Buscar

Biblioteca 1160091

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Numa perspectiva progressista, Freire (1996) defende que o primeiro saber necessário à formação docente é:
A	A organização didático-metodológica do trabalho docente em sala de aula.
B	A prática pedagógica em sala deverá ouvir os alunos mais velhos, para possibilitar a construção adequada dos conteúdos planejados anualmente.
C	O ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
D	O conhecimento deverá ser gradativamente construído somente pelo professor.
E	O professor deve ter criar um clima de amizade e deixar os alunos escolherem seus conteúdos de ensino.
2. Sobre os PCN's é correto afirmar que:
A	São uma referência curricular nacional para o ensino fundamental.
B	Formam um conjunto de sugestões de conteúdos e procedimentos metodológicos para cada ciclo ou conjunto de séries.
C	São leis que controlam o ensino do país e que devem ser seguidas, obrigatoriamente, sem que haja nenhum tipo de alteração.
D	É um Programa de Governo destinado a enriquecer o trabalho dos professores na definição do currículo.
E	Os PCNs foram publicados em 1997 com o intuito de constituírem um referencial de qualidade para a educação de todo o país.
3. Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se afirmar que: I - Independentemente do tempo ou época histórica, a Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica. II - Apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos de ensino. III - As diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática:
A	I,II,III estão corretas
B	II está correta
C	I está correta.
D	I e II estão corretas
E	III está correta.
4. O papel da Didática é primordial à ação do professor e à aprendizagem do estudante. Diante da afirmação podemos afirmar que o papel da didática é:
A	é estabelecer regras de aprendizagem que profissionalizam as ações dos estudantes.
B	 a compreensão crítica do processo de ensino (competência para transmissão e assimilação dos conhecimentos).
C	o planejamento da ação didática de acordo com o que a realidade dos professores e da direção.
D	a rigidez da função do professor, estruturada de forma inflexível.
E	a percepção e compreensão reflexiva e crítica das situações didáticas no seu contexto histórico e social.
5. Acerca das tendências pedagógicas, julgue as afirmativas que seguem: I. A escola tradicional reconhece a educação como ato social transformador, por isso tem como objetivo central fazer com que os alunos dominem os conteúdos que lhes são passados, de forma que eles sejam capazes de reproduzi-los. II. A escola nova tem como objetivo central facilitar o processo ensino-aprendizagem, transmitindo ao aluno os conhecimentos, de forma a possibilitar-lhe uma participação nesse processo, respeitando seus interesses e seus sentimentos. III. A escola tecnicista tem caráter utilitário, razão pela qual estabelece procedimentos de ensino de ordem instrumental, adotando uma postura que visa a preparar os alunos para atender aos interesses do mercado de trabalho. IV. A escola libertadora tem como objetivo principal proporcionar uma formação educacional com base na leitura do mundo e no diálogo entre educando e educador, os quais, juntos, constroem conhecimentos e se livram da opressão. Está CORRETO o que se afirma em
A	I, II e III, apenas.
B	II e III, apenas.
C	II, III e IV, apenas.
D	I e II, apenas.
E	III e IV, apenas.
6. A pedagogia tradicional apoia-se no processo ensino-aprendizagem baseado na transmissão unilateral dos conteúdos pelo professor. Durante muitos anos esta foi e ainda é em algumas escolas, a abordagem utilizada para a aquisição do conhecimento escolar. Com base no texto acima, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e depois marque a alternativa correta.
( )Seus objetivos educacionais são elaborados baseados no intuito de disciplinar a mente.
( )A escolha dos conteúdos é feita pelos alunos.
( )O método utilizado enfatiza a transmissão de conteúdos e, consequentemente, a memorização dos mesmos.
( )Problematiza a prática social de professores e alunos.
( ) É comprometida com a transformação da sociedade.
A	F F F V V
B	V F V F F
C	F V F V V
D	V V V F F
E	F F V V F
7. As teorias do currículo estão situadas num campo epistemológico social, no centro de um território contestado de acordo com Silva (2006). Neste sentido, as teorias tradicionais de currículo enfatizam os conceitos simplesmente pedagógicos de ensino-aprendizagem, enquanto que as teorias críticas e pós-críticas estão preocupadas em:
A	Romper com a estrutura social vigente e construir a lógica emancipatória de caráter multicultural
B	Restringir o ensino ao conteúdo do livro didático
C	Enquadrar o conhecimento escolar de acordo com as determinações legais
D	Implementar o currículo oficial
E	Aceitar a ideologia dominante
8. Em entrevista feita pela Revista Salto o prof. Dr Antônio Nóvoa ao apresentar duas competências necessárias a pratica do professor: "o professor como um organizador do trabalho escolar, nas suas diversas dimensões e o professor como alguém que detém e compreende um determinado conhecimento e é capaz de o reelaborar no sentido da sua transposição didática, como agora se diz, no sentido da sua capacidade de ensinar a um grupo de alunos". Como organizador do trabalho escolar podemos afirmar ser competência do professor:
1- o professor é um organizador de aprendizagens, via os novos meios informáticos, isto é via novas realidades virtuais.
2- o professor não é hoje um mero transmissor de conhecimento, mas é uma pessoa que trabalha no interior de uma sala de aula e tem que organizar, sobretudo, o espaço físico.
3- o professor não é hoje um mero transmissor de conhecimento, mas um organizador de aprendizagens junto aos seus educandos
Marque a alternativa correta.
A	somente a afirmativa 2 está correta
B	as afirmativas 1 e 2 estão corretas
C	as afirmativas 2 e 3 estão corretas
D	somente a afirmativa 2 está correta
E	as afirmativas 1 e 3 são corretas
 9. (Questão adaptada/SESI-SP, 2004). No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho. Sendo, assim, para planejar uma aula que não tome como referência apenas a intuição, a experiência devido ao contato com a realidade, com a prática, o que o professor deve fazer para ir além da intuição?
10. Segundo Vasco Moretto (2003), a avaliação não deverá ser um acerto de contas, e sim um momento privilegiado de estudos. Considerando que a avaliação precisa considerar com a qualidade da aprendizagem do aluno, você acredita que o erro do aluno pode ser um elemento de construção do conhecimento? Justifique a sua resposta.
11. Com relação a METODOLOGIA, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta com relação as tendências pedagógicas
I - A metodologia prioriza discussões, problematização do objeto de estudos, conscientização acerca dos fatos, assembleias, temas geradores de discussão.
II - As metodologias utilizadas devem partir dos conteúdos de ensino, porém de forma crítica, estabelecendo uma relação dialética com a vida social prática. 
III - A metodologia permite que o aluno seja gestor do próprio conhecimento, disponibilizando-se material de estudo, conteúdos de ensino para que o aluno trace o seu próprio caminho de estudos.
A Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária
B Pedagogia Libertadora, Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertária
C Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária, Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos
D Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora
E Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora, PedagogiaCrítico Social dos Conteúdos
12. Assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito avaliação conforme segue: A avaliação escolar é um processo que envolve tanto os estudantes quanto os professores. Os resultados da avaliação podem ser utilizados para melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas seguintes situações:
( )	quando servem para informar os estudantes sobre seus avanços em relação à aprendizagem dos saberes escolares, e aos professores sobre os resultados do trabalho pedagógico.
( )	quando têm como principal objetivo informar os professores sobre as competências dos estudantes, tendo em vista destacar aqueles que melhor se adaptam ao ensino.
( )	quando servem para excluir do processo de ensino-aprendizagem aqueles alunos que não obtiveram bons resultados na avaliação
( )	quando servem para identificar e classificar o grupo de estudantes que mais cometem erros durante o processo de ensino-aprendizagem
( )	quando servem para premiar aqueles alunos que são bem-sucedidos e punir os que não atingiram os objetivos propostos.
13. Para que a avaliação adquira a importância que realmente tem no processo de ensino e aprendizagem, é necessário seguir alguns princípios básicos. Classifique os princípios listados abaixo, colocando V para os princípios que são considerados básicos para tal propósito e F para os que não o são:
( ) Estabelecer, com clareza, o que vai ser avaliado;
( )Selecionar técnicas que dificultem o processo de apreensão do conhecimento, para que o aluno valorize a avaliação;
( )Utilizar variadas técnicas e instrumentos de avaliação, sem preocupação com sua adequação aos fins desejados.
( )Considerar o aspecto qualitativo da aprendizagem;
( )Desenvolver a avaliação de forma diagnóstica e contínua.
V, F, F, V, V
V, V, V, F, F
V, F, V, F, V
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
14. Sacristán (1995) é a favor que se faça uma análise mais refinada da realidade da escolarização e das práticas cotidianas na sala de aula, tornando claro aquilo que os alunos aprendem na situação escolar e, também, aquilo que deixam de aprender. "Na situação escolar se aprendem mais coisas, dependendo da experiência de interação entre alunos e professores, ou entre os próprios alunos, dependendo das atividades concretas que são desenvolvidas" (p. 86). Que considerações podemos fazer sobre a questão do currículo na visão do autor?

Outros materiais