Buscar

Prointer II 16 10 17

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Polos – Centro de Educação a Distância (CEAD)
Tecnologia em Gestão Financeira
André de Campos Pereira - RA 5908380931 - Série 1
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Gestão Financeira (PROINTER II)
Sorocaba – SP 
Outubro/2017
André de Campos Pereira 
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de
Tecnologia - Prointer II
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (Prointer II) no Curso de Gestão Financeira da Universidade/Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Prof. (a) Tutora EAD Rosane Bellé.
Sorocaba – SP 
Outubro/2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
LEVANTAMENTO DE CAMPO	4
Descrição do produto ou serviço	5
ANÁLISE SWOT	5
CONSIDERAÇÕES	6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	7
Sorocaba – SP 
Outubro/2017
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em realizar um levantamento em uma empresa real afim de verificar uma análise interna (pontos fortes e fracos); e em análise externa (micro e macroambiente), requisito da disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia - Prointer II
 
LEVANTAMENTO DE CAMPO
Empresa familiar, criada com objetivo de alcançar um mercado ainda até então não explorado e necessário em 2002 com atendimento somente em cidades próximas a Sorocaba e baixada santista, fortalecimento da marca (nome da empresa), onde hoje chegaram a liderança Nacional no ramo de Para Raios. Tendo como proprietário o Sr. Luiz Antônio de Campos Pereira – Engenheiro Eletricista, com 40 funcionários entre equipe de instalação e escritório.
Empresa que teve o motivo para a escolha do nome as três primeiras letras do alfabeto para marketing da empresa em sair em primeiro em listas telefônicas e outros que usam ordem alfabética. Localizada na Av. Pereira da Silva, 328 Sorocaba/SP com Segmento de atuação sendo: Venda e Instalação de (S.P.D.A) Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – Para Raios
Campo de atuação em nível Nacional e público alvo em: Indústrias, Condomínios, casas de alto padrão, comércios e igrejas. Possuem sistema de gestão próprio denominado Gestor.
Missão, Visão, Objetivos, Valores e Princípios da organização. 
Ser uma empresa responsável, que contribui para atender o mercado consumidor de PDA (SPDA externo e SPDA interno), para raios, DPS, blindagens, aterramentos, etc., em um segmento diferenciado nos critérios da qualidade do produto e dos serviços, participando com responsabilidade socioambiental do crescimento das regiões e do país, onde atuamos com o objetivo claro de buscar os resultados que nos permitam crescer de forma gradual e sustentada.
Fatores críticos (ou chave) de sucesso (aspectos fundamentais para que a organização seja bem-sucedida nos seus resultados e no seu desempenho).
Consolidação no mercado (15 anos), pioneira em novas tecnologias como o modelo ionizante e o contador de raios, carteira vasta de clientes, materiais de primeira qualidade, qualidade nos serviços, conhecimento técnico e padrão nos serviços.
Descrição do produto ou serviço
Principal produto ou serviço da organização é Para raios (SPDA), sua marca é a ABC Pára-Raios uma das principais características do produto é seu Sistema ser desenvolvido sob medida para cada cliente.
Suas Matérias-primas necessárias à produção/prestação do serviço são: Fita de Alumínio, Cabos de Cobre, Parafusos inoxidáveis com buchas, eletro dutos de PVC, Abraçadeiras, entre outros.
Seus principais Fornecedores são: A2 Alumínio, Arcanjo Alumínio, Cross Fox, Speed Works.
Os Benefícios e facilidades oferecidos para o cliente são as Rápidas Instalações com fornecimento de toda documentação necessária para aprovações dos órgãos fiscalizadores e materiais normatizados. Tem como clientes empresas como Usiminas, GE, Mercedes Benz, Banco Santander, UNIP entre outras.
Seu Diferencial competitivo em relação aos concorrentes são Vendas e instalações em todo território nacional, produtos exclusivos, marca já conhecida, materiais normatizados e equipamentos próprios para instalações.
Ferramentas utilizadas para garantir a qualidade dos produtos e serviços: Todo material de EPI, segurança no trabalho e materiais exclusivos com desenvolvimento próprio para facilitar instalações.
ANÁLISE SWOT
REFORÇAR						CORRIGIRFRAQUEZAS
- Preço elevado em comparação aos concorrentes;
- Custo alto da estrutura da empresa;
- Custo deslocamento em nível Brasil;
- Falta de investimento no lançamento de novos produtos;
FORÇAS
- Consolidação no mercado (15 anos);
- Pioneira em novas tecnologias como o modelo ionizante e o contador;
- Carteira vasta de clientes;
- Materiais de primeira qualidade;
- Qualidade nos serviços;
- Conhecimento técnico; 
- Padrão nos serviços;
- Filiais em todo o Brasil;
- Treinamento dos funcionários;
AMEAÇAS
- Variação Cambial;
- Inflação (elevação das taxas);
- Tempo de chuva prejudica o cronograma de obras; 
- Concorrência;
- Custo da matéria-prima;
- Impostos;
- Diminuição das vendas; 
- Juros bancários;
- Formas de pagamentos; 
OPORTUNIDADES
- Lei do AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros); 
- Existência de uma norma de para-raios (NRB 5419/15);
- O Brasil é um país muito atingido por raios;
- Nova norma para novas tecnologias;
- Parcerias com empresas estrangeiras; 
- Mercado vasto e em crescimento; 
- Fenomenologia dos raios; 
- Aquecimento global (gera mais raios);
CONSIDERAÇÕES 
 
 
Um empreendimento bem planejado, tem muitas chances de dar certo, temos muitos
Um empreendimento bem planejado, tem muitas chances de dar certo, temos muitos exemplos de grandes empreendedores de sucesso que começaram do zero e hoje estão fazendo uma grande benefício para a sociedade, gerando empregos, oferecendo serviços de qualidade, serviços que nem imaginávamos que existiriam, e hoje somos ofertados com tão grande novidades tanto em serviços, comércios, etc,. 
O empreendedorismo veio para ficar e transformar a vida das pessoas, da sociedade como um todo. 
Um dos exemplos no empreendedorismo é o fundador da empresa China in Box, 
Robinson Shiba, que criou os restaurantes delivery especializados em comida chinesa, com muita paciência e determinação, hoje é um empreendedor de sucesso e um exemplo de superação. 
Para ter sucesso você precisa ser insistente, não desistir no primeiro obstáculo e ter “jogo de cintura”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.significados.com.br/swot/
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empreendedorismo.htm
http://www.abcpararaios.com.br/empresa
https://exame.abril.com.br/pme/do-consultorio-para-a-cozinha/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes