Buscar

Avaliando apredizado Proc. Civil IV 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502359202)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta quanto aos embargos de declaração, interpostos para impugnar sentença proferida por magistrado lotado em JUIZADO ESPECIAL, após a vigência da Lei nº 13.105/15.
		
	
	os embargos de declaração poderão ser empregados para a correção de erro material e nova valoração sobre as provas produzidas.
	
	os embargos de declaração são incabíveis em sede de juizados especiais;
	 
	estes embargos possuem efeito interruptivo quanto ao prazo para a interposição de ulterior recurso inominado;
	
	os embargos de declaração deverão ser apreciados pelo mesmo magistrado prolator da decisão embargada, em obediência ao princípio da identidade física do juiz;
	
	estes embargos possuem efeito suspensivo quanto ao prazo para a interposição de ulterior recurso inominado;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502284551)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ano: 2015 - Banca: FUNDATEC - Órgão: PGE-RS - Prova: Procurador do Estado O movimento do constitucionalismo surgiu
		
	
	d) no final do século XX, com a emergência das constituições pós-sociais, com o objetivo de reduzir o alcance do Estado, em nome do princípio da eficiência.
	
	c) em meados do século XX, com a emergência do pós-positivismo, com o objetivo de assegurar o princípio da dignidade humana e a proteção de direitos.
	
	b) no início do século XX, com a emergência das constituições sociais, com o objetivo de assegurar a igualdade social, em face do flagelo da 1ª Guerra Mundial.
	 
	a) no final do século XVIII, com a elaboração das primeiras constituições escritas, com o objetivo de assegurar direitos e coibir o arbítrio.
	
	e) no final do século XVII, com a elaboração das primeiras constituições escritas, com o objetivo de assegurar liberdades e coibir o arbítrio, mediante a cláusula federativa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502313803)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Ministério Público moveu ação civil pública em face do estado A1 e do município A2, e em favor dos interesses da criança B, que precisava realizar um procedimento cirúrgico indispensável à manutenção de sua saúde, ao custo de R$ 8.000,00 (oito mil reais), o qual a família não tinha como custear. Os réus aduziram em contestação que os recursos públicos não poderiam ser destinados individualmente, mas, sim, em caráter igualitário e geral a todos os que deles necessitassem. Considere a narrativa e assinale a única opção correta a seguir.
		
	 
	A ação civil pública é perfeitamente cabível no caso e, no mérito, a prioridade legal assiste a criança B no atendimento a necessidades como vida e saúde, nisso justificando-se a absoluta prioridade na efetivação dos seus direitos, conferindo-lhe primazia de receber socorro e proteção, e a precedência no atendimento em serviço público.
	
	A causa terá seguimento, visto que cabível ação civil pública na hipótese, mas, no mérito, os argumentos dos réus merecem acolhimento, já que conferir tratamento desigual à criança B implica violação ao princípio da isonomia, o que não encontra amparo na norma especial do ECA
	
	Não tem cabimento a medida intentada pelo Ministério Público, uma vez que a ação civil pública destina-se a interesse difusos ou coletivos, não sendo ferramenta jurídica hábil a tutelar os interesses individuais indisponíveis, como os descritos no enunciado, devendo o processo ser extinto sem resolução do mérito
	
	Não é cabível ação civil pública na hipótese, por se tratar de direito meramente individual, embora indisponível, e, como no mérito assiste razão aos interesses da criança B, a ação deverá ser extinta sem resolução do mérito, a fim de que outra ação judicial, intentada com o uso da ferramenta jurídica adequada, possa ser processada sem incorrer em litispendência.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502298687)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o NCPC, dá-se o cumprimento provisório da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa quando:
		
	
	A sentença estiver fundada em sentença impugnada mediante recurso recebido em ambos os efeitos.
	
	A sentença estiver fundada em título executivo extrajudicial;
	
	O devedor não for localizado;
	 
	A sentença estiver fundada em sentença impugnada mediante recurso recebido só no efeito devolutivo;
	 
	O devedor for localizado mas não for encontrado nenhum bem penhorável .
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502297380)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das obrigações implícitas de quem exerce o direito de ação é a de apresentar com clareza o que se postula, porque a exata compreensão do postulado irá influir decididamente na possibilidade de defesa, dificultando o contraditório, e a ausência de clareza importa em retardamento da prestação jurisdicional, maculando o princípio da duração razoável do processo. BRASIL, Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região, processo n.º 00634-2011-015-03-00-6 RO, DEJT de 25/06/2012. Considerando a necessidade de clareza da postulação, conforme alude o texto acima, suponha que, em uma ação trabalhista, tenha sido impossível ao juiz determinar exatamente a pretensão do autor. Nessa situação, infere-se que
		
	
	B a falha do autor caracteriza falta de interesse processual de sua parte.
	
	C o juízo acionado deve declarar abuso do direito de ação pelo autor.
	
	o autor incorreu em ofensa ao princípio da lealdade processual.
	 
	D o juízo acionado deve declarar inépcia da petição inicial ou do pedido.
	
	E a parte autora deve ser punida mediante aplicação do instituto da confissã

Outros materiais