Buscar

simulado 2 completo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SDE0383_SM_201504755651 V.1 
	Aluno(a): KARINE SILVA DE PAULA
	Matrícula: 201504755651
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 31/10/2017 12:36:17 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505964817)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A fibra alimentar, também denominada fibra dietética, é resistente à ação das enzimas digestivas humanas e é constituída de polímeros de carboidratos, com três ou mais unidades monoméricas, e mais a lignina, um polímero de fenilpropano. Os componentes da fibra alimentar dividem-se nos grupos: polissacarídeos não-amiláceos, oligossacarídeos, carboidratos análogos (amido resistente e maltodextrinas resistentes), lignina, compostos associados à fibra alimentar (compostos fenólicos, proteína de parede celular, oxalatos, fitatos, ceras, cutina e suberina) e polissacarídeos de origem animal (quitina, quitosana, colágeno e condroitina). Sobre o conhecimento de fibras alimentares, leia as alternativas a seguir e escolha a correta:
		
	
	A redução no consumo de fibra alimentar é comumente orientado na prevenção e no tratamento da constipação.
	
	Os efeitos positivos da fibra alimentar estão relacionados, em parte, ao fato de que uma parcela da fermentação de seus componentes ocorre no estômago, o que produz impacto sobre a velocidade do trânsito intestinal, sobre o pH do cólon e sobre a produção de subprodutos com importante função fisiológica.
	 
	De forma geral, os estudos relacionados às fibras abordam a utilização de fibras solúveis como aveia, pectina, goma-guar, sugerindo que esse tipo de fibra reduz os níveis séricos de colesterol total e LDL colesterol.
	
	Estudos observacionais sugerem uma relação direta entre a ingestão de fibras e níveis de pressão arterial.
	
	O consumo de fibra solúvel parece aumentar a resposta glicêmica pós-prandial após as refeições ricas em carboidratos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505732167)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"O rótulo de um determinado ovo de Páscoa diet, além de não informar sobre a presença de lactose, afirmava que o produto não continha açúcar. Segundo o fabricante, a lactose encontrada no ovo era proveniente do leite utilizado na confecção do chocolate e não adicionada aos ingredientes." (Adaptação - "O Globo", 2003) A falta de informações precisas sobre a composição dos alimentos pode trazer complicações à saúde e, neste caso, principalmente à dos diabéticos, pois
		
	
	a lactose, após ser absorvida pelo intestino delgado, é utilizada da mesma forma que a glicose.
	
	a deficiência de insulina em pacientes diabéticos impede a absorção de lactose e, portanto, esse açúcar pode ser consumido normalmente.
	
	os diabéticos apresentam deficiência da enzima lactase e, portanto, não metabolizam a lactose, aumentando sua concentração sanguínea.
	 
	a concentração alta de lactose na dieta acabará fornecendo elevado teor de glicose no sangue.
	
	a lactose, um dissacarídeo formado pela união de duas moléculas de glicose, não contribui para aumentar a glicemia de pacientes diabéticos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505851807)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os ácidos graxos do tipo ômega 3 exercem inúmeros efeitos sobre diferentes aspectos fisiológicos e do metabolismo que podem influenciar a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tais como melhora da função autonômica, antiarrítmico, diminuição da agregação plaquetária e da pressão arterial, melhora da função endotelial, estabilização da placa de ateroma e de triglicérides. Dadas as afirmativas sobre os tipos de ácidos graxos ômega 3 existentes na natureza, I. O Ácido Linoleico (AL), um ácido graxo de 18 carbonos com duas duplas ligações, é o principal ácido graxo da série ômega 3, encontrado especialmente em óleos vegetais, como os de soja, cártamo, milho e canola. II. Os ácidos docosaexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA) são exemplos clássicos de ácidos graxos da família ômega 3, sendo suas fontes alimentares aquelas de origem marinha e origem vegetal, respectivamente. III. O Ácido alfalinolênico (ALA) é um tipo de ácido graxo da série ômega 3, sendo suas fontes alimentares aquelas de origem vegetal, como os óleos de soja e canola. Verifica-se que está(ão) correta(s):
		
	
	I, apenas.
	 
	III, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I, II e III
	
	II e III, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505968510)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os lipídeos servem como transportadores de nutrientes e das vitaminas lipossolúveis, substâncias solúveis em gorduras, como as vitaminas A, D, E, K. Os lipídeos são abundantes nas células, formando, juntamente com as proteínas, a estrutura fundamental das membranas celular. Sobre os lipídeos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. As gorduras saturadas estão relacionadas ao aumento do nível de colesterol sanguíneo.
II. A substituição da ingestão de gorduras insaturadas, presentes em maior quantidade em alimentos de origem animal, pelas saturadas está relacionada ao efeito protetor contra o surgimento de doenças coronarianas.
III. As gorduras saturadas (mono e poli) estão envolvidas com a diminuição dos níveis de colesterol total de sangue, atuando principalmente na redução de colesterol ruim.
IV. Os lipídeos podem ser sólidos ou líquidos, sendo que os lipídeos considerados gorduras têm origem animal e são sólidos enquanto que as gorduras líquidas são conhecidas como óleos, e têm origem vegetal.
V. Alimentos ricos em gorduras costumam ser chamados de alimentos energéticos.
		
	 
	VFFFV
	 
	VVFVV
	
	FFFVV
	
	FFVFF
	
	VFFVV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504870523)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conceitua-se como fibra alimentar a parte comestível das plantas ou carboidratos que são resistentes ao processo de digestão e absorção no intestino delgado de humanos. As fibras alimentares são classificadas em solúveis e insolúveis e sua importância dietética está no fato de promover efeitos fisiológicos benéficos, incluindo melhora do funcionamento intestinal, atenuação do colesterol total  e da glicose no sangue. De acordo com esta afirmação, como as fibras solúveis auxiliam na redução moderada do colesterol total:
		
	
	Aumentando a saciedade e estimulando a síntese do colesterol total pelos hepatócitos;
	
	Atuando na síntese do colesterol total pelos hepatócitos e na redução da ingestão de gorduras totais da dieta;
	 
	Reduzindo o tempo de esvaziamento gástrico e a absorção entérica de colesterol;
	
	Diminuindo os movimentos peristálticos e o transporte reverso do colesterol.
	
	Diminuindo a saciedade e reduzindo a síntese de colesterol;

Outros materiais