Buscar

CASO CONCRETO 10

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título 
FONTES E INTEGRAÇÃO DO DIREITO II 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber: 
CASO CONCRETO 10
Cena comum no dia a dia estressado de qualquer grande cidade brasileira: João Honorato de Souza, profissão motoboy, ia conduzindo sua moto entre os carros na Avenida Litorânea quando de repente é abalroado por uma van de transporte de pequenas cargas, da empresa Transportes Leves Ltda. No acidente feriram-se João Honorato e o ajudante do motorista da van. Qual não foi a surpresa de João Honorato ao receber, uma semana depois, uma citação para defender-se de uma ação de responsabilidade civil que o ajudante de motorista da van havia interposto junto à Vara Civil da Comarca locaL, alegando que o motorista da van estava fugindo de um assalto. Em sua defesa, João Honorato alegou que fora culpa exclusiva do motorista da van, que invadiu a contramão de direção. Indo a julgamento, a sentença julgou improcedente o pedido, com base na Súmula n° do Supremo Tribunal Federal, que diz: "A responsabilidade contratual do transportador, pelo acidente com passageiro, não elidida por culpa de terceiro, contra o qual tem ação regressiva". Argumentou ainda que esta súmula foi transformada em texto legal no artigo 735 o novo Código Civil. Após a leitura da sentença, um dos clientes faz as seguintes perguntas a você que assistira ao julgamento e que é aluno do Curso de Direito De uma faculdade do Grupo Estácio de Sá: 
a) O que vem a ser uma Súmula? 
Resposta: Sumula são os enunciados normativos que resumem as teses consagradas em reiteradas decisões dos tribunais - STF e STJ.
b) A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, citada na sentença, pode ser considerada fonte formal do direito? Como assim? 
Resposta: A maioria da doutrina considera á jurisprudência como fonte formal do Direito já que ela é o processo ou atividade jusdicial do Estado no exercício de aplicar o Direito, que se expressa através dela. A obra dos tribunais havendo uma série de julgados que quando entre si certa continuidade e coerência convertem-se em fonte formal do Direito, sendo consideradas pelas pessoas e passando a integrar o direito vigente sob a dominação de jurisprudência. 
Desta forma, pode-se entender a jurisprudência do STF como fonte formal do Direito, uma vez que é uma das formas de expressão daquele.
 
c) Em que medida se pode dizer que a jurisprudência passa a ser fonte do direito no momento em que o juiz a levou em conta para decidir a questão? Por quê? 
Resposta: A jurisprudência tem a função de orientar, informar, possuindo autoridade cientifica: Os juízes de instancias inferiores não tem o dever de acompanhar a interpretação hermenêutica dos tribunais superiores. A interpretação do Direito há de ser um procedimento intelectual do próprio julgador.
Hoje, no entanto, vige a Emenda constitucional nº 45 de 08 de dezembro de 2014 que alterou artigo 102 da CRTB ao inserir em seu parágrafo segundo as decisões definitivas de mérito proferidas pelo STF nas ações diretas de inconstitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do poder judiciário e da administração pública e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. 
QUESTÃO OBJETIVA 
1 Leia as afirmações abaixo: 
I - Por analogia estende-se a um caso não previsto aquilo que o legislador previu para um caso semelhante, em igualdade de razões, preenchendo uma lacuna na lei. 
II - Na interpretação extensiva supõe-se que a norma existe, sendo passível de aplicação ao caso concreto, desde que sua abrangência seja estendida além do que usualmente se faz. 
III - Quando se afirma a existência de uma lacuna legal e se nega a aplicação de norma por analogia ao caso concreto, o operador jurídico ainda pode utilizar os princípios gerais de direito para a solução do conflito.
 
a) todas as proposições estão corretas (CERTA)
b) somente as proposições I e II estão corretas 
c) somente as proposições II e III estão corretas 
d) somente a proposição I está correta. 
e) somente a proposição II está correta. 
2- Correlacione as fontes do Direito abaixo apontadas e as afirmativas a elas referentes: 
I - Doutrina 
II - Jurisprudência 
III - Costume 
IV - Lei X - Influencia fortemente o Direito por traduzir reiteração de decisões contenciosas. Y - Tem tido utilização crescente nos demais ramos do direito, sendo importante para o Direito em razão da deficiência da legislação. Z - Distingue as regras que convêm a cada um dos sub-ramos do saber jurídico e influi tanto na elaboração da Lei quanto nas decisões contenciosas ou não contenciosas. 
A relação correta é: 
a) I - X; II - Z; III - Y 
b) I - Y; II - X; IV - Z 
c) I - Y; III - Z; IV - X 
d) I - Z; II - X; III - Y (CERTA)
e) II - Z; III - Y; IV - X

Outros materiais