Buscar

relatórios citologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
Descrição dos procedimentos
Apresentação das peças, funcionamento do microscópio e etapas da focalização. 
Preparo e visualização de lâmina com células da mucosa bucal.
Pergunta 2
Conhecimentos adquiridos
Identificação de cada parte do microscópio.
Utilização das objetivas, começando a focalização pela menos objetiva para localizar o material a ser observado, regulando também o sistema condensador para deixar a luminosidade adequada.
Colocação da lâmina de forma correta e movimentação da platina através do parafuso macrométrico e após o parafuso micrométrico para ajuste da focalização.
Após focalização com a menor objetiva, mudar para uma de maior aumento, ajustando novamente a luminosidade e o foco através do botão micrométrico.
Preparo da lâmina
Separação de todos materiais a serem utilizados: lâmina, lamínula, cotonete, corante azul de metileno (eosinato de azul de metileno ) e papel filtro.
Colocação da lâmina na bancada, coleta do material com o cotonete na parte interna da bochecha, logo em seguida o material foi passado em duas lâminas, uma sem corante, na outra foi feita a coloração com azul de metileno, pingando uma gota no material, retirando em seguida o excesso com o papel filtro e colocando a lamínula.
Com a lâmina já colocada na platina, foi feita a focalização utilizando os parafusos macrométrico e micrométrico, primeiro com a objetiva de menor aumento, em seguida com a de maior aumento.
Primeiro observamos a lâmina em que foi feita a coloração do material, observando o núcleo celular bem definido e corado em posição central na célula e a sua vota o citoplasma em uma coloração mais clara.
Depois fizemos a observação da lâmina sem coloração, na qual foi identificado o núcleo celular e o citoplasma com maior dificuldade.
Pergunta 3
Descrição dos procedimentos
Tipos de cortes a mão livre e sua identificação, utilizando ovo, laranja e pecíolo de mamona.
Preparo da lâmina com sangue periférico e coloração pelo método Leishman, que é a mistura de Romanowsky, onde temos os corantes eosina+azul de metileno+azur de metileno.
Pergunta 4
Conhecimentos adquiridos
Todo material sempre é seccionado para ser analisado.
Primeiro visualizamos o material e sua forma para então fazer o corte de acordo com o eixo central do material.
Todo corte pode seccionar as estruturas de formas diferentes, por exemplo, um corte transversal pode apresentar nas estruturas internas do material, cortes longitudinais ou tangenciais, por exemplo, por isso é importante interpretar os cortes que serão observados ao microscópio.
Preparo da lâmina com sangue periférico
Separou-se os materiais : lâmina, lamínula, alcool 70, algodão, lanceta, corante de Leishman e papel filtro.
Primeiro foi feita a coleta de material com uma pequena picada para a retirada de apenas uma gota de sangue, colocando esse material na extremidade da lâmina.
Com uma segunda lâmina, foi feito o esfregaço, encostando a mesma na gota de sangue, com um ângulo de 45°, até este sangue 'espalhar' na linha dessa lâmina, após isso, em um movimento normal, nem muito lento nem muito rápido, empurrou-se essa lâmina até a outra extremidade da lâmina com o sangue, após isso esperou-se o sangue secar.
Foi colocado o corante de Leishman cobrindo o esfregaço e deixando por cinco minutos, foi retirado o excesso e colocada a lamínula.
O eosinato cora as estruturas básicas como o citoplasma e o azul de metileno as estruturas ácidas, como o núcleo.
Com a lâmina no microscópio, visualizamos a presença das hemáceas e alguns linfócitos.
Pergunta 5
Descrição dos Procedimentos
Coloração da folha de hortelã com corante orceína, azul de metileno, azul de Benedict e corante de Gueri.
Pergunta 6
Conhecimentos adquiridos
Primeiro foi feita a maceração leve das folha de hortelã utilizando o cadinho e o pistilo.
Preparo das lâminas com a hotelã e os corantes.
Primeiro visualizamos a lâmina com corante orceína, onde foi identificada a nervura da folha e as paredes celulares.
Com o corante azul de metileno observou-se a divisão celular e o alguns estomatos, estruturas que ajudam a planta a manter o balanço entre a perda de água e suas necessidades de oxigênio e gás carbônico.
Com o corante azul de Benedict não houve coloração, ainda assim observamos nervuras e com um pouco de dificuldade as paredes celulares.
Com o corante de Gueri observamos as paredes celulares e também a ocorrência de mitose.
Pergunta 7
Descrição dos procedimentos
Observar o ciclo celular mitótico utilizando as raízes de uma cebola.
Pergunta 8
Conhecimentos adquiridos
Foi retirada as pontas das raízes da cebola às 20hs, as raízes foram mergulhadas em um tubo de ensaio com de 2 a 3ml de orceína, levando ao bico de Bunsen até ferver, em seguida deixando esfriar, isso é feito para que fique mais fácil esmagar as raízes e assim observar as células em processo de mitose.
Após esfriar, colocamos a raiz na lâmina, retiramos o excesso com papel filtro e colocamos a lamínula, esmagando as estruturas da raiz.
No microscópio, após os ajustes necessários, visualizamos as paredes celulares da rais da cebola e o processo de mitose.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais