Buscar

EXERCÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – IDENTIFIQUE A ESPÉCIE DE ERRO E AS CONSEQUENCIAS:
1 – pessoa sai do supermercado e, diante de um automóvel idêntico ao seu (mesma cor e modelo), nele ingressa, e com sua chave, o aciona e deixa o local.
2 – o sujeito encontra um relógio valioso na rua, pega-o e sai à procura do dono. Não o encontra, apesar de insistir em restituí-lo ao legítimo proprietário. Decide ficar com o objeto, acreditando no ditado “achado não é roubado”.
3 – pessoa possui um pote com substancia que acredita ser talco em sua casa, mas é cocaína.
4 – pessoa possui um pote com substancia que acredita ser cocaína em seu bolso, mas é talco.
5 – um aluno, ao final da aula, inadvertidamente, coloca em sua pasta um livro de um colega, pensando ser o seu e leva para casa.
6 – uma pessoa pretende matar seu desafeto e, quando sai à sua procura, encontra-se com um sósia de seu inimigo, e, por confundi-lo com a vítima visada, acaba matando a pessoa errada, ou seja, o sósia.
7 – Pedro traz consigo uma arma verdadeira pensando tratar-se de uma réplica inofensiva.
8 – Pedro transporta arma de brinquedo, pensando ser verdadeira.
9 – pai que mantém relação sexual com a própria filha de 18 anos.
10 – pessoa tem em mãos um cigarro de maconha, que recebeu de terceiro para consumo próprio, acreditando (de boa-fé) cuidar-se de um cigarro comum de palha.
11 – pessoa ofende a dignidade de outra desconhecendo que se trata de funcionário público no exercício de sua função.
12 – caçador atira contra um arbusto, matando uma pessoa que se fazia passar, de modo verossímel , por animal bravio.
13 – numa comarca do interior, uma pessoa é condenada e promete ao juiz que, quando cumprir a pena, irá mata-lo. Passado certo tempo, o escrivão alerta o magistrado de que aquele réu está prestes a ser solto. No dia seguinte, o juiz caminha por uma rua escura e se encontra com seu algoz, que leva a mão aos bolsos de maneira repentina, o juiz, supondo que está prestes a ser alvejado, saca uma arma, matando-o. Apura-se, em seguida, que o morto tinha nos bolsos apenas um bilhete de desculpas.
14 – durante uma sessão de cinema, alguém leva uma metralhadora de brinquedo e finge atirar contra a plateia. Uma das pessoas, em desespero a caminho da saída, lesiona outras.
15 – um agente policial efetua prisão do sósia de um perigoso bandido foragido da justiça.
16 – Um oficial de justiça realiza uma penhora. O executado, por erro, supõe que a diligência é injusta e reage acreditando estar em legítima defesa.
17 – O autor dos disparos deparou-se com um inocente, mas dada a semelhança física entre eles o confundiu com a vítima visada – João.
18 – um traficante de drogas, inconformado coma inadimplência de um usuário, contrata alguém para mata-lo; para isso entrega ao executor do crime uma fotografia da vítima

Outros materiais