Buscar

Fundamentos de Gestão aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Gestão
Aula 10: PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Processo de Organização
1
Fundamentos de Gestão
Ao final dessa aula o aluno deverá ser capaz de:
Evidenciar o processo de planejamento e organização como ferramenta para lidar com o futuro.
Diferenciar atitude proativa e reativa.
Conhecer os planos como resultado do processo de planejamento e as principais formas de classificá-los.
2
Fundamentos de Gestão
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO
Na aula anterior tratamos sobre as técnicas de planejamento estratégico e podemos perceber que a estruturação das informações é um elemento de grande valia no processo.
Na aula de hoje abordaremos os processos de organização visando explorar os conceitos e compreendermos os processos.
Antes iniciarmos nosso upgrade teórico sobre processo de organização, vamos relembrar um pouco sobre os processos de administração. Tratando desse assunto destacamos o teórico Fayol, considerado um dos contribuintes mais importantes do desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno.
3
Fundamentos de Gestão
Maximiano (2000, p. 60) destaca a ideia de administração de Fayol que divide-se em três partes, a saber:
A administração é uma função distinta das demais funções, como finanças, produção e distribuição.
A administração é um processo de planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
O sistema de Administração pode ser ensinado e aprendido.
Fayol defendia que a administração deveria ser estudada por todos, pois nas diversas situações cotidianas aplicamos as teorias das administração que poderão proporcionar maior organização e obtenção dos resultados pretendidos com maior eficácia.
4
Fundamentos de Gestão
Com base nas partes expressas por Fayol, estudaremos o processo de planejamento e organização elucidando-os como recursos para lidarmos com o futuro.
Maximiano (2000) destaca que para manter a eficiência e eficácia empresarial é necessário organização para dedicar energia ao processo de elaborar planos e coloca-los em prática. Conforme a organização vai logrando êxito nos seus objetivos e aumentando sua rentabilidade, é comum que vá ganhando espaço no mercado o que proporciona um crescimento organizacional. Quanto mais complexa a organização maior a necessidade de planejamento.
5
Fundamentos de Gestão
Os diversos desafios que surgem envolvem ambiente interno e externo. Ao lidarem com esses desafios os gestores precisam trabalhar suas capacidades de respostas e para isso damos o nome de atitudes, as quais podem ser classificadas como proativa e reativa.
Atitude Proativa: Está relacionado as forças que impulsionam a adequação as situações adversas. Essa atitude provoca mudança com base no feedback recebido.   
Atitude Reativa: Está relacionado as forças que desejam preservar a estabilidade. Essa atitude não provoca mudança com base no feedback recebido.
6
Fundamentos de Gestão
Diante dos desafios enfrentados no cotidiano organizacional e nas atitudes dos gestores é necessário que planos sejam traçados com o intuito de organizar os processos que mitigarão os problemas a serem resolvidos. As definições dos meios de execução dos planos desdobra o objetivo inicial em objetivos secundários que proporcionarão o alcance do objetivo principal.
Um plano segundo Maximiano (2000) é o resultado do processo de planejamento e organização, atendem a uma grande variedade de necessidades das organizações, podendo abranger toda ou uma das suas partes. Os Planos podem ser classificados quanto a sua permanência, alcance no tempo, frequência e formalidade entre outros.
7
Fundamentos de Gestão
Ao elaborar seus planos as organizações precisam atender a quatro requisitos básicos: base sólida de informações, definição precisa dos objetivos, previsão de alternativas e predominância da ação.
BASE DE INFORMAÇÕES: É o momento da coleta dos dados. Faz-se necessário pesquisas e analisar todos os dados para montar o retrato mais exato possível da situação atual e dos recursos disponíveis necessários, a fim de que os objetivos e ações planejados sejam realista.
8
Fundamentos de Gestão
PARA REFLETIR:
É impossível gerar crescimento ou progresso sustentável caso seu plano para futuro não esteja firmado na realidade. (Andy Stanley, 2011 p. 72)
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: É o momento inicial do processo de elaboração dos planos. É a definição das metas estabelecidas que direcionarão as estratégias a serem traçadas.
PREVISÃO DE ALTERNATIVAS: Também conhecidas como elasticidade, é fundamental no processo de elaboração dos planos, onde considera-se as variações que ocorrer intervindo nas condições para as quais os planos estão sendo preparados.
PREDOMINÂNCIA DA AÇÃO: Esse requisito determina que a ação deve ter preponderância sobre o planejamento em si.
9
Fundamentos de Gestão
Após a classificação dos planos que norteiam o nosso processo de organização para tomada de decisão, destacamos a importância dos níveis de planejamento que podem ser classificados como estratégico, funcionais e operacionais.
Já conhecendo as fases do planejamento, nosso próximo desafio será imergirmos na fase do controle execução.
Até nossa próxima aula.
10
Assuntos da próxima aula:
PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Execução e Controle
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais