Buscar

Aula 04 teletransmitida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 04 – MONTAGEM DO BALANÇO PATRIMONIAL
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE – CURSO DE MARKETING – PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO
Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2011
*
*
OBJETIVO DESTA AULA
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
1. Definir a estrutura completa do Balanço Patrimonial;
2. Descrever os Grupos e Subgrupos do Balanço Patrimonial. 
*
*
ADOÇÃO DAS NOVAS PRÁTICAS CONTÁBEIS NO BRASIL 
As definições da Lei nº. 11.638/2007 e da MP nº. 449/2008, convertida na Lei nº 11.941/2009, devem ser observadas por todas as empresas obrigadas a obedecer à Lei das S/A, compreendendo não só as sociedades por ações, mas também as demais empresas (sob o ponto de vista contábil), inclusive as constituídas sob a forma de limitadas, independentemente da sistemática de tributação por elas adotada. 
*
*
ADOÇÃO DAS NOVAS PRÁTICAS CONTÁBEIS NO BRASIL
As empresas de grande porte, de acordo com a definição da Lei nº. 11.638/2007 (parágrafo único do artigo 3º), devem, adicionalmente, observar as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 
Devem também ser observadas as determinações previstas nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Pronunciamentos Técnicos editados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
*
*
ATENÇÃO
As demais entidades, sem finalidades lucrativas, devem observar a legislação aplicável e as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) específicas.
*
*
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil estática, ou seja, nos mostra a situação das contas Patrimoniais num dado momento (o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa).
A estrutura do Balanço Patrimonial, de acordo com as modificações ocorridas até a Lei nº. 11.941/2009, compreende os seguintes grupos e subgrupos de contas:
*
*
DIFERENÇA ENTRE O CIRCULANTE E O LONGO PRAZO
As contas deverão ser classificadas no Circulante quando forem recebidas ou pagas até o término do exercício social seguinte. 
No Longo Prazo, serão classificadas as contas que forem recebidas ou pagas após o término do exercício social seguinte. 
ATENÇÃO: Considerando a data de fechamento do Balanço, o Circulante será até 1 ano e o Longo Prazo após 1 ano. 
*
*
ATIVO
Relembramos que para ser classificado no Ativo é necessário: 
 
 Bens ou Direitos;
 Ser de propriedade da empresa;
 Ser mensurável em moeda corrente;
 Representar benefícios presentes ou futuros 
*
*
ATIVO
As contas do ativo serão agrupadas em ordem decrescente de liquidez. Primeiramente, agrupam-se as contas que já são dinheiro (Caixa, Bancos, etc.) com aquelas que se converterão em dinheiro rapidamente (Títulos a receber, Estoques, etc.). 
A este grupo de contas denominamos Ativo Circulante. É o grupo que possui maior liquidez.  
Englobam as disponibilidades e os bens e direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente (considerando a data de fechamento do Balanço, engloba o período de até 12 meses), ou seja: 
*
*
DISPONIBILIDADES
 
Caixa – representa o dinheiro que está em posse da empresa.
Bancos conta Movimento – representa o dinheiro da empresa depositado em conta-corrente bancária. 
Aplicações no Mercado - aplicações de curtíssimo prazo por um período de quinze dias, uma semana ou um dia.
*
*
BENS E DIREITOS REALIZÁVEIS A CURTO PRAZO
Duplicatas a Receber – valores ainda não recebidos decorrentes de vendas de mercadorias ou prestação de serviços a prazo.
Estoques – representam as mercadorias que serão vendidas. No caso de indústrias, os produtos acabados, bem como matéria-prima e outros.
Aplicações no Mercado – aplicações de curto prazo por um período acima de quinze dias e antes do término do exercício social seguinte. 
Outros valores a Receber.
*
*
APLICAÇÃO DE RECURSOS EM DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE
São classificados nessas contas os gastos pagos efetivamente pela empresa, porém ainda não utilizados ou não consumidos. (Segundo o regime de competência, o momento da classificação das despesas ocorre com a utilização ou consumo dos bens ou serviços e não com o seu pagamento).
Seguros pagos antecipadamente.
Aluguéis pagos antecipadamente.
Outros.
*
*
ATIVO
Realizável a Longo prazo - Devem ser classificadas no ARLP as contas cuja natureza seja a mesma do ativo circulante e que tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício social seguinte como duplicatas a receber de clientes com prazo de vencimento após o término do exercício social seguinte.
No entanto, há direitos a receber que são classificados no Realizável a Longo Prazo apesar de seu recebimento a Curto Prazo, como, por exemplo, empréstimos a diretores ou empresas coligadas e controladas. Essa classificação é mais prudente, pois a empresa não irá acionar seu diretor ou sua coligada se esta não pagar no prazo. 
*
*
ATIVO
Grupo de contas do Ativo NÃO Circulante.
 Investimentos - Participações permanentes no capital de outras sociedades e direitos que não se destinem à manutenção das atividades do empreendimento como: 
Investimentos em Ações;
Imóveis alugados a terceiros;
Terrenos para futura expansão;
Quadros e obras de arte;
Participações em outras empresas.
*
*
ATIVO
Imobilizado -Direitos que tenham por objeto bens tangíveis destinados à manutenção do negócio principal da empresa, como: 
Imóveis em uso;
Máquinas e equipamentos;
Terrenos (utilizados no negócio principal da empresa);
Móveis e Utensílios;
Equipamentos de processamento de dados – Hardware;
Instalações;
Veículos.
*
*
ATIVO
Intangível - Direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção do negócio principal da empresa, como:
Fundo de Comércio;
Direitos Autorais;
Sistemas Aplicativos – Software;
Marcas;
Patentes.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais