Buscar

Atividade Semipresencial 30 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tipo de Atividade:
Prova ( ) Trabalho ( x ) 
Avaliação:G1 ( )	G2 ( )
	CURSO DE ENGENHARIADE PRODUÇÃO
	Disciplina: Planejamento e Gestão Ambiental
	Período: 
	Data de Envio: até 06/11/2017
	Professor(a): Vinícius Cardoso Sabino
	Atividade Semipresencial 30/10
	Aluno(a): NATYELLE SOUSA FREITAS
	Valor: 0,5 Nota:
	
Visto prof.
	
Visto coord.
	
Prezado aluno, LEIA AS INSTUÇÕES COM ATENÇÃO:
Enviar neste documento, via Net Aula, com a inserção do SEU nome acima.
Vale presença referente à atividade semipresencial do dia 30/10.
Vale 0,5 pontos.
Atividade deve ser realizada individualmente, caso duas ou mais atividades estejam iguais, estas serão desconsideradas.
Enviar até dia 06/11
Baseado nas aulas anteriores, responda as questões:
Quais as dificuldades e motivações para a adoção de normas de padronização?
Os benefícios são a redução de custos na contratação de seguros; aumento da atratividade perante investidores; facilidade de acesso a empréstimos; motivação dos colaboradores para atingirem metas e objetivos ambientais; influência positiva nos demais processos internos de gestão, melhoria do moral dos colaboradores e da imagem da empresa; aumento da demanda por bens e serviços; desenvolvimento de ações ambientais preventivas; redução do consumo de energia elétrica, óleo combustível, água e gás; início ou ampliação das exportações; e maior confiabilidade na marca da empresa; e as principais dificuldades são: resistência dos colaboradores em relação aos processos de auditoria interna e externa; aumento de custos, de um modo geral, para a empresa; e dificuldade de cumprimento de alguns requisitos da norma em função de constantes mudanças na legislação.
Quais as principais alterações ocorreram entra a ISO 14001:2004 para a 2015?
Dentre as principais mudanças podemos citar:
1. A ISO 14001 está ajustada às diretrizes do JTCG – “Joint Technical Coordenation Comittee” da ISO;
2. Direcionamento Estratégico;
3. Aumento do foco na Liderança; 
4. Abrangência da Política Ambiental;
5. Estabelecimento de Riscos e Oportunidades da Organização;
6. Cadeia de valor;
7. Conformidade com as Obrigações;
8. Comunicação;
9. Ação preventiva.
O que é proposto pelo princípio Verificar (C) para o Sistema de Gestão Ambiental?
Toda a próxima seção da norma ISO 14001 é intitulada “Verificação” (cláusula 4.5). Os métodos de se fazer isto estão listados como monitoramento e medição (cláusula 4.5.1), que se aplicam às características chave da organização que podem ter impacto significativo no ambiente. Avaliação de conformidade (cláusula 4.5.2) e os processos para não conformidade, ação corretiva e preventiva (cláusula 4.5.3) são aros processos para assegurar que você atende os requisitos legais identificados e os processos para reagir e corrigir um problema quanto um é encontrado. A seção sobre controle de registros (cláusula 4.5.4) inclui os processos que são necessários para manter os registros que são acumulados pelas atividades de verificação do SGA. O último método de verificação incluído na norma é o processo para auditorias internas (cláusula 4.5.5), que é uma forma sistemática para rever os processos do SGA para validar que eles e são atendendo os arranjos planejados que estão definidos para eles.
Quais as possíveis aplicações do estudo de análise de ciclo de vida (ACV)? O que é desenvolvido durante a Análise de inventário de ACV?
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica desenvolvida para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. A abordagem sistêmica da ACV é conhecida como do “berço ao túmulo”, na qual são levantados os dados em todas as fases do ciclo de vida do produto. O ciclo de vida se refere a todas as etapas de produção e uso do produto, relativas à extração das matérias-primas, passando pela produção, distribuição até o consumo e disposição final, contemplando também reciclagem e reuso quando for o caso.
Porque ocorre a necessidade de gerir os recursos hídricos?
A gestão integrada dos recursos hídricos tem por objetivo assegurar sua preservação, uso, recuperação e conservação em condições satisfatórias para os seus múltiplos usuários e de forma compatível com a eficiência e o desenvolvimento equilibrado e sustentável da região. Reconhece-se que a complexidade e o custo para garantir recursos hídricos para todos exigem a presença, na região, de uma autoridade capaz de organizar e executar a administração das águas.
O que é o DBO e o DQO?
Entende-se por DBO a quantidade de oxigênio molecular necessária à estabilização da matéria orgânica carbonada decomposta aerobiamente por via biológica e DQO, a quantidade de oxigênio molecular necessária à estabilização da matéria orgânica por via química.
Quais os objetivos das 3 etapas de tratamento de efluentes? Cite ao menos um processo que pode ser aplicado em cada uma dessas etapas.
Os processos de tratamento são classificados em físicos, químicos e biológicos, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. Processos físicos são os processos que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação. Processos químicos utilizam produtos químicos em seu processo, tais como: agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento. Conseguem remover os poluentes por meio de reações químicas, além de condicionar a mistura de efluentes que será tratada nos processos subsequentes. Processos biológicos o tratamento biológico de esgotos e efluentes industriais tem o objetivo de remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão ao transformá-la em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases. Basicamente, o tratamento biológico reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, mas em menor tempo.  
Seus principais processos são:
• Processos aeróbios, que são representados por lodos ativados e suas variantes, tais como, aeração prolongada, lodos ativados convencionais, lagoas aeradas facultativas e aeradas aeróbias;
• Processos facultativos, que são realizados pela utilização de biofilmes (filtros biológicos, biodiscos e biocontactores) e por algumas lagoas (fotossintéticas e aeradas facultativas). Os biocontactores apresentam também processos biológicos aeróbios;
• Os processos anaeróbios ocorrem em lagoas anaeróbias e biodigestores.
Missão: Construir, com excelência, o conhecimento e o saber, por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando indivíduos e profissionais capazes de promover a transformação e o desenvolvimento do contexto em que estão inseridos.
Visão:Ser referência em educação de qualidade e serviços prestados buscando, com base em princípios éticos e humanísticos, a integração entre comunidade e Instituição.

Outros materiais