Buscar

Exercicios Engenharia de Métodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o objetivo do processo geral de solução de problema de Engenharia de Métodos?
O desenvolvimento de um método para fabricação de um novo produto ou a melhoria de um método existente.
Um analista de processos de uma grande fábrica de produtos de linha branca cronometrou a operação de montagem de determinada porta de um modelo de refrigerador. Foram feitas sete cronometragens iniciais para as quais foram obtidos os seguintes valores em segundos: 
10,5 – 10,3 – 9,3 – 9,2 – 9,5 – 9,9 – 10,0 
A empresa determinou, como regra geral, o grau de confiança para os tempos cronometrados fosse de 95 %, com um erro relativo inferior a 5%.
Desenvolver um cálculo de números de horas produtivos de um produto de escova de dente.
Exemplo: 8,8 horas trabalhadas/dia * 22 dias/mês= 193,6 h; 2 manhãs/mês de manut prevent = 10,0 h; 0,5 h de lavagem por dia= 11,0 h; 10% de tempos improdutivos (*) =17,3 h; 20% de ociosidade (**)= 31,0 h; BASE DE CÁLCULO UNITÁRIA= 124,3 h;(*) Café, Banheiro, Reuniões, etc (**) Maq ok, equipe ok e não tem serviço para rodar
O que significa Brainstorming? Quais são os quatros principais regras do Brainstorming?
O brainstorming é uma rodada de ideias, destinada a busca de sugestões através do trabalho de grupo. É usada para gerar idéias rápidas e em quantidade, que podemos utilizar em diversas situações. Regras: Critica são rejeitadas; Criatividade é bem-vinda; Quantidade é necessária; Combinação e aperfeiçoamento são necessários.
Elabore uma estrutura de uma planilha de custo tendo como: 
1º) Custos diretos: Cálculos teóricos; 
2º) Custos indiretos: Apropriação por rateio – MLC(Mapa de localização de custo
Levantamento dos Custos Indiretos: Salário da mão-de-obra direta;Encargos Sociais Salários e Encargos da mão-de-obra indireta; Depreciação técnica dos ativos imobilizados; Materiais auxiliares; Energia Elétrica; Aluguéis e Taxas/Impostos; Despesas de Manutenção e Conservação; Diversos Custos Administrativos; Rateios; MLC; Numero de horas produtivas; Avaliação de ociosidade.
O que são custos indiretos?
Apropriação por rateio - MLC
O que são rateios?
Apropriação dos custos indiretos; incerteza; 
O que significa MASP?
Metodologia de análise e solução de problemas. Se baseia na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem fatos previamente levantadas e que comprovadamente causem problemas. 
O significa Método G.U.T. e de um exemplo da sua aplicação?
Gravidade, urgência e tendência. Falta de motivação dos funcionários; Deficiência na comunicação.
O que significa o método DMAIC?
Definir. Medir, analisar, melhorar e controlar.
O que significa projetar o controle do processo?
Significa avaliar o desempenho real do processo, comparar o desempenho real com as metas e tomar providencias a respeito.
Qual o objetivo do estudo de movimento de uma produção?
Projeto de um sistema de produção ou de uma seqüência de operações e procedimentos
Quais são as finalidades do estudo de tempo?
Estabelecer padrões para os programas de produção para permitir o planejamento da fábrica, utilizando com eficácia os recursos disponíveis e, também, para avaliar o desempenho da produção em relação ao padrão existente; Fornecer os dados para a determinação dos custos padrões, para levantamento de custos de fabricação, determinação de orçamentos e estimativa de custo de um produto novo; Fornecer dados para o estudo de balanceamento de estruturas de produção, comparar roteiros de fabricação e analisar o planejamento da capacidade.
Qual a gestão estratégica de operação para engenharia de produto?
Estratégia de operações. Rede de Operação. Pacotes de valor. Medidas de desempenho. Qualidade Total. Ética, sustentabilidade e segurança. Produtos e processos. Instalações. Planejamento e controle de operações. Controle estatístico do processo e confiabilidade
Por que elaborar planejamento estratégico de operação?
1- As operações envolvem a maioria dos investimentos em capital das organizações. 2- A maioria das decisões, em operações, inclui recursos físicos que têm, por natureza, “inércia decisória” (tempo entre a tomada de decisão e o momento em que esta decisão toma efeito). 
3- As decisões em operações, uma vez implantadas, são normalmente difíceis e caras de serem revertidas. 4- As opções estratégicas adotadas impactam diretamente as formas com que a empresa vai ser capaz de competir nos mercados, no futuro.
Qual o objetivo da estratégia de operação?
Garantir que os processos de produção e entrega de valor ao cliente sejam alinhados com a intenção estratégica da empresa quanto aos resultados financeiros esperados e aos mercados a que pretende servir, e também adaptados ao ambiente em que se insere.
Quais são os critérios de desempenho operacional?
Qualidade, custo/preço, Velocidade, Confiabilidade e Flexibilidade.

Outros materiais