Buscar

PLANO DE AULA 9

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA 9
Leia a notícia abaixo, divulgada em http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/06/cunha-defende
-debate-para-trocar-presidencialismo-por-parlamentarismo.html. (29/06/2015) Cunha defende debate para trocar presidencialismo por parlamentarismo. Para presidente da Câmara, sistema presidencialista está em 'crise'. Ele citou que, no parlamentarismo, chefe de governo pode ser destituído. (Nathalia Passarinho -Do G1, em Brasília)
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu nesta segunda-feira (29), em visita à Assembleia Legislativa de Manaus, que o Brasil debata a possibilidade de mudar o atual sistema presidencialista pelo parlamentarismo-sistema pelo qual o chefe de governo (primeiro-ministro) é eleito 
Pelo parlamento e pode ser destituído antes do término do mandato (...). Nós vivemos uma crise de 
Presidencialismo. Uma crise na qual, se o sistema fosse parlamentarista, seria muito mais fácil de ser resolvida. O presidencialismo implica que você elege o governante e depois só na próxima eleição você tem condições de rever sua posição", disse. (...) Diante da reportagem acima apresentada, procure responder as seguintes questões:
a) por que razão o Presidente da Câmara afirmou que no sistema parlamentarista o Primeiro-Ministro pode 
Ser destituído antes do término do mandato?
- A idéia é deixar claro que o Chefe de governo e seu gabinete dependem da aprovação do poder Legislativo (Parlamento) para se manterem no poder e, por isso, a queda do gabinete pode ocorrer a qualquer momento, a partir de um voto de confiança do parlamento. Assim, os Poderes Executivo e Legislativo se entrelaçam de tal maneira que ocorrendo eventual descontentamento com as decisões políticas do poder executivo, a maioria do poder legislativo pode exigir a queda desse poder executivo (Gabinete e Primeiro-Ministro), a partir de um voto de desconfiança. Diz-se, portanto, que o Primeiro-Ministro e seu Gabinete (Poder Executivo) têm responsabilidade política, pois ainda que não cometam qualquer tipo de crime, comum ou político, podem ser destruídos da função executiva do Pais a partir de um voto de desconfiança ou Moção de Censura. Logo é correto afirmar que o prazo do mandato do Poder Executivo é indeterminado. 
b) estaria correta a afirmação do Presidente da Câmara quando afirma que no presidencialismo ao se eleger o governante, somente na eleição seguinte o povo teria condições de rever sua posição? Pesquise e responda de 
Forma fundamentada.
- Pode-se dizer que possui parcial razão. Embora o mandato presidencial tenha prazo determinado constitucionalmente, de quatro anos e uma vez eleito pelo povo, inexiste a destituição pelo Congresso Nacional a partir de um voto de desconfiança ou Moção de censura. Porém, tem-se o instrumento do impeachment, no qual o Chefe de Poder Executivo pode via a ser destituído do cargo se condenado por crime de responsabilidade, nos termos do que estabelece o art. 52, II combinado como Artigo 85, ambos da Constituição Federal de 1988. Porém, neste caso é necessário que seja condenado por cometimento de crime político, diferentemente do que ocorre no Parlamentarismo, em que a simples perda de confiança pela maioria do Parlamento gera as condições políticas para a queda do Parlamento, com a convocação de novas eleições. 
c) O que é o recall? O Brasil adota este instituto?
Recall é importante instrumento jurídico da democracia direita ou participativa, consagrando-se o direito de revogação da representação política e possibilitando a correção de rumo em caso de erro de escolha no período das eleições. Porém, é importante salientar que por falta de previsão constitucional o sistema constitucional brasileiro não se utiliza deste instituto jurídico, que daria ao eleitorado a possibilidade de revogar o mandato.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes