Buscar

Mediação Fórum A- Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Mediação- Fórum A 
Sabemos que a mediação no Brasil foi regulamentada em 26 de junho de 2015, como Lei 13.140. 
Várias situações tanto extrajudiciais como judiciais são determinadas por esta Lei. Escolha uma delas como: 
Princípios da mediação, 
Escolha de mediadores judiciais e extrajudiciais, 
Procedimentos da mediação, 
Confidencialidade e suas exceções. 
A partir de sua escolha, coloque sua compreensão e argumentação no fórum, visando, principalmente, a importância da prática da mediação para alcançarmos uma justiça mais justa. Não serão aceitas cópias de partes da Lei, apenas.
Princípios e Mediação
Inicialmente nos valemos do conceito de princípio dito por Celso Antônio Bandeira de Mello:
“Princípio é, por definição, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposição fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o espírito e servindo de critério para sua exata compreensão e inteligência, exatamente por definir a lógica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tônica e lhe dá sentido harmônico” 
Assim, se por acaso a mediação não for realizada em conformidade com os seus princípios então todo o procedimento poderá ser declarado nulo. Dessa forma, faz-se necessário estarmos sempre atento aos princípios norteadores da mediação que são os seguintes:
a)   Princípio da Voluntariedade: as partes devem participar do procedimento de forma livre, voluntária, exercendo assim em plenitude a autonomia privada da vontade que deve regular essas relações.
b)   Princípio da Não-Adversariedade: as partes, livremente, desejam chegar a um acordo. 
c)   Princípio da Intervenção Neutra de terceiro: deve ser exercido na fase ainda pré-mediação, quando o mediador, antes de iniciar a mediação, deve perguntar  se existe alguma circunstância que possa vir a gerar parcialidade no desenvolvimento da mesma
d)   Princípio da Neutralidade no Mérito: da ideia de que para as partes envolvidas o mérito é extremamente importante o que na valoração do mediador pode não ocorrer. O mediador deverá ele agir com neutralidade, já que para as partes aquela questão é importante e por isso merece ser respeitada e solucionada.
e)   Princípio da Imparcialidade: o mediador encontra-se acima das partes e de forma eqüidistante, isso significa dizer que ele irá ouvir as duas partes de forma igual e não irá representar ou aconselhar nenhuma das partes. 
f)    Princípio da Autoridade das Partes ou Princípio Dispositivo das Partes: as partes, sempre em conformidade com o princípio da autonomia da vontade, podem dispor livremente, desde que não venha a contrariar a ordem pública. 
g)   Princípio da Flexibilidade do processo: A mediação não se desenvolve mediante um procedimento rígido, ao contrário é preciso flexibilidade nesse processo para permitir que as partes escolham livremente quais as normas que serão aplicadas e de que forma. 
h)   Princípio da Informalidade: Como a mediação se caracteriza pela ausência de uma estrutura previamente estabelecida e a inexistência de qualquer norma substantiva ou de procedimento, novamente cabe às partes decidir qual e como caminho percorrer.
i)     Princípio da Privacidade: as partes poderão mediar somente sobre as disposições que envolvam a autonomia de vontade que se encontram na esfera privada de cada uma delas, não sendo possível mediar ou pactuar quando houver interesse público envolvido. 
j)   Princípio da Consensualidade: não é possível impor uma decisão às partes, mas sim se deve levar em consideração o resultado dos debates entre as partes e dessa vontade é que será extraída a essência do acordo que elas pretendem firmar..
k)     Princípio da Confidencialidade: as informações que forem trabalhadas durante o procedimento de mediação serão de conhecimento apenas das partes e do mediador. São as devidas exceções, quando, por exemplo, as próprias partes tornam público o ocorrido, por acordo, nada poderá ser utilizado ou em juízo ou mediante publicidade. Em outras palavras o mediador não poderá ser chamado a prestar depoimento como testemunha em nenhum processo judicial que as partes oponham envolvendo as questões relacionadas na mediação realizada. Esse princípio tem como objetivo de garantir que as partes depositem total confiança no mediador para que assim a mediação ocorra de forma tranqüila.
l)   Princípio da Boa Fé: No entendimento de Carlos Roberto Gonçalves dentre os princípios básicos do Código Civil temos o princípio da eticidade que “funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores. Prioriza a eqüidade, a boa-fé, a justa causa e demais critérios éticos.” 
m)     Princípio da Lealdade: todos os envolvidos, partes e mediador, devem tratar e serem tratados com urbanidade, portando-se com moralidade e probidade, buscando sempre dizer a verdade, colaborando sempre para que se possa chegar a uma composição.
Conclusão
Com base nos princípios retrotranscritos, podemos afirmar a mediação gera diversos benefícios para a sociedade, conforme descritos abaixo:
Diminui os custos inerentes à resolução de conflitos;
Reduz o tempo médio de resolução do conflito;
Permite que os participantes controlem os procedimentos, desde o inicio até ao fim, uma vez que a decisão de iniciar ou pôr fim à mediação está sempre nas suas mãos;
Mantém a confidencialidade do conflito;
É um meio flexível e informal.
Desse modo, quando optamos por mediar, enquanto partes ou mediador, estamos lutando por uma forma inteligente e interativa de solucionar nossos conflitos contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária, prestigiando, assim, as diretrizes constitucionais.
Fonte:
http://conteudojuridico.com.br/?colunas&colunista=1635_&ver=183

Outros materiais