Buscar

Relatório 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Relatório 9: Psicologia na academia
Diariamente consegui perceber o quanto vários alunos se deslocam para a academia em busca apenas de um desabafo, e muita das vezes o primeiro que ele encontra, se torna um ‘psicólogo’ ouvindo e ajudando essa pessoa. A academia, muita das vezes é uma saída para pessoas que estão entediadas ou com problemas dentro de casa e aí não vão apenas para praticar exercícios na academia, e sim para ‘esfriar a cabeça’ em um ambiente que possui uma rede de pessoas que interagem com ela e conseguem ajudar para a melhora do seu humor. Mulheres reclamando dos seus maridos e filhos, homens reclamando do seu trabalho e contas para pagar, adolescentes reclamando de seus namorados, idosos reclamando do governo, entre outras situações, e aí os professores muita das vezes ocupados, não conseguem instruir ou ouvir essas pessoas mas aí que entra a importância da psicologia do esporte aplicada em academias, como vemos em Silva,A.M.B (p.9,2014):
 O trabalho psicológico, dentro do ambiente das academias, considerando as singularidades deste espaço, é possível quando se tem apoio de todos os envolvidos. Destarte, antes de qualquer intervenção, é necessário que o psicólogo conheça bem o ambiente no qual ele está se inserindo. A aplicação do questionário com os alunos mostrou ser uma boa forma de identificação da demanda que pode ser alvo de intervenções, permitindo também o planejamento de estratégias direcionadas à prevenção e manutenção do bem-estar psicológico dos funcionários e alunos da academia, bem como uma forma de contato com a diretoria .O investimento dos professores na formação e na melhoria do atendimento parece ser fundamental. Pensando nisso, foi identificada que a experiência aqui circunscrita oferece indícios de que o trabalho do psicólogo dentro de uma academia de ginástica deve ser realizado com toda a equipe de profissionais (professores, funcionários e estagiários) e também com os alunos da academia, tendo como objetivo principal contribuir para que o ambiente da academia se torne cada vez mais acolhedor e completo, compreendendo todas as dimensões humanas (física, nutricional, postural e psicológica), o que parece auxiliar na melhoria do bem-estar físico e emocional de seus clientes. Além disso, o trabalho do psicólogo do esporte no ambiente das academias deve contribuir para que a prática de atividade física se torne, cada vez mais, um momento de diversão e descontração da vida cotidiana do indivíduo. Essa transformação contribui para a permanência, comprometimento e manutenção do indivíduo em um programa regular de atividade física, pois a satisfação e o bem-estar são apontados como fatores determinantes para a participação em programas de exercícios físicos.
E então os donos da academia estão estudando possibilidades de contratar uma psicóloga para atuar na academia; Uma das alunas da academia é psicóloga e se disponibilizou para um teste de 1 mês, atendendo alunos e funcionários, mas ainda não se sabe se vão utilizar horários marcados ou fazer uma análise psicológica juntamente com a avaliação física ou até mesmo ela circular na academia conversando com alunos e os ouvindo.
SILVA,Foch, Reflexões sobre o trabalho do psicólogo do esporte em uma academia de ginástica, Estudos interdisciplinares na psicologia,Londrina,2014.
WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do exercício. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Outros materiais