Buscar

Fundamentos SI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo - Fundamentos de SI (Pag. 10 a 20)
Antigamente a forma cartesiana era muito usada em diversos ramos sendo necessário que fosse provado que determinada coisa existia mesmo. Nos dias de hoje está forma não é aplicada nas empresas pois a ideia é de que a junção de todos os setores e departamento se unam buscando um mesmo propósito final, que é o resultado satisfatório. Desta forma, podemos concluir que as empresas seguem a forma sistêmica.
TI (Tecnologia da Informação) significa a união da tecnologia que hoje em dia é muito comum em nosso cotidiano a informação em geral, logo é a união de formas de comunicação que são facilmente memoráveis e servem para levar a informação para todos.
A TI é formada pelos seguintes componentes: hardware, software, banco de dados, redes de telecomunicações e usuário. Cada um desses componentes tem uma função neste emaranhado:
- O usuário precisa da TI para se comunicar, guardar ou encontrar informações e para isso é necessário algum tipo de software/sistema. O software utilizado necessita do hardware (celular, tablet ou CPU e periféricos) para poder rodar e para este hardware funcionar, ele precisa dos componentes eletrônicos que são responsáveis pelo processamento de dados. Estes dados representam a informação que foi passada ou recebida, que é alocada num formato capaz de ser armazenado. Todo este processo pode ser feito local ou remoto, e no caso de ser feito em via acesso remoto, é necessária toda infraestrutura, que nada mais é que a rede de computadores.
- Dado, informação e conhecimento:
Dado é a combinação de caracteres ou símbolos, além de poder ser representado por foto, áudio ou animação e o processamento de dados manipula e conecta estes dados entre si. 
Quando alguns tipos de dados se juntam e relacionam entre si, podemos dizer que se trata de uma informação. Ex: uma frase pode ser uma descrição de informação já que são dados relacionados que buscam um mesmo propósito, transmitir algo.
A representação da informação pode ser feita através de dados que podem ser armazenados em um computador. Neste caso, ela deixa de ser representação da informação e passa a ser representação em forma de dado. A representação de dados pode ser transformada como em formatação de um texto, mas a máquina não pode mudar o significado já que depende de uma pessoa que têm a informação.
O que a máquina pode fazer é transformar o dado para quem recebe, não alterando o seu verdadeiro significado.
No computador não existe uma base de conhecimento e sim um banco de dados. Neste caso, o conhecimento não pode ser armazenado em um computador, logo que não possui uma representação.
- Empresa Sistêmica
Tudo ao nosso redor envolve algum tipo de sistema, seja no trabalho, na escola, enfim, em nosso cotidiano. Sistema significa um conjunto de elementos que partem dum mesmo princípio (entrada) e que se relacionam e interagem buscando uma mesma saída. 
O sistema possui algumas etapas: entrada, processamentos, saída, feedback e controle.
A entrada envolve a recepção destes elementos que serão processados (transformados) e transformados em produtos. Ao ser transformado, este produto é transferido até o destino (saída). O feedback serve para levantar os dados sobre o desempenho do sistema e o controle é a avaliação do feedback, que monitora o rumo do sistema, se está alcançando seu objetivo.
Empresa é um conjunto de áreas e recursos que buscam se interagir de modo que seja produzido e oferecido serviços de qualidade que possam atender a necessidade do cliente final. Ela envolve áreas (departamentos), processos (atividades), profissionais (pessoas) e recursos a fim de alcançar seu objetivo final.

Outros materiais