Buscar

1º trabalho Acadêmico GABARITO 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PRIMEIRO TRABALHO ACADÊMICO 
 Direito Processual Civil I CCJ 0035
 Campus Via Brasil
 Professora Rosangela Junqueira 
 Turma 3047
 			Tema Processo Civil 
NOME DO ALUNO……………………………………………………………………………………………..
ASSINATURA: ………………………………………………………………………………………………….
 Data de entrega: 28/03/16 
	 I . QUESTÕES OBJETIVAS:
1- Das normas fundamentais e da aplicação das normas processuais- No que tange o artigo 1º do novo CPC “ O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil, observando-se as disposições deste Código”
I – Nessa contextualização o novo CPC deve ser lido e compreendido a partir dos princípios constitucionais fundamentais;
II – Nessa contextualização pode-se afirmar que nesse disposto legal que os princípios não podem ser vistos como direito. 
III – O dispositivo anuncia a linha fundamental da construção do novo sistema processual civil brasileiro situando-o expressa e explicitamente, num contexto normativo mais amplo, a Constituição Federal ocupa o principal papel.
IV- O dispositivo legal não enfatiza à imposição que já existe no ordenamento jurídico brasileiro, a de que o novo CPC deva ser compreendido pelo intérprete, à luz da Constituição Federal.
V- O dispositivo legal revela um aspecto típico e relevante evidenciando o pensamento jurídico dos dias atuais assumindo os princípios constitucionais.
Corretas somente as proposições: 
I e II;
 III e IV
IV e V
I, III e V
Gabarito letra D – artigo 1º e princípios constitucionais
2- Das normas fundamentais e da aplicação das normas processuais- No que tange o artigo 1º do novo CPC “ O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil, observando-se as disposições deste Código” Assinale a questão incorreta.
A - Os valores e princípios explícitos e implícitos consagrados na Constituição Federal devem ser vetores para o intérprete da norma jurídica processual, seja para quem elabora ou para quem aplica as normas infraconstitucionais. É pacífico no ordenamento jurídico brasileiro à supremacia da Constituição é o que consagra o artigo 1º do novo CPC.
B- Qualquer pronunciamento emanado do Poder Judiciário com vício de inconstitucionalidade deverá ser extirpado uma vez que os fundamentos de validade para todas as normas, inclusive a processual são encontrados na Constituição Federal.
C- Pela leitura do citado artigo 1º, fica claro que o centro de todo sistema jurídico é o respeito a Carta Constitucional.
D - O novo CPC no artigo 1º não faz uma clara alusão que o processo civil deve ser disciplinado e principalmente interpretado de acordo com os valores e as normas fundamentais presentes na Constituição Federal .
Resposta letra D - artigo 1º e princípios constitucionais
3- Art. 6º- “ Todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva.” Assinale a alternativa incorreta.
A - O artigo acima materializa o princípio da cooperação que deve ser obedecido por todos aqueles envolvidos no processo, visando sempre a efetividade, não somente enquanto procedimento, mas como meio de pacificação dos conflitos e a satisfatividade do direito dentro do ordenamento jurídico brasileiro.
B- O princípio da cooperação disposto pelo novo CPC não implica em melhor qualidade da prestação jurisdicional, já que os sujeitos processuais têm interesses antagônicos.
C- O princípio da cooperação na lição do artigo 6º, emerge da participação das partes na viabilização de uma solução mais célere dos conflitos.
D – Cooperar em sintonia com o artigo 6º é agir de boa fé na relação processual para que se alcance a solução do litígio.
Resposta B art 5º, LXXVIII CF/88
3- Com relação à sentença estrangeira no Brasil, deverá a mesma ser homologada no Brasil para produzir os mesmos efeitos de uma sentença nacional é de competência, assinale a opção correta:
Do Supremo Tribunal Federal
Dos Tribunais Regionais Federais
Do Supremo Tribunal Federal em decisão conjunta com o Superior Tribunal de Justiça
Do Superior Tribunal de Justiça
4- A jurisdição como atuação estatal visa à aplicação do direito objetivo ao caso concreto, resolvendo-se com definitividade uma crise jurídica e gerando com a composição da lide a pacificação social. Assinale a alternativa incorreta:
a- O poder jurisdicional não se limita a dizer o direito, mas também impor a satisfação, logo o poder do direito de materializar o direito positivo.
 
b-A  jurisdição como poder exercente da função jurisdicional, produz a norma in concreto. 
c- A jurisdição se ocupa da aplicação da norma jurídica ao caso concreto que deve se dar à luz dos direitos fundamentais e dos princípios constitucionais de justiça.
d- A jurisdição enquanto poder, é não é dependente do Estado organizado e forte suficiente para interferir na esfera jurídica de seus cidadãos. 
Resposta d 
5- A jurisdição como forma de poder estatal é UNA, mas o seu exercício é distribuído entre os vários órgãos jurisdicionais. A medida do exercício da jurisdição atribuída a cada órgão do Poder Judiciário chama-se COMPETÊNCIA. Sobre competência, assinale a alternativa correta:
 I. A competência, em razão do valor e do território, poderá modificar-se pela conexão ou continência.
II. A competência funcional dos juízes de primeiro grau é disciplinada pela Lei Federal n. 5.869/73.
III. Declarada a incompetência absoluta, os atos praticados serão nulos, remetendo-se o processo ao juiz competente.
IV. Cabe à parte que ofereceu exceção de incompetência suscitar conflito de competência.
 
a) Apenas a assertiva I está correta.
b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c) Apenas a assertiva III está correta.
d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Resposta: “b”. 
6-Acerca de jurisdição, competência, processo e ação, assinale a opção correta.
a) O princípio da indelegabilidade estabelece que a autoridade dos órgãos jurisdicionais, considerados emanação do próprio poder estatal soberano, impõe-se por si mesma, independentemente da vontade das partes ou de eventual pacto para aceitarem os resultados do processo.
b) A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, não pode ser declarada de ofício pelo juiz, o qual, somente quando provocado, pode declinar de competência para o juízo de domicílio do réu.
c) O direito brasileiro adota, quanto à causa de pedir, a chamada doutrina da substanciação.
d) O princípio da inércia, um dos princípios basilares da jurisdição, não admite exceção.
e) A competência é determinada no momento em que a ação é proposta; portanto, segundo o princípio da perpetuação da jurisdição (perpetuatio jurisdictionis), não há alteração da competência quando ocorrem modificações irrelevantes do estado de fato ou de direito efetuadas posteriormente à propositura da ação.
 
Resposta: “d”.
7- André, residente em Belo Horizonte/MG, pretendendo adquirir imóvel para veraneio, interessou-se por uma casa localizada em Escarpas do Lago, Município de Capitólio/MG, integrante da Comarca de Piumhi/MG, pertencente à Construtora "B", sediada no Município de Divinópolis/MG. Acertado o preço para pagamento parcelado, os contratantes celebraram compromisso de compra e venda, contendo cláusula de eleição de foro, Comarca de Divinópolis/MG. Depois de quitado o preço, o promitente vendedor recusou-se a outorgaro domínio e, por isso, o comprador ajuizou ação de adjudicação compulsória no Juízo da Comarca de Belo Horizonte.
De acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a resposta CORRETA. Justifique sua escolha.
a) O foro do domicílio do promitente comprador é o absolutamente competente, visto que a controvérsia envolve relação de consumo.
b) Não há relação de consumo e, por isso, prevalece o foro do domicílio do réu.
c) Mesmo havendo cláusula de eleição de foro, o promitente comprador não fica inibido de propor a ação em local diverso e, nesse caso, por se tratar de competência relativa, a modificação somente poderá ocorrer se o réu, por meio de exceção, arguir a incompetência.
d) Trata-se de ação real imobiliária e, consequentemente, o foro competente é o da situação do imóvel, devendo o juiz, de ofício, reconhecer a sua incompetência.
Resposta: A alternativa ”D” encontra-se correta.
Nas ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro da situação da coisa. Entretanto, o autor poderá optar pelo foro do domicílio do réu ou de eleição, se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, posse, divisão e demarcação de terras e nunciação de obra nova (art. 47, §1º, NCPC).
No caso da questão, o litígio recai sobre direito de propriedade, razão pela qual não cabe ao autor optar pelo foro do domicílio ou de eleição, o foro competente é, sem dúvida, o foro da situação do imóvel, qual seja: o foro de Escarpas do Lago, Município de Capitólio/MG, integrante da Comarca de Piumhi/MG.
É importante mencionar, também, que predomina nos Tribunais o entendimento de que “A competência territorial, em regra, é relativa, entretanto, quando se tratar de ação fundada em direito real sobre imóvel, é absoluta”. Dessa forma, não poderá haver prorrogação de competência e o juiz poderá alegar a incompetência de ofício. (STJ REsp 936.218

Outros materiais