Buscar

Fenômenos dos Transportes AV1 e AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FENOMENOS
	PERGUNTAS	RESPOSTAS
	1) A razão entre as forças que atuam nas duas áreas circulares....
2) Diferença de pressão do ponto A para o ponto B
a) Diferença de pressão
b) Sentido fluxo 
	( esta indo de A para B)
	3) Água é descarregada de um tanque cúbico de 5 m de aresta por um tubo de 5 cm de diâmetro localizado na base. A vazão de água no tubo é 10 l/s. Determinar a velocidade de descida da 
superfície livre da água do tanque e, supondo desprezível a variação de vazão, determinar o tempo que o nível da água levará para descer 20 cm.
	Calculando o volume do tanque:
V = 5 . 5 . 5
V = 125 m³
Sabemos que a vazão é de 10 L/s. Vamos calcular essa vazão em m³, sabendo que 1m³ = 1000L, logo:
1000L ---- 1m³
10L -------- Z
Z = 10 / 100
Z = 0,01 m³/s
Agora, vamos ver qual seria a altura de 0,01m³ nesse tanque:
V = 5 . 5 . h
0,01 = 5 . 5. h
h = 0,01/25
h = 4 . 10^-4 m
Logo, a velocidade da altura é de 4 . 10^-4 m/s ou 0,04 cm/s.
Agora, calculando o tempo para descer 20cm = 0,2 m, vamos calcular o volume de água necessário para isso:
V = 5 . 5 . 0,2
V = 5 m³
Terá que sair 5m³ de água. Se descem 0,01 m³ a cada segundo, em quantos segundos sairão 5m³
0,01 m³ ------- 1s
5m³ --------- t
t = 5 / 0,01
t = 500s
Demorará 500 segundos ou 8,33 minutos.
	A densidade relativa é a relação entre:	as massas específicas de duas substâncias.
	A distância vertical entre a superfície livre da água de uma caixa de incêndio aberta para a atmosfera e o nível do solo é 31m. Qual o valor da pressão hidrostática num hidrante que está conectado á caixa de água e localizado a 1m do solo? Considere g = 10m/s2 e massa específica da água de 1000 kg/m3.	300KPa
	A Equação Geral dos gases é definida pela fórmula:	PV = nRT; onde n é o número de moles.
	A equação manométrica permite determinar a pressão de um reservatório ou a:	diferença de pressão entre dois reservatórios.
	A figura abaixo representa um tubo horizontal que possui dois estrangulamentos. Em S 1 o diâmetro é igual a 8 cm, em S2 o diâmetro é igual a 6 cm. Se considerarmos que o fluido é incompressível e que o regime de fluxo é linear permanente, dado V 1 = 10 m/s e S 3 = 3 cm, podemos afirmar que, respectivamente, V 2 e V 3 são iguais a: 	17,8 m/s e 53,3 m/s.
	A figura ao lado ilustra um recipiente cilíndrico totalmente fechado, contendo gás e óleo. A, B e C são pontos no interior do recipiente, estando A no seu tampo, C na sua base e B na interface gás-óleo. As massas específicas do óleo e do gás valem, respectivamente, 800 kg/m3 e 10 kg/m3. Sabendo-se que a pressão no ponto A vale 6kPa e que a gravidade local vale 10 m/s2, conclui-se que a pressão no ponto C, em kPa, vale:
	D) 10,4
	A força de empuxo é proporcional ao produto entre o peso específico do fluido e o volume de fluido deslocado. E é definido como:	FE = γ V.
	A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 250.000 km/s. Sendo 400.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela:	n=1,6
	A luz se propaga no vácuo com velocidade c = 3,0.108 m/s e, através de certo material transparente, com velocidade v = 2,5.108 m. O índice de refração desse material é:	1.2
	A massa específica de um combustível leve é 805 kg/m3. Determinar o peso específico e a densidade deste combustível. (considerar g = 9,81 m/s2).	Peso específico: γ = ρ.g = 805 (kg/m3)  9,81 (m/s2) = 7.897 (N/ m3) Dado: massa especifica da água: 1.000 (kg/m3). γ (H2O) = ρ.g = 1.000 (kg/m3)  9,81 (m/s2) = 9.810 (N/ m3 ). Densidade: d = γf / γ (H2O) = 7.897 / 9.810 = 0,805.
	A massa específica é a massa de fluído definida como:	ρ = massa/ Volume
	A pressão sanguínea é normalmente medida por um manômetro de mercúrio e é dada como uma razão entre a máxima (sistólica) e a mínima (diastólica). Um ser humano normal teria uma razão de 120/70 e a pressão é dada em mmHg. Calcule essas pressões em KPa e informe se um pneu de um carro fosse inflado com a pressão sanguínea de 120 mmHg, esta pressão seria suficiente para seu funcionamento, considerando que os pneus em média requerem uma pressão em 30-35 psi. Obs: 1Pa = 1 N/m^2. Dados: γ_Hg= 133.368 N/m^3; 1 psi = 6,89 KPa. Escolha entre as alternativas abaixo suas respostas.	16 e 9,3 KPa e não daria para encher o pneu
	A relação entre pressão e altura de coluna de um fluido permite medir pressões com o uso de manômetros. Considerando um manômetro de formato “U”, o que é INCORRETO afirmar sobre a sua utilização?	É de grande aplicação na medição de baixas pressões ou diferencial de pressão muito baixo.
	A segunda Lei da Termodinâmica tem aplicação na natureza, é importante na obtenção de energia pelos seres vivos. A energia solar é absorvida pelos vegetais fotossintetizantes e realiza uma série de transformações, em cada um dos processos, a energia útil torna-se menor, dessa forma, os seres vivos não são capazes de sintetizar seu próprio alimento. O entendimento básico das leis da Física, leva-nos a buscar soluções para os problemas ambientais que o planeta tem vivenciado, como o efeito estufa, os furacões, terremotos, etc. A Segunda lei da Termodinâmica pode ser enunciada da seguinte forma: 	é impossível ter um sistema que converta completamente e continuamente a energia térmica em outra forma de energia. 
	A superfície de uma placa de aço de 8 m² é mantida a uma temperatura de 150 °C. Uma corrente de ar é soprada por um ventilador e passa por sobre a superfície da placa. O ar se encontra a uma temperatura de 25 °C. Calcular a taxa de transferência de calor trocado por convecção, entre a placa e o ar, considerando um coeficiente de troca de calor por convecção de 150 W/m².K.	37,5 kW
	A tensão de cisalhamento é definida como:	Quociente entre a força aplicada e a área na qual ela está sendo aplicada.
	A transferência de calor de um corpo para outro pode se dar por condução, convecção e irradiação. A respeito da transferência de calor assinale a alternativa correta:	convecção e irradiação não exigem contato entre os corpos.
	A transferência de calor entre dois corpos ocorre quando entre esses dois corpos existe uma:	 Diferença de temperatura
	A transmissão de calor por convecção só é possível: 	nos fluidos em geral.
	A um êmbolo de área igual a 20 cm2 é aplicada uma força de 100 N. Qual deve ser a força transmitida a um outro êmbolo de área igual a 10 cm2.	50, 0 N
	A unidade de viscosidade no Sistema MK*S é:	Kgf S/ m2
	A viscosidade é uma das propriedades dos fluidos que interferem na velocidade de escoamento dos mesmos. Dessa forma, um material com alta viscosidade (por exemplo, mel) possui mais dificuldade para escoar do que um material como a água, com baixa viscosidade. Do ponto de vista microscópico, a que se deve essa propriedade quando atuante nos líquidos?	Às forças de atrito entre as partículas do material.
	A viscosidade é uma propriedade dos fluidos relacionada a forças de atrito
interno que aparece em um escoamento devido ao deslizamento das camadas fluidas, umas sobre as outras. Para um fluido newtoniano,a viscosidade é fixada em função do estado termodinâmico em que o fluido se encontra. A propriedade que mais influencia na viscosidade de líquidos e gases	dos líquidos diminui, e a dos gases aumenta.
	A viscosidade indica a capacidade que um determinado fluido tem de: 	escoar
	Água é descarregada de um tanque cúbico de 5m de aresta por um tubo de 5 cm de diâmetro a vazão no tubo é 10 L/s. Determinar a velocidade de descida da superfície livre da água do tanque e, supondo desprezível a variação da vazão, determinar quanto tempo o nível da água levará para descer 20 cm.	2 x 10-4 m/s; t = 500 s.
	Alguém observou que um balão de medidas meteorológicas subia com uma aceleração de 1 m/ s^2 (metro por segundo ao quadrado), antes de perdê-lo de vista. Sabendo-se que antes de soltar o balão o mesmo apresentava uma massa total de 25Kg e que a densidade do ar na região em que o balão foi solto estava com 1,2 Kg/m^3 (Kilograma por metro cúbico). Perguntamos qual é o volume do
balão? Considere gravidade = 10m/s^2.	22,92 m^3 (metros cúbicos)
	Alguns escritores e músicos tiveram em seus textos e canções a física como inspiração. Antonio Carlos Jobim, nosso maestro soberano, autor de diversas canções, inspirou-se em alguns conceitos da óptica para escrever um trecho da linda canção Luiza. Leia atentamente as palavras de Tom Jobim e assinale a alternativa correta:
"O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem, me exorciza
Dá-me tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando ent o os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar Luiza"	O que explica a decomposição da luz nas sete cores, cantada por Tom Jobim, é o fato da luz branca poder ser decomposta em 7 comprimentos de onda ao passar por meios com índices de refração diferentes.
	Analise as afirmações referentes à condução térmica
I - Para que um pedaço de carne cozinhe mais rapidamente, pode-se introduzir nele um espeto metálico. Isso se justifica pelo fato de o metal ser um bom condutor de calor.
II - Os agasalhos de lã dificultam a perda de energia (na forma de calor) do corpo humano para o ambiente, devido ao fato de o ar aprisionado entre suas fibras ser um bom isolante térmico.
III - Devido à condução térmica, uma barra de metal mantém-se a uma temperatura inferior à de uma barra de madeira colocada no mesmo ambiente. Podemos afirmar que:	Apenas I e II estão corretas.
	Ao receber uma quantidade de calor Q=80J, um gás realiza um trabalho igual a 16J, sabendo que a Energia interna do sistema antes de receber calor era U=120J, qual será esta energia após o recebimento?	U= 184 J
	ar escoa num tubo convergente. A área da maior seção (1) do tubo é 20 cm² e a da menor (2) é 10 cm² . A massa específica na seção 1 é 1,2 kg/m³ , enquanto na seção 2 é 0,9 kg/m³ . Sendo a velocidade na seção 1 de 10 m/s , determine as vazões em massa, em volume, em peso e a velocidade média na seção 2.	a) 2x10-2m3/s b) 2,4x10-2hg/s c) 0,24N/s
	As inversões térmicas ocorrem principalmente no inverno, época de noites mais longas e com baixa incidência de ventos. Podemos afirmar que essas condições climáticas favorecem a inversão por quê:	Nos dias mais curtos o Sol não aquece tanto a Terra, logo o ar próximo ao solo fica mais frio e mais denso, não subindo.
	As Leis da Física têm contribuído para o entendimento dos sistemas ambientais explana a respeito de um dos maiores problemas enfrentado atualmente no planeta, a poluição ambiental, compreendendo solo, água e ar. A Lei da Conservação da massa enuncia que em qualquer sistema físico ou químico, nunca se cria, nem elimina a matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. A Primeira Lei da Termodinâmica possui um enunciado análogo à lei da conservação da massa, é correto afirmar que segundo a primeira Lei da termodinâmica: 	a energia pode se transformar de uma forma em outra, mas não pode ser criada, nem destruída. 
	As superfícies internas das paredes de um grande edifício são mantidas a 25ºC, enquanto a temperatura da superfície externa é mantida a 25ºC. As paredes medem 25 cm de espessura e foram construídas de tijolos com condutividade térmica de 0,60 kcal/h.mºC. Calcule a perda de calor, por hora, de cada metro quadrado de superfície de parede.	120,0 kcal/h.m2
	As superfícies internas de um grande edifício são mantidas a 20°C, enquanto que a temperatura na superfície externa é de -20°C. As paredes medem 25cm de espessura, e foram construídas com tijolos de condutividade térmica de 0,6Kcal/h m °C. a) Calcular a perda de calor para cada metro quadrado de superfície por hora. b) Sabendo-se que a área total do edifício é de 1000m² e que o poder calorífico do carvão é de 5500 Kcal/Kg, determinar a quantidade de carvão a ser utilizada em um sistema de aquecimento durante um período de 10h. Supor o rendimento do sistema de aquecimento igual a 50%.	a) q=96Kcal / h (p/ m² de área) e b) QT (carvão) = 349Kg.
	Assinale a alternativa correta: 	A convecção térmica só ocorre nos fluidos, ou seja, não se verifica no vácuo nem em materiais no estado sólido
	Assinale a sequencia que indica as formas de propagação de calor: Calor emitido nas proximidades de uma fogueira; Formação dos ventos; Aquecimento de um cano por onde circula água quente; Aquecimento da água em uma panela colocada sore a chama de um fogão.	convecção; convecção; condução e convecção
	Até hoje não se sabe a altitude exata do Everest. Isso porque medir as montanhas ainda é um desafio para os geógrafos. (...) O Pico da Neblina perdeu 20 metros de altitude, já que o uso do GPS em 2004 mostrou erros nas medições anteriores, feitas por meio de pressão atmosférica. ( Veja, edição 2 229, 10 ago. 2011, p.90-1.) Considere que, pelas medidas feitas com base na pressão atmosférica, o Pico da Neblina tinha 3 014 metros. Sabendo-se que a pressão atmosférica ao nível do mar é igual a 101 000 Pa e que o peso específico do ar é igual a 10,0 N/m3, conclui-se que a pressão atmosférica no topo do pico é:	de 21 a 40% menor do que ao nível do mar.
	Atualmente, os diversos meios de comunicação vêm alertando a população para o perigo que a Terra começou a enfrentar já há algum tempo: o chamado "efeito estufa!. Tal efeito é devido ao excesso de gás carbônico, presente na atmosfera, provocado pelos poluentes dos quais o homem é responsável direto. O aumento de temperatura provocado pelo fenômeno deve-se ao fato de que: 	a atmosfera é transparente á energia radiante e opaca para as ondas de calor;
	Certa grandeza física A é definida como o produto da variação de energia de uma partícula pelo intervalo de tempo em que esta variação ocorre. Outra grandeza, B, é o produto da quantidade de movimento da partícula pela distância percorrida. A combinação que resulta em uma grandeza adimensional é:	A/B
	Certa massa de gás ideal sofre uma transformação isobárica na qual sua temperatura absoluta é reduzida à metade. Quanto ao volume desse gás, podemos afirmar que irá:	reduzir-se à metade.
	Certo propriedade física ocorre a partir das forças de coesão entre partículas vizinhas em um fluido. Tal propriedade é capaz de modificar o comportamento da superfície de um fluido, gerando uma espécie de membrana elástica nessa superfície. Este efeito é o grande responsável pelo caminhar de insetos sobre a superfície da água, por exemplo, assim como a causa pela qual a poeira fina não afunde sobre líquidos, além da imiscibilidade entre líquidos polares e apolares (como a água e o óleo). De que fenômeno estamos falando?	Tensão superficial.
	Como uma das principais aplicações do teorema de pascal, podemos citar:	prensas hidráulicas
	Considerando a Equação Fundamental da Hidrostática ¿ Lei de Stevin, em qual(is) das situações a seguir se aplica essa lei? (i) Vasos comunicantes. (ii) Equilíbrio de dois líquidos de densidades diferentes. (iii) Pressão contra o fundo do recipiente.	nas três situações.
	Considere a situação onde um tijolo de massa 1,2 Kg e de dimensões de base 20 cm por 6 cm está apoiado
sobre uma mesa horizontal. Considerando g=10 m/s2, podemos afirmar que a pressão exercida pelo tijolo
sobre a mesa vale:	1000 Pa
	Considere as três situações seguintes: I - Circulação de ar numa geladeira. II - Aquecimento de uma barra de ferro. III - Bronzeamento da pele num "Banho de Sol". Associe, nesta mesma ordem, o principal tipo de transferência de calor que ocorre em cada uma:	convecção, condução, irradiação
	Considere as três situações seguintes: I - Circulação de ar numa geladeira. II - Aquecimento de uma barra de ferro. III - Bronzeamento da pele num "Banho de Sol". Associe, nesta mesma ordem, o principal tipo de transferência de calor que ocorre em cada uma:	convecção, condução, irradiação
	Considere o escoamento ideal de água no tubo Venturi, mostrado na figura ao lado. De acordo com a equação de Bernoulli, aplicada entre as seções (1) e (2), pode-se concluir que: 
I – A velocidade em (2) é maior que a velocidade em (1). 
II
– A pressão em (2) é maior que a pressão em (1).
Em relação às afirmativas I e II acima é CORRETO afirmar:	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	Considere os três fenômenos a seguir:
I- Aquecimento das águas da superfície de um lago através de raios solares
II- Movimento circulatório do ar dentro de uma geladeira em funcionamento
III- Aquecimento de uma haste metálica em contato com uma chama
Podemos afirmar que o principal tipo de transferência de calor que ocorre em cada um desses fenômenos, é respectivamente:	I - radiação, II - convecção, III - condução
	Considere um duto cilíndrico de aço, com determinada condutividade térmica K(aço), transportando um fluido com uma determinada temperatura T(fluido),e coeficiente de convecção h(fluido), Este duto está submetido ao ar ambiente, de temperatura T(ambiente) e possuindo um coeficiente de convecção térmica h(ambiente). Considerando que o fluxo de calor é no sentido fluido para ambiente, determine a afirmação verdadeira, em relação ao sistema descrito acima.	O fluxo de calor é igual nas três regiões: fluido, duto de aço e ar
	Considere um fluido escoando em regime permanente, em uma tubulação, do ponto 1 ao ponto 2. Integrando-se a equação da conservação da quantidade de movimento (equação do movimento) entre esses dois pontos, ao longo de uma linha de corrente do fluido, para um fluido ideal (viscosidade nula e incompressível), obtém-se a Equação de Bernoulli. Essa equação afirma que a carga total, dada pela soma das cargas de pressão, de velocidade e de altura, é constante ao longo do escoamento. Observa-se, entretanto, que, para fluidos reais incompressíveis, essa carga total diminui à medida que o fluido avança através de uma tubulação, na ausência de uma bomba entre os pontos 1 e 2. Isso ocorre porque 	a velocidade do fluido diminui à medida que o fluido avança do ponto 1 para o ponto 2. (<=)
	Considere um fluido escoando em regime permanente, em uma tubulação, do ponto 1 ao ponto 2. Integrando-se a equação da conservação da quantidade de movimento (equação do movimento) entre esses dois pontos, ao longo de uma linha de corrente do fluido, para um fluido ideal (viscosidade nula e incompressível), obtém-se a Equação de Bernoulli. Essa equação afirma que a carga total, dada pela soma das cargas de pressão, de velocidade e de altura, é constante ao longo do escoamento. Observa-se, entretanto, que, para fluidos reais incompressíveis, essa carga total diminui à medida que o fluido avança através de uma tubulação, na ausência de uma bomba entre os pontos 1 e 2. 
Isso ocorre porque:	parte da energia mecânica do fluido é transformada irreversivelmente ou seja, há uma perda de energia para o ambiente.
	Considere uma arranjo contendo três materiais diferentes, de mesma espessura e dimensões, porém com condutividades térmicas diferentes, submetidas a um fluxo de calor estacionário. Assinale a afirmativa verdadeira:	O fluxo de calor é igual nos três materiais
	Considere uma parede plana vertical com uma espessura de 0,40 metros, condutibilidade térmica de 2,30 W/m.K e área superficial de 20,0 m². O lado esquerdo da parede é mantido a uma temperatura constante de 80ºC, enquanto o lado direito perde calor por convecção para o ar vizinho, que se encontra a uma temperatura de 15ºC e é caracterizado por um coeficiente de transferência de calor por convecção de 24,0 W/m².K. Assuma regime permanente e condutibilidade térmica constante. 
a) Determine a temperatura na face direita da parede; 
b) Determine a taxa de transferência de calor através da parede	27,56oC. 6030 W.
	Da definição de fluido ideal, qual a única alternativa incorreta	Os fluidos ideais, assim como os sólidos cristalinos, possuem um arranjo de átomos permanentemente ordenados, ligados entre si por forças intensas, ao qual chamamos de estrutura cristalina.
	Dentre as situações a seguir qual delas não se aplica a irradiação de calor:	Esta relacionado com a radiação nuclear;
	Deseja-se utilizar uma chapa de cobre de 2,0 cm de espessura e 1,0 m2 de área, que tem suas faces mantidas a 100ºC e 20ºC em um equipamento industrial. Admita que o regime é estacionário. Sabendo que a condutibilidade térmica do cobre é de 320 kcal/h.m.ºC, podemos afirmar que a quantidade de calor que atravessará a chapa em 0,5 hora será igual a:	Q = 6,4.105kcal
	Deseja-se utilizar uma chapa de cobre de 2,0 cm de espessura e 1,0 m2 de área, que tem suas faces mantidas a 100ºC e 20ºC em um equipamento industrial. Admita que o regime é estacionário. Sabendo que a condutibilidade térmica do cobre é de 320 kcal/h.m.ºC, podemos afirmar que a quantidade de calor que atravessará a chapa em 0,5 hora será igual a: 	Q = 6,4.105kcal 
	Determine o calor perdido por uma pessoa, por unidade de tempo, supondo que a sua superfície exterior se encontra a 29ºC, sendo a emissividade de 0,95. A pessoa encontra-se numa sala cuja temperatura ambiente é 20ºC (T∞) sendo a área do seu corpo de 1,6 m2. O coeficiente de transferência de calor entre a superfície exterior da pessoa e o ar pode considerar-se igual a 6 W.m-2.K-1. OBS: despreze a troca de calor por condução.	168 W
	Determine o valor de 101.230 Pa em mm Hg.	760 mm Hg
	Dois espelhos planos são associados em um ângulo de 45 graus. Um objeto é colocado em frente a esta associação de espelhos planos. Calcular o número de imagens deste objeto formadas por esta associação.	7
	Duas placas são lubrificadas e sobrepostas. Considerando que o líquido lubrificante as mantém afastadas de 0,2 mm, e que uma força por unidade de área de 0,5 kgf/m2 aplicada em uma das placas imprime uma velocidade constante de 10 m/s, determine a viscosidade dinâmica do lubrificante. Dado: 1 kgf = 9,8 N.	9,8 . 10-5 N.s/m2
	Duas superfícies grandes e planas estão separadas por um espaço de 25mm. Entre elas encontra-se óleo de massa específica de 850 kg/m3 e viscosidade cinemática igual a 7,615x10-5m2/s. Determinar a força necessária para puxar uma placa muito fina de 0,4m2 de área a uma velocidade de 0,15m/s que se move eqüidistante entre ambas as superfícies. Considere um perfil linear de velocidade (dv/dy=u/y).	F= 0,62N
	Durante uma tempestade, Maria fecha as janelas do seu apartamento e ouve o zumbido do vento lá fora. Subitamente o vidro de uma janela se quebra. Considerando que o vento tenha soprado tangencialmente à janela, o acidente pode ser melhor explicado pelo(a):	Equação de Bernoulli
	É considerado na classificação do escoamento quanto à sua variação da trajetória, pode afirmar que? Assinalar a alternativa correta.	No escoamento variado, os pontos de uma mesma trajetória não possuem a mesma velocidade
	Em qual dos meios o calor se propaga por convecção:	água
	Em relação à radiação térmica emitida pelo Sol (T=5800 K) e pela Terra (T = 288 K). Qual é a emissão total (todo o espectro) de radiação de um metro quadrado da superfície do Sol ?	64,2 MW m-2
	Em um certo bairro de belo horizonte, um termômetro em graus Fahrenheit marcou a temperatura de 770F. Então o bairro estava:	numa temperatura amena;
	Em um conduto de 165 mm de diâmetro a vazão é de 3550 litros de água por minuto. Sabendo que a pressão num ponto do conduto é de 200 N/m2, o valor da energia total, estando o plano de referência a 3 m abaixo do ponto considerado, é de: ( = 10000 N/m3 e g = 9,8 m/s2)	3,41 m
	Em um conjunto residencial há uma janela de vidro de área 5m2 e espessura de 2mm. Considerando que a temperatura ambiente é de 20oC e que no exterior a temperatura seja 18oC e sendo a condutividade térmica do vidro igual a 0,84 J/s.m.oC, podemos afirmar que o fluxo de calor através da janela vale:	4200 J
	Em um estúdio, dois ambientes 1 e 2, estão separados por uma parede metálica dupla, isto é, formada pela junção de duas placas. Sabe-se que para essas placas, a área é A = 20 m2 (área de cada parede), L1 = 10 cm com
k1 = 40 J/s.mºC e L2 = 20 cm com k2 = 50 J/s.mºC . Admitindo estacionário o regime de condução de calor, podemos afirmar que o fluxo de calor que atravessa cada uma das paredes é igual a : 
dado : [K.A(Tq-Tf)]/L	H = 4,0.105 J/s 
	Em um experimento envolvendo o conceito de pressão, um grupo de estudantes trabalhava com uma margem de 3 atm. Podemos afirmar que a mesma margem de pressão, em unidades de mmhg, é igual a:	2280
	Em uma geladeira com congelador interno é recomendado que as frutas e verduras sejam colocadas na gaveta na parte inferior da geladeira. O resfriamento desta região da geladeira, mesmo estando distante do congelador, é possível devido a um processo de transmissão de calor chamado de:	convecção
	Em uma geladeira com congelador interno é recomendado que as frutas e verduras sejam colocadas na gaveta na parte inferior da geladeira. O resfriamento desta região da geladeira, mesmo estando distante do congelador, é possível devido a um processo de transmissão de calor chamado de:	convecção
	Em uma superfície espelhada e plana incide um raio de luz com ângulo de 60 º com a reta normal. Qual deve ser o valor do ângulo formado entre a superfície do espelho e a do ângulo refletido?	30 º
	Em unidades fundamentais a viscosidade cinemática é dada por	L^2T^-1
	Empuxo:
Um corpo que está imerso num flluido ou flutuando na superfície livre de um líquido está submetido a uma força resultante divida à distribuição de pressões ao redor do corpo, chamada de:	força de empuxo.
	Empuxo:
Um corpo que está imerso num flluido ou flutuando na superfície livre de um líquido está submetido a uma força resultante divida à distribuição de pressões ao redor do corpo, chamada de:
	força de empuxo.
	Estufas rurais são áreas limitadas de plantação cobertas por lonas plásticas transparentes que fazem, entre outras coisas, com que a temperatura interna seja superior à externa. Isso se dá porque:	as lonas são mais transparentes às radiações da luz visível que às radiações infravermelhas.
	Existem basicamente dois tipos de calor: sensível e latente.
O calor sensível é responsável pela variação da temperatura de um corpo e pode ser calculado da seguinte forma:	Q = mc∆t, onde: m é a massa do corpo;
c é o calor específico da substância que compõe o corpo; ∆t é a variação de temperatura
	Existem dois tipos de força: as de corpo e as de superfície. Elas agem da seguinte maneira:	As de corpo agem, mesmo que não haja contato entre as superfícies dos corpos. Elas criam campos, e corpos que estejam dentro deste campo sofrem a ação da força. Podemos exemplificar citando a força gravitacional e a força magnética.
As forças de superfície só agem caso haja contato entre as superfícies dos corpos.
	Existem dois tipos de força: as de corpo e as de superfície. Elas agem da seguinte maneira:	As de corpo agem, mesmo que não haja contato entre as superfícies dos corpos. Elas criam campos, e corpos que estejam dentro deste campo sofrem a ação da força. Podemos exemplificar citando a força gravitacional e a força magnética.
As forças de superfície só agem caso haja contato entre as superfícies dos corpos.
	Faça a relação entre a força no CGS e no MKS.	1 dina=[10^(-5)]N
	Julgue cada um dos itens abaixo em verdadeiro ou falso : ( ) Num local acima do nível do mar , a pressão barométrica será maior que a mesma pressão lida ao nível do mar ( ) Num barômetro tem-se a pressão atmosférica na escala absoluta . ( )A prensa hidráulica é um exemplo de aplicação do teorema de Stevin. ( ) Na escala efetiva tem-se apenas valores positivos de pressão. ( ) Um líquido cuja densidade relativa é 2, tem peso específico maior que a água. ( ) Quanto maior a massa específica do fluido menor será sua viscosidade cinemática. A sequencia correta de cima para baixo é:	F V F F V V
	Muitos compositores descrevem em suas canções o encanto e a magia que a luz provoca nas pessoas. Leia um trecho de canção escrita por Caetano Veloso que cita a luz:
Luz do Sol
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver denovo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...
De acordo com as Leis da óptica é correto afirmar que:	a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol,a cor da luz do Sol são as cores do arco íris. 
	Muitos compositores descrevem em suas canções o encanto e a magia que a luz provoca nas pessoas. Leia um trecho de canção escrita por Caetano Veloso que cita a luz:
Luz do Sol
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver denovo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...
De acordo com as Leis da óptica é correto afirmar que:	a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol,a cor da luz do Sol são as cores do arco íris. 
	Na expressão F = Ax2, F representa força e x um comprimento. Se MLT-2 é a fórmula dimensional da força onde M é o símbolo da dimensão massa, L da dimensão comprimento e T da dimensão tempo, a fórmula dimensional de A é: 	 M.L-1.T-2
	No interior de uma sala um termômetro registra uma temperatura de 25 ºC. Sabe-se que a temperatura externa a sala é igual a 5 ºC. Qual deve ser a perda de calor que ocorre por uma janela de vidro de espessura 2 mm e área 0,5 m 2 , em uma hora. (K vidro = 0,2 cal/s m ºC) . 	3.600 Kcal. 
	No verão, é mais agradável usar roupas claras do que roupas escuras. Isso ocorre por que:	uma roupa de cor branca reflete a radiação, enquanto uma de cor escura a absorve
	Num dia quente você estaciona o carro num trecho descoberto e sob um sol causticante. Sai e fecha todos os vidros. Quando volta, nota que "o carro parece um forno". Esse fato se dá porque: 	o vidro é transparente à luz solar e opaco ao calor;
	Numa antiga propaganda de uma grande loja X existia o seguinte refrão:
- Quem bate?
- É o frio!
- Não adianta bater, pois eu não deixo você entrar, os cobertores da loja X é que vão aquecer o meu lar!
Do ponto de vista dos fenômenos estudados na disciplina, o apelo publicitário é:	incorreto pois não tem sentido falar em frio entrando ou saindo já que este é uma sensação que ocorre quando há trocas de calor entre os corpos de diferentes temperaturas.
	Numa tubulação horizontal escoa água através com uma vazão de 0,2m3/s. O diâmetro da tubulação é igual a
150mm. O fator de atrito da tubulação é igual a 0,0149. Considere que para a temperatura de 200C a água tem
uma massa específica igual a 999kg/m3 e viscosidade dinâmica igual a 1,0x10-3 Pa.s. Para um comprimento de
tubulação de 10 metros determinar a variação de pressão na tubulação e a tensão de cisalhamento na parede.	DELTAP=16 kPa W = 60 N/m2
	O Barômetro de Mercúrio é um instrumento que mede a:	pressão atmosférica local.
	O calor latente é responsável pela mudança do estado físico de uma substância, e é calculado assim: 	Q = m L, onde m é a massa do corpo.
	O caminhão utilizado para transportar equipamentos eletrônicos de uma indústria possui motor a gasolina, em média consome 10000 J de calor e realiza 2000 J de trabalho mecânico em cada ciclo. O calor é obtido pela queima de gasolina com calor de combustão Lc = 5,0.104 J/g. Com base nessas informações, é correto afirmar que a quantidade de calor rejeitada e a quantidade de gasolina queimada em cada ciclo são respectivamente iguais a :
Dados : Q = m.L Q = m.c.∆ W = P. ∆V ∆U = Q - W	 -8000 J e 0,20g A238
	O comportamento face às forças cisalhantes é o que caracteriza a noção de fluido e baseando-se nisto, os fluidos podem ser classificados como newtonianos ou não newtonianos. Em relação ao fluido de Bingham é verdadeiro afirmar:	A relação entre a tensão de cisalhamento e a taxa de deformação é linearmente proporcional desde que seja atingida uma tensão crítica de cisalhamento.
	O congelador é colocado na parte superior dos refrigeradores, pois o ar se resfria nas
proximidades dele, __________ a densidade e desce. O ar quente que está na parte de baixo, por ser ____________, sobe e resfria-se nas proximidades do congelador. Nesse caso, o processo de transferência de energia na forma de calor recebe o nome de ____________ .
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.	aumenta - menos denso - convecção 
	O congelador é colocado na parte superior dos refrigeradores, pois o ar se resfria nas proximidades dele, aumenta a densidade e desce. O ar quente que está na parte de baixo, por ser menos denso, sobe e resfria-se nas proximidades do congelador. Nesse caso, o processo de transferência de energia na forma de calor recebe o nome de:	convecção forçada
	O escaravelho africano Stenaptinus insignis é capaz de jorrar substâncias químicas pela extremidade móvel de seu abdômen; seu corpo possui reservatórios com duas substâncias diferentes, quando sente que está sendo ameaçado, esse pequeno animalzinho jorra essa substância que é misturada em uma câmara de reação, produzindo um composto que varia sua temperatura de 20ºC para até 100ºC pelo calor da reação, tendo uma alta pressão. Sabendo-se que o calor específico do composto disparado é igual a 4,19.103 J/kg.K e sua é massa é 0,1 kg, o calor da reação das substâncias é igual a :
 Dados : Q = m.L Q = m.c.∆T W = P. ∆V 	33 520J
	O esquema da figura mostra uma tubulação vertical com diâmetro constante, por onde escoa um líquido para baixo, e a ela estão conectados dois piezômetros com suas respectivas leituras, desprezando-se as perdas.A esse respeito, considere as afirmações a seguir.
I - A energia cinética é a mesma nos pontos (1) e (2).
II - A pressão estática no ponto (1) é menor do que no ponto (2).
III - A energia total no ponto (1) é menor do que no ponto (2).
IV - A energia cinética e a pressão estática no ponto (1) são menores do que no ponto (2).
V - A energia cinética e a pressão estática no ponto (1) são maiores do que no ponto (2).	I e II
	O fenômeno da indução eletromagnética é usado para gerar praticamente toda a energia elétrica que consumimos. Esse fenômeno consiste no aparecimento de uma força eletromotriz entre os extremos de um fio condutor submetido a um	fluxo magnético variável;
	O filamento de uma lâmpada incandescente atinge a temperatura de 2600 K. A lâmpada é de 100 W. Qual a área de seu filamento?	0,39 cm2
	O fluxo de calor por unidade de comprimento através de uma parede cilíndrica de raios interno 5 in e externo 6 in, é igual a 100 W/m. A temperatura da parede externa é 27 oC e a do ambiente interior é de 250 oC. Qual a temperatura da parede interna e o coeficiente de película interno se a condutividade da parede é de 46 W/mK?	27,01 oC; 0,56 W/m2K
	O frasco de Dewar é um recipiente construído com o propósito de conservar a temperatura das substâncias que ali forem colocadas, sejam elas quentes ou frias. O frasco consiste em um recipiente de paredes duplas espelhadas, com vácuo entre elas e de uma tampa feita de material isolante. A garrafa térmica que temos em casa é um frasco de Dewar. O objetivo da garrafa térmica é evitar ao máximo qualquer processo de transmissão de calor entre a substância e o meio externo. É CORRETO afirmar que os processos de transmissão de calor são:	condução, convecção e irradiação
	O mecanismo através do qual ocorre a perda de calor de um objeto é dependente do meio no qual o objeto está inserido. No vácuo, podemos dizer que a perda de calor se dá por:	irradiação
	O número de Reynolds depende das seguintes grandezas:	velocidade de escoamento, o diâmetro interno do duto a massa específica e a viscosidade dinâmica do fluido.
	O peso específico é o peso de uma substância por unidade de volume.
Ele também pode ser definido pelo produto entre:	a massa específica e a aceleração da gravidade (g).
	O peso específico é o peso de uma substância por unidade de volume.
Ele também pode ser definido pelo produto entre:	a massa específica e a aceleração da gravidade (g).
	O peso específico relativo de uma substância é 0,7. Qual será seu peso específico?	7.000 N/m3
	O Princípio de Arquimedes, conceito fundamental no estudo da hidrostática, pode ser enunciado da seguinte forma: "Um corpo total ou parciamente imerso em um fluido recebe desse fluido um empuxo igual e contrário ao peso da porção do fluido deslocado e aplicado no centro de gravidade do mesmo".
Com base nesse princípio, se um cubo de gelo flutua sobre água gelada num copo, estando a temperatura dessa água próxima a 0ºC, o gelo derrete sem que haja mudança apreciável de temperatura. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.
 I : Se o cubo de gelo for uniforme, o nível da água no copo não se altera.
II : Se o cubo de gelo estiver com um volume de ar aprisionado, o nível de água no copo desce.
III : Se o cubo de gelo possuir uma pequena massa de ferro em seu interior, o nível de água no copo sobe.
 Está correto o que se afirma em:	I e II, apenas
	O raio do Sol é 6,96.108 m. A temperatura na sua superfície é 5800 K. A Terra encontra-se a uma distância de 1,5.1011 m do Sol. Qual é a potência do Sol (quanta energia o Sol emite por segundo) ?	3,9 x 10 26 W
	O tubo da figura abaixo tem um diâmetro de 16 cm na seção 1, e um diâmetro de 10 cm na seção 2. Na seção 1 a pressão é de 200. 000 N/m 2. O ponto 2 está 6 m acima do ponto 1. Considere o fluido incompressível qual deverá ser a pressão no ponto 2 se o óleo que está fluindo nesse tubo tiver uma densidade igual a 800 Kg/ m 3 e flui a uma velocidade de 0,03 m 3/s?	148.000 N/m 2
	O uso de tecnologias associada às energias renováveis tem feito ressurgir, em zonas rurais, técnicas mais eficientes e adequadas ao manejo de biomassa para produção de energia. Entre essas tecnologias, está o uso do fogão a lenha, de forma sustentável, para o aquecimento de água residencial. Tal processo é feito por meio de uma serpentina instalada no fogão e conectada, através de tubulação, à caixa-dágua, (...) Na serpentina, a água aquecida pelo fogão sobe para a caixa-dágua ao mesmo tempo que que a água fria desce através da tubulação em direção à serpentina, onde novamente é realizada a troca de calor. Considerando o processo de aquecimento da água contida na caixa-dágua , é correto afirmar que este se dá, principalmente, devido ao processo de:	convecção causada pela diminuição da densidade da água na serpentina
	O vapor contido numa panela de pressão, inicialmente à temperatura T0 e à pressão P0 ambientes, é aquecido até que a pressão aumente em cerca de 20% de seu valor inicial. Desprezando-se a pequena variação do volume da panela, a razão entre a temperatura final T e inicial T0 do vapor é:	1.2
	O vaso de Dewar ou garrafa térmica é um dispositivo utilizado para manter a temperatura do seu conteúdo inalterada o maior intervalo de tempo possível. Sobre este instrumento de armazenagem, não podemos afirmar que:	v v v f v
	O volume específico é o volume ocupado por:	unidade de massa.
	Os mecanismos de transferência de calor são:	Condução, convecção e radiação
	Para identificar três líquidos de densidades 0,8, 1,0 e 1,2 o analista dispõe de uma pequena bola de densidade 1,0. Conforme as posições das bolas apresentadas no desenho a seguir, podemos afirmar que:	os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 0,8, 1,0 e 1,2.
	Para identificar três líquidos de densidades 0,8, 1,0 e 1,2  o analista dispõe de uma pequena bola de densidade 1,0. Conforme as posições das bolas apresentadas no desenho a seguir, podemos afirmar que:	os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 0,8, 1,0 e 1,2.
	Para lubrificar uma engrenagem, misturam semassas iguais de dois óleos miscíveis de densidades d1 =
0,60g/cm3 e d2 = 0,7 g/cm3. A densidade do óleo lubrificante resultante da mistura é, aproximadamente, em
g/cm3:	0.65
	Para resfriar um líquido, é comum colocar a vasilha que o contém dentro de um recipiente com gelo, conforme a figura. Para que o resfriamento seja mais rápido, é conveniente
que a vasilha seja metálica, em vez de ser de vidro, porque o metal apresenta, em relação ao vidro, um maior valor de: 	condutividade térmica
	Para um corpo sólido hipotético, pode-se afirmar sobre a condutividade térmica e sobre a equação geral da transferência de calor por condução:	A condutividade térmica dos materiais homogêneos e isotrópicos só varia com a temperatura. Já a equação geral trata do divergente do gradiente da temperatura, da geração de energia e da inércia térmica;
	Para um dado escoamento o número de Reynolds, Re, é igual a 2.100. Que tipo de escoamento é esse?	transição
	Para um dado escoamento o número de Reynolds, Re, é igual a 2.100. Que tipo de escoamento é esse?	transição
	Podemos afirmar que, matematicamente, a densidade de um fluido:	é a relação entre sua massa e seu volume
	Por um fio de aço inoxidável de 3 mm de diâmetro passa uma corrente elétrica de 20 A. A resistividade do aço pode ser tomada como 70 mΩ·m, e o comprimento do fio é 1 m. O fio está imerso num fluido a 110 °C e o coeficiente de transferência de calor por convecção é 4 kW/(m2·°C). Calcule a temperatura do fio.	235 °C
	Quais das duas afirmações a seguir são corretas?
I. A energia interna de um gás ideal depende só da pressão. 
II. Quando um gás passa de um estado 1 para outro estado 2, o calor trocado é o mesmo qualquer que seja o processo. 
III. Quando um gás passa de um estado 1 para outro estado 2, a variação da energia interna é a mesma qualquer que seja o processo. 
IV. Um gás submetido a um processo quase-estático não realiza trabalho. 
V. O calor específico de uma substância não depende do processo como ela é aquecida.
VI. Quando um gás ideal recebe calor e não há variação de volume, a variação da energia interna é igual ao calor recebido. 
VII. Numa expansão isotérmica de um gás ideal o trabalho realizado é sempre menor do que o calor absorvido.	III e VI. 
	Qual deverá ser a equação dimensional da viscosidade cinemática?	F0 L2 T-1
	Qual deverá ser a velocidade do fluido que sairá através de uma extremidade de um tanque, destapado, através de uma abertura de 4 cm de diâmetro, que está a 20 m abaixo do nível da água no tanque? (Dado g = 10 m/s 2)	20m/s
	Qual deverá ser o peso específico do ar a 441 KPa (abs) e 38⁰C.	49,4 N/m3
	Qual é a força F1 necessária para o equilíbrio,sendo A1 = 2 m2, A2 = 5 m2, m carro = 200 Kg? (assumir g = 9,8
m/s2)	784 N
	Qual é a unidade da viscosidade dinâmica no CGS?	Dina x s/cm2
	Qual é a unidade no MKS da massa específica?	Kg/m3
	Qual é o tipo de escoamento no qual as partículas se deslocam em lâminas individualizadas?	laminar 
	Qual o trabalho realiza o pistão de um sistema hidráulico, no seu curso de 2 cm, se a área transversal do pistão é de 0,75 cm² e a pressão no fluido é de 50 KPa?	0,075 J.
	Qual o valor de 340 mm Hg em psi?	6,6 psi
	Quando abrimos a porta de uma geladeira em funcionamento sentimos frio em nossos pés. Esse fenômeno pode ser explicado pelo seguinte fenômeno de transferência de calor:	Convecção
	Quando abrimos a porta de uma geladeira em funcionamento sentimos frio no rosto. Esse fenômeno pode ser explicado pelo seguinte fenômeno de transferência de calor:	Radiação
	Quando aproximamos a mão e tocamos uma parede que ficou exposta ao sol em um dia de verão e sentimos calor estamos experimentando o mecanismo de transferência de calor por:	Condução
	Quando há diferença de temperatura entre dois pontos, o calor pode fluir entre eles por condução, convecção ou radiação, do ponto de temperatura mais alta ao de temperatura mais baixa. O "transporte" de calor se dá juntamente com o transporte de massa no caso da:	convecção somente
	Quando não ocorre transferência de calor entre dois corpos podemos dizer que estes dois corpos estão:	Na mesma temperatura
	Quando se aplica uma pressão a um fluido, esse sofre deformação, ou seja, o seu volume é modificado. Porém, quando se deixa de aplicar pressão neste fluido, este tende a se expandir, podendo ou não retornar ao seu estado inicial. A esta capacidade de retornar às condições iniciais denominamos:	compressibilidade do fluido.
	Quando se coloca ao sol um copo com água fria, as temperaturas da água e do copo aumentam. Isso ocorre principalmente por causa do calor proveniente do Sol, que é transmitido à água e ao copo, por 	irradiação, e as temperaturas de ambos sobem até que o calor absorvido seja igual ao calor por eles emitido. 
	Quando seguramos uma casquinha com uma generosa bola de sorvete, sentimos nossa mão esfriar quando ela está abaixo da bola, mas não temos essa sensação se posicionarmos a mão alguns centímetros acima da bola. Isso indica que a transferência de calor está se dando preferencialmente por:	condução.
	Quando um corpo é totalmente imerso num fluido de densidade menor do que a sua, o peso tem intensidade maior do que a do empuxo. A resultante dessas forças é denominada peso aparente. O peso aparente pode ser medido através de um dinamômetro. De posse desses dados, um técnico suspendeu um objeto metálico através de um dinamômetro. Quando o objeto estava imerso no ar, a escala do dinamômetro indicou 5 x 102 N e quando totalmente imerso na água, 4,35x 102 N. Considerando a densidade da água igual a 1g/cm3 e a aceleração gravitacional igual a 10 m/s2 podemos então afirmar que o volume encontrado pelo técnico para o objeto foi de:	6,5x10-3 m3
	Que volume de água sairá, por minuto, de um tanque destapado através de uma abertura de 3 cm de diâmetro que está 5 m abaixo do nível da água no tanque? Considere g = 9,8 m/s2.	9,9 m/s
	Sabemos que a equação de Fourier em coordenadas cilíndricas expressa na direção radial é dada por Qr = -KA(dT/dr). Lembrando que a área ¿A¿ é a área perpendicular ao fluxo de calor e postulando que só há fluxo de calor radial, qual o valor da condutividade térmica de um material hipotético de que é feito um tubo de 2 metros de comprimento, raio 0,25 m e espessura 10 mm, que transporta um fluido, cuja parede interna está a 8 oC e o ambiente exterior a 36 oC e que o fluxo de calor radial é de 1000 W? Faça a solução do problema pelo desenvolvimento da Lei de Fourier.	0,12 W/mK
	Sabendo que o peso específico (γ) é igual a peso / volume, determine a dimensão do peso específico em função da massa (M). 	M.L-2.T-2
	Sabe-se que a temperatura do café se mantém razoavelmente constante no interior de uma garrafa térmica perfeitamente vedada. I - Qual o principal fator responsável por esse bom isolamento térmico? II - O que acontece com a temperatura do café se a garrafa térmica for agitada vigorosamente?	I - A condução não ocorre no vácuo. II - Aumenta, pois há transformação de energia mecânica em térmica.
	Sabe-se que o calor específico da água é maior que o calor específico da terra e de seus constituintes (rocha, areia, etc.). Em face disso, pode-se afirmar que, nas regiões limítrofes entre a terra e o mar: 	durante o dia, há vento soprando do mar para a terra e, à noite, o vento sopra no sentido oposto. 
	Sabe-se que um fluído incompressível se desloca em uma seção A1 com velocidade de 2 m/s e em uma seção de área A2 = 4mm2 com velocidade de 4 m/s. Qual deve ser o valor de A1?	8mm2
	Se na equação P = V.V.K, V é velocidade, então para que P seja pressão é necessário que K seja:	massa específica (M/L.L.L)
	Sendo o ângulo entre um raio incidente e o refletido numa superfície curva igual a 60 º, qual será o ângulo de reflexão medido em relação à reta normal?	30 º
	Sobre as propriedades dos fluidos , julgue as alternativas e marque a verdadeira.	A dimensão da massa específica em M L T é M/L3.
	Sobre os modos de transferência de calor é correto afirmar que:	Na transferência de calor por convecção é necessário haver diferença de temperatura e movimento de fluido
	Um avião supersônico atinge a velocidade máxima de 3000 km/h. Um modelo reduzido deste avião alcança a velocidade de 200 km/h. Qual a relação de comprimentos entre o avião real e o modelo?
velocidade de 200 km/h. Qual a relação de comprimentos entre o avião real
e o modelo?	compr. real / compr. mod = 3,9
	Um avião voa a 10700 m de altura, a velocidade de 850 km/h, onde a temperatura chega a -55ºC. Dados: KAR = 1,4 e RAR = 287 [J/(kg.K)] , determine: a) a velocidade do som; b) número de Mach; fluido compressível ou incompressível? c) subsônico ou supersônico?	M=0,8; M>0,3 M<1
	Um bloco de metal tem massa igual a 26 g no ar e quando está totalmente imerso em água a sua massa passa a ser igual a 21, 5 g. Qual deve ser o valor de empuxo aplicado pela água no bloco? (Dado g = 10 m/s 2 )	45 x 10 -3 N
	Um bloco, cuja massa específica é de 3 g / cm3, ao ser inteiramente submersa em determinado líquido, sofre um perda aparente de peso, igual à metade do peso que ela apresenta fora do líquido. Qual deve ser massa específica desse líquido em g / cm 3?	1,5 g/cm 3
	Um certo volume de óleo flui por um tubo de diâmetro interno igual a 4 cm e com uma velocidade igual a 250 cm/s. Qual deve ser a vazão em cm 3/s. (Dado Pi = 3,14): 	3140 cm 3/s 
	Um chuveiro elétrico, ligado em média uma hora por dia, gasta R$ 12,60 de energia elétrica por mês (30 dias). Se a tarifa cobrada é de R$ 0,42 por quilowatt-hora, então a potência desse aparelho elétrico é:	1 kW
	Um cilindro de ferro fundido, de 30 cm de diâmetro e 30 cm de altura, é imerso em água do mar (γ = 10.300 N/m3 ). Qual é o empuxo que a água exerce no cilindro?	218 N 
	Um corpo de massa igual a 4kg foi preso à extremidade de uma mola, com k = 16N/m, a amplitude de oscilação foi igual a 0,05m. O conjunto oscilou durante um certo tempo (movimento harmônico simples), podemos afirmar que a velocidade máxima de oscilação foi igual a 	0,1 m/s
	Um corpo homogêneo de volume 0,16 m3 flutua em um líquido de densidade 0,8x103 Kg/m3, de maneira que o volume da parte emersa é V=0,04 m3. Sendo g=10 m/s2, podemos afirmar que a intensidade do empuxo sobre o corpo vale:	960 N
	Um cubo de alumínio possui aresta igual a 2 cm. Dada a densidade do alumínio, 2700 Kg/m calcule a massa desse cubo	21,6 g 
	Um cubo metálico de 80 Kg e com 2 m de aresta está colocado sobre uma superfície. Qual é a pressão exercida por uma face desse cubo sobre essa superfície? (Dado g = 10m/s 2 )	200 N/m 2
	Um depósito de água possui no fundo uma válvula de 6 cm de diâmetro. A válvula abre-se sob ação da água quando esta atinge 1,8 m acima do nível da válvula. Supondo a massa específica da água 1g/cm3 e a aceleração da gravidade 10 m/s2, calcule a força necessária para abrir a válvula.	50.9
	Um determinado fluido escoa através de um tubo de 20 cm de diâmetro interno. O fluido se encontra a uma temperatura de 50°C. A temperatura da superfície interna do tubo pode ser determinada, e é de 25°C. Considerando um coeficiente de transferência de calor por convecção de 2000 W/m².K, calcule a taxa de transferência de calor por metro de comprimento linear de tubo.	31,4 kW
	Um duto cilíndrico apresenta raio interno de 22 cm e raio externo de 25 cm. A condutividade térmica deste material é 0,14 kcal.h-1.m-1.oC-1. No interior do duto a temperatura é de 140oC e no exterior 50oC. Determine o fluxo de calor, em Btu.h-1, para um comprimento do duto de 50 pés.	37.469,8 Btu.h-1
	Um duto, de 5 cm de diâmetro interno, escoa um óleo de densidade igual a 900 kg/m3, numa taxa de 6 kg/s. O duto sofre uma redução no diâmetro para 3 cm, em determinado instante da tubulação. A velocidade na região de maior seção reta do duto e na menor seção reta do duto serão, respectivamente:	3,4 e 9,5 m/s
	Um estudante, ao medir a temperatura da água de uma piscina, encontrou o valor de 90 graus. Entretanto esqueceu-se de verificar a escala termométrica no momento da medida. Qual das escalas abaixo representa, coerentemente, o valor obtido pelo estudante?	Fahrenheit.
	Um fluido é uma substância que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento e baseando-se nisto, eles podem ser classificados como newtonianos ou não newtonianos. Em relação aos fluidos newtonianos é verdadeiro afirmar:	A relação entre a tensão de cisalhamento e a taxa de deformação é diretamente proporcional.
	Um fluido escoando através de um tubo de 80 mm de diâmetro interno, absorve 1 kW de calor, por metro de comprimento de tubo. Sabendo-se que a temperatura da superfície do tubo é de 28°C, e considerando um coeficiente de transferência de calor por convecção de 3500 W/m².K, estime a temperatura média do fluido.	23,8°C
	Um fluido ideal percorre um cano cilíndrico em regime permanente. Em um estrangulamento onde o diâmetro do cano fica reduzido à metade, a velocidade do fluido fica:	quadruplicada
	Um fluido incompressível e sem viscosidade é transportado por um tubo cilíndrico horizontal de raio R = 2,0 cm a velocidade de 3,0 m/s. A partir de certo ponto, o tubo se bifurca em dois tubos, também horizontais, com raios R¿ = 1,0 cm.A velocidade v' do fluido após a bifurcação, em m/s, é de:	6
	Um fluido newtoniano incompressível escoa na tubulação com diâmetro inicial D1 (ponto 1) e segue para o diâmetro D2 (ponto 2), maior que D1. Considerando que a temperatura do fluído permanece constante, pode-se afirmar que a(s)	velocidade do fluido no ponto 2 é maior que no ponto 1.
	Um fluido tem massa específica (rô) = 80 utm/m³. Qual é o seu peso específico e o peso específico relativo?	0,8 g/ cm3
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura cada uma, intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. As placas são paralelas entre si. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine o fluxo de calor por unidade de área que atravessa o conjunto aço ¿ cobre - aço.	904,1 kW.m2
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine erro percentual na determinação da densidade de fluxo de calor por unidade de área ao desprezar-se a parede de cobre.	-3.30%
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine a diferença de temperatura a que estão submetidas cada uma das placas de aço.	106,2 K
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine a temperatura na interface entre a placa de aço externa ao forno e a placa de cobre.	186,3oC
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine erro percentual na determinação da densidade de fluxo de calor por unidade de área ao desprezar-se a parede de cobre.	-3.30%
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine a diferença de temperatura a que estão submetidas
cada uma das placas de aço.	106,2 K
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine a resistência térmica total por unidade de área das paredes de aço.	23,53 x 10-5 K.W.m-2
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine a temperatura na interface entre a placa de aço externa ao forno e a placa de cobre.	186,3oC
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede (placa) de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m‐1.K‐1 e a do cobre é igual a 372 W.m‐1.K‐1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine a diferença de temperatura a que está submetida a placa de cobre.	7,54 K
	Um forno é constituído por duas paredes de aço com 2,0 mm de espessura intercaladas por uma parede de cobre com 3,0 mm de espessura. A condutividade térmica do aço utilizado é igual a 17 W.m-1.K-1 e a do cobre é igual a 372 W.m-1.K-1. A parede mais interna de aço está a 300oC e a região mais externa da outra placa de aço está a 80oC. Determine a resistência térmica por unidade de área de uma parede do aço utilizado.	11,76 x 10-5 K.W.m-2
	Um gás ideal sofre um processo de compressão isotérmica e para isso foi necessário que ele perdesse 400 J de calor. Qual foi o trabalho realizado por esse gás?	 -400 j
	Um gás, durante uma transformação isotérmica, tem seu volume aumentado 3 vezes quando sua pressão final é de 6 atm. Qual deverá ser o valor de sua pressão inicial?	 2 atm
	Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugestão:	faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento. 
	Um grupo de Engenheiro ficou responsável para determinar o tempo para o aquecimento de um cubo com aresta de 20mm inicialmente a 30o C até 200o C imerso em um banho a 300o C com coeficiente de película de 15 (SI). A condutividade do cubo é de 52 (SI) e a sua difusividade térmica é de 1.7 × 10-5 m2/s. Esse cubo faz parte de um grande projeto de Engenharia que será desenvolvido posteriormente para o grupo da SIA. Faça sua análise e determine esse tempo.	11min
	Um Iceberg se desprende de uma gela e fica boiando no oceano com 10% do seu volume acima da superfície do oceano, considerando a densidade da água no oceano igual a 1,03 g/cm^3, favor indicar qual das respostas abaixo apresenta a densidade do Iceberg em g/cm^3.	0.93
	Um indivíduo encontra-se em pé à beira de um cais e coloca uma das extremidades de uma mangueira, de 1,0 cm de diâmetro, em sua boca, enquanto a outra encontra-se mergulhada na água do mar (densidade igual a 1.024 kg/m3). O indivíduo faz sucção na extremidade da mangueira e a água na mangueira chega a uma altura de 1,0 m. Determine a pressão no interior da boca do indivíduo.	90.700 PA
	Um isolante térmico deve ser especificado para uma determinada tubulação. O fluxo máximo de calor tolerado é de 2500 kcal.h-1, com uma diferença de temperatura entre a camada interna e a externa de 70oC. O material isolante disponível apresenta uma condutividade térmica de 0,036 kcal.h-1.m-1.oC-1. O raio interno do isolante térmico é 22 cm. O comprimento da tubulação é de 12 metros. Determine a espessura mínima do isolante que a tende as especificações dadas. 	1,74 cm
	Um jardineiro dispõe de mangueiras de dois tipos, porém com a mesma vazão. Na primeira, a água sai com velocidade de módulo V e, na segunda, sai com velocidade de módulo 2V. A primeira mangueira apresenta:	o dobro da área transversal da segunda
	Um mergulhador está a 35 metros de profundidade em um local onde g = 9,81 m/s2 e a pressão atmosférica é de 100K Pa. Sabendo-se que a densidade da água vale 103 Kg/m3, podemos afirmar que a pressão exercida sobre o mergulhador neste caso vale:	443350 Pa
	Um navio petroleiro foi projetado para operar com dois motores a diesel, que juntos possuem a potência de 8000 cv. Deseja se construir um modelo reduzido com uma potência de 10 cv. Qual a relação entre as
velocidades máximas alcançadas pela embarcação real e pelo modelo?	vr/vm = 2,6
	Um objeto feito de ouro maciço tem 500 g de massa e 25 cm³ de volume. Determine a densidade do objeto e a massa específica do ouro em g/cm³ e kg/m³	20g/cm³; 2.104kg/ m³
	Um objeto feito de ouro maciço tem 500 g de massa e 25 cm³ de volume. Determine a densidade do objeto e a massa específica do ouro em g/cm³ e kg/m³	20g/cm³; 2.104kg/ m³
	Um painel de circuitos elétricos possui uma camada de 1mm de substrato, k = 0,95 W/m.K, uma camada de 1,5 mm de plástico, k = 0,4 W/m.K, exposta a um coeficiente convectivo externo h = 35 W/m².K do óleo de refrigeração. Se o circuito elétrico gera 1000 W/m², quão quente ele vai estar?	33,4ºC.
	Um painel solar, sem cobertura, tem características seletivas de forma que a sua absortividade na temperatura do painel vale 0,4 e a absortividade solar vale 0,9. Em um determinado dia, no qual o ar ambiente está a 30 °C, a irradiação solar vale 900 W/m2 e o coeficiente de troca de calor por convecção vale 20 W/m2.K, determine a temperatura de equilíbrio da placa, sabendo-se que ela está isolada na sua superfície inferior.	57 ºC
	Um prédio metálico recebe, no verão, uma brisa leve. Um fluxo de energia solar total de 450 W/m² incide sobre a parede externa. Destes, 100 W/m² são absorvidos pela parede, sendo o restante dissipado para o ambiente por convecção. O ar ambiente, a 27°C, escoa pela parede a uma velocidade tal que o coeficiente de transferência de calor é estimado em 50 W/m².K. Estime a temperatura da parede.	34°C
	Um reservatório esférico com raio interno igual a 2,1 metros e raio externo igual a 2,2 metros contém um fluido a 140oC. A condutividade térmica do material do reservatório é igual a 43,2 kcal.h-1.m-1.oC-1. A temperatura na face externa do reservatório é igual a 80oC. Determine o fluxo de calor em kcal.h-1.	1,5 x 106 kcal./h-1
	Um reservatório esférico com raio interno igual a 2,1 metros e raio externo igual a 2,2 metros contém um fluido a 140oC. A condutividade térmica do material do reservatório é igual a 43,2 kcal.h-1.m-1.oC-1. A temperatura na face externa do reservatório é igual a 80oC. Determine o fluxo de calor em Btu.h-1.	5,97 x 106 Btu.h-1
	Um tanque de ar comprimido apresenta um volume igual a 2,38x10-2m3. Determine a massa específica e o peso do ar contido no tanque quando a pressão relativa do ar no tanque for igual a 340kPa. Admita que a Temperatura do ar no tanque é 210C e que a pressão atmosférica vale 101,3kPa. A constante do gás para o ar é R=287 (J/kg K).	ρ= 5,23kg/m3 e W = 1,22N
	Um tubo A tem 10 cm de diâmetro. Qual o diâmetro de um tubo B para que a velocidade do fluido seja o dobro da velocidade do fluido no tubo A?	D = 5 raiz quadrada de 2 cm.
	Um tubo de 10 cm de raio conduz óleo com velocidade de 20 cm/s . A densidade do óleo é 800 kg/m³ e sua viscosidade é 0,2 Pa.s . Calcule o número de Reynolds.	Re = 160
	Um tubo em U, como mostrado na figura abaixo, possui as duas extremidades abertas. Sabe-se que a densidade do líquido A é igual 1,00 g/ cm 3 e que h A é igual a 20 cm e que o líquido B possui densidade igual a 13,6 g/ cm 3. Qual deve ser o valor do desnível ( hA – h B) ?	18,53cm
	Uma arca do tesouro com 900 kg
de massa e dimensões aproximadas de 80 cm x 60 cm x 40 cm (considere
que seja um bloco retangular) jaz no fundo de um oceano. Considerando que a água do mar tem uma massa específica de 1,03.〖10〗^3 kg/m^3, calcule a força necessária para içala enquanto totalmente submersa e quando totalmente fora d¿agua. Com base nos cálculos efetuados escolha a alternativa correta. Obs: na folha de respostas deve ser apresentado o cálculo efetuado. Dados: g = 9,8 m/s^2. 	6882 N e 8820 N respectivamente
	Uma balsa de 3,0 m de altura, 10,0 m de largura e 15,0 m de comprimento, encontra-se flutuando com 0,5 m para fora da água do mar (densidade da água salgada = 1.024 kg/m3). Determine o empuxo sobre a balsa.	3.763.200 N
	Uma barra de alumínio (K = 0,5cal/s.cm.ºC) está em contato, numa extremidade, com gelo em fusão e, na outra, com vapor de água em ebulição sob pressão normal. Seu comprimento é 25cm, e a seção transversal tem 5cm2 de área. Sendo a barra isolada lateralmente e dados os calores latentes de fusão do gelo e de vaporização da água (LF = 80cal/g; LV = 540cal/g), determine a massa do gelo que se funde em meia hora. 	33,3 g
	Uma barra de cobre de 10,0cm e seção reta de 1,0cm^2é colocada em uma de suas extremidades, aquecida à temperatura de 100,0°C, enquanto a outra extremidade encontra-se à temperatura de 20,0°C. A taxa de transferência de calor, em watts, de uma extremidade à outra da barra é Dado: kcobre = 400W/m.k	32
	Uma barra de determinado material com 0,5 Kg de massa deve ser aquecida de 300oC até 500oC. Sendo 0,11 cal/g.oC o calor específico do material em questão, podemos afirmar que a quantidade de calor que a barra receberá vale, em cal:	11,000
	Uma cafeteira está sendo aquecida num fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do fundo da cafeteira para o café que está em contato com essa parede e daí para o restante do café. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:	condução e convecção
	Uma caixa d´água, sem tampa e de raio igual a 2,0 metros e altura de 1,5 metros, encontra-se completamente cheia com água. Um orifício de raio igual a 10,0 cm é feito na base da caixa d´água. Determine a velocidade com que a água passa pelo orifício.	5,4 m/s
	Uma caixa de volume variável possui um gás ideal em seu interior. Inicialmente o volume da caixa é 3 m^3 e a pressão inicial do gás é 4000 Pa. O volume da caixa é reduzido para 1 m^3 mantendo-se a pressão constante. Neste processo o sistema recebeu, em módulo, 3000 J de calor. A variação da energia interna foi de:	 +J11000
	Uma carteira escolar é construída com partes de ferro e partes de madeira. Quando você toca a parte de madeira com a mão direita e a parte de ferro com a mão esquerda, embora todo o conjunto esteja em equilíbrio térmico:	a mão direita sente menos frio que a esquerda, porque o ferro conduz melhor o calor;
	Uma certa amostra gasosa recebe 500 cal de calor trocando com o meio externo e realiza um trabalho igual a 200cal.A variação de sua energia interna será igual a: 	300cal
	Uma chapa de cobre de 5,0 cm de espessura e 2,5 m² de área tem suas faces mantidas de forma estacionária a 170ºC e 30ºC. Se a condutibilidade térmica do cobre é de 398 W/m.K, calcular o fluxo de calor que atravessa a chapa de cobre.	27,86 KW
	Uma coroa contém 579 g de ouro (densidade 19,3 g/cm3), 90 g de cobre (densidade 9,0 g/cm3), 105 g de prata (densidade 10,5 g/cm5). Se o volume final dessa coroa corresponder à soma dos volumes de seus três componentes, a densidade dela, em g/cm3, será: 	15.5
	Uma esfera de volume 50cm^3 está totalmente submersa em um líquido de densidade 1,3 g/cm^3. Qual é o empuxo do líquido sobre o corpo considerando g=10m/s^2.	0,65 N
	Uma forma de armazenar energia térmica consiste em um grande canal retangular englobando camadas alternadas de uma placa e de um canal para escoamento de um gás. A análise a ser feita será em uma placa de alumínio de largura de 0,05m numa temperatura inicial de 25°C. O alumínio tem densidade 2702 kg/m3 , calor específico a pressão constante de 1033 J/kg.K e condutividade térmica de 231 W/m.K. Considere que um gás quente passe apenas pela placa à temperatura de 600°C com coeficiente de película de 100 (SI). Considere a informação que levará um tempo de 968s para que a placa armazene 75% da energia máxima possível. Pede-se: 14 a) pelo balanço de energia, qual será a temperatura da placa de alumínio nesse instante?	456,4°C
	Uma garrafa de cerveja e uma lata de cerveja permanecem durante vários dias numa geladeira. Quando se pegam com as mãos desprotegidas a garrafa e a lata para retirá-las da geladeira, tem-se a impressão de que a lata está mais fria do que a garrafa. Este fato é explicado pelas diferenças entre:	as condutividades térmicas dos dois recipientes.
	Uma garrafa térmica devido ás paredes espelhadas,impede trocas de calor por:	irradiação
	Uma lareira aquece uma sala principalmente por qual processo de propagação de calor?	convecção
	Uma lata cúbica de massa 600g e aresta 10 cm flutua verticalmente na água (massa específica = 1,0 g/cm3) contida em um tanque. O número máximo de bolinhas de chumbo de massa 45g cada, que podemos colocar no interior da lata, sem que ela afunde, é:	8 bolinhas
	Uma panela com água é aquecida num fogão. O calor começa a se propagar através das chamas que transmite calor através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede. Depois o calor se propaga daí para o restante da água. Qual opção abaixo representa, em ordem, como o calor se transmitiu.	condução e convecção
	Uma panela com água está sendo aquecida num fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:	condução e convecção
	Uma parede com 20 cm de espessura tem aplicado a parte interna 350 oC e na parte externa o ar está a 50 oC. A condutividade térmica do material da parede é igual a 0,5 w.m-1.K-1. O coeficiente de película para a situação considerada é igual a 5 w.m-2.K-1. A área da parede é 1,0 m2. Determine o fluxo de calor por condução.	750 watts
	Uma parede com 20 cm de espessura tem aplicado a parte interna 350 oC e na parte externa o ar está a 50 oC. A condutividade térmica do material da parede é igual a 0,5 w.m-1.K-1. O coeficiente de película para a situação considerada é igual a 5 w.m-2.K-1. A área da parede é 1,0 m2. Determine o fluxo de calor por convecção.	1.500 watts
	Uma parede com 20 cm de espessura tem aplicado a parte interna 350 oC e na parte externa o ar está a 50oC. A condutividade térmica do material da parede é igual a 0,5 w.m-1.K-1. O coeficiente de película para a situação considerada é igual a 5 w.m-2.K-1. A área da parede é 1,0 m2. Determine a temperatura na interface parede ¿ ar.	150,00 oC
	Uma parede de 2,0cm de espessura deve ser construída com um material que tem uma condutividade térmica média de 1,30 W/m.ºC. A parede deve ser isolada com um material cuja condutividade térmica média é de 0,35 W/m.ºC, de tal forma que a perda de calor por metro quadrado não seja superior a 1830W/m². Considerando que as temperaturas das superfícies interna e externa da parede composta são 1300 ºC e 30ºC, calcule a espessura do isolamento.	0,237 metros.
	Uma parede de tijolos e uma janela de vidro de espessura 180mm e 2,5mm, respectivamente, têm suas faces sujeitas à mesma diferença de temperatura. Sendo as condutibilidades térmicas do tijolo e do vidro iguais a 0,12 e 1,00 unidades SI, respectivamente, então a razão entre o fluxo de calor conduzido por unidade de superfície pelo vidro e pelo tijolo é: 	600
	Uma parede de um forno com dimensões de 1,5 m x 2,0 m é composta por tijolos de 15 cm de espessura e condutividade térmica igual a 0,17 kcal.h-1.m-1.oC-1 e uma janela de inspeção também com 15 cm de profundidade, dimensões 15 cm x 15 cm e condutividade térmica igual a 0,72 kcal.h-1.m-1.oC-1. A temperatura interna do forno é 200oC e
a temperatura externa é 30oC. Determine a resistência térmica da parede de tijolos considerada.	29,63 h.oC.kcal-1
	Uma pedra de gelo a 0°C é colocada em 200g de água a 30°C, num recipiente de capacidade térmica desprezível e isolado termicamente. O equilíbrio térmico se estabelece a 20°C. É correto afirmar que a massa da pedra de gelo vale : 
Dados ; cágua = 1 cal/g°C, cgelo=0,5 cal/g°C, Lfusão= 80 cal/g	20g
	Uma placa infinita move-se sobre uma Segunda placa, havendo entre elas uma camada de líquido, como mostrado na figura. Para uma pequena largura da camada d, supomos uma distribuição linear de velocidade no líquido. A viscosidade do líquido é de 0,65 centipoise A densidade relativa é igual a 0,88 Determinar: (a) A viscosidade absoluta em Pa s e em (kg/ms) (b) A viscosidade cinemática do líquido (c) A tensão de cisalhamento na placa superior (Pa) (d) A tensão de cisalhamento na placa inferior em (Pa) (e) Indique o sentido de cada tensão de cisalhamento calculado em c e d.	µ=6,5x10*-4 Kg/ms; v = 7,39x10*-3 m2/s; Ƭxy=0,65Pa
	Uma placa plana, opaca, isolada nas pontas e na face inferior, de área = 5m2, emite uma energia de 700W. A temperatura da placa é 500K. A sua emissividade é:	0.04
	Uma prancha de isopor, de densidade 0,20 g/cm3, tem 10 cm de espessura. Um menino de massa 50 kg equilibra-se de pé sobre a prancha colocada numa piscina, de tal modo que a superfície superior da prancha fique aflorando à linha d¿água. Adotando densidade da água = 1,0 g/cm3 e g = 10 m/s2, a área da base da prancha é, em metros quadrados, de aproximadamente:	0.6
	Uma quantidade de um gás ideal a 10ºC e a pressão de 100 KPa ocupa um volume de 2500 L. Quantos moles do gás estão presentes aproximadamente.Dados: Constante dos gases perfeitos é igual a 8,314 J/K.mol	106
	Uma sala apresenta as seguintes dimensões (comprimento, largura e altura, respectivamente): 10m x 5m x 3m. A espessura dos tijolos que compõem a sala é de 14 cm, e o material destes tijolos apresenta uma condutividade térmica igual a 0,54 kcal.h-1.m-1.oC-1. A área das janelas é desprezível. A temperatura interna da sala deve ser mantida a 17oC, enquanto que a temperatura externa pode chegar a 41oC em um dia de verão . Considere que a tarifa de consumo de energia elétrica é de R$0,32 por kW.h-1. Determine o gasto com energia elétrica para refrigerar a sala durante um dia. Considere um dia de 8 horas e que a eficiência de conversão é igual a 40%.	R$ 61.64
	Uma sala apresenta as seguintes dimensões (comprimento, largura e altura, respectivamente): 10m x 5m x 3m. A espessura dos tijolos que compõem a sala é de 14 cm, e o material destes tijolos apresenta uma condutividade térmica igual a 0,54 kcal.h-1.m-1.oC-1. A área das janelas é desprezível. A temperatura interna da sala deve ser mantida a 17oC, enquanto que a temperatura externa pode chegar a 41oC em um dia de verão . Considere que a tarifa de consumo de energia elétrica é de R$0,32 por kW.h-1. Determine o gasto com energia elétrica para refrigerar a sala durante um mês. Considere um dia de 8 horas, um mês de 22 dias e que a eficiência de conversão é igual a 100%.	R$ 542.36
	Uma sala apresenta as seguintes dimensões (comprimento, largura e altura, respectivamente): 10m x 5m x 3m. A espessura dos tijolos que compõem a sala é de 14 cm, e o material destes tijolos apresenta uma condutividade térmica igual a 0,54 kcal.h-1.m-1.oC-1. A área das janelas é desprezível. A temperatura interna da sala deve ser mantida a 17oC, enquanto que a temperatura externa pode chegar a 41oC em um dia de verão . Determine o calor que deve ser retirado da sala em HP.	12,99 HP
	Uma sala apresenta as seguintes dimensões (comprimento, largura e altura, respectivamente): 10m x 5m x 3m. A espessura dos tijolos que compõem a sala é de 14 cm, e o material destes tijolos apresenta uma condutividade térmica igual a 0,54 kcal.h-1.m-1.oC-1. A área das janelas é desprezível. A temperatura interna da sala deve ser mantida a 17oC, enquanto que a temperatura externa pode chegar a 41oC em um dia de verão . Considere que a tarifa de consumo de energia elétrica é de R$0,32 por kW.h-1. Determine o gasto com energia elétrica para refrigerar a sala durante um ano. Considere um dia de 8 horas, um mês de 22 dias e que a eficiência de conversão é igual a 40%.	R$ 16,270.85
	Uma sala apresenta as seguintes dimensões (comprimento, largura e altura, respectivamente): 10m x 5m x 3m. A espessura dos tijolos que compõem a sala é de 14 cm, e o material destes tijolos apresenta uma condutividade térmica igual a 0,54 kcal.h-1.m-1.oC-1. A área das janelas é desprezível. A temperatura interna da sala deve ser mantida a 17oC, enquanto que a temperatura externa pode chegar a 41oC em um dia de verão . Determine o calor que deve ser retirado da sala em kW.	9,63 Kw
	Uma sala apresenta as seguintes dimensões (comprimento, largura e altura, respectivamente): 10m x 5m x 3m. A espessura dos tijolos que compõem a sala é de 14 cm, e o material destes tijolos apresenta uma condutividade térmica igual a 0,54 kcal.h-1.m-1.oC-1. A área das janelas é desprezível. A temperatura interna da sala deve ser mantida a 17oC, enquanto que a temperatura externa pode chegar a 41oC em um dia de verão . Considere que a tarifa de consumo de energia elétrica é de R$0,32 por kW.h-1. Determine o gasto com energia elétrica para refrigerar a sala durante um dia. Considere um dia de 8 horas e que a eficiência de conversão é igual a 100%.	R$ 24.66
	Uma sala apresenta as seguintes dimensões (comprimento, largura e altura, respectivamente): 10m x 5m x 3m. A espessura dos tijolos que compõem a sala é de 14 cm, e o material destes tijolos apresenta uma condutividade térmica igual a 0,54 kcal.h-1.m-1.oC-1. A área das janelas é desprezível. A temperatura interna da sala deve ser mantida a 17oC, enquanto que a temperatura externa pode chegar a 41oC em um dia de verão . Determine o calor que deve ser retirado da sala em kcal.h-1.	8.331,1 kcal.h-1
	Uma sala apresenta as seguintes dimensões (comprimento, largura e altura, respectivamente): 10m x 5m x 3m. A espessura dos tijolos que compõem a sala é de 14 cm, e o material destes tijolos apresenta uma condutividade térmica igual a 0,54 kcal.h-1.m-1.oC-1. A área das janelas é desprezível. A temperatura interna da sala deve ser mantida a 17oC, enquanto que a temperatura externa pode chegar a 41oC em um dia de verão . Considere que a tarifa de consumo de energia elétrica é de R$0,32 por kW.h-1. Determine o gasto com energia elétrica para refrigerar a sala durante um dia. Considere um dia de 8 horas e que a eficiência de conversão é igual a 40%.	R$ 61.64
	Uma taxa de calor de 3 kW é conduzida através de um material isolante com área de seção reta de 10m2 e espessura de 2,5cm. Se a temperatura da superfície interna (quente) é de 415oC e a condutividade térmica do material é de 0,2 W/mK, qual a temperatura da superfície externa?	651 K
	Uma tubulação com 15 cm raio conduz vapor d¿agua na temperatura de 120oC. A tubulação é envolta por uma capa cilíndrica de cortiça, com raio interno de 15 cm e raio externo de 17 cm. A superfície externa está em contato com o ar na temperatura de 32oC. A condutividade térmica da cortiça utilizada é de 0,04 W.m-1.oC-1. Determine a temperatura para um raio de 16 cm em relação ao centro da tubulação.	73,6oC
	Uma tubulação de vapor d´água sem isolamento térmico atravessa uma sala na qual o ar e as paredes se encontram a 25oC. O diâmetro externo do tubo é de 70 mm, a temperatura de sua superfície é de 200oC e esta superfície tem emissividade igual a 0,80. Sendo o coeficiente associado a transferência de calor por convecção natural da superfície para o ar de 15 W/(m2.K), qual a taxa de calor perdida pela superfície por unidade de comprimento do tubo?	997,39 W/m.
	Uma tubulação de vapor de diâmetro interno 8cm e 5,5mm de espessura de parede tem sua superfície interna a uma temperatura de 300ºC. A tubulação é coberta com uma camada de 9cm de isolante com k = 50 Wm.ºC, seguida de uma camada de 4cm de isolante com k = 0,35

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais