Buscar

Prova de Alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alfabetização
Questão 1/10
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, destacam-se objetivos para a língua portuguesa ao longo do primeiro ciclo do ensino fundamental. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (V) Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas.
II. (F) Produzir textos escritos.
III. (F) Não participar de diferentes situações de comunicação oral.
IV. (V) Escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo.
Questão 2/10
Leia o fragmento do texto:
A educação de jovens e adultos possui suas especificidades. Analise as afirmativas e, referente ao início do processo de alfabetização de jovens e adultos, assinale a alternativa correta:
Importar-se com um conjunto de ações e aprendizagens, como o alfabeto, a relação entre sons e letras e a diversas composições silábicas. 
Questão 3/10
Leia os fragmentos do texto a seguir:
“A ideia da existência de uma área potencial 
Após a leitura do trecho acima e com base nos conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, acerca do pensamento do Vygotsky, traçando um paralelo com as práticas diárias dos professores de alfabetização, é correto apresentar trabalhos com as seguintes vertentes:
 Interação, linguagem e zona de desenvolvimento proximal. 
Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
“A comunicação verbal bem como os aspectos socioculturais 
A linguagem é apresentada em diversos aspectos. Sobre a linguagem não verbal podemos afirmar:
Promove a comunicação de ideias, utilizando símbolos gráficos, imagens e, não necessariamente letras.
Questão 5/10
De acordo com o trecho do artigo transcrito acima e com o livro-base Metodologia da Alfabetização, conceitua-se como métodos analíticos alfabetizadores e suas funcionalidades:
I. (V) São aqueles que iniciam o processo de alfabetização por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. (F) São aqueles em que a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso palavras e frases.
III. (V) Nesses métodos a criança é considerada alfabetizada a partir do momento em que conhece e reconhece as famílias silábicas.
IV. (F) A alfabetização relaciona-se diretamente ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Questão 6/10
Leia o fragmento do artigo a seguir:
“Nas palavras analfabetismo 
De acordo com o trecho do artigo e com o livro-base Metodologia da Alfabetização, são consideradas como atividades para um trabalho inicial de alfabetização:
Crachá e listagem de alunos.
Questão 7/10
Conforme o livro-base Metodologia da Alfabetização o analfabetismo funcional consiste em:
É o sujeito que sabe ler e escrever, porém, não consegue utilizar a língua escrita em seu dia a dia, bem como não consegue realizar a interpretação do que se lê. 
Questão 8/10
Leia o trecho do artigo:
“Há, assim, uma diferença 
São exemplos de atividades que contemplam a apropriação do sistema de escrita e leitura, de acordo com o princípio do letramento:
Utilização do dicionário e outras que contemplem a leitura do professor para os alunos em processo de alfabetização. 
Questão 9/10
Considerando o fragmento do texto transcrito acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, relacionando a visão de Paulo Freire sob a alfabetização atual, bem como do alfabetizador, analise as afirmativas:
I. (V) O professor deve realizar práticas educativas consistentes.
II. (V) O professor e a escola, enquanto não alterarem suas práticas de memorização e repetição, como a cópia reiterada e mecanização, não atingirão a alfabetização.
III. (F) A criança aprende em função da atividade. Estas devem estimular o raciocínio e a criatividade.
IV. (F) O professor deve trabalhar com atividades teóricas e, somente ao final do processo alfabetizador, introduzir a prática.
Questão 10/10
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com o livro-base Metodologia da Alfabetização, o analfabetismo funcional é reflexo de...
Métodos alfabetizadores e suas fragmentações e a dificuldade em ensinar a ler e a escrever.
Discursiva alfabetização
A alfabetização é mais do que o simples domínio mecânico de técnicas 
de escrever e ler. É o domínio dessas técnicas, em termos conscientes. É 
entender o que se lê e escrever o que se entende. É comunicar -se 
graficamente”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e 
Terra, 1997. p. 111 Considerando o fragmento de texto acima, bem como os conteúdos 
abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, relacione e escreva sobre a visão e Paulo Freire, a alfabetização atual e o alfabetizador: 
De acordo com a visão de educação como prática de liberdade, apresentada por Paulo Freire, o professor precisa realizar práticas educativas consistentes para que o processo da alfabetização se oncretize. Sem uma nova visão do que é a alfabetização, o processo 
torna-se mecânico e sem significado ao educando. O problema consiste em mudar as práticas das escolas e as ações dos professores. Resposta disponível na página 74 capítulo 02. Resposta: Levar os alunos a reflexão da leitura do mundo do seu contexto, onde estão inseridos. Para alfabetizar aluno precisa saber o que ele já sabe, criar situação que compreenda o que está sendo ensinado pelo professor. Hoje é necessário buscar aulas criativa que estimule alfabetizado faze r compreensão do mundo a sua volta estimulado a busca da leitura para alfabetizar é necessário um comprometimento do professor com seus alunos ensinado toda alfabetização e toda família da silaba. Porque educando não quer mais aulas seja repetidas ele busca é adquiri conhecimento de qualidade. Devemos nós compreender com a educação ontem futuros que queremos é criar cidadão sente com a realidade e comprometido consigo mesmo e com o próximo. Com o Paulo 
Freire precisamos ler a realidade para poder transformar a mesma.
Leia o trecho a seguir: 
“A consciência fonológica, ou conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nos alunos ouvintes no contato destas com a linguagem oral de sua comunidade. É na relação com diferentes formas de expressão oral que essa habilidade metalinguística desenvolve -se, desde que o aluno se vê imerso no mundo linguístico”. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://www.vedipe.blessdesign.com.br/pdf/gt09/co%20grafica/Simeao%20Pereira%20Neto.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2016. Para o processo de alfabetização e letramento, faz-se necessário um educador com especificidades pertinentes a esta etapa da educação básica. Dentro deste contexto alfabetizador, encontra -se a oralidade . Qual a importância de o educador estimular esse sentido? Nem tudo no trabalho de alfabetização diz res peito somente à leitura e à escrita. É importante o desenvolvimento de atividades de oralidade, em que a criança possa ler em voz alta e posteriormente falar com os outros 
sobre o que leu, de forma a valorizar sua cultura e ter valorizada sua linguagem, aprender a falar em público, contando suas preferências, suas opções etc. o desenvolvimento da oralidade não se dá num único momento da sala de aula, e sim, a todo o momento. Por isso, o professor deve estar atento e possibilitar que as crianças partilhe m suas ideias, justifiquem suas escolhas e, assim, possam desenvolver cada vez mais sua oralidade. Resposta disponível nas páginas 104 e 105 – capítulo 02. É muito importante estimular os alunospara oralidade, e criado atividades criativas e de leitura de texto .Buscando estimular eles criar textos fazer regredir com a realidade proporcionando o diálogo e compreensão do texto das palavras
Prova de Metodologia da Alfabetização
Os métodos [de alfabetização] nasceram nas sala s de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender” D Afirmativas I, III e IV.
O processo de avaliação não diz respeito apenas ao ensino e nem pode ser apenas reduzido a técnicas. Fazendo parte da permanente reflexão sobre a atividade humana, a avaliação constitui um processo intencional, auxiliado por diversas ciências, e que se aplica a qualquer prática. Podemos falar na avaliação das diversas atividades profissionais, bem como de uma empresa, de um programa, de uma política”. E F–V–V–V–V
Considere a seguinte passagem de texto: “O processo de avaliação não diz respeito apenas ao ensino e nem pode ser apenas reduzido a técnicas. Fazendo parte da permanente reflexão sobre a atividade humana, a avaliação constitui um processo intencional, auxiliado por diversas ciências, e que se aplica a qualquer pratica. Podemos falar na avaliação das diversas atividades profissionais, bem como de uma empresa, de um programa, de uma política” E F–V–V–V–V
Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial” D Afirmativas II e IV.
“[Segundo os PCN], faz par te da profissão docente reconhecer que o saber escolar é construído na interlocução. Incorpora a dimensão do diálogo interpessoal, da diversidade cultural, das significâncias múltiplas de seus interlocutores. Cada situação de sala de aula requer escolhas didáticas específicas e reflexões sobre o processo construído coletivamente”. E As alternativas I, II e III estão corretas.
Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode - se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga ”.

Outros materiais