Buscar

Aula 20 07 01

Prévia do material em texto

Raphael Simões Vieira – Medicina Veterinária 5º período
Aula – 07/01/15
Verminose de cães e gatos
Gastroenterite parasitária = verminosa. Causada tanto por nematóides quanto cestódeos. Geralmente as infestações são mistas, há mais de um parasito envolvido. Clinicamente vai se caracterizar por alterações entéricas. Eventualmente caso de anemia e edema. Como vai interferir no processo de digestão e absorção = debilidade orgânica, interferência no desenvolvimento do animal.
Espécies mais comuns em cães: Strongyloides stercoralis; Ancylostoma caninum; Ancylostoma braziliense; Uncinaria stenocephala; toxocara canis e toxascaris leonina (acomete também os felídeos); Trichuris vulpis; Spirocerca lupi; Physaloptera praeputialis; Dipylidium caninum; Echinococus granulosus; Taenia hydatigena; 
Em felídeos: Strongyloides stercoralis; toxocara cati e toxascaris leonina; Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma braziliense, Uncinaria stenocephala; Dipylidium caninum; 
Há interferência no desenvolvimento do animal: compromete a digestão e absorção dos alimentos. Um outro lado de grande importância é a saúde pública: larva Migrans visceral (larva do toxocara – ingerido por humanos, a principal patologia é lesão ocular), larva Migrans cutânea, hidatidose, estrongiloidose. 
Larva Migrans cutânea: é o bicho-geográfico. Causado pela larva do Ancylostoma braziliense e A. caninum. É uma lesão muito pruriginosa. 
Controle: reduzir o acesso de cães e gatos em locais de lazer. Controle de caixas de areia em parques e creches. Destinação adequada de excretas. Tratamento dos animais com anti-helmíntico. Controle da população canina errante. Educação sanitária. 
Os animais se infectam por ingestão de ovos embrionados, presente em água ou alimento. Larvas de terceiro estágio geralmente são o tipo infectante. Passagem de larvas da fêmea para os filhotes. 
S. stercoralis
Se o animal ingere ovos, vai para o estômago, e intestino delgado. Quando penetra na pele, cai na corrente sanguínea, pulmões, traquéia, animal tosse, vai para esôfago, intestino delgado. É uma parasitose de animais jovens. Normalmente ocorre em animais com sistema imunológico comprometido (filhotes). 
A fêmea é partenogenética, só elas infectam o animal. os parasitos adultos vivem no intestino delgado. Autoinfecção: ovo eclode, e atinge L3 ainda na luz intestinal, reinfecta. 
Patogenia: muitas vezes a fase larval passa sem ser percebida. As larvas desenvolvem um processo inflamatório, mas essas lesões tendem a desaparecer. Dermatite pruriginosa. O adulto no ID, principalmente na região de duodeno, desenvolve ação traumática e irritante e espoliadora. Em filhotes pode ter os casos de diarreia amarelada. 
Ancylostoma
O animal adulto vai realizar a excreção dos ovos para o meio ambiente, vai se desenvolver a forma infectante (L3). Pode ter penetração por via cutânea ou ingestão. Se for penetração pela pele, pode acontecer de chegar aos pulmões e não romper capilares, ela fica na grande circulação, vai para os tecidos, ficam aquiescentes. Durante a gestação, há uma queda de imunidade, os filhotes podem se infectar via leite. Pode ter a transmissão transplacentária (mais rara, infecção da cadela após o 42º dia da gestação). O mais importante é transmissão via leite. 
Após a vermifugação, há ativação de parasitos hipobióticos, eles repovoam o intestino, por isso a repetição do vermífugo.
Patogenia: 
(áudio)

Outros materiais