Buscar

Fisiopatologia Da Nutrição E Dietoterapia I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510348034)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A desnutrição proteico-calórica é um problema que vai além da insuficiência de suprimento alimentar em quantidade e qualidade: é também uma consequência da pobreza generalizada, da deficiente organização social, do mau estado sanitário e da ignorância sobre o que é uma alimentação adequada. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A deficiência grave de calorias e de proteínas resulta em marasmo nutricional. ( ) A deficiência proteica grave, mas com a ingestão energética adequada, origina o Kwarshiorkor. ( ) O Kwarshiorkor é uma doença aguda, levando o indivíduo a óbito rapidamente. ( ) O marasmo é uma doença leve, sem sintomas aparentes e que não leva à morte. ( ) Para prevenir a desnutrição em áreas de risco, as mães devem ser orientadas ao aleitamento materno durante o maior tempo possível. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	 
	V ¿ V ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	F ¿ F ¿ V ¿ V ¿ F.
	
	F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F.
	 
	V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	F ¿ F ¿ F ¿ V ¿ V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510265799)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um homem com 45 anos de idade foi encaminhado para realizar cirurgia bariátrica devido ao quadro clínico de obesidade grau III e comorbidades, além de uma longa história de excesso de peso e várias tentativas frustradas de tratamento. Considerando essas informações e o paciente em estado pós-operatório, avalie as afirmações a seguir. I. O reganho de peso após o segundo ano de cirurgia é considerado esperado, e deve ser monitorado na avaliação nutricional do paciente. II. Após a ingestão de alimentos ricos em proteína, pode ocorrer a síndrome de Dumping, definida clinicamente pela combinação de sintomas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e sintomas como taquicardia, tontura, entre outros. III. No pós-operatório imediato, a dieta do paciente deve conter alimentos com mínimo estímulo, consistência líquida, de cores claras, em temperatura ambiente e sem adição de gordura e açúcar, além de ser ofertada em pequeno volume e frequentemente. IV. As necessidades nutricionais, no pósoperatório tardio, devem ser consideradas conforme a idade, o sexo e a situação fisiológica atual do paciente, no entanto, o principal cuidado é o de se evitar as deficiências de vitaminas e minerais. É correto apenas o que se afirma em
		
	
	I e II.
	
	III e IV.
	
	I, II e III.
	 
	I, III e IV.
	
	II e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509357851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo diário de 20 a 35g de fibras, das quais 5 a 10g solúveis. Dentre as fibras solúveis, destaca-se a betaglucana por sua importante contribuição na reduçãoda glicemia e da síntese do colesterol hepático. O alimento detentor da maior quantidade dessa fibra é:
		
	
	A soja.
	 
	A aveia.
	
	O feijão branco.
	
	A castanha do Pará.
	
	A maçã.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509355065)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como poderia ser explicado valores dentro dos limites aceitáveis de albumina sérica em estágios avançados de desnutrição?
		
	
	Pela presença de doença articular associada;
	
	Pelo dano hepático severo.
	
	Pela diminuição das perdas gastrointestinais;
	
	Pela infecção associada;
	 
	Pela desidratação;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510016636)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Terapia de Nutrição Enteral consiste em um conjunto de procedimentos terapêuticos empregados para manutenção ou recuperação do estado nutricional por meio de nutrição enteral. A respeito deste tipo de nutrição, assinale a opção correta.
		
	 
	A nutrição enteral é um procedimento complexo, mais caro que a nutrição parenteral e com índices maiores de complicações.
	
	Devido à sua importância e relevância, a nutrição enteral deve sempre ser prescrita, mesmo com o trato gastrintestinal não íntegro, como nas fístulas intestinais de alto débito.
	
	A nutrição enteral, independentemente da situação clínica e do diagnóstico, sempre atinge 100% das necessidades calóricas estimadas, sendo desnecessário suplementar nutrição parenteral.
	 
	Ofertar nutrientes pela via enteral colabora para a manutenção da arquitetura e da microbiota intestinal e modula o sistema imunológico intestinal.
	
	A nutrição enteral somente deve ser administrada com a extremidade da sonda nasoenteral localizada no jejuno, pois a localização da sonda em posição gástrica não é mais utilizada.

Outros materiais