Buscar

A Escolha da Licenciatura em Química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza
(GCH 318)
História e Epistemologia das Ciências para o Ensino de Química
Professor: Jackson Cacciamani
Aluna: Fabiola Caxambu
Narrativa:
Os primeiros raios de sol, brandos como um leve toque, anunciam um novo dia de conquistas para alguém que sonhava tanto, mais tinha medo de escolhas, assim era Ana. Tantas escolhas pelo caminho, mais há um tempo antes disso tudo, ao terminar o Ensino Médio, talvez sesentissealiviada.Pois erauma de poucas de sua família queconseguiriatal formação, vinda de uma família de pessoas humildes.
Mas sabe o que encantava tanto no olhar daquela menina, pois bem eracuriosidade pelo que o mundo tinha a oferecer, a motivação de sentir o orgulho da família por suas conquistas. Mais sentia sua dificuldade,escolher uma área ou um curso em uma faculdade. Em alguns momentosimaginavaescolher pela área que sintoatração ou talvez por aquela que sentia facilidade em manuseio?Ou imaginar um curso com a qual atraísse uma condição financeira rentável? Esses pensamentos rondaram Ana por um bom tempo.
Dias após dias, era necessário escolher, porém a indecisão rondou ela novamente afinal em dias como hoje ser um professor fosse um desafio, mais para quem realmente gosta do faz isso acabava se tornando um prazer. Inicio seus estudos no curso de Licenciatura em Química, em uma cidade pacata, em uma universidade que como muitos costumavam dizer “ engatinhando” pois era nova comparadas as demais ao seu redor, oferecendo uma ideologia nova a de igualdade.
Ana, no entanto acreditava que esse desafio que ela tanto temia, seria apenas depois de formada, contudo cada componente fazia se apaixonar por aquele universo, que parecia tão distante, porém tão perto... Muitas vezes ela se sentia perdia, dificuldades iam surgindo em vários momentos. Contudo, quando as disciplinas daquela área que ela sentia como desafio, a licenciatura, sentiu amor, e por incrível que pareça a cada momentosentia que tinha se realizado a escolha correta, mais não de so apenas deprofessora, mais sim de uma professora pesquisadora, que mesmo após formada, estaria em uma constante formação.

Outros materiais