Buscar

Influência do celular nas escolas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Influência do celular nas escolas 
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em maio de 2008, uma lei que proíbe alunos de usar celulares em escolas públicas e privadas da Educação Básica, sendo liberado o uso do aparelho somente nos intervalos fora da sala de aula, cabendo ao professor encaminhar a orientação o aluno que descumprir as regras.O objetivo da proposta é assegurar a essência do ambiente pedagógico que deve prevalecer na escola. 
O uso do celular em sala de aula traz vários pontos negativos ao ambiente escolar, como desviar a atenção do aluno, facilitar a fraude de provas através de troca de mensagens, pesquisas indevidas na internet, e os conflitos gerados entre professor e aluno pelo uso do aparelho. 
Fica evidente que os alunos ao usarem celular durante a aula, não conseguem focar totalmente sua atenção ao professor, pois os aparelhos celulares através de seus aplicativos (jogos, app de troca de mensagens, vídeos) se tornam bem mais atrativos do que o conteúdo que esta sendo transmitido pelo professor. O celular facilita a troca de respostas de provas entre os alunos através de mensagens instantâneas, fazendo com que os alunos se beneficiem de boas notas sem realmente terem adquirido conhecimento do determinado assunto. Outro grande problema do uso indevido do celular é o fácil acesso a internet, são as navegações em sites pornográficos, geralmente os alunos que tem acesso a esses sites ilegais para menores, acabam divulgando vídeos e imagens para outras crianças no ambiente escolar gerando conflito entre alunos, pais e professores. 
A proibição do uso dos aparelhos celulares em sala, não deve ser apenas uma responsabilidade da escola, os pais devem interagir nesse processo, orientando seus filhos a não levar o aparelho à escola e quando achar que ha necessidade de levar, usar o mesmo somente em caso de necessidade, nos intervalos ou quando for de muita urgência.
Com a tecnologia em alta nos dias atuais, o uso do celular será cada vez mais freqüente, e nas escolas não será diferente. Cabe ao professor adequar o uso inteligente do aparelho buscando alternativas para inserir o celular em seus conteúdos, seja através de leituras onde os alunos podem acessar o conteúdo pela internet reduzindo uso de material e otimizando o tempo, na busca de diferentes tipos de visão referente ao conteúdo estudado. Uma outra forma de o professor interagir com os alunos através desse meio de comunicação seria criar um grupo de estudos com os alunos da classe, e caso houvesse duvidas no conteúdo uns alunos poderiam ajudar os outros, pode se utilizar esse grupo também para ajudar na revisão de provas. Esse fácil acesso, comunicação e trocas de conhecimentos poderia beneficiar o aprendizado em momentos diferentes do dia do aluno fora da sala de aula.
	Enfim, a tecnologia pode ser usada de várias formas tanto para o bem quanto para o mal, cada um de nós devemos aprender a utilizar a tecnologia da melhor maneira possível em beneficio do bem comum. Nas escolas, deve se estimular os alunos a fazer o uso inteligente do celular, destacando os benefícios que o mesmo pode ter usado de maneira adequada, afim de tornar cidadãos consciente do uso correto da tecnologia para o bem de todos.

Outros materiais