Buscar

Teoria Contingencial na Administração

Prévia do material em texto

Tom Burns e G. M Stalker, sociólogos, pesquisaram vinte indústrias inglesas para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas indústrias. Impressionados com os diferentes procedimentos administrativos encontrados nessas indústrias, classificaram-nas em dois tipos. Marque abaixo a opção a qual refere-se aos dois tipos de procedimentos administrativos:
		
	 
	Mecanísticas e inorgânicas;
	 
	Mecanísticas e orgânicas;
	
	Orgânicas e industrial;
	
	Mecanísticas e industrial
	
	Orgânicas e inorgânicas;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513037848)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Dois sociólogos, Tom Burns e G. M Stalker, pesquisaram vinte indústrias inglesas para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas indústrias. Impressionados com os diferentes procedimentos administrativos encontrados nessas indústrias, classificaram-nas em dois tipos: mecanicistas e orgânicos. Entre os procedimentos orgânicos estão, EXCETO:
		
	
	Descentralização das decisões que são delegadas aos níveis inferiores.
	 
	Estrutura burocrática baseada em uma minuciosa divisão do trabalho.
	
	Hierarquia flexível com predomínio da interação lateral sobre a vertical.
	 
	Cargos continuamente modificados e redefinidos através da interação com outras pessoas que participam da tarefa.
	
	Tarefas executadas através do conhecimento que as pessoas têm da empresa como um todo.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513037855)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	É o macroambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações. Tudo o que acontece no ambiente geral afeta direta ou indiretamente todas as organizações de maneira genérica. O ambiente geral é constituído de um conjunto de condições comuns para todas as organizações,EXCETO:
		
	 
	Condições tecnológicas. O desenvolvimento que ocorre nas outras organizações provoca profundas influências nas organizações.
	
	Condições econômicas. Constituem a conjuntura que determina o desenvolvimento econômico, de um lado, ou a retração econômica, de outro lado, e que condicionam fortemente as organizações.
	
	Condições legais. Constituem a legislação vigente e que afeta direta ou indiretamente as organizações, auxiliando-as ou impondo-lhes restrições às suas operações.
	
	Condições políticas. São as decisões e definições políticas tomadas em nível federal, estadual e municipal que influenciam as organizações e que orientam as próprias condições econômicas.
	 
	Condições comportamentais. O comportamento de cada indivíduo não influencia as pessoas que estão ao seu redor.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513032542)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Para a teoria contingencial, as organizações apresentam como característica a sua divisão em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado, cada subsistema ou departamento reage unicamente àquela parte do ambiente que é relevante para a sua própria tarefa especializada. Essa característica representa o conceito de
		
	 
	Desintegração
	
	Centralização.
	
	Descentralização.
	 
	Diferenciação.
	
	Desqualificação
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512842091)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	De acordo com a teoria contingencial para poderem acompanhar o ambiente turbulento, as organizações precisarão ser orgânicas, inovadoras, temporárias e antiburocráticas. As organizações precisarão mudar suas feições internas com tal frequência que os cargos mudarão de semana para semana e as responsabilidades se deslocarão continuamente. As estruturas organizacionais serão flexíveis e mutáveis, fazendo com que departamentos e divisões irrompam subitamente para se integrarem em outras organizações. Marque abaixo o conceito o qual abordamos no texto acima:
		
	
	Organização.
	
	Flexibilização;
	
	Reflexão;
	 
	Adhocracia;
	 
	Burocracia;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512510895)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Compreender como a organização se relaciona com o ambiente, mostrando a exis-tência de uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas admi-nistrativas apropriadas ao alcance eficaz dos objetivos da organização corresponde ao propósito de qual teoria?
		
	
	Relações Humanas
	 
	Contingencial
	 
	Administração Científica
	
	Clássica da Administração
	
	Comportamental
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512842097)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Na teoria contingencial temos o conceito muito bem elaborado da adhocracia. Esta caracteriza-se pelas características abaixo, exceto:
		
	 
	Atividades rígidas e permanentes;
	
	Poucas regras e procedimentos, ou seja, muita liberdade de trabalho.
	
	Atribuições e responsabilidades fluidas e mutáveis.
	
	Equipes temporárias e multidisciplinares de trabalho, isto é, autônomas e autossuficientes.
	 
	Autoridade totalmente descentralizada por meio de equipes autogerenciáveis ou autoadministradas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512508088)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	"Ao invés de uma relação de causa-e-efeito entre variáveis independentes do ambiente e as variáveis administrativas dependentes, existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo se-então e pode levar a um alcance mais eficaz dos objetivos da organização". (Chiavenato). A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, ou seja, tudo é relativo e tudo depende.
Sobre esta teoria foram feitas as seguintes afirmações:
I - A partir da verificação de que não existe um único e melhor jeito (the best way) de organizar, surge a teoria da contingência, onde o ambiente externo é visto como um fomentador de oportunidades ou ameaças que influenciam na estrutura e nos processos internos da organização.
II - A concepção das estruturas é condicionada por fatores externos à organização, os quais moldam a configuração das estruturas.
III - A Abordagem Contingencialista enfatiza o relativismo em administração e a importância do ambiente e da tecnologia.
Está (ão) correta (s):
		
	
	somente I
	 
	I, II e III
	
	somente II
	
	somente I e III
	 
	somente III

Outros materiais