Buscar

Gilles, Pierre e avaliando

Prévia do material em texto

AVALIANDO 
	1a Questão (Ref.: 201307884396)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A partir do pensamento de Gilles Lipovesky em seu texto "Deve-se culpar a mídia?", assinale quais as alternativas estão de acordo com a reflexão do autor.
 I - Durante anos a mídia foi acusada de ser instrumento de manipulação e de alienação. A própria Escola de Frankfurt via a mídia como uma fábrica de estereótipos a serviço da consolidação do conformismo. Na mídia atua,l para ele, isso ainda continua.
II - Através dos noticiários e dos debates, a mídia abre os horizontes de cada um, dando a conhecer diferentes pontos de vista e oferecendo diversos esclarecimentos. Assim, os indivíduos teriam mais possibilidades de questionar, de avaliar e de julgar mais livremente.
III - Pelo poder que a mídia possui atualmente, é possível afirmar que o aumento da violência, ou a queda do rendimento escolar é resultado das horas passadas diante televisão e da "imbecilidade" dos programas. Assim, a mídia seria capaz de atrofiar as faculdades intelectuais das pessoas.
IV- Mesmo que, de fato, a mídia se dirigisse a todos, ela não homogeneiza o corpo social mais que a escola. As técnicas da comunicação de massa geraram um indivíduo desinstitucionalizado, disposto a dirigir a si mesmo, sem permitir a tão falada manipulação generalizada.
		
	
	I e IV
	 
	II e IV
	
	III e IV
	 
	I e III
	
	II e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307962373)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nome da disciplina Cultura das Mídias representa:
		
	
	Que a mídia representa a cultura de um povo da forma como esta de fato é. A mídia aborda a realidade da forma como os processos e fenômenos acontecem nas sociedades urbanas sem espetacularização das informações relevantes ao público.
	
	Que cultura é formada por todos os hábitos e práticas criados em uma comunidade e/ou sociedade, como: sua língua, sua religião, suas tradições, seus mitos e ritos, seus valores e normas morais, assim como sua produção artística, que se relacionam com elementos culturais externos.
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	Que a cultura é híbrida. Isto é, que a cultura não é pura e heterogênea. As diferentes culturas se mesclam e adquirem novas configurações com homogeneidade.
	 
	Que a mídia e seu poder simbólico de sedução criam e recriam novos produtos, hábitos e valores, gerando assim uma cultura midiática que estabelece uma relação entre os grandes meios de comunicação e os sujeitos, com base no consumo e na adoção de ideologias e discursos sem a necessidade do poder coercitivo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307905543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São características do ápice da MODERNIDADE, exceto:
		
	
	Explosão da cultura do capital.
	
	Falta de limites.
	
	Distorção do comportamento.
	
	Sociedade de consumo.
	 
	Conservadorismo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307906349)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Lúcia Santaella, "a cultura digital não brotou diretamente da cultura das massas, mas foi sendo semeada por processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais", a que chamou de Cultura das Mídias. A autora sistematiza o processo em uma divisão das eras em seis tipos de informação:
		
	
	A cultura oral, a cultura impressa, a cultura escrita, a cultura das mídias, a cultura das massas e a cultura digital.
	
	A cultura escrita, a cultura oral, a cultura impressa, a cultura das mídias, a cultura digital e a cultura das massas.
	
	A cultura oral, a cultura das massas, a cultura impressa, a cultura oral, a cultura das mídias e a cultura digital.
	 
	A cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura das massas, a cultura das mídias e a cultura digital.
	
	A cultura impressa, a cultura escrita, a cultura oral, a cultura das massas, a cultura das mídias e a cultura digital.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307884404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir dos anos 1960, as grandes instituições coletivas perderam uma considerável parte de seu poder regulador, e de certa forma criou-se uma liberdade com relação aos modos de enquadramentos sociais vigentes até esse momento. Para Gilles Lipovetsky, comunicação e consumo juntas, deflagaram o que ele chamou de "a segunda revolução individualista" marcada por determinados fatores. Assinale a resposta correta.
		
	
	Pelo psicologismo, pelo reinado da economia, pelo consumo desenfreado.
	 
	Falência dos grandes sistemas ideológicos, pela cultura do corpo, do hedonismo e do psicologismo, pelo culto à autonomia subjetiva.
	
	Pela falência dos grandes sistemas ideológicos, pelo reinado da economia, pela força do jornalismo.
	
	Pelo hedonismo, pela cultura da mídia, pela política participativa.
	
	Pela cultura do corpo, pela política participativa, pela publicidade.
	1a Questão (Ref.: 201307893548)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Roland Barthes em a "Câmara Clara" (1980) elabora um conceito Fotografia que recupera duas dimensões fundamentais da imagem como processo de representação do real. Essas dimensões, segundo o autor, destacam a relação entre sujeito, objeto fotográfico e ferramenta fotográfica (técnica), conceituando o paradigma visual midiático da Modernidade. Essas dimensões formativas e de comunicação da fotografia são:
		
	
	Dimensões técnicas complexas de produção fotográfica que os sujeitos dominam, para melhor representar o real em imagens.
	
	Dimensões afetivas do sujeito que fotografa, que o movem a técnicas específicas com vistas à produção de imagens.
	 
	Dimensões interativas de produção da imagem: o Punctum, uma dimensão afetiva e interpretativa da imagem, que move as subjetividades dos sujeitos em direção a uma produção do real; e o Studium que é uma espécie de repertório codificado de sentidos, a partir da experiência cultural do sujeito que produz as imagens e espectadores.
	
	Dimensões sensíveis a qualquer sujeito capaz de reproduzir imagens reais.
	
	Dimensões metodológicas, objetivas de abordagem da imagem.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307344574)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Pierre Lévy acredita que a cibercultura faz emergir três tendências de ressonância mútua: a Interconexão, a criação de comunidades e a Inteligência Coletiva. Sobre estas tendências: 
I. Tece relações de territórios entre computadores, entre meios de comunicação, entre documentos, entre dados, entre categorias, entre pessoas, entre grupos e instituições.
II. Seres humanos exploram as possibilidades para criar relações, comunicar, fabricar comunidades.
III. Aumento das capacidades cognitivas das pessoas e dos grupos, quer seja a memória, a percepção, as possibilidades de raciocínio, aprendizagem ou criação. 
Marque a alternativa verdadeira:
		
	 
	I, II e III referem-se, respectivamente, a Interconexão, a criação de comunidades e a Inteligência Coletiva.
	
	III refere-se a criação de comunidades.
	
	I e III referem-se a tendências de Interconexão e Inteligência Coletiva, e não possuem relação com II, criação de comunidades.
	 
	II refere-se a Interconexão, enquanto que III refere-se a Inteligência Coletiva
	
	I, II e III referem-se, respectivamente, a Inteligência Coletiva, criação de comunidades e Interconexão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307905793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pierre Lévy é hoje um dos mais expressivos filósofos do mundo no campo da informação, novas mídias, Internet e cibercultura. De acordo com o pensamento desse autor a respeito de tais assuntos, assinale a opção correta.
		
	
	Para Lévy, os CDs e DVDs, por serem mídias que comportam arquivos digitalizados, fazem parte do ciberespaço.
	 
	Segundo esse autor, o ciberespaço propicia a criação de uma inteligência coletiva, apresentando o cenário ideal para a concretização dos ideaisdo Iluminismo.
	
	De acordo com o filósofo mencionado, o ciberespaço não possui capacidade de armazenar memória, e, por isso, serve apenas para a transmissão de dados entre usuários.
	
	Para Lévy, a Internet não permite a interatividade total, uma vez que, assim como a televisão e o rádio, está centrada no sistema de difusão Um-Todos, pois os usuários ainda dependem de provedores que controlam a transmissão de dados e limitam o acesso à rede.
	
	Lévy considera que, apesar de o interesse comunicativo determinar de que maneira os usuários devem interagir no espaço virtual, a posição geográfica em que eles se encontram ainda é um fator significativo de diferenciação e de exclusão social de pessoas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307350012)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jorge Forbes em A invenção do futuro fala sobre a visão de Gilles Lipovetsky sobre a hipomodernidade. Sobre o tema, aponte a alternativa CORRETA:
		
	
	a hipomodernidade é marcada pelo discurso do Divino. Relação entre Deus e homens é reforçada pela explicação não racional do que não se pode entender.
	 
	Gilles define os tempos hipomodernos como uma extensão de três aspectos da modernidade: o individualismo, o tecnicismo e o mercado, que multiplicaram seu alcance sobre as relações humanas.
	
	hipomodernidade é a expressão máxima da revolução industrial, isto é, marcada pela transição entre a produção artesanal e o sistema em série.
	
	ser hipomoderno, na visão de Lipovetsky, é ser arcaico, bucólico e romântico.
	
	hipomodernidade é sinônimo de pós-modernidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307884404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir dos anos 1960, as grandes instituições coletivas perderam uma considerável parte de seu poder regulador, e de certa forma criou-se uma liberdade com relação aos modos de enquadramentos sociais vigentes até esse momento. Para Gilles Lipovetsky, comunicação e consumo juntas, deflagaram o que ele chamou de "a segunda revolução individualista" marcada por determinados fatores. Assinale a resposta correta.
		
	
	Pelo psicologismo, pelo reinado da economia, pelo consumo desenfreado.
	 
	Falência dos grandes sistemas ideológicos, pela cultura do corpo, do hedonismo e do psicologismo, pelo culto à autonomia subjetiva.
	
	Pelo hedonismo, pela cultura da mídia, pela política participativa.
	
	Pela falência dos grandes sistemas ideológicos, pelo reinado da economia, pela força do jornalismo.
	
	Pela cultura do corpo, pela política participativa, pela publicidade.
	1a Questão (Ref.: 201307905786)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:
		
	
	I. As sociedades abertas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e tecnologias da comunicação e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
	
	I. As sociedades abertas voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
	
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização da comunicação que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
	 
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
	
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita para a imposição ideológica e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307354867)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um fato muito evidente da diferença entre a cultura das mídias e a cultura digital:
		
	
	As mídias e cultura digital, embora convivam hoje em um imenso caldeirão de misturas, apresentam cada uma delas caracteres que lhes são próprios.
	
	E a cultura do disponível, e a cultura do acesso.
	 
	Está ocorrendo a convergência das mídias, um fenômeno muito distinto da convivência das mídias típica da cultura das mídias.
	
	A cultura digital e a moeda corrente da informação
	
	É a nova mídia e a diversificação da audiência de massas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307887933)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual a definição mais correta para o termo "program-length commercials" criado na década de 1980 e que se transformaram em um padrão de televisão infantil.
		
	 
	Propagandas pagas que são inseridas dentro de outros programas, como telenovelas de talk shows.
	
	Programas de auditório com inclusão de merchandising
	
	Um curta metragem com venda direta de produtos.
	
	Um longa metragem feito para o cinema com objetivo de vender um produto.
	 
	Um longo comercial em formato de programa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307349581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	GILLES LIPOVETKY DEFENDE A TESE DE QUE A MÍDIA É UM FENÔMENO MUITO COMPLEXO E POR ISSO NÃO DEVE SER CULPADA POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECE NA SOCIEDADE. ASSINALE A OPÇÃO QUE MOSTRA OS ARGUMENTOS QUE EMBASAM SEU PENSAMENTO.
		
	
	Noticiários manipulam os indivíduos; o rádio e a TV manipulam toda e qualquer informação; a mídia homogeneíza todo o corpo social.
	
	A mídia libera as pessoas da influência das tradições; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a mídia homogeneíza o corpo social.
	 
	Noticiários e debates abrem os horizontes de cada um, oferecendo diversos esclarecimentos; a mídia libera os espíritos da influência das tradições e das culturas de grupo ou de classe; o espírito crítico não desaparece, tende a generalizar-se.
	
	A mídia faz desaparecer qualquer espírito crítico dos indivíduos; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a internet é o único meio que divulga a verdade dos fatos.
	
	A mídia manipula toda informação levada ao público; a mídia acaba com o espírito crítico dos indivíduos; os noticiários abrem os horizontes de cada indivíduo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307905793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pierre Lévy é hoje um dos mais expressivos filósofos do mundo no campo da informação, novas mídias, Internet e cibercultura. De acordo com o pensamento desse autor a respeito de tais assuntos, assinale a opção correta.
		
	 
	Segundo esse autor, o ciberespaço propicia a criação de uma inteligência coletiva, apresentando o cenário ideal para a concretização dos ideais do Iluminismo.
	
	Lévy considera que, apesar de o interesse comunicativo determinar de que maneira os usuários devem interagir no espaço virtual, a posição geográfica em que eles se encontram ainda é um fator significativo de diferenciação e de exclusão social de pessoas.
	
	De acordo com o filósofo mencionado, o ciberespaço não possui capacidade de armazenar memória, e, por isso, serve apenas para a transmissão de dados entre usuários.
	
	Para Lévy, a Internet não permite a interatividade total, uma vez que, assim como a televisão e o rádio, está centrada no sistema de difusão Um-Todos, pois os usuários ainda dependem de provedores que controlam a transmissão de dados e limitam o acesso à rede.
	
	Para Lévy, os CDs e DVDs, por serem mídias que comportam arquivos digitalizados, fazem parte do ciberespaço.
		
	1a Questão (Ref.: 201307834636)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A associação de ideias se compõe basicamente da imaginação + memória. Os gregos já haviam estabelecido quatro leis para a associação de ideias. Dasalternativas abaixo, indique aquela que NÃO se enquadra nessas leis.
		
	
	Contiguidade.
	
	Sucessão.
	
	Semelhança.
	 
	Contraste.
	 
	Significado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307884404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir dos anos 1960, as grandes instituições coletivas perderam uma considerável parte de seu poder regulador, e de certa forma criou-se uma liberdade com relação aos modos de enquadramentos sociais vigentes até esse momento. Para Gilles Lipovetsky, comunicação e consumo juntas, deflagaram o que ele chamou de "a segunda revolução individualista" marcada por determinados fatores. Assinale a resposta correta.
		
	
	Pelo psicologismo, pelo reinado da economia, pelo consumo desenfreado.
	
	Pela cultura do corpo, pela política participativa, pela publicidade.
	 
	Falência dos grandes sistemas ideológicos, pela cultura do corpo, do hedonismo e do psicologismo, pelo culto à autonomia subjetiva.
	
	Pela falência dos grandes sistemas ideológicos, pelo reinado da economia, pela força do jornalismo.
	
	Pelo hedonismo, pela cultura da mídia, pela política participativa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307835235)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Há quatro propriedades essenciais do ambiente digital. Essas propriedades, separadas ou coletivamente, fazem do computador uma ferramenta poderosa para criação literária. De acordo com Janet Murray, em Hamlet no Holodeck, "as duas primeiras propriedades correspondem, em grande parte, ao que queremos dizer com o uso vago da palavra interativo; as duas propriedades restantes ajudam a fazer as criações digitais parecerem tão exploráveis e extensas quanto o mundo real, correspondendo, em muito, ao que temos em mente quando dizemos que o ciberespaço é imersivo".
Em relação às características dos ambientes digitais, marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	Os computadores são interativos porque criam um ambiente que é tanto procedimental quanto participativo.
	
	O mundo tridimensional das paisagens dos jogos eletrônicos são percebidos pelos usuários através de um processo de navegação que não é exclusivo do ambiente digital.
	
	A capacidade de representar enormes quantidades de informação, em formato digital, demonstra que os ambientes digitais não são procedimentais.
	 
	A capacidade de representar espaços navegáveis demonstra que os ambientes digitais são, exclusivamente, participativos.
	
	A capacidade enciclopédica faz do computador um ambiente limitado para a arte narrativa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307906386)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São características da HIPERMÍDIA:
I. A hibridização de linguagens, de processos signícos e mídias que ela aciona.
II. Sua capacidade de armazenar informação, e de, com ela, o receptor interagir a ponto de colocar-se como co-autor.
III. Estar suportada por uma narrativa linear, através de um roteiro fechado e inalterável.
IV. Ser uma linguagem eminentemente interativa que, quanto mais interativa for, mais profunda será a experiência de imersão do leitor.
		
	 
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas III e I estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307893474)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	- Um dos debates da Comunicação nas sociedades contemporâneas e na Academia diz respeito às relações entre mídias e objetos estéticos tradicionais/livros e as pós-mídias, artemídias. Alguns dos aspectos que norteiam esse debate dizem respeito às mudanças, as quais a mídia passou ao longo dos séculos XIX e XX até o advento da internet. O conceito de hipermodernidade, segundo Gilles Lipovetscky, em que há uma convergência de mídias e objetos estéticos e comportamentos sociais corresponderia a uma plataforma de percepção, produção, difusão, reprodução de imagens, textos, ética descentradas e híbridas do nosso tempo. Segundo essa perspectiva, há uma plataforma de interação social, que configuraria um novo estágio da imagem, da comunicação, das mídias, da sociedade. Esse novo momento se caracteriza, segundo essa perspectiva como:
		
	
	Uma comunicação da sociedade do espetáculo, em que a diferença entre real e virtual se anulam, inaugurando uma comunicação alienadora.
	 
	Uma ambiência digital com fusão de várias mídias e objetos estéticos com possibilidades de conectividades, interatividades, instantaneidades, compartilhamentos, convergências, espacialidades, armazenamento de dados, imagens de modo a produzir formas híbridas de representação e de relação do homem com a sociedade, com o real, uma hiper realidade
	 
	Uma ambiência comunicacional de convergências de mídias, anexando e conectando tempos e espaços diferenciados, mas restringindo as atividades participativas dos sujeitos, e supervalorizando os individualismos por meio da internet
	
	Um ambiente que rompe totalmente com as formas de percepção, produção, armazenamento e reprodução do real das mídias orais tradicionais e as mídias escritas/impressas.
	
	Um novo ambiente midiático em que as mídias digitais, embora abriguem características de mídias e formatos de comunicação de radiodifusão e mídias impressas, inauguram formas de comunicação absolutamente independentes, pois partem de uma nova ferramenta de comunicação, a web.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes