Buscar

Fundamentos de Gestão aula 12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Gestão
Aula 12: GESTÃO DE PESSOAS
1
Fundamentos de Gestão
Ao final dessa aula o aluno deverá ser capaz de:
 - Compreender a relação da motivação e o desempenho no trabalho.
 - Conhecer os fatores que influenciam no desempenho e motivação
2
Fundamentos de Gestão
GESTÃO DE PESSOAS: Motivação e Reconhecimento
Na aula anterior firmamos a importância da gestão de pessoas como ferramenta colaborativa para execução e controle que acarretarão no sucesso das estratégias empresariais.
Brusco (2000 p. 3) destaca que:
A ambição de atingir mercados, metas e abocanhar concorrentes tornam a empresa tão cega que os erros aparecem na base, na estrutura, na gestão pessoal. Portanto, quem ainda não percebeu que a estratégia das vendas e do negócio depende da motivação está perdendo alguma fatia do mercado ou patinando em ações erradas, pois o discurso da empresa não está calcado apenas no planejamento e na criação de metas, é preciso incorporar a alma nas ações. Primeiro dar crédito à equipe e ao produto. Ou seja, legitimar no sentido de mostrar que ela é capaz de promover avanços.
3
Fundamentos de Gestão
Maximiano (2005) conceitua motivação como o processo pelo qual o esforço ou ação leva ao desempenho profissional de uma pessoa, sendo impulsionado por vários motivos. A motivação pode produzir desempenhos positivos ou negativos.
Ainda segundo o autor existem dois grupos de motivos que influenciam o desempenho:
MOTIVOS INTERNOS: São aqueles que surgem das próprias pessoas.
MOTIVOS EXTERNOS: São aqueles criados pela situação ou ambiente em que a pessoa se encontra.
4
Fundamentos de Gestão
Os motivos internos podem ser classificados ainda por categorias, sendo:
Necessidades humanas: A teoria das necessidades enfatiza que o ser humano é motivado por estados de carências.  Maslow (1943) estabelece categorias para as necessidades humanas, classificando as necessidades básicas, de segurança, participação, estima e auto realização, nessa ordem de importância.
Frustação: Quando as necessidades não são atendidas inicia-se o processo de frustação. Maximiano (2005), relata que não é apenas a busca da satisfação das necessidades que motiva o comportamento humano no trabalho. A frustração, que resulta da incapacidade de satisfazer a necessidade, também pode impulsionar a ação humana. A frustração pode acarretar resignação e agressão.
5
Fundamentos de Gestão
Habilidades e Aptidões: As habilidades e aptidões são atributos que compreendem tudo aquilo que o ser humano faz ou é capaz de fazer.                   
Atitudes e Interesses: Estão ligados sobre a forma como o desempenho é motivado. Nesse contexto as atitudes e interesses são motivos internos que relacionam as características próprias de cada pessoa e as estratégias da empresa.
O desempenho como produto de competência e motivação: Maximiano (2005) destaca que motivação sem competências significa que há interesse, mas falta habilidades, conhecimento e experiência para realizar a tarefa. Por outro lado competência sem motivação provoca o efeito inverso, a pessoa sabe fazer, mas não tem vontade.
6
Fundamentos de Gestão
Os motivos externos, segundo uma classificação teórica proposta por Frederick Herzberg, intitulada teoria dos dois fatores, é um dos mais influentes estudos sobre a motivação para o trabalho.
Para elaborar sua teoria, Frederick Herzberg e outros pesquisadores realizaram uma série de entrevistas com engenheiros e contadores com o intuito de conhecer quais aspectos de seu trabalho os deixavam satisfeitos ou insatisfeitos.
Os fatores que promoviam a satisfação foram chamados de fatores intrínsecos ou fatores M, e foram relacionados ao trabalho em si, a realização de algo importante, ao exercício da responsabilidade e a possibilidade de crescimento.
7
Fundamentos de Gestão
Do outro lado, os fatores que provocavam a insatisfação foram chamados de fatores extrínsecos ou fatores H. Estavam relacionados ao estilo da supervisão, as relações pessoais, salário, políticas de administração de pessoal e condições físicas e segurança do trabalho.
Vale ressaltar que o desempenho não é engessado podendo ser modificados por meio de treinamentos, interação social ou da experiência trazida pela passagem do tempo.
Os gestores exercem função primordial no processo de alavancagem de desempenho, potencializando as oportunidades.
8
Assuntos da próxima aula:
Na nossa próxima aula trataremos sobre a liderança e sua influência no desempenho das motivações e reconhecimentos.
Até logo!
9

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais