Buscar

Prova para estudar - Introdução à Administração (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação:
	AV2-2011.1EAD - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - GST0251 
	Disciplina:
	GST0251 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
	Tipo de Avaliação:
	AV2 
	Nota da Prova: 
	4
	Nota do Trabalho:      
	Nota da Participação:      2 
	Total:  
	6
	
Prova On-Line 
Questão: AV220103GST02510050 (110402)
1 - A liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos. Assinale a opção abaixo que NÃO explica esta influência.  Pontos da Questão: 1 
Por teorias situacionais (ou contingenciais) que consideram o líder, os subordinados e a situação como três forças interagentes. 
Pelo aprendizado através de cursos específicos na área. 
Pelos traços de personalidade do líder ou por estilos de liderança (autoritária, liberal e democrática ou liderança centrada na tarefa versus liderança centrada nas pessoas). 
Por um modelo contingencial que considera o poder da posição do líder, a estrutura da tarefa a ser executada pelos membros e as relações líder-membros. 
Questão: AV220103GST02510152 (111968)
2 - As organizações para se manterem competitivas, precisam planejar suas atividades. O Planejamento Tático possui algumas características que o diferenciam dos outros dois tipos de planejamento. Apresente 4 destas características. Das características apresentadas, escolha 1 e comente.
.  Pontos da Questão: 1,5 
Resposta do Aluno:
Táticas de operações; o que produzir, como ,onde e como o produto irá para o mercado.As áreas Recursos Humanos,Marketing, Logístíca. Projetar um produto exige análise de mercado, táticas de apresentação deste produto,quais as matérias-primas, quais os postos de vendas,tudo isso são táticas de produção e vendas.
Gabarito:
O aluno deverá identificar 4 das seguintes características (vale 1,5 ponto): A) é um processo permanente e contínuo; B) é voltado para o futuro; C) preocupa-se com a racionalidade do processo decisório; D) visa selecionar um curso de ação; E) é sistêmico e interativo; F) é uma técnica cíclica e de alocação de recursos; G) interage dinamicamente com as demais funções administrativas; H) técnica de coordenação, de mudança e inovação O comentário sobre uma delas vale 1 ponto.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
Questão: AV120111EADGST02511200 (135831)
3 - I - Chiavenato (2010) afirma que a Administração está em todos os lugares e em todos os cantos do planeta. Sem ela as organizações em geral e as empresas e empreendimentos em particular não alcançariam suficiente competitividade e sustentabilidade no dinâmico, competitivo e complexo mundo dos negócios de hoje. 
II - Chiavenato acredita que todas as organizações independentemente do tamanho, ramo de negócio, características ou propósitos necessitam de administração para chegar a níveis de excelência naquilo que pretendem fazer. E o papel do Administrador requer uma perfeita adequação a todos esses aspectos. 
III - Para Chiavenato (2004) administrar significa criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz. 
  Pontos da Questão: 1 
 II e III 
I e II 
I, II e III 
I e III 
Questão: AV220103GST02510150 (111963)
4 - O planejamento pretende avaliar as tendências e expectativas, compreendê-las e projetar ações que permitam à empresa alcançar seus objetivos futuros. O planejamento é o ponto de partida para qualquer ação de parte da gerência, voltada para resultados. Cite as etapas do processo de planejamento.  Escolha uma destas etapas e comente-a.
  Pontos da Questão: 1,5 
Resposta do Aluno:
Planejamento Estratégico, o Tático e o Operacional, tem uma planejamento que não é contado que é o de contingências. O planejamento estratégico permite que a empresa projete os seus obejtivos, trace metas para alcançá-los.Aalise os ambientes externos e internos para se preparar para as interpéries desses ambientes, aproveitando as oportunidades que surgem , analisando os seus pontos fracos e fortes fortalecendo os fracos e usando os fortes para alavancar os seus objetivos. "rise é o momento para o qual eu não me preparei"(prof. Lugati) 
Gabarito:
Etapas do Planejamento (vale 1,5) a determinação dos objetivos empresariais; a análise ambiental; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais; o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados. Os comentários valem 1,0 ponto.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
Questão: AV120111EADGST02511300 (136820)
5 - O tipo de estrutura que exige chefes excepcionais é denominado:  Pontos da Questão: 0,5 
matricial 
funcional 
linha e assessoria 
linear 
Questão: AV220111EADGST02511216 (135928)
6 - Gustavo assumiu a gerência de operações da empresa Maré Mansa e identificou vários problemas relacionados ao controle em seu nível organizacional. Assim, o novo gerente de operações está buscando um controle eficiente que o ajude a obter informações com agilidade e que facilite a tomada de decisão. Assim, o gerente deve optar por:  Pontos da Questão: 0,5 
Balanced Scorecard. 
Sistema de Informação Gerencial 
Programa de Qualidade Total 
Plano Diretor. 
Questão: AV220103GST02510022 (110336)
7 - 
A Administração de Operações é responsável pela transformação de insumos ou matérias primas em produtos ou serviços acabados. Dessa maneira, marque a resposta incorreta:
  Pontos da Questão: 0,5 
O aspecto central de qualquer empresa reside no seu processo de transformação.
A área de administração de operações é responsável por fazer com que o processo de transformação de uma empresa seja realizado observando-se os princípios da eficiência, da eficácia e da produtividade.
Existe um constante um constante alinhamento da área de operações com os objetivos estratégicos da empresa.
A área de administração de operações não é responsável pelos processos presentes nas Organizações.
Questão: AV220102GST02510067 (114080)
8 - O ciclo de vida do produto é composto por cinco ciclos, que estão abaixo relacionados: 
I – Concepção – É a etapa em que o produto é desenvolvido, onde são realizadas pesquisas até que o produto obtenha aprovação, tornando-se adequado ao mercado consumidor. 
II – Introdução – É a etapa da introdução do conceito deste produto na área de marketing. São grandes os investimentos na elaboração de um plano de marketing a fim de que se torne um projeto de produto viável. 
III – Crescimento – É a etapa onde a organização mantém uma estratégia de marketing visando alavancar o crescimento de vendas do produto. Suas vendas são crescentes, demonstrando a aceitação do consumidor. Nesta etapa são observados lucros que atendem o retorno do investimento esperado. 
IV – Maturidade – É a etapa onde o volume de vendas do produto é estável, mas pode apresentar algumas retrações devido à entrada de concorrentes. A empresa deve trabalhar de forma a estabilizar as vendas pelo maior prazo possível 
V – Declínio – É a etapa onde as vendas entram em declínio, mas a margem de lucro ainda é boa, pois as despesas de marketing são pequenas. Nesta etapa, o profissional de marketing entra com a propaganda e o produto volta a etapa de crescimento. 
Escolha a opção que apresenta as afirmativas corretas: 
  Pontos da Questão: 0,5 
Os conceitos I, II, III e V estão corretos 
Todos os conceitos estão corretos 
Os conceitos I, III e IV estão corretos 
Os conceitos I, III, IV e V estão corretos 
Questão: AV220103GST02510114 (109815)
9 -  Para elaboração do Planejamento é necessário o estabelecimento da visão empresarial.O conceito de visão pode ser entendido como:
  Pontos da Questão: 0,5 
O que a empresa quer ser de um determinadoperíodo de tempo.
Enxergar uma luz no fim do túnel.
A razão da existência da organização.
O modo como o maior executivo vê a empresa. 
Questão: AV220103GST02510057 (110408)
10 - As necessidades humanas estão dispostas em uma hierarquia e são divididas em dois grupos, o das necessidades primárias e das necessidades secundárias. São consideradas necessidades primárias:  Pontos da Questão: 0,5 
Necessidades básicas e as sociais. 
Necessidades básicas e as de segurança. 
Necessidades fisiológicas e as sociais. 
Necessidades fisiológicas e as de segurança.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes