Buscar

tecido muscular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Núcleo interfásico
1-Qual a importância do núcleo?
O núcleo separa o material genético da célula, do citoplasma e das organelas, através da carioteca. É importante porque suas principais funções são a transmissão de caracteres hereditários e a supervisão da atividade metabólica da célula. 
2-Por que a denominação de núcleo em repouso é equivocada para o núcleo interfásico (célula em interfase)?
Porque o núcleo interfásico possui alta atividade metabólica, duplicação do DNA, transcrição de diferentes tipos de RNA.
3-Quais são os tipos de cromatina? Qual se encontra metabolicamente ativa?
Heterocromatina: cromatina condensada, presente em células com baixa atividade metabólica e maduras.
Eucromatina: cromatina descondensada/frouxa, mais fina e visível, presente em células mais jovens. 
A eucromatina se encontra metabolicamente ativa. 
5-Por que o nível máximo de condensação da cromatina (Cromossomos) encontra-se na fase de metáfase?
Porque a cromatina precisa estar em seu estado máximo de condensação, para ocorrer a divisão celular correta na próxima fase (anáfase), quando a metade dos genes vai para um lado do fuso mitótico e a metade para o outro. 
6-Dê a função e constituição do complexo de poro nuclear e da lâmina nuclear.
Os complexos de poro nuclear regulam o trânsito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma. Permitem que moléculas com até 9 nm passem por difusão passiva para dentro do núcleo. O poro se dilata a diâmetros superiores a 26 nm com gasto de energia (GTP). Os complexos de poro são constituídos por mais de 100 moléculas proteicas, coletivamente denominadas nucleoporinas(Nup). 
A Lâmina nuclear é uma rede de filamentos à face nucleoplasmática da membrana interna do envoltório nuclear, ela é uma rede proteica com 20 a 50 nm de espessura, que se interrompe nos poros nucleares. É constituída pelas proteínas lamininas, que pertencem a uma classe de filamentos intermediários nucleares. A lâmina nuclear confere forma e estabilidade ao envoltório nuclear.
7-O que é o nucléolo? E sua função?
Os nucléolos são corpúsculos em geral esféricos, geralmente visíveis nas células vivas, examinadas ao microscópio sem qualquer coloração. Contém grande quantidade de RNA e de proteínas básicas, ao lado de pequena quantidade de DNA. Tem função de produzir ribossomos. 
8-Como é formado o ribossomo? Use suas próprias palavras. Qual a sua importância?
São formados a partir de duas subunidades, uma maior e a outra menor, originadas da combinação de ácido nucleico ribossomal (RNAr), uma enorme quantidade de proteínas, cerca de cinquenta tipos proteicos diferentes. Importância: para síntese de proteínas. Como precisa de proteínas para desenvolver, a célula possui milhares de ribossomos em seu citoplasma.
Tecido muscular
Qual a origem (celular) do tecido muscular?
 As células musculares tem origem mesodérmica, formato alongado, e conseguem se contrair graças a presença no citoplasma de filamentos de proteínas chamados de miofibrilas ou miofilamentos que são compostos por diversos tipos de proteínas, sendo a actina e miosina os filamentos encontrados em maior quantidade.
Diferencie hiperplasia e hipertrofia do tecido muscular. Dê exemplos.
Na hiperplasia acontece o aumento do numero de celulas de um tecido ou órgão, e não no volume individual de cada uma delas, a multiplicação excessiva do número de células pode levar a um aumento de volume do órgão ex: hiperplasia muscular consiste no crescimento do número de células musculares, hiperplasia foveolar que é o aumento do número de células do estômago, em geral relacionada a uma inflamação gástrica. Hipertofria é o aumento do tamanho e do volume das celulas sem desenvolver células novas, ex: nos músculos a potencia deles é aumentada.
Quais são os filamentos proteícos do T.M.E. esquelético e suas características?
O aparelho contráctil de cada fibra é subdividido em miofibrilas, orientadas longitudinalmente em feixes de filamentos finos e filamentos grossos, atravessando todo o comprimento da fibra muscular. Os filamentos finos são constituídos por moléculas de actina e os grossos por moléculas de miosina e é o deslizamento que ocorre de um filamento indo em direção ao outro que faz surgir a força mecânica de contracção.
Descreva o processo de contração muscular do T.M.E. esquelético.
Os músculos se contraem quando a actina e a miosina deslizam, isso faz com que as fibras fiquem mais curtas. A contração muscular ocorre com a saída do impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao musculo através de um nervo, esse estimulo desencadeia o potencial de ação que resulta na entrada de cálcio dentro da célula e a saída de potássio da mesma.
Qual a função da placa motora?
A placa motora é a região da superfície de uma fibra muscular onde um ramo de axônio forma uma sinapse com a fibra, neste local um impulso nervoso chega pelo axônio para realizar a contraçao muscular é o local em que o estimulo elétrico tem que ser transformado em movimento através de alguns mediadores químicos, um exemplo é a acetilcolina que permite essa transformação
Diferencie o T.M.E. esquelético do T.M.E. cardíaco quanto: número de núcleos, controle (voluntário / involuntário), distribuição?
O tecido muscular estriado esquelético esta ligado aos ossos, apresenta sob observação microscópica, faixas alternadas transversais, claras e escuras, possui inúmeros núcleos, pode atingir comprimentos que vao de 1mm a 60cm, faz movimento voluntario, pode ser encontrado no rosto, abdômen, pernas, braços... O tecido muscular estriado cardíaco apresenta estriação transversal, apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais, possui contração involuntária e está presente apenas no coração dos vertebrados
Qual a função dos discos intercalares?
As fibras musculares cardíacas são unidas entre si por junções intercelulares situadas em suas extremidades. Estas junções promovem adesão entre as fibras e permitem comunicação intercelular através da passagem de íons ou pequenas moléculas de uma célula a outra. As células do músculo estriado cardíaco são menores e estão unidas entre si através dos discos intercalares, recebe um estímulo recebido em uma região do coração é repassado para todas as células musculares estriadas cardíacas, levando todo o coração a se contrair.
Descreva o processo de contração do T.M. liso.
O mecanismo de contração do musculo liso é um a modificação do mecanismo dos filamentos deslizantes. No início da contração, os filamentos de miosina aparecem e os de actina são puxados em direção e por entre eles. O deslizamento dos filamentos de actina aproxima os corpos densos levando ao encurtamento da célula. As fibras musculares individuais podem sofrer contrações peristálticas parciais, durante o relaxamento os filamentos de miosina diminuem em número desintegrando-se em componente citoplasmático solúveis. As fibras musculares lisas são capazes de fazer contração espontânea que pode ser modulada pela inervação autônoma, ambas as inervações nervosas, simpáticas e parassimpáticas estão presentes e exercem efeitos antagônicos. Em alguns órgãos a atividade contrátil é aumentada pelos nervos colinérgicos e diminuída pelos nervos adrenérgicos enquanto em outra ocorre o oposto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais