Buscar

Gestao de Qualidade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506876966)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Julgue os itens seguintes, relativos à gestão da qualidade, marcando V para Verdadeiro e F para Falso:
		
	 
	De acordo com o modelo da Fundação Nacional da Qualidade, as organizações devem realizar autoavaliação periódica, com o objetivo de melhorar as práticas de gestão e subsidiar a elaboração do relatório de gestão.
	 
	Considere que um administrador pretenda analisar a existência de correlação entre o número de reclamações dos alunos contra os professores e a quantidade de faltas dos professores. Nessa situação, uma das ferramentas de qualidade que o administrador poderá empregar é o diagrama de dispersão.
	 
	De acordo com os pressupostos de Deming, as organizações não devem fixar metas quantitativas a serem atingidas, para obter a melhoria da qualidade.
	 
	A organização que busca a certificação ISO 9000:2000 evita adotar visão departamentalizada de gestão.
	 
	O método de gestão da qualidade proposto por Deming caracteriza-se pela ênfase na administração por objetivos, promovida por meio de slogans que fomentam o zero-defeito e de quotas numéricas para o incremento de produtividade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506877016)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca de gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os próximos itens, se Verdadeiro (V) ou Falso (F):
		
	 
	Visando melhor administrar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e as atividades decorrentes do processo de premiação em todo o território nacional, bem como fazer a representação institucional do PNQ nos fóruns internacionais, foi criada a Fundação Nacional da Qualidade, entidade privada e sem fins lucrativos.
	 
	Na busca pelo aprimoramento da qualidade, ferramentas básicas auxiliam o gestor no estabelecimento de melhorias e na eliminação/redução de fontes de variação controláveis dos produtos/serviços. Essas ferramentas incluem o diagrama de Pareto, o diagrama de Ishikawa e o plano de ação 5W1H.
	 
	O Manual de Controle de Qualidade, de 1951, elaborado por Joseph M. Juran, é considerado o marco inicial da corrida pela qualidade total. Outros autores também se destacaram com contribuições nessa área, ente eles, Feigenbaun, Deming, Ishikawa e Darvin.
	 
	O objetivo da ISO (International Association for Standardization) consiste na elaboração de padrões, ou normas internacionais, de modo a facilitar as relações comerciais entre os países. O Brasil é representado na ISO pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
	 
	Regularidade, conformidade e adequação ao uso são alguns dos aspectos pertencentes ao conceito de qualidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506876814)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Modelo de Excelência da Gestão (MEG), proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, considera, com base em oito critérios, a instituição como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente em que se insere. Fazem parte desses critérios:
		
	
	estratégias e planos, clientes, tecnologia
	
	alianças estratégicas, projetos e liderança.
	
	liderança, sociedade e finanças.
	 
	liderança, sociedade e resultados.
	
	informação e conhecimento, resultados e visão de futuro
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507000162)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A auditoria é um processo de produção de evidências para avaliar se critérios determinados estão sendo obedecidos por uma organização. Sobre o processo de auditoria leia as afirmações a seguir e identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F): ( ) As auditorias de sistema de gestão de qualidade têm uma normatização própria, que é feita através da ISO 9003. ( ) As auditorias de sistema de gestão de qualidade têm uma normatização própria, que é feita através da ISO 19011. ( ) As auditorias de primeira parte são conduzidas por organizações externas especializadas em auditorias independentes. ( ) As auditorias de segunda parte são feitas por clientes ou outros interessados em determinada organização. ( ) As auditorias de terceira parte são realizadas pela própria organização. Agora identifique abaixo a sequência correta:
		
	 
	FVFVF
	
	VFVFF
	
	FVVFV
	
	FFVVV
	 
	VFVVV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506207874)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Premio Nacional de Qualidade-PNQ é concedido pela:
		
	
	Governo Federal.
	
	Governo Federal através do Ministerio da Ciência e Tecnologia.
	 
	Fundação Nacional da Qualidade.
	
	Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
	
	Governo Federal, atraves do Ministerio do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes