Buscar

Parasito aula 24

Prévia do material em texto

Raphael Simões Vieira – Medicina Veterinária 4º período
Ordem Siphonaptera
Pulgas
A partir de agora não vamos falar em infecção e sim em infestação. 
São insetos sem asas. Ela tem um impulso para seu pulo que é extremamente diferenciado, faz com que ela tenha essa característica de locomoção muito grande. A pulga utiliza os três pares de patas não só para o impulso mas também para a aterrissagem. Têm o corpo achatado lateralmente. Mede de 1,5-4 mm, sendo visíveis a olho nu. É um ectoparasito = parasito que fica na parte exterior do indivíduo. Pode parasitar tanto mamíferos quanto aves. Tanto o macho quanto a fêmea são hematófagos, mas a fêmea exerce a hematofagia em maior proporção que o macho. Possui um conjunto de olhos simples. O terceiro par de patas é mais longo, é fundamental no momento que ela faz impulso e aterrissagem. As cerdas são projetadas pra trás, o que facilita sua movimentação (aerodinâmica). Possui um par de antenas curtas, bastante sensíveis, têm estruturas sensoriais que auxiliam a pulga reconhecer o hospedeiro. 
A pulga tem um corpo, que é dividido em algumas partes: pronoto, mesonoto, metanoto e o restante abdome. Ela tem uma cabeça, oscipício = é como se fosse a testa. Além de possui as cerdas no corpo, possui cerdas na cabeça também. As cerdas no pronoto, serão possíveis fazer o reconhecimento das pulgas. 
Pulgas são transmissoras de doenças, como a peste negra. 
A pulga quando ela vai pular, ela movimenta como se fosse um corredor. Ao fazer o pulo, o fêmur rotaciona. 
Há alguns tipos de associação. Cada parasito desse tem um tipo de associação com o seu hospedeiro. Existem aquelas que estão sempre presentes, se alimentam sempre: é o caso do bicho de pé, que é uma pulga. Ele fica ali, cresce, até a fêmea ficar engurgitada. Há aquelas que estão presentes, mas se alimentam de forma intermitente, a fêmea vai, se alimenta, desce e ovipõe. A infestação é muito maior no ambiente do que no próprio animal, toda vez que houver um surto de pulgas, não adianta tirar só do animal, tem que tirar do ambiente também. Há ainda as que são temporárias ou intermitentes: normalmente vivem fora do hospedeiro, quando estão com fome vão para o hospedeiro. Nesse caso entra a Pulex irritans, que é a pulga do homem, ela não vive no homem, ela vive no ambiente, ela só passa para o homem quando está com fome. 
Elas fazem de 2-3 refeições por dia, 10min cada. Fazem metamorfose completa, passam por vários estádios: pulpa, ninfa e adulto.
Ciclo de vida: 25-30 dias. Cada fêmea é capaz de ovipor 400-500 ovos durante a vida. Ela coloca esses ovos onde tem pouca luminosidade e seja um pouco úmido: pisos de cimento, rachados, pisos de madeira, são excelentes. Carpetes, tapetes também são excelentes para ovipostura. As larvas são vermiformes e ativas. Os adultos têm aparelho sugador, as larvas têm aparelho mastigador. 
O capstar (?) é um medicamento eficiente. São comprimidos. A droga vai atuar no momento em que a fêmea vai sugar o sangue que está com a medicação. Ele não vai matar, vai esterilizar essa pulga, esteriliza tanto o macho quanto a fêmea, nascem ovos inférteis. Por ser um medicamento mais caro, não há resistência ainda. 
Aspirador de pó, lança-chamas são úteis para destruir as pulgas do ambiente. Vale lembrar que o saco do aspirador deve ser queimado. Junto com essa limpeza de 15-15 dias, tratar os animais. 
DAP = dermatite alérgica a picada de pulga. São animais alérgicos a pulga.
A pulga tem uma importância por ser responsável por reação de hipersensibilidade do tipo I. Os animais sensibilizados têm alto prurido, dermatite, infecções secundárias. No gato, a DAP é denominada de dermatite miliar, dá vários pontinhos como se fosse petéquias.
A pulga foi responsável por dizimar ¼ da população na época da inquisição. A peste negra = peste bulbônica. Nessa época, as pessoas tinham muitos gatos, para proteger os alimentos dos ratos. Na época da inquisição, algumas pessoas condenadas de bruxaria, queimavam a família inteira, inclusive os gatos. O número de gatos diminui, de ratos aumentou, houve exacerbação dessa doença. Existe até hoje a peste negra, e ainda mata. A penicilina é o medicamento que mais era eficiente e hoje muitas pessoas são resistentes.
Outras doenças: tifo (queda de cabelo), mixomatose dos coelhos, são hospedeiro intermediários de Dipylidium. Hoje se fala da questão da Leishmania poder ser transmitida pela pulga, assim como pelo carrapato. 
Iremos ver a Tunga (bicho de pé), Pulex (pulga do homem, preferencialmente), Ctenocephalides (é a mais conhecida, de cães e gatos), Xenopsylla (pulga de ratos, é aquela da peste negra).
Tunga penetrans
Bicho de pé ou bicho de porco. É a menor das pulgas. Ela é pelada, não tem cerdas = não tem ctenídeos. É encurvada. Os adultos vivem em solo arenoso, quentes e secos. São abundantes em chiqueiros, e no peri-domicílio. São hematófagas, exclusivamente. O bicho de pé que infesta o homem é a fêmea.
Pode ter uma infecção secundária. O pontinho preto é o espiráculo, por onde efetua as trocas gasosas. Jamais espremer, pois arrebenta os ovos da fêmea, dispersa mais. Deve ser removido “cirurgicamente”. 
Controle: primeiro retirar, nunca apertar. Tratamento dos animais domésticos infestados. A ivermectina dá resultado. Sempre exercer limpeza ambiental. 
A infestação no cão é da mesma forma que no homem, quando ele pisa, espreme e espalha os ovos.
Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis
É fácil de reconhecer. Ctenídeo genal e ctenídeo pronotal = é um conjunto de cílios na gena e no pronoto. Ela tem esse nome por ter ctenídeos. 
Patogênese: dermatite miliar ou DAP. Normalmente acontecem na parte posterior. No gato pode acontecer no pescoço também. Alopecia e prurido intenso. 
Pulex irritans
Tem uma cerda perto do olho, uma única cerda. Já a Xenopsylla cheopis, vamos reconhecer pois tem dupla cerda perto do olho, em forma de V. Essas duas são mais complicadas de identificar. A pulex tem distribuição cosmopolita. 
Xenopsylla cheopis
Transmissora da peste bubônica e do tifo. Duas cerdas
Echidnophaga gallinacea: é a da galinha. Aves podem apresentar agregados de pulgas ao redor dos olhos, crista e barbela. 
Controle em cães: advantage Max 3, capstar, frontline, pulvex (não tem versão para gatos).

Outros materiais

Perguntas Recentes