Buscar

Resumo AV2 História do Direito Brasileiro para impressao (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1822-1831- I Império - Dom Pedro I. 1831-1889 II Reinado. 
1831–1840- Período Regencial: O Brasil foi governado por regentes como previa os artigos 122 e 123 da Constituição de 1824(art. 90 voto censitário nos eleitores de províncias). Com vistas a por fim da desordem pública reorganizar a politica brasileira com alguém com legitimidade.
1834-Ato adicional concedeu às províncias assembleias e orçamentos próprios e deu a seus presidentes poderes de nomeação e transferência de funcionários públicos, mesmo quando pertencentes ao governo geral. O novo sistema só não era plenamente federal porque os presidentes (de província) continuavam a ser indicados pelo governo central. E foi abolido o Conselho de Estado (era formado por políticos indicados pelo próprio Imperador. Suas inúmeras atribuições possibilitavam um controle mais efetivo do monarca sobre os mais variados aspectos de seu governo, contrariando os desejos de maior autonomia tão evidentes em algumas regiões). O poder moderador não vigorava durante o período regencial. Por todos esses motivos, o governo da regência teve como característica marcante o menor controle do poder central sobre as regiões integrantes do Império do Brasil e isso possibilitou o surgimento e o fortalecimento de inúmeras revoltas de Norte a Sul do país. CABANAGEM, SABINADA, BALAIADA, MALÊS e FARROUPILHA.
1840-1850: período de convivência com a instabilidade política ; café se torna a produção de maior importância econômica depois de 3 séculos da cana de açúcar.
1840 – Havia o sentimento de que a estrutura social brasileira, patriarcal e ancorada na escravidão, pudesse estar em risco, onde foi implantada a antecipação da maior idade de Dom Pedro II (que completaria 18 anos em 1843) recriando o Conselho de Estado, garantindo ao rei a prerrogativa da nomeação do presidente do conselho e dos ministros que conduziriam a política nacional. Reformava-se o Código do Processo Criminal, garantindo o controle do Executivo sobre a polícia e o Judiciário, o país voltou ao rumo da centralização e da unidade, o que garantiria a ordem e a estabilidade necessárias para o Império do Brasil. Apesar das divergências entre liberais e conservadores, não discordavam naquilo que era considerado o essencial: a manutenção de uma estrutura social estratificada, patriarcal e escravocrata.
1845-  A Lei Bill Aberdeen (em inglês “Slave Trade Suppression Act” ou “Aberdeen Act”) foi promulgada em 08 de agosto de 1845 pela Inglaterra  para combater o tráfico de escravos africanos para as Américas.
1850-1870: apogeu do império. 1850-passados cerca de trinta anos do início da construção do Brasil imperial, já era possível notar os seus resultados: o Brasil era uma nação com relativa estabilidade, sem riscos aparentes de fragmentação e com a identidade nacional fortalecida por uma vigorosa produção artística e intelectual. Tínhamos, enfim, um país e uma nação.
1850-Lei Eusébio de Queirós-Decretava a proibição do tráfico de escravos em todo o território nacional devido ao perigo do haitianismo, de uma revolução escrava.
1850-Lei de Terras-A partir da aprovação da Lei de Terras, a terra tornava-se mercadoria no país, passando a ser adquirida por meio da compra, e não mais por meio de doações, como havia sido o costume em todo o período da colonização portuguesa e nos primeiros anos do Império; isso dificultaria, ou até impediria, o acesso de ex-escravos a ela como pequenos proprietários. a abolição da escravidão significou a libertação, mas não a inclusão social da imensa população escrava; Lei perversa; Título de propriedade àqueles que tiveram terras doadas pelo Estado; aumento e intensificação do Coronelismo; Legalização do latifúndio.(diferente do Homestead Act feita por Abraham Lincoln no dia 20 de maio de 1862. – conquista do oeste Americano  favorecendo os emigrantes estrangeiros com a criação de pequenas propriedades a Oeste dos Estados Unidos para sua conguista).
1850-Promulgação do código comercial-Tem a função de regulamentar os direitos e obrigações das empresas e suas relações. 
1864-1970-Guerra do Paraguai-o fortalecimento do sentimento de identidade nacional, reação nacionalista da população contra o inimigo estrangeiro. Criação de vínculos concretos entre brasileiros de todas as regiões do país. Perda de popularidade do imperador, o crescimento de um sentimento corporativo dentro do exército e o crescimento do movimento abolicionista.
1870-as fissuras na relação da monarquia com a Igreja, com o exército e com a classe de proprietários de escravos serão mais uma evidência de que o governo monárquico entrava em crise no país.
1870-1889:declínio da ordem imperial brasileira
1871-Lei do Ventre Livre ou Visconde do Rio Branco o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados com 65 votos favoráveis e 45 contrários. A maior parte dos votos contrários estava entre os cafeicultores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; estabelecia que todo filho de escravas nascido a partir da promulgação da nova lei seria livre, gerando uma alteração no mundo do trabalho, todavia sem criar grandes mudanças na economia ou sociedades.
1881 Lei Saraiva institui o voto direto e confiou o alistamento (emissão do título de eleitor) à magistratura, extinguindo as juntas paroquiais de qualificação.
1885 Lei dos Sexagenários A Lei n.º 3.270, também conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe (pela grafia arcaica,Lei Saraiva-Cotegipe) foi promulgada a 28 de setembro de 1885 que garantia liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos proprietários de escravos indenização.
1888-Lei Áurea ou Lei João Alfredo. Abolicao da escravatura.
1889-(15-11-1889)-Golpe político na Monarquia Brasileira. Novos atores sociais que lideraram o golpe republicano: Grandes cafeicultores da Província de São Paulo, Membros do alto escalão do exercito, Fazendeiros escravistas descontentes com a Lei Áurea, Alguns membros das classes médias urbanas (profissionais liberais). A queda da monarquia não teve apoio popular e a unidade territorial ficou intacta, ou seja, não meche com a aristocracia rural.
1889-1930-1 República 1889-1894–República das Espadas
1890– Decreto 847: Código Penal. Foi feito antes da constituição porque a aristocracia ficou com medo dos ex escravos. Proibição da capoeira (revogada). Instituiu o casamento civil art 72. A constitucionalização do Habeas Corpus. O princípio da Individualidade das Penas. Abolição da pena de morte, de banimento e das Gales. Artigo 268 estabelecia diferença à violência carnal praticada contra mulher honesta ou prostituta. Contra uma prostituta era um mal menor, por isso a pena também era menor. Condenava a retirada de uma mulher de casa sem o consentimento do pai, ferindo o pátrio poder. A prostituição e o adultério (para garantir o pátrio poder e defender a propriedade privada, inclusive evitando herdeiros bastardos), eram considerados crimes. Criminalização do aborto e do infanticídio. O adultério permanecia tendo o mesmo tratamento concedido pelo Código do Império, ou seja, incorreria neste delito a mulher casada que mantivesse relações sexuais com outro homem. Entretanto, o marido somente cometeria tal crime se estivesse mantendo outra mulher. Embora o Código proibisse a imputação de penas infamantes e a pena restritiva de liberdade individual não pudesse ser superior a 30 anos, uma situação que bem demonstrava sua rigidez era o fato de que previa possibilidade de criminalizar condutas mesmo a crianças a partir dos nove anos.
1891–A primeira constituição da República teve influência da constituição americana de 1787. Estabeleceu três poderes políticos. Estado laico ( não adota religião). Voto aberto(permitia o voto de cabresto e o curral eleitoral) e universal. Art 70. Ficaram excluídos dos votos: Soldados e cabos praças de pré, Mulheres, Analfabetos absolutos, Religiosos que fizessem votos de castidade, Mendigos. Criado o STF como guardião da Constituição. Poder legislativo Federal é composto por duas câmaras chamamos sistema bicameral.Mandato de um deputado 3 anos; de um senador 9 anos e mandato presidencial de 4 anos proibida a reeleição consecutiva. Tribunais federais não chegaram a ser criados durante a República velha. Governo republicano presidencialista constitucional e representativo; províncias tornam-se estados. Estados Unidos do Brasil. Separação entre Igreja e Estado e o fim do padroado e do beneplácito. Criação de cartórios e a secularização dos cemitérios. 1898 – Surgiram os primeiros Juízes Federais – Tribunais de Justiça dos Estados. A constituição legalizou a fraude eleitoral – voto aberto e masculino. O presidente eleito poderia vir de uma chapa e o vice-presidente de outra, como, aliás, acabou acontecendo. Logo após a proclamação foram naturalizados todos os estrangeiros que aqui viviam e que não manifestassem o direito de não sê-lo.
1894-1930-República Oligárquica; República do Café com leite. Oligarquia: governo de poucos, podem pertencer a uma família, classe ou partido. 
1916- Atribuido a Clóvis Beviláqua o Código Civil brasileiro demorou a ser promulgado porque a parte civil das ordenações filipinas permaneceu por muito tempo. Elaborado para uma sociedade agrária, o Código foi publicado e passou a vigorar em uma sociedade que começava a se industrializar. A existência do homem enquanto pessoa natural começava no nascimento e se extinguia com a morte. Incapacidade de menores entre 16 e 21 anos. Regula o Pátrio poder (poder dos pais sobre os filhos) A mulher estava sob constante tutela, primeiro do pai, depois, do marido e depois, dos filhos. Casamento nulo ou anulável – erro de pessoa (mulher não virgem, parceiro impotente ou com outra orientação sexual). Direitos e deveres do marido – sustento da casa. O Código Civil estabeleceu quatro regimes de casamento: - comunhão universal dos bens; - comunhão parcial dos bens; - separação de bens; - regime dotal.
Apesar de todas as suas definições o Código Civil de 1916 já estava ultrapassado. A última tentativa de atualização do Código Civil ocorreu em 1967, por Miguel Reale e uma equipe de juristas. Ficou pronto em 1975. Passou por atualizações e à nova Constituição de 1988, foi promulgado em 1988 e entrando em vigor em 2003. 
1930-Revolução de 30 e Chegada de Vargas ao Poder Ano eleitoral 1930. Júlio Prestes ex-presidente de São Paulo é eleito pelo voto com o apoio do presidente Washington Luís (1926-1930). Mas a Aliança Liberal Coligação membros oligarquias dissidentes (RJ, RS, Paraíba, MG) tenentes, industriais, setores médios urbanos, descontentes com o predomínio de São Paulo no cenário político nacional, através das armas os tenentes contestaram a eleição de Júlio Prestes e colocaram Vargas no poder. 1930 a 34 governo provisório – 1934 a 37 governo Constitucional – 1937 a 45 Estado Novo ou Ditadura Vargas (pai dos pobres).
1932-Código Eleitoral. Reformular a Legislação Eleitoral; Criação da Justiça Eleitoral; unificação do Sistema Eleitoral, evitando fraudes; Voto secreto; Voto feminino (as mulheres só poderiam votar com a permissão do marido e ter um padrão social elevado “funcionárias públicas-obrigadas para continuar no emprego”.
1934-Inspirada na Constituição de Weymar (Alemã). A constituição de 1934 promulgada em 16 07 1934 com 187 artigos, a anterior tinha 90. Manteve as características gerais do Estado Brasileiro: o federalismo o presidencialismo e o regime representativo. Tripartição dos poderes; o poder legislativo federal permanece bicameral, o senado federal era composto por dois representantes por estado e dois pelo distrito federal por sufrágio universal, com mandato de oito anos e para homens e mulheres maiores de 35 anos. Idade mínima para eleitores homens e mulheres 18 anos, na anterior era de 21 anos. Mandato presidencial de 4 anos sem reeleição consecutiva. O alistamento e o voto eram obrigatórios para os homens, e para as mulheres, quando estas exercerem função pública remunerada. Art 109 Reconhecendo o sufrágio feminino. O Art 121 tratava da questão trabalhista. Assegurou o ensino primário público e obrigatório. Estimulou o desenvolvimento do ensino médio e superior. Na agricultura incentivou a produção de diversos gêneros agrícolas. Estimulou a modernização da economia por meio do parque industrial. Reconheceu o Voto secreto criado em 1932. Previa a criação da justiça do trabalho Art 82. Derrota de São Paulo; Rio de Janeiro era a capital federal; Fim da economia do café com a crise de 1929; Constituição Federal de 1891 é revogada de 1930 a 1934 sem Constituição, o que gerou a Revolta Constitucionalista de 1932 envolvendo os paulistas, os quais foram vencidos; continuaram fora do jogo democrático os analfabetos, os soldados e os religiosos com voto de castidade (renuncia de um direito individual); Vargas fez eleições diretas para todos os cargos menos para o de presidente. Estado laico.
1937-Vargas governa por Decretos, CLT(Compilada da Carta de El Lavoro do governo fascista de Mussolini). A Constituição de 1937 foi outorgada pelo presidente Vargas. Reconheceu dois poderes políticos. Executivo e judiciário. O parlamento e os partidos políticos foram extintos. Forte intervencionismo estatal na economia. Centralizadora. Enorme concentração de poderes nas mãos do chefe do poder executivo; leis criadas através de decretos. A magistratura perdeu suas garantias (art 177). O chefe do executivo nomeia os interventores (autoridades estaduais). O art 187 estabelecia um plebiscito para referendar a carta constitucional, o que jamais ocorreu. Mantinha a indissolubilidade do matrimônio. Suprimiu o habeas corpus. Instituiu a pena de morte para os crimes contra a ordem pública o Estado e as instituições. Declarou o país em estado de emergência art 186. Direito de ir e vir limitado, opressão. Recebeu influência da polaca Constituição polonesa de 1935.; Rígida; Estado laico; O Legislativo passa a ser unicameral; Previsão de Sindicatos, previdência social e rol de direitos trabalhistas; Ampliação dos remédios constitucionais (Mandado de segurança e Ação popular); Foi suprimido o cargo de vice-presidente; O casamento religioso passa a ter efeitos civis; Direito à propriedade com caráter social; Criou a Justiça do Trabalho e Eleitoral; O Estado Novo era um Estado autoritário não podemos confundir com o Estado Totalitário.
1946-1964-República Populista. Retorno à ordem democrática. Promulgação da Constituição de 1946. Constituição liberal democrática. Existência de partido político pluripartidarismo. Principais partidos políticos: PSD partido social democrático, PTB Partido Trabalhista Brasileiro, UDN União Democrática Nacional. Volta da democracia após a II Guerra Mundial.
Sabe-se que a nossa atual constituição de 1988 exige que os candidatos a presidente e vice se elejam na mesma chapa. A Carta de 46 previa a mesma regra. Mas na primeira constituição da República de 1891 havia duas cédulas eleitorais o eleitor votava para Presidente em uma e na outra para vice. Já a constituição de 1934 extinguiu o cargo de vice-presidente. O artigo 2º do Código Eleitoral de 1932 estabelecia que era eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, e que estivesse alistado de acordo com os seus dispositivos. Portanto, o Código Eleitoral de 1932 foi o primeiro dispositivo legal brasileiro a tratar do voto feminino. Segundo esse código, em seu artigo 119, o título de eleitor convertia-se em um documento essencial ao desempenho de funções ou de empregos públicos, ou para o exercício de profissões em que fosse exigida a nacionalidade brasileira, ou ainda para a comprovação da identidade em todos os casos exigidos por lei, decretos ou regulamentos. Tais disposições não se aplicavam, todavia, aos cidadãos residentes no estrangeiro, ou domiciliados no Brasil, há menos de um ano, nem aos homens maiores de sessenta anos, nem às mulheres em qualquer idade. Isso significa dizer que, apesar de o código de 1932 firmar que a condição de eleitor era indistinta para homens e mulheres, não havia a obrigatoriedade do alistamento e do exercício do voto para as mulheresde qualquer idade. 1881-Código eleitoral: O novo quadro eleitoral levou o Conselheiro Saraiva a reformá-la, encarregando Ruy Barbosa de redigir o projeto da nova lei, de nº 3.029/1881, que ficou conhecida como Lei Saraiva. Ela aboliu as eleições indiretas e confiou o alistamento (emissão do título de eleitor) à magistratura, extinguindo as juntas paroquiais de qualificação. Favor em troca de apoio político clientelismo.

Outros materiais