Buscar

Princípios Éticos e Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2.5. Princípios Éticos e Direito
Segundo Barros(2014) ética são valores morais que leva a conduta do ser humano na sociedade. A ética e necessária para que tenha um equilíbrio na sociedade, fazendo com que nenhum membro tenha vantagens indevidas. Apesar de não ser lei a ética esta diretamente relacionado com o sentimento de uma sociedade mais justa.
O estudo da ética profissional seria um meio de orientar os profissionais que atuam em sua empresa, atitudes relacionadas ao meio corporativo. Além de obter sucesso no ramo, agir com ética se tornou um fator muito importante para definir o rumo da carreia de um profissional. Nos tempos atuais, atuar de maneira ética pode caracterizar a diferença do sucesso e o fracasso de um profissional. A imagem do colaborador é muito afetada pelas suas atitudes. A ética no ambiente profissional, assim como a aplicação do dia a dia, está diretamente ligado as atitudes e os valores morais de cada pessoa, e está diretamente ligada ao ambiente externo, sendo assim o ambiente externo influencia muita das vezes em suas ações na empresa, mas de acordo com a situação uma forma de pensar pode sobressair sobre a outra.
Toda comunidade tem seu princípios éticos baseando-se nos valores históricos e na própria cultura. Sendo assim cada grupo tem um próprio código de ética. Uma boa comparação são as tribos indígenas; nas tribos Xavante e Tenethara e permitida a poligamia ao contrario dos Timbiras não aceita a poligamia e a tribo Nambikuáras que permite apenas os chefes tenha varias mulheres ao mesmo tempo. O que para uma tribo e aceito por conta de seus costumes em outra e condenado.
Alguns locais tem um código de ética específico. Para uma boa convivência entre os usuários, funcionários são necessárias regras para o bom funcionamento da ética. Pensando nessa convivência foi feito um código de ética para biblioteca. 
Tabela - Código de ética Biblioteca comunitária
	Código de ética Biblioteca comunitária
	Sempre encaminhar ao atendente no balcão para fazer a locação do livro.
	
	Respeitar a data de entrega do livro locado.
	
	Os livros retirados devem ser colocados no mesmo local, caso não saiba o local certo o mesmo de ser entregue a bibliotecária mantendo a biblioteca organizada.
	
	Evitar conversas em tom alto nas repartições da biblioteca.
	
	Não comer nas repartições da biblioteca. 
	
	Não amassar e/ou fazer orelhas nos livros.
	
	Não fazer nenhuma marcação, riscar e/ou pintar nos livros.
	
	Não recorta imagens e/ou figuras dos livros.
 Fonte: Adaptado do colégio Marista(colegiomarista.org.br ), 2017.
Com isso alcançamos o objetivo da ética que nada mais e do que as regras propostas pela moral e direito.
A moral nada mais e que regras propostas pelas próprias pessoas que garanta seu bem viver, independente de sua localização geográfica, isso garante uma boa convivência entre pessoas que nunca se virão.
Segundo Goldim (2003), o direito estabelece regras em uma sociedade delimitadas geograficamente onde se vive uma sociedade. No Brasil tem como referencia o direito civil. No Brasil temos a constituição federal que e o maior direito. 
O conjunto de normas, regras e lei forma a constituição. No Brasil temos a nossa constituição federal, que a mãe de todas as leis. Ela teve sua promulgação no dia 5 de outubro de 1988, o documento foi um marco no processo de redemocratização logo após o regime militar. A constituição foi estruturada: 
Tabela - estrutura da constituição brasileira de 1988
	Princípios Fundamentais
	São conjuntos de elementos contidos na constituição brasileira que estabelece uma base política, social, administrativa, e jurídica.
	Direitos e Garantias Fundamentais
	São conjuntos de elementos contidos na constituição brasileira que são direcionados aos direitos, garantias e os deveres dos cidadãos. 
	Organização do Estado
	São conjuntos de elementos contidos na constituição brasileira que estabelece a organização política-administrativa.
	Defesa do Estado e das Instituições
	São conjuntos de elementos contidos na constituição brasileira que garante a ordem constitucional e a defesa do estado.
	Ordem Social
	São conjuntos de elementos contidos na constituição brasileira de ordem jurídica, moral e social.
Fonte: Adaptado do planalto (http://www2.planalo.gov.br) ,2017.
No Brasil temos a consolidação de leis do trabalhado (CLT) que são conjuntos de normas que a relação entre empregados e empregadores. Tendo como função especifica os direito dos trabalhadores em uma ordem socioeconômico de caráter democrático e civilizado.
Com a evolução do uso da tecnologia no ano de 2008 as empresas Yahoo, Google e Microsoft lançaram juntas um código de ética com o nome Global Network Initiative foi criado para promover e proteger o direito de expressão. No Brasil após varias como lei Azevedo e lei Carolina Dieckmann em abril de 2014 veio o Marco civil da Internet varais regras que regulariza o uso da internet.
Respeita-se os direitos conforme a constituição dando liberdade de palavras e pensamentos, de escolha religiosa o direito de ir e vir respeitamos a opção sexual, classe social. Todos tem o direito de acessar qualquer repartimento de uso comum da biblioteca assim como a utilização dos livros. 
Deve-se seguir rigorosamente a CLT onde todos nossos funcionários são registrados em carteira, recebem sua remuneração antes do 5º dia útil respeitando o valor estipulado na carteira profissional, tem direito a férias de 30 dias após os 12 meses da contratação.
Segue-se rigorosamente nosso estatuto e respeitamos o direito de todos para tenhamos uma boa relação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 Barros Filho, Clóvis de / Cortella, Mário Sérgio. Ética. Sua Pesquisa.2014. Disponível em:
<http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm>. Acesso em: 05 de setembro de2017.
Goldim, José Roberto. Ética, Moral e Direito.UFGRS UNIVERCIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL 24/08/2003. Disponível em :< https://www.ufrgs.br/bioetica/eticmor.htm>. Acesso em: 7 setembro 2017.
Marista, Colégio. "Pode, não pode" na Biblioteca: Regras na Hora do Conto. Colégio marista Ipanema. 14/03/2012. Disponível em : < http://colegiomarista.org.br/ipanema/biblioteca/pode-nao-pode-na-biblioteca-regras-na-hora-do-conto>. Acesso em 08/09/2017.
Econômico Brasil, 10 direitos trabalhistas assegurados pela Lei CLT no Brasil. IG.16/03/2017. Disponível em: <http://economia.ig.com.br/2017-03-16/10-direitos-trabalhistas.html>. Acesso em 06 de setembro de 2017.
Significados. Significado de Ética Empresarial. 2014. Disponível em: <http://www.significados.com.br/etica-empresarial>. Acesso em: 7 setembro 2017.
Fenassec. A importância da Ética Empresarial para o Profissional de Secretariado. 2008. Disponível em: <http://www.fenassec.com.br/xii_semissec2013_artigos/a-importancia-da-etica-empresarial-para-o-profissional-de-secretariado.pdf>. Acesso em: 7 setembro 2017.
Planalto, Portal, A constituição federal. 13/06/2017. Disponível em <http://www2.planalto.gov.br/acervo/constituicao-federal >. Acesso em: 12/09/2017.
Brasil, BBC. Gigantes da Internet assinam código de ética. 28/08/2008. Disponível em < http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI3291013-EI12884,00-Gigantes+da+Internet+assinam+codigo+de+etica.html >. Acesso em:20/09/2017

Outros materiais