matéria-prima		- Carlos
- Conferir nota fiscal			- Carlos
- Contar matéria-prima		- Carlos
- classificar o couro			- Carlos
- Inspecionar matéria-prima		- Carlos
- Armazenar materiais		- Carlos
- Registrar entrada/saída		- Carlos
- Pregar botões e etiquetas		- costureiras
- Revisar e dar acabamento		- costureiras
- Revisão final				- Marta
- Embalar os produtos		- Marta
MODELAGEM DE PROCESSOS
	PROCESSO: G - EXPEDIÇÃO (Carlos)
ATIVIDADE 				RESPONSÁVEL
- Armazenar produtos acabados		- Carlos
- Controlar entrada				- Carlos
- Preparar entrega				- Carlos
- Embalar encomenda			- Carlos
- Solicitar Nota Fiscal			- Carlos
- Avisar transportadora			- Carlos
- Despachar mercadoria			- Carlos
- Registrar saída				- Carlos
SOLUÇÃO
1-A)		7- D)
2- C)		8- D) 
3- B)		9- D)
4- B)
5- D)
6- C)
Fita apresenta problema
Recebe Fita para teste 
Fita UNESA
CPD 
FITOTECA
Dpto 
Compras 
Solicita substituição
Realiza teste 
+ 5 erros?
FIM
Inicio
FIM
Recebe Fita para reuso 
SIM
NÃO
NÃO
SIM
Retira de uso 
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais