Buscar

fisio aula 5

Prévia do material em texto

AULA FISIOLOGIA II 29/04
VÍDEO
A ação do diurético (ex. furosemida) é sempre favorecida pelo efeito limitante da expansão do volume (expansão isotônica)(?). Quando aplicado em um animal que não tomou muita água, não haverá grandes diferenças no fluxo urinário. Pressupõe-se o uso de diuréticos, na maioria das vezes, com o intuito de se tirar o excedente de água do corpo. A furosemida atua na porção ascendente da alça de Henle, aumentando a filtração glomerular, além de alterar as taxas de sódio, potássio e cloreto plasmáticos – medidos por espectrofotometria de chama. A diferença entre o que é filtrado e o que é excretado me dá a quantidade que é reabsorvida. 
O furosemida inibe a reabsorção de Na+ e, dessa forma, o sódio é excretado e junto com ele a água é eliminada. Com isso, há uma alteração também nas taxas de K+: sem a atuação da furosemida, esse íon está com a reabsorção diminuída por conta do aumento do fluxo tubular, que faz aumentar a secreção. Já com o uso da furosemida, Na+ e K+ são excretados – caracterizando o diurético como um “expoliador de potássio e de cloreto” (o contrário de poupador) – o mesmo seria verificado se Ca2+ fosse medido. Isso ocorre porque Na+ e K+ utilizam o simporte na alça ascendente de Henle, e se um deles altera, o outro, consequentemente, terá seus níveis alterados. A excreção de potássio é indesejada porque o K+ na circulação fica com uma concentração baixa, ele sai de dentro da célula e é excretado, o que pode alterar a excitabilidade da célula, refletindo no músculo, nos neurônios e no miocárdio; pode levar à fraqueza muscular, que é comum em pessoas que fazem uso contínuo de diurético, sem reposição de Na+. 
Com o uso de furosemida, a urina fica hiposmótica e o fluxo urinário, com o uso de furosemida, fica muito grande, por conta do aumento da excreção de água. Mas toda vez que a urina estiver hiperosmótica (característica de mamíferos terrestres) está havendo reabsorção no tubo, como forma de manter os índices adequados. Quando se calcula o clearance de água livre e dá negativo, esse resultado não remete à zero, mas sim ao tc de água livre (?) (e vice-versa).

Outros materiais