Buscar

CASO CONCRETO 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO
CASO CONCRETO 03
Sabemos que as cláusulas pétreas são dispositivos constitucionais ligados à proteção de uma esfera mínima de direitos e garantias do cidadão (Art. 60 § 4º inciso IV da CF/88). Entre elas destaca-se a vedação de penas desumanas ( art. 5º Inciso III da CF/88) que explicita a proteção da vida e da integridade física, psíquica e moral do indivíduo.
A partir de uma perspectiva histórica, sabemos também que as leis são o reflexo de uma época, de um tempo, e que surgem de uma demanda social e política, de uma realidade que impulsiona as mudanças e, portanto, o nascimento e a existência de novas leis.
Voltando ao século XVIII, por exemplo, o juiz que conduziu o processo que condenou Tiradentes por participação na Conjuração Mineira, aplicou penas que faziam parte de uma realidade jurídica que integrava a sociedade daquela época.
Tendo em vista essa reflexão, podemos afirmar que a concepção de proteção à integridade física do indivíduo é uma ideia constante na cultura jurídica, presente nas terras brasileiras, desde da colonização portuguesa?
a) Responda esta pergunta e justifique seu posicionamento.
b) Cite a legislação e as penas existentes na América portuguesa que exemplifiquem sua resposta. Dê ao
menos um exemplo referente às penas previstas para seus respectivos crimes.
RESPOSTA:
Não, no período da colonização não era considerada a integridade física do indivíduo.
Ex: Tiradentes foi condenado a morte natural para sempre (enforcado – esquartejado e espalhado partes do corpo pela cidade de Vila Rica), servia de exemplo para quem ousasse questionar o poder de Portugal.
Ordenações Afonsinas – Ordenações Manuelinas e Ordenações Filipinas 
Condenação de Tiradentes: O. Filipinas; Código Penal do Livro V – Do crime de Lesa Majestade (traição cometida contra o Rei ou o seu Real Estado. Pena: Morte; Confisco dos bens etc.)

Outros materiais