Buscar

AD1 Questao EBC agosto2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2017/2º (Agosto 2017)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
ALUNO: ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​KAMILA KORT-KAMP MATRÍCULA: 13115060074
	Boa Prova!!!
AD1:
Tendo por base, única e exclusivamente, a leitura do material didático, aulas 1 e 2, estabeleça a relação entre a produtividade e a construção do consenso político como peça importante do equilíbrio do pós-guerra. 
Durante a guerra o consumo de alimentos era elevado, devido as altas taxas populacionais durante os conflitos. O consumo de alimentos era assustador e, consequentemente, a produção também tinha que se manter no mesmo nível. Assim se fez, porém, como muitos trabalhadores estavam na guerra, a mão de obra era menor para uma necessidade tão grande de produção,
Para isso ocorrer no mais perfeito estado para então evitar crises alimentícias, foi utilizado um grande desenvolvimento organizacional e administrativo dessa produção em massa e, com isso vieram os avanços tecnológicos, para complementar e agilizar o processo.
O capitalismo teve que ser reformulado no pós-guerra para que a economia crescesse e os trabalhadores não ficassem desempregados. Consequência da ausência de desemprego? Mais dinheiro no mercado para ser gasto. Teve que haver então um consenso político entre patrão, empregado e o estado.
O patrão se comprometia a pagar os salários e disponibilizar aos trabalhadores todos os direitos cabíveis ao bem-estar social de cada um deles. Já ao empregado cabia o mantimento da produção e a garantia de que ela não seria paralisada em hipótese alguma. Ao Estado cabia a função de garantir e fiscalizar a garantia de emprego a população em geral e também a redução da pobreza e aumento do bem-estar social da população ao todo.
Podemos perceber então que o Mundo viveu um longo período de prosperidade após a Segunda Grande Guerra, um período de crescimento econômico. Foi exatamente nesse ambiente que ocorreram os “milagres econômicos” caracterizados pelo registro de altas taxas médias de crescimento do PIB por vários anos consecutivos, interrompendo assim os chamados “ciclos de conjuntura”.
A partir dai o Estado passou a ter mais participação na produção, as taxas de crescimento permaneciam se elevando cada vez mais, ocorreu uma maior participação de capital externo, com a produção organizada e crescendo cada vez mais, ocorreu um crescimento das exportações de produtos primários e manufaturados, como as vendas aumentaram era normal que o lucro também aumentasse e, consequentemente o aumento da renda familiar.
Encerro minha redação citando a frase final da Aula 1, do caderno didático: “O milagre não é apenas um fenômeno econômico, mas também apresenta um enfoque político. ” Como pudemos perceber em cada detalhe para que se chegasse a esse ponto. Teve que haver toda uma reestruturação da produção, da economia e da participação do Estado em si nas questões da produção. 
Orientações para prova:
Os alunos deverão entregar suas respostas para a AD1 do dia 14/08/2017 até o dia 20/08/2017.
Para responder essa atividade o aluno deverá ler o material didático (aulas de 1 e 2), interpretar e dar uma redação própria.
Para esta atividade o aluno deverá utilizar, única e exclusivamente, o material didático da disciplina.
Como indicado no Guia da Disciplina os tutores presenciais e o tutor a distância (no caso dos polos que não tiverem tutores presenciais) serão os responsáveis pela correção dessa avaliação. Eles atribuirão grau zero para as respostas de todas as atividades: (1) que tiverem respostas iguais, sem se preocupar em saber quem copiou de quem; (2) que não tiverem redação própria e (3) que não seguirem apenas o material didático.
O grau obtido em cada atividade variará de 0 (zero) a 10,0 (dez) e equivalerá a 20% (vinte por cento) da sua nota (N1).
Boa atividade!

Outros materiais