Buscar

Provas DP Online (HH - NP1) e (NP2 )

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVAS DA DP ONLINE P1
01) Considere que a instalação hidráulica predial abaixo conduz uma vazão de 0,2 l/s, sendo que o trecho 1-2 possui diâmetro de 1” e perda de carga unitária igual a 0,015 m/m, e o trecho 2-3 possui diâmetro de 3/4" e perda de carga unitária igual a 0,04 m/m. Sabendo-se que a pressão disponível no ponto 1 é de 2,75 m.c.a, então a pressão disponível no ponto 3 é:
 a) 1,32 m.c.a.	
 b) 2,12 m.c.a.	
 c) 1,65 m.c.a.	
 d) 1,27 m.c.a.
 e) 0,87 m.c.a.
02) A rede hidráulica do banheiro de um apartamento foi montada com 12 m de tubulação de PVC com diâmetro de 20 mm e as seguintes singularidades:
 
A pressão à montante da tubulação é 6,0 mca. Se a perda de carga unitária for 0,02 mca/m, a pressão à jusante da rede, em mca, é 
a) 3,88
b) 4,24
c) 5,56
d) 2,95
e) 2,20
03) A água escoa por um tubo, conforme indicado na figura, tem uma seção que varia de 1 para 2, de 150 cm^2 para 50 cm^2, respectivamente. No ponto 1 a pressão é de 0,3 kgf/cm^2 e, no ponto 2 é 5,85 kgf/cm^2. Pede­se calcular a vazão que escoa pelo tubo em L/s, desprezando o atrito.
A­ v1 = 0,6 m/s;v 2 = 2,29 m/s e Q= 14,45 L/s. 
B­ v1=0,83 m/s; v2=2,49m/s e Q= 15,55 L/s.
C­ v1 =0,83 m/s;v2= 2,49 m/s e Q=12,45 L/s.
D­ v1= 0,63 m/s; v2= 2,49 m/s e Q= 15,55 L/s.
E­ v1= 0,83 m/s; v2= 2,29 m/s e Q= 15,55L/s.
04) A equação de Bernoulli (1700 – 1782) relaciona pressão e velocidade. Analise as afirmações:
I- Para uma variação de velocidade ocorre uma variação na pressão.
II- Quando a velocidade aumenta, a pressão diminui.
III- A soma das energias cinética e de pressão não é constante.
a) Somente I é correta.
b) Somente III é correta.
c) Somente I e II são corretas.
d) Somente II e III são corretas.
e) Todas são corretas.
05) Em determinado estudo de engenharia verificou-se que a velocidade econômica para uma extensão linha de recalque é 1m/s. A vazão necessária a ser fornecida pela bomba é de 360 m^3/h. Sabendo que Q=V*A o diâmetro aproximado da tubulação na linha será de:
a) 0,36m
b) 2,76m
c) 21,4m
d) 0,70m
06) Um sistema de drenagem de águas pluviais tem uma área de contribuição de 0,5 km2, que é revestida conforme mostra a tabela a seguir:
Utilizando-se o método racional com uma intensidade pluviométrica uniforme de 1,2 mm/min sobre toda a área de contribuição, o sistema de drenagem das águas superficiais deve ser projetado para escoar uma vazão de:
(A) 1 m3/s 
(B) 2 m3/s 
(C) 4 m3/s
 (D) 8 m3/s 
(E) 10 m3/s
07) Considere o escoamento de água entre os reservatórios abaixo, onde no ponto B existe uma derivação. Supondo que ∆HAB = 80Q^2, ∆HBC = 20Q2 e 
que a carga cinética é desprezível (V^2/2g=0), qual é a máxima vazão que pode ser retirada no ponto B, pela derivação, sem que o reservatório R2 forneça água?
(A) 0,50 m^3/s
(B) 0,60 m^3/s
(C) 0,70 m^3/s
(D) 0,80 m^3/s
(E) 0,90 m^3/s
08) Considere o reservatório com as condições especificadas abaixo, em que as seções A e B estão sujeitas à pressão atmosférica: Considerando desprezível a extensão do tubo de saída de diâmetro de 100 mm, junto ao fundo do reservatório, pode-se afirmar que a vazão na seção B, em que ocorre a descarga, no momento imediatamente após a abertura do registro R, é de cerca de: 
A) 169 L/s
B) 188 L/s 
C) 196 L/s 
D) 222 L/s
09) O número de Reynolds, válido para a determinação do regime de escoamento de líquidos, gases e vapores, entre outros fatores, é:
(A) diretamente proporcional à velocidade e à viscosidade 
(B) diretamente proporcional à velocidade, ao diâmetro e à viscosidade 
(C) inversamente proporcional ao diâmetro 
(D) inversamente proporcional à velocidade 
(E) inversamente proporcional à viscosidade
10) Em uma instalação predial de água fria, utilizou-se tubulação de ferro galvanizado de diâmetro de 50 mm para a montagem de uma coluna que liga os pontos A e B, com comprimento de 15 m. A pressão no ponto A, ajusante, é 6,64 mca. Na coluna foram instaladas as seguintes peças, com seus respectivos comprimentos equivalentes: registro de gaveta: 0,5 m; curva de raio longo: 1,25 m; tê 90° com saída de lado: 3,4 m e cotovelo de redução: 1,85 m. Se a perda de carga unitária é 0,12 mca/m, a pressão no ponto B é:
a) 4,86.
b) 3,60.
c) 3,40.
d) 4,00.
e) 5,68.
11) O número adimensional, entendido como a razão entre as forças devidas à inércia e as devidas à viscosidade, que permite distinguir fluxos laminares de turbulentos é denominado
a) Número de Froude.
b) Número de Euler.
c) Número de Weber.
d) Número de Mach.
e) Número de Reynolds.
12) No estudo de perda de carga de determinado trecho de uma tubulação de distribuição de água em PVC com 30 metros de comprimento e 40 mm de diâmetro, constataram-se as seguintes singularidades: 3 joelhos de 45°, 2 curvas de 90° e 1 registro de gaveta aberto. Nesse estudo, foi adotado o método dos comprimentos virtuais e utilizada a Tabela de comprimentos equivalentes (m) apresentada abaixo.
a) 2,9
b) 6,1
c) 3,2
d) 4,5
e) 5,9
13) A infiltração da água no solo é um processo que regem o ciclo hidrológico e com relação direta o escoamento superficial. Ainda com relação a infiltração de água no solo é correto afirmar que:
a) Um solo mais úmido terá inicialmente uma menor taxa de infiltração devido a um menor gradiente hidráulico. 
b) Infiltração é o avanço da água no interior do solo, enquanto percolação é o processo de passagem da água pela matriz porosa.
c) A velocidade de água no solo ocorre em função do gradiente hidráulico da água e da condutividade hidráulica.
d) O potencial matricial é tanto mais expressivo, quanto mais úmido o solo estiver.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
14) Considere os reservatórios 1 e 2 mantidos em níveis constantes e interligados pela tubulação MNO, na qual é uma tomada d’ água, conforme representação abaixo:
Nessas condições é correto afirmar que:
a) Os dois reservatórios podem ser abastecidos ou não, sendo, neste caso, reservatório de compensação.
b) Para a cota piezométrica N1, o abastecimento é feito simultaneamente pelos reservatórios 1 e 2.
c) Para a cota piezométrica N3, o abastecimento é feito apenas pelo reservatório 1.
d) Se a vazão QN for zero, a vazão do reservatório 1 chega integralmente ao reservatório 2.
e) Se XN2 for uma linha horizontal, a vazão no trecho MN é nula. 
15) Água escoa através de uma bomba até um reservatório situado 14,0 m acima da bomba. A pressão na entrada da bomba é de 6 m.c.a. (metros de coluna de água) manométrica e a carga conferida ao fluido pela bomba é de 27,3 m.c.a. A tubulação é toda de duas polegadas e seu comprimento total é de 45 m. A pressão no reservatório é de 18 m.c.a. manométrica e a pressão atmosférica no local é 13,3 m.c.a. A perda de carga distribuída estimada para o escoamento é de 0,2 m.c.a. por metro de tubulação. Nessas condições, o comprimento equivalente dos acidentes na linha deve ser, aproximadamente, de:
a) 20,0 m. 
b) 24,4 m. 
c) 39,7 m.
d) 40,0 m. 
16) No estudo da hidráulica, os condutos são classificados em abertos ou fechados e, em função da pressão que atua no conduto, o escoamento é classificado em forçado ou livre.
As possibilidades de tipo de conduto (aberto ou fechado) em função do tipo de escoamento (forçado ou livre) são:
A) escoamento forçado- apenas em conduto aberto /escoamento livre- apenas em conduto fechado B) escoamento forçado- apenas em conduto fechado /escoamento livre- apenas em conduto aberto C) escoamento forçado- apenas em conduto fechado /escoamento livre- em conduto fechado ou em conduto aberto 
D) escoamento forçado- em conduto fechado ou em conduto aberto /escoamento livre- apenas em conduto aberto E) escoamento forçado- em conduto fechado ou em conduto aberto /escoamento livre- em conduto fechado ou em conduto aberto
	
	
	c) 
3,40.
	
	d) 
4,00.
	
	e)
5,68.
PROVAS DP ONLINE
P2
1) Analise as afirmativas abaixo:
Em uma bacia hidrográfica, todos os pontos de maior altitude no interior da bacia pertencem ao divisor d’água. · As três principais grandezas que caracterizam a precipitação pontual são altura, duração e intensidade. · As chuvas convectivas só ocorrem nas proximidades de grandes montanhas. · A mata ciliar protege a calha menor do rio do assoreamento ao reduzir a deposição de material erodido. · O tempo de concentração de uma seção de uma bacia hidrográfica corresponde à duração da trajetória da partícula de água que demore mais tempo para atingir a seção.
Considerando cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F), a seqüência correta é:
(A) VVVVV 
(B) FFVVV 
(C) VVFFV 
(D) FVFVV
(E) FFFFF
02) O deslocamento da água é na superfície de uma bacia hidrográfica uma das parcelas mais importantes do ciclo hidrológico. Considerando os fundamentos do escoamento superficial, assinale a alternativa correta:
a) O escoamento em superfície livre pode ser apenas do tipo não permanente.
b) O escoamento é regido por leis físicas e representado qualitativamente por variáveis como vazão, profundidade e velocidade.
c) O escoamento superficial e em rios e canais é retratado apenas pela equação de quantidade de movimento.
d) A equação baseada na quantidade de movimento do sistema associado ao escoamento superficial é obtida pela avaliação das massas internas e externas que atuam no mesmo.
e) O escoamento permanente uniforme ocorre quando o gradiente de profundidade com o espaço é nulo e a velocidade, constante.
03) A respeito do Golpe de Aríete, não é correto afirmar que:
A. Os problemas para a tubulação são causados pela alternância de sobre pressão e depressão.
B. Esses golpes podem romper ou causar vazamentos nas canalizações.
C. É o choque violento que se produz sobre as paredes de um conduto forçado, quando o movimento do líquido é modificado bruscamente.
D. Nenhuma válvula de descarga é eficiente contra o problema do Golpe de Aríete por ela produzido.
E. As caixas de descargas acopladas aos vasos não oferecem riscos de problemas de pressões (golpes).
4) A respeito de estações elevatórias pode-se dizer que:
I. A energia ou carga total na entrada da bomba é conhecida como NPSH, existindo dois valores: o requerido e o disponível, onde disponível deve ser menor do que o requerido para evitar a cavitação;
II. As bombas em série trabalham sob a mesma altura manométrica, mas com vazões somadas;
III. Quando duas bombas operam em paralelo, as alturas manométricas são as mesmas, mas as vazões somam-se.
a) Todas estão corretas.
b) Apenas a I está correta.
c) Apenas a III está correta. 
d) Todas estão erradas.
e) I e II estão corretas
 
5) Quanto à classificação de uma bomba, no que diz respeito à trajetória do fluido, pode-se dizer: 
I. Bombas radiais ou centrífugas: sua característica básica é trabalhar com grandes vazões a pequenas alturas, com predominância de força centrífuga;
II. Bombas axiais: trabalham com grandes vazões a pequenas alturas;
III. Bombas diagonais ou de fluxo misto: caracterizam-se pelo recalque de médias vazões a médias alturas, sendo um tipo combinado das duas anteriores.
a) Todas estão corretas.
b) Apenas a II está errada.
c) II e III estão corretas.
d) Todas estão erradas.
e) Apenas a III está correta
6) O coeficiente chamado fator de forma (Kf) é a relação entre a largura média e o comprimento axial da bacia. Considera-se como comprimento da bacia (L) o comprimento do respectivo curso de água mais longo, desde a seção de referência até a cabeceira mais distante na bacia. Define-se como largura média da bacia (l) a relação entre o comprimento (L) e a área da bacia (A). Assim, l = A/L e Kf = l/L = A/L2 . Sobre esse coeficiente, considere as seguintes afirmativas:
1. O valor mínimo do fator de forma é zero.
2. Uma bacia com fator de forma baixo encontra-se menos sujeita a cheias que outra do mesmo tamanho, mas com um fator de forma maior. 
3. Numa bacia estreita e longa, há menos possibilidade de ocorrência de chuvas intensas cobrindo simultaneamente toda a sua extensão.
4. O fator de forma é um número adimensional. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
07) Em uma bacia hidrográfica, o uso não-consuntivo da água é realizado por:
(A) navegação fluvial, irrigação, pesca;
(B) recreação, dessentação de animais, geração de energia;
(C) abastecimento urbano, irrigação, recreação;
(D) navegação fluvial, geração de energia, pesca;
(E) abastecimento industrial, controle de cheia, preservação.
08) Bombas hidráulicas de fluxo podem apresentar, durante seu funcionamento, um fenômeno chamado cavitação. Em relação a este fenômeno, considere as seguintes afirmativas:
I.	A cavitação é um fenômeno que só ocorre em bombas afogadas.
II.	A cavitação pode ser eliminada pelo aumento da altura de sucção.
III.	A cavitação produz um ruído semelhante à passagem de grãos de areia ou pequenas pedras pela bomba.
IV.	A cavitação pode ser eliminada pela redução da altura de sucção
Assinale a alternativa correta.
a)	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
b)	Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
c)	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d)	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
e)	Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
09) Com relação a uma bomba centrífuga, é correto afirmar:
a)	Aumentando-se a altura manométrica, a capacidade Q (vazão) e a potência absorvida aumentam.
b)	Aumentando-se a altura manométrica, a capacidade Q (vazão) aumenta e a potência absorvida diminui. 
c)	Aumentando-se a altura manométrica, a capacidade Q (vazão) diminui e a potência absorvida aumenta.
d)	Aumentando-se a altura manométrica, a capacidade Q (vazão) e a potência absorvida não se alteram.
e)	Aumentando-se a altura manométrica, a capacidade Q (vazão) e a potência absorvida diminuem.
10) Um dos fenômenos estudados na hidráulica é a cavitação. Esse fenômeno consiste na:
A. formação de bolhas em um líquido em movimento, devido ao abaixamento da pressão a nível igual ou inferior ao da pressão de vapor.
B. formação de bolhas em um líquido em movimento, devido ao aumento da temperatura e da pressão.
C. variação do escoamento com o tempo, em função da taxa de mudança de velocidade, e ocorre quando essa mudança é rápida.
D. variação do escoamento com o tempo, em função da taxa de mudança de velocidade, e ocorre quando essa mudança é lenta.
E. perda de carga observada no escoamento de condutos forçados, em virtude da presença de conexões e aparelhos em pontos particulares dos condutos.
11) Uma chuva com 1h de duração precipitou-se numa bacia hidrográfica com capacidade de infiltração média de 60mm/h e capacidade de interceptação vegetal de 10mm/h. Sabendo-se que a chuva teve intensidade média de 50mm/h, seu coeficiente de runoff é:
a) Zero
b) 50%
c) 62,5%
d) 80%
e) 100%
	
 
12) Considere a figura:
  
A figura representa um sistema de bombeamento que transfere um líquido do reservatório A para o reserva-tório B. A perda de carga na linha  e  nos  acessórios  da  descarga,  incluindo  a  perda de  carga na saída do  líquido da tubulação, é de 3 metros. Por outro lado, a perda  de  carga  na  linha  e  nos  acessórios de  sucção,  incluindo  a perda de carga na entrada da tubulação, é de 1 metro.
Sabendo­se que a linha de recalque encontra­se cheia de líquido e a bomba está escorvada, então a altura manométrica total do sistema, em metros, é de
A ­ 2.  
B ­ 10.
C ­ 6.
D ­ 13.
E ­ 14. 
13) Referindo-se a um regime de escoamento laminar é INCORRETO afirmar que:
(A) a estrutura do escoamento é caracterizada pelo movimento suave em lâminas ou camadas. 
(B) não ocorre mistura macroscópica de camadas adjacentes do fluido. 
(C) a velocidade num ponto permanece constante
com o tempo num regime permanente. 
(D) num escoamento unidimensional a tensão de cisalhamento é diretamente proporcional ao gradiente de velocidade. 
(E) ocorre dispersão rápida por todo o escoamento quando um filamento delgado de corante é injetado.
14) Para o projeto do sistema de recalque em um edifício previu-se uma população de 3240 pessoas com consumo diário médio de 200 litros de água por pessoa, por dia, e a utilização de uma bomba hidráulica com rendimento de 80%. Se a altura manométrica total for de 40 m, a potência da bomba a ser indicada, em CV, é
a) 15,0
b) 10,0
c) 7,5
d) 5,0
e) 1,5
15) O estudo antigo de determinada bacia hidrográfica de área plana de 2 km2indicava que o comprimento total de todos os cursos d’água era 1,7 km. Com um novo estudo, entretanto, constatou-se que o comprimento total dos cursos d’água era 500 metros maior.
Em função desse novo estudo, a densidade de drenagem, em km/km2, passou a ser
a) 0,25
b) 0,60
c) 0,85
d) 1,10
e) 2,20
16) considerando que DHTR é a perda de carga total do recalque, HTS é a perda total na sucção, e HG é a altura geométrica, no dimensionamento de uma bomba para recalque de agua do reservatório inferior (RI) para o superior (RS), a altura manométrica (HMAN) é igual:
d) Hm= Hg + Hs + Hr
17) A válvula de pé é colocada na extremidade inferior da tubulação de sucção e sua função é impedir:
d) Que a água seccionada retorne a fonte da parada do funcionamento da bomba
18) Para o sistema de captação e elevatória de água bruta no rio Capivari, na cidade de Jaguariúna é utilizado um flutuante metálico, onde estão assentados 3 conjuntos de motor-bomba e 3 adutores de tubos de aço 400mm que fazem a condução de água até a estação de tratamento de água. Considerando que as bombas são iguais, e que cada uma tem capacidade de 800L/s, altura manométrica de 40m, e trabalham em paralelo, a vazão instalada e a altura manométrica são respectivamente de:
a) 2400L/s e 120m
b) 800L/s e 80m
c) 2400L/s e 40m
d) 800L/s e 120m
e) 2400L/s e 100m
19) A respeito do Golpe de Aríete, não é correto afirmar que:
A. Os problemas para a tubulação são causados pela alternância de sobre pressão e depressão.
B. Esses golpes podem romper ou causar vazamentos nas canalizações.
C. É o choque violento que se produz sobre as paredes de um conduto forçado, quando o movimento do líquido é modificado bruscamente. 
D. Nenhuma válvula de descarga é eficiente contra o problema do Golpe de Aríete por ela produzido.
E. As caixas de descargas acopladas aos vasos não oferecem riscos de problemas de pressões (golpes).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais