Buscar

Experimento 32

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Series and Parallel Circuits (Circuitos em Série e em Paralelo)
D.S. OLIVEIRA
Centro Universitário Uninter
Pap – Rua Artur Revenster – CEP: 46100-000 - 188 – Brumado – Bahia - Brasil
E-mail: daiane_oliver1995@hotmail.com
Resumo: Neste experimento verificamos a passagem da corrente elétrica em diferentes circuitos sendo em série e em paralelo analisando suas a aplicações, vantagens e desvantagens para cada aplicação. 
Palavras chave: circuitos em série, circuitos em paralelo, corrente elétrica, multímetro.
1
Introdução
Neste experimento serão demonstrados como se comporta a corrente elétrica ao passar por diferentes circuitos, sendo analisando duas formas de circuitos em série como em paralelo. Poderemos verificar as características de diferentes ligações de circuitos podendo ao final constatar suas melhores aplicabilidades em cada caso.
Procedimento Experimental
Utilizamos para prática dos experimentos o programa Virtual Physics, simulando uma Matriz de contatos (protoboard), multímetro, osciloscópio, fonte e resistores, foram feitos experimentos conforme segue: 
1- Executamos o programa e no Lab Book selecionamos a opção 32 Series and Parallel Circuits: 
2- O gerador de funções está ligado e configurado para fornecer 12 V DC. Ele já está ligado na matriz d e contatos e, portanto, também aparece na representação esquemática (ou plano do circuito) à esquerda. Nesta atividade, você terá de adicionar resistores para criar o circuito. Para isso, clique no símbolo do resistor no topo do papel e 
arraste –o. Você também pode estender os conectores dos resistores arrastando os pontos das extremidades para conectá-los com outros componentes. A linha fica verde se o local for adequado. Você terá de construir um circuito com somente uma trajetória possível para a corrente fluir. Esse é um circuito em série. Em seguida, arraste outro resistor e coloque-o ao lado da extremidade solta do primeiro resistor. Faça isso até ter cinco resistores em série. Complete o circuito conectando o último resistor à fonte de voltagem;
3- Certifique-se de que há somente uma possibilidade pela qual a corrente pode fluir. Depois de ter colocado os resistores no circuito, você deve mudar a resistência deles para os valores especificados na etapa 5. Faça isso clicando no número acima do resistor. Uma pequena caixa vai aparecer; então, ajuste os valores do resistor;
4-Mude a resistência dos resistores para os valores encontrados na Tabela de dados 1. Assume que o resistor 1 é o resistor conectado ao lado positivo da fonte de voltagem e o resistor 5 é o resistor conectado ao lado negativo. 
 
TABELA DE DADOS 1
	RESISTOR
	VALOR DA RESISTENCIA (Ω)
	1
	100
	2
	200
	3
	200
	4
	2000
	5
	2000
6-Use o multímetro para medir a corrente e a voltagem passando em cada resistor. No papel com o esquema, o símbolo para o multímetro contém as letras DMM no meio. Clique e arraste a extremidade vermelha para um dos lados do resistor. Ela deve travar no local adequado. Clique e arraste a extremidade preta para o outro lado do mesmo resistor para medir a queda de voltagem através do componente. Você pode ler a voltagem e a corrente no painel do multímetro amarelo. Para medir a corrente, mude o multímetro de VDC para IDC. Anote seus dados na Tabela de dados 2. Observação: para o amperímetro medir a corrente, suas duas ponteiras devem estar no mesmo lado do resistor, já que a corrente tem de passar por ele para ser medida. Já o voltímetro compara a voltagem e m dois pontos, por isso ele deve estar conectado nos dois lados do resistor.
TABELA DE DADOS 2
	RESISTOR
	RESISTENCIA
(Ω)
	TENSÃO (V)
	CORRENTE
(A)
	1
	100
	0,267
	0,333
	2
	200
	0,534
	0,333
	3
	200
	0,533
	0,333
	4
	2000
	5,333
	0,333
	5
	2000
	5,333
	0,333
7- Em seguida, utilizando os mesmos resistores com seus respectivos valores monte um circuito em paralelo.
8- Utilizando o voltímetro na escala V DC e o amperímetro I DC realize as medidas de tensão e correntes em cada um dos 5 resistores usados no item 4 d a tabela. Faça as medições e preencha a tabela abaixo.
	RESISTOR
	RESISTENCIA
(Ω)
	TENSÃO (V)
	CORRENTE
(A)
	1
	100
	11,75
	0,117
	2
	200
	11,75
	0,059
	3
	200
	11,75
	0,059
	4
	2000
	11,75
	0,006
	5
	2000
	11,75
	0,006
9-Qual grandeza que permanece constante e o que varia no circuito em série? A corrente é mantida constante e a voltagem é variada ao longo de cada resistor.
10-O que permanece constante e o que varia no circuito em paralelo? A voltagem é mantida constante e a corrente que passa sob cada resistor é variada.
11- Resumindo qual a diferença de um circuito em série e um circuito em paralelo? No circuito em série a corrente é a mesma e o que é varia a voltagem. No circuito em paralelo a voltagem é a mesma e o que varia é a corrente.
12- Dê um reset no experimento e monte um circuito com 3 lâmpadas em série. O símbolo para lâmpada é um círculo branco com um X no meio. Ligue as lâmpadas em 50V. Verifique se acendem. Se retirar uma lâmpada, o que acontece? O circuito estando em série se tirarmos uma das lâmpadas do circuito, a outra lâmpada apaga -se instantaneamente. Num circuito elétrico, os elétrons deslocam -se do polo positivo (+) para o polo negativo (-). Ao retirar uma das lâmpadas do suporte, o fluxo de elétrons no fio elétrico é impedido.
13-Dê um reset no experimento e ligue 3 lâmpadas em paralelo com a fonte de alimentação em 50V. O que acontece com o brilho das lâmpadas? O que acontece se você retirar uma lâmpada sem interromper o circuito? A luminosidade das lâmpadas é muito maior do que quando ligadas em série.
Análise de Resultados
Através da análise dos dados verificamos que as variáveis desse experimento são a corrente elétrica e a voltagem, sendo a resistência uma constante. As variáveis que permanecem constantes em um circuito em série são a corrente que é mantida constante e a voltagem é variada a ao longo de cada resistor. Já as variáveis que permanecem constantes em um circuito em paralelo são a voltagem que é mantida constante e a corrente que é variada ao longo de cada resistor. Dessa forma percebemos que circuito e m série: mantém mesma corrente e varia a voltagem, circuitos em paralelo: mesma voltagem e varia a corrente. Em um circuito em série, só existe uma possibilidade pela qual a corrente pode fluir, portanto, deve ser a mesma ao longo de toda a associação. As constatações desse experimento são de grande importância para um eletricista, pois o mesmo deve saber como usar um multímetro para fazer corretamente as medições sendo ligado em série para medidas de corrente elétrica (Amperagem) e em paralelo para medidas de Voltagem.
Conclusão
Através de diferentes ensaios podemos perceber as funcionalidades dos diferentes circuitos em série e em paralelo na prática e analisar suas reações diante de diferentes situações e aplicações. Concluímos que a montagem de um circuito depende de sua finalidade e que cada um possui uma particularidade em um circuito em série obtemos um único valor de corrente ao longo do circuito e que os valores da diferença de potencial e da resistência são inversamente proporcionais entre si, já em um circuito em paralelo o valor da diferença de potencial é constante em todo o circuito e que os valores da corrente e da resistência são proporcionais entre si. 
Referências 
Virtual Lab de Física; 2. FÍSICA III - ELÉTRICA Autor: Sears & Zemansky / Young & Fred man
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capacitor SCRIBD.
HALLIDAY E RESNICK. Fundamentos de Física.
Rio de Janeiro; Livros
Técnicos e Científicos S.A.,2007.
Mecânica Clássica Vol 1º Editora Cengage.

Outros materiais