Buscar

RESPONABILIDADE CIVIL FORUM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em meu entendimento a Responsabilidade civil é um ramo do direito onde se tem o dever de reparar os danos provocados numa situação em que uma pessoa sofre prejuízos jurídicos em razão de atos ilícitos praticados por outrem. De acordo com a lei, quando alguém comete um ato ilícito que resulta em danos à integridade física, à honra ou aos bens de outra pessoa, ela deverá ser proporcionalmente ressarcida. E no Código e Direito Civil estão previstos os pressupostos da Responsabilidade Civil.
 Profª Adriana, Boa Noite!
Meu nome é Ana Lúcia de Freitas, cursando o 6º período de Direito/Noturno, no Campus Sulacap. Tenho aprendido a cada período com as disciplinas EAD que, apesar de ser um caminho interessante, o da autonomia; tenho algumas restrições para algumas disciplinas, como, por exemplo, esta: “Responsabilidade Civil”, de grande peso, que deveria ser presencial, porém, as regras estão aí. Espero adquirir nestes Fóruns um grande conhecimento nesta disciplina e, sobre o EAD, procurarei expor meu entendimento sobre o assunto. Entendo a aprendizagem como algo bem complexo e, a relação professor e aluno, é um fator muito importante nessa caminhada, pois é o professor que busca incentivar a construção do conhecimento a partir do próprio aluno e, nesse movimento, ambos se tornam autores de suas reflexões e práticas. Não se pode negar que o professor tem um importante papel na aprendizagem, ele é o facilitador, o incentivador e também o motivador do estudante na sua trajetória e construção de conhecimento autônomo, porque contribui afetivamente pela confiança, pela troca de experiências e desafiando o aluno, entenda-se aí, o acadêmico, à aprendizagem bem significativa. Na atualidade, essa modalidade vem atraindo muitos alunos pela autonomia que ela possui, porém, ainda existem alguns problemas observados pelos mesmos como: organização de seu tempo para dedicar-se ao estudo e, por ser um ensino diferenciado, necessita que o aluno tenha disciplina e muita organização para que possa dar conta do conteúdo, que muitas vezes é de entendimento subjetivo e por outras, o aluno encontra algumas dificuldades em apreender. 
Para concluir, apesar de ser uma modalidade à distância, o EAD, ainda precisa que seja desenvolvida aquela relação afetiva entre o professor e aluno, porque apesar dos recursos inovadores, o papel do professor ainda é extremamente fundamental no processo de aprendizagem, pois ele é o principal responsável por acolher, mediar, orientar e, sobretudo motivar seus alunos a confiarem em sua capacidade cognitiva, ou seja, a sua função educativa como professor vai muito além das orientações pedagógico-didáticas e de seu envolvimento com os conteúdos; tem como objeto principal, desenvolver a sua capacidade de liderança pautada em uma conduta flexível, atenciosa e comprometida, para que efetivamente se dê a aprendizagem. Na EAD, para que haja uma aprendizagem significativa, pelo que pude observar, é preciso incentivar o aluno a busca de um amadurecimento intelectual, interpessoal e social tendo como foco a sua participação constante como método de aquisição de conhecimento e aprendizagem somados aos recursos tecnológicos, sem perder de vista a sensibilidade diante de algumas dificuldades na aquisição do conhecimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes