Buscar

Resenha marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O nascimento do Marketing no Brasil teve início depois de um convênio da Fundação Getúlio Vargas com a Michigan State University. Com isso, resultou na vinda de uma equipe de professores para o Brasil, entre eles esta o primeiro professor de marketing da escola. O tempo foi passando, e outros professores Norte Americanos resolveram vir para o Brasil com o intuito de contribuir com a formação de um corpo docente de marketing. Essa jornada desses percursores teve muitos desafios. Eles foram responsáveis pelo conceito clássicos e a tradução do Marketing, como o conceito dos “4 As” (análise, adaptação, ativação e avaliação) e os “4Ps” (preço, praça, produto, promoção), que são muito usados em empresas, destinadas a integrar as diversas funções do mercado.
Na década de 50 ainda teve um contexto de baixa oferta de mercadoria, o mercado era restrito ao pequeno número de empresas. O setor agrícola e comercial que dominavam a economia, e a indústria eram pouco desenvolvidos, só tendia as necessidades locais. No final a década de 60 as empresas foram impulsionadas pelo crescimento do mercado jovem, assim foram buscar o desenvolvimento e lançamento dos novos produtos. Com isso a industrialização levou ao aumento de oferta de produtos. Devido a este aumento, começou a crescer a concorrência que fez com que os profissionais de mercado se preocupassem cada vez mais com os consumidores. Assim o foco do Marketing deixou de ser vendas e passou a ser propaganda, realizada quase que exclusivamente por mídias eletrônicas.
As agências de publicidade na década de 70 foram ao auge, às empresas faziam grandes investimentos em propagandas, com o objetivo de dominar diferentes públicos e perfis de consumidores, assim tendo um grande retorno.
Na década de 80, ouve uma profunda crise, caracterizada por um regime de altas taxas inflacionárias com alternância de amento e quedas, o que contribuiu para tornar o consumidor inseguro e desconfiado. Esta crise levou a uma grande redução da demanda de bens de consumo. Devido a este ambiente, o marketing deslocou-se da propaganda para focar no produto. Com essa estratégia já na década de 90, as agências de publicidade perderam espaço para as novas empresas que se especializavam em práticas com marketing promocional, marketing direto e marketing cultural.
No momento que estamos os profissionais brasileiros de Marketing, vão passar por grandes desafios nos próximos anos. Tem muitos pontos que ainda devem ser trabalhados, como a incluso de todas as classes para que todos possam ser atendidos; A saturação da poluição visual, devido às propagandas; A complexidade do mercado, para conseguir atender as necessidades dos clientes, entre outros desafios. Tudo será muito bem estudado pelos profissionais, a fim de traçar a agenda para este grande campo para os próximos anos.

Outros materiais