Buscar

CASOS PROC PENAL RESUMO PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 1 - A Autoridade Policial da 13ª Delegacia de Polícia da Comarca da Capital, que investiga o crime de lesão corporal de natureza grave, do qual foi vítima o segurança da boite TheNight Agenor Silva..R= a) EM CONFORMIDADE COM O ART.457/CPP, QUE PREVÊ O DIREITO DE NÃO COMPARECER PARA SESSÃO DO JÚRI O REU QUE SE ENCONTRA SOLTO A DOUTRINA VEM SUSTENTANDO, QUE O DIREITO DE NÃO COMPARECER É UMA DECORRÊNCIA LÓGICA DO DIREITO AO SILÊNCIO, LOGO NÃO INCORRERÁ NO CRIME DO ART. 330/CPP.//b) EM JUÍZO TAMBÉM NÃO INCORRERIA PELO DIREITO EM SE MANTER EM SILÊNCIO. NO MESMO SENTIDO O CRIME DE DESOBEDIÊNCIA NÃO IMPORTARÁ EM DELITO DE DESOBEDIÊNCIA. 
CASO 2 - Jorginho, jovem de classe média, de 19 anos de idade, foi denunciado pela prática da conduta descrita no art. 217-A do CP por manter relações sexuais com sua namorada Tininha, menina com 13 anos de idade..R= O SISTEMA PROCESSUAL É O ACUSATÓRIO, ONDE O ACUSADO NÃO É MAIS OBJETO DO PROCESSO E SIM, SUJEITO DE DIREITOS. NO SISTEMA ATUAL, OS ATOS SÃO PÚBLICOS E O PROCESSO É REGIDO, DENTRE OUTROS, PELO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA, DE MANEIRA QUE O ACUSADO JAMAIS PODERÁ SER PROCESSADO SEM ADVOGADO. 
CASO 3 - Um transeunte anônimo liga para a circunscricional local e diz ter ocorrido um crime de homicídio e que o autor do crime é Paraibinha, conhecido no local. A simples delatio deu ensejo à instauração de inquérito policial...R=NÃO, A SIMPLES DELATIO CRIMINIS NÃO AUTORIZA A INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL, DEVE SER FEITO UMA PRELIMINAR DE INVESTIGAÇÃO E APURAR OS FATOS.
CASO 4 - Em um determinado procedimento investigatório, cujo investigado estava solto, a autoridade policial entendeu com base nos indícios apontados em encerrar a investigação ...R= ESSE ARTIGO NÃO É MAIS APLICADO DESDE A CF/88, DEPOIS DE CRIADA A COMISSÃO DE INQUÉRITO VAI PARA O MP. ANTES DA CF/88, TODO INQUERITO POLICIAL IA PARA O JUDICIÁRIO PRIMEIRO E GERAVA UM PROCESSO. APÓS, O INQUÉRITO POLICIAL, SE TIVER UM PEDIDO CAUTELAR DISTRIBUIDO PELO JUDICIÁRIO, AGORA, SE NÃO TIVER PEDIDO CAUTELAR, VAI PARA O MP, QUE CENTRALIZA E VERIFICA SE TEM DENÚNCIA OU SE ARQUIVA.
CASO 5 - João e José são indiciados em IP pela prática do crime de peculato. Concluído o IP e remetidos ao MP, este vem oferecer denúncia em face de João, silenciando quanto à José, que é recebida pelo juiz na forma em que foi proposta..R=S: 524/STF, SOMENTE COM NOVAS PROVAS. NÃO SE TRATA DE ARQUIVAMENTO IMPLÍCITO, SE NÃO TEVE REQUERIMENTO PARA ARQUIVAR. NÃO PRECISA DE NOVA PROVA. 1ª CORRENTE: APLICA-SE A S.524/STF, POIS TRATA-SE DE ARQUIVAMENTO IMPLÍCITO SUBJETIVO, SENDO ESTA CORRENTE MINORITÁRIA DEFENDIDA POR AFRÂNIO SILVA JARDIM/PAULO RANGEL, LOGO, P/ADITAR, PRECISA DE NOVAS PROVAS . NO MOMENTO EM QUE A DENUNCIA FOI OFERECIDA EM FACE APENAS DE JOÃO E O JUIZ NÃO EXERCEU A FISCALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE DA AÇÃO PENAL PUBLICA, NOS TERMOS DO ART 28/CPP, DEU-SE O ARQUIVAMENTO IMPLÍCITO DO INQUÉRITO POLICIAL. 2ª CORRENTE (MAJORITÁRIA)- NÃO EXISTE ARQUIVAMENTO IMPLÍCITO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. PARA QUE HAJA ARQUIVAMENTO É NECESSÁRIO REQUERIMENTO EXPRESSO DO MP, FUNDAMENTANDO O SEU PEDIDO NO ART 395/CPP E A MANIFESTAÇÃO DO JUIZ ACERCA DESSE PEDIDO, APLICANDO-SE O ART 28/CPP. DESTA FORMA NÃO HOUVE ARQUIVAMENTO IMPLICITO EM RELAÇÃO A JOSÉ, PODENDO A DENUNCIA SER ADITADA A QUALQUER MOMENTO NÃO CABENDO O ARQUIVAMENTO IMPLÍCITO E A APLICAÇÃO DA SUMULA 524/STF/COLASTRE MIRABETH.
CASO 6 - João, diretor de uma empresa de marketing, agride sua mulher, Maria, modelo fotográfica, causando-lhe lesão de natureza leve. Instaurado inquérito policial, este é concluído após 30 dias..R=NÃO, POIS ESTAMOS DIANTE DE UMA AÇÃO PENAL CONDICIONADA QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA A “OBRIGATORIEDADE”, ONDE O MP NÃO PODE DEIXAR DE OFERECER DENUNCIA .
CASO 7 - Paula, com 16 anos de idade é injuriada e difamada por Estevão. Diante do exposto, pergunta -se : a) De quem é a legitimidade ad causam e ad processum para a propositura da queixa?..R=a)PAULA SER PARTE UMA VEZ QUE FOI VÍTIMA DO CRIME MAS NÃO POSSUI CAPACIDADE PARA ESTAR EM JUÍZO PRATICANDO ATOS PROCESSUAIS VÁLIDOS E A SUA INCAPACIDADE DEVERÁ SER SUPRIDA ATRAVÉS DA SUA REPRESENTANTE LEGAL.TEM LEGITIMIDADE “ADD CAUSAM” E NÃO DE “ADD PROCESSUM”.//b) A EMANCIPAÇÃO GERA SOMENTE EFEITOS CIVIS, DESTA FORMA PAULA É INIMPUTÁVEL, SENDO NECESSÁRIA A INTERVENÇÃO DO SEU R.LEGAL, CASO NÃO POSSUISSE REP.LEGAL DEVERIA SER NOMEADO UM CURADOR ESPECIAL CONFORME ART 33/CPP. c) A LEGITIMIDADE É EXCLUSIVA DE PAULA, PARA PROPOSITURA DA AÇÃO, DE ACORDO COM O ART 5º CC.
CASO 8 - Determinado prefeito municipal, durante o mandato, desvia verbas públicas durante o mandato, ..R=a)COMPETE A JUSTIÇA FEDERAL PROCESSAR E JULGAR PREFEITO MUNICIPAL POR DESVIO DE VERBAS SUJEITA A PRESTAÇÃO DE CONTAS PERANTE ÓRGÃO FEDERAL (SUMULA 208/209 E ART.109, V, CFRB/88). A DENUNCIA NÃO DEVE SER RECEBIDA, DEVENDO PROCEDIMENTO SER ENVIADO À JUSTIÇA FEDERAL. A COMPETÊNCIA SERÁ DE 1ª INSTÂNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL.
CASO 9 - Aristodemo, juiz de direito, em comunhão de desígnios ...R= a)TJ PARA OS DOIS, PORQUE ESTÃO EM CONCURSO DE AGENTES E JUIZ TEM FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO, POR ESTAREM EM CONTINÊNCIA POR CUMULAÇÃO (ART.77,I), OS DOIS DEVEM SER JULGADOS POR MESMO JUIZO, NESSE CASO NO TJ, POR SER O ÓRGÃO DE MAIOR HIERARQUIA, CONFORME ART 78, III/CPP. b) O JUIZ SERÁ JULGADO PELO TJ/SP E O SECRETÁRIO NO TRIBUNAL DO JÚRI. A QUESTÃO SUSCITA DIVERGÊNCIAS. A 1ª CORRENTE É NO SENTIDO DE QUE O JUIZ SERÁ JULGADO PELO TJ DE ACORDO COM ART 96,II/CF E CO-AUTOR PELO JÚRI POPULAR CONFORME ART5º, XXXVIII/CF. AS DUAS COMPETENCIAS TEM ASSENTO NA CF, DEVENDO OS PROCESSOS SEREM SEPARADOS, NÃO PODENDO A LEI ORDINÁRIA ALTERAR REGRA CONSTITUCIONAL. NA 2ª CORRENTE É NO SENTIDO DA OCORRENCIA DA CONTINENCIA (ART.77,I/CPP), PORQUE ENSEJA UNIDADE DE PROCESSO E JULGAMENTO PREVALECENDO A COMPETENCIA DO TJ POR FORÇA DO ARTIO 78,III/CPP.
CASO 10 - Deoclécio, pistoleiro profissional, matou um desafeto de Pezão, a mando deste... R= A)EM RELAÇÃO A DEOCLECIO E PEZÃO, OCORRE A CONTINENCIA PELO CRIME DE HOMICIDIO(ART. 121/CP). E PARA LINDOMAR VAI OCORRER “CONEXÃO”, PELO CRIME DE HOMICIDIO E OCULTAÇÃO DE CADAVER. B) SIM, AMBOS OS CRIMES SERÃO JULGADOS NO TRIBUNAL DO JÚRI, COM FUNDAMENTO NO ART 78, I/CPP. C) TRIBUNAL DO JURI (ART.78,I/CPP) COMPETE JULGAR TODOS OS DELITOS.
CASO 11 - Seguindo denúncia anônima sobre existência de “boca de fumo”, uma equipe de policiais combina dar um flagrante no local..R= NO PARTICULAR ASPECTO DO CRIME DE DROGAS, A MODALIDADE DE COMETIMENTO DA INFRAÇÃO : GUARDAR, TER EM DEPÓSITO, TRAZER CONSIGO OU TRANSPORTAR , CARACTERIZA O ESTADO DE FRAGÂNCIA PERMANENTE, EM QUE PESE A APARÊNCIA DE ILEGALIDADE DA ATIVIDADE PERSECULTORIA , NÃO HOUVE VIOLAÇÃO DO DOMICÍLIO EM RAZÃO DO ESTADO DE FLAGRANTE DELITO, EXISTE, CONTUDO, ENTENDIMENTO CONTRÁRIO.
CASO 12 - Após uma longa investigação da delegacia de polícia local, Adamastor foi preso às 21h em sua casa, em razão de um mandado de prisão temporário...R= A PRISÃO TEMPORÁRIA É PARA CRIMES COMUNS) E , NÃO CABE PARA O TIPO DE DELITO (CRIME DE DESCAMINHO), POIS NÃO É HEDIONDO E NEM EQUPARADO, E TAMBÉM NÃO ESTÁ NO ROL DO ART 1º, III, DA LEI 7960/89. A ORDEM DE PRISÃO SÓ PODE SER CUMPRIDA DURANTE O DIA SEGUNDO O ART.5º,XI/CFFB/88). A PRISÃO TEMPORÁRIA NÃO PODE SER DECRETADA POR 10 DIAS DIRETO, TERIA QUE SER, POR 5 DIAS, PODENDO SER PRORROGADA UMA ÚNICA VEZ POR MAIS 5 DIAS. PARA PRISÃO ILEGAL, DEVER SER PEDIDO O RELAXAMENTO DE PRISÃO E NÃO LIBERDADE PROVISÓRIA, SEGUNDO ART. 5º, LXV/CFFB/88 POIS A LIBERDADE PROVISÓRIA É PARA PRISÃO LEGAL . 
CASO 13 - Flávio foi preso em flagrante delito por estar portando três papelotes de cocaína...R= DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO QUE VEM PREVALECENDO, NÃO AGIU CORRETAMENTE O MAGISTRADO POIS A LIBERDADE PROVISÓRIA INDEFERIDA COM FUNDAMENTO NA VEDAÇÃO CONTIDA NO ART. 44 DA LEI 11.343/06, SEM A PRESENÇA DAS HIPOTESES DOS ARTS. 312/CPP NÃO PODE SER ADMITIDA. QUANTO A INAFIANÇABILIDADE, DIANTE DOS PRINCÍPIOS DA PRESUNÇAO DA INOCÊNCIA E DO DEVIDO PROCESSOLEGAL, NÃO PODE E NÃO DEVE CONSTITUIR CAUSA IMPEDITIVA DE LIBERDADE, ATÉ PORQUE O QUE A LEI PROIBE É O ARBITRAMENTO DA FIANÇA E NÃO A CONCESSÃO DA LIBERDADE PROVISÓRIA. 
CASO 14 - O Promotor de Justiça com atribuição requereu o arquivamento do inquérito policial, em razão da atipicidade...R= NÃO PODERÁ, TENDO EM VISTA QUE A DECISÃO DE ARQUIVAMENTO DE INQUÉRITO POLICIAL POR ATIPICIDADE OU POR EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE FAZ COISA JULGADA. EM GERAL INQUERITO POLICIAL NÃO FAZ COISA JULGADA, SALVO NAS HIPOTESES DE ATIPICIDADE OU EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE.
CASO 15 - João foi condenado por crime de latrocínio a uma pena de 25 anos de reclusão a ser cumprida no regime fechado...R= EM PRIMEIRO MOMENTO, EM TAIS CASOS, CABERÁ AO JUIZ DA EXECUÇÃO SUSPENDER A EXECUÇÃO DA PENA, DETERMINANDO A IMEDIATA INTERNAÇÃO DO CONDENADO EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO CONFORME O ART 108 DA LEP 720/84, SENDO CONSTATADO ATRAVÉS DA PERÍCIA PSIQUIATRICA QUE A SITUAÇÃO É IRREVERSÍVEL, PODERÁ/DEVERÁ O JUIZ CONVERTER A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE EM MEDIDA DE SEGURANÇA CONFORME ART 154/CPP CC/183 DA LEP, NOS DEMAIS CASOS VER OS ARTS: 151 E 152/CPP.

Outros materiais