Buscar

Neurotransmissores e Impulso Nervoso

Prévia do material em texto

NEUROTRANSMISSORES: SUBSTÂNCIAS QUIMICAS estimulatórias ou inibitórias (a depender da natureza do neurônio) PRODUZIDAS PELO NEURONIO QUE SÃO CAPAZES DE ESTIMULAR OU INIBIR O NEURÔNIO PÓS-SINAPTICO
CADA NEUROTRANSMISSOR PRODUZIDO TEM SEU RECEPTOR ESPECÍFICO
Na sinapse há a passagem do estímulo entre um neurônio e outro, entre o neurônio pré e pós sináptico. O fenômeno na sinápse é químico, ficando a atividade elétrica restrita ao interior dos neurônios. Os responsáveis por essa atividade química são, de um lado os neurotransmissores e, de outro, os receptores.
Trata-se da teoria da chave (neurotransmissor) e da fechadura (receptor). O neurotransmissor sai de um neurônio (pré-sináptico) e acopla-se no receptor de outro (pós-sináptico).
Com mais detalhes poderíamos dizer que o impulso elétrico num primeiro neurônio (pré-sináptico) leva à LIBERAÇÃO de um “pool” de elementos químicos específicos que irá estimular um segundo neurônio (pós-sináptica), e gerar um potencial elétrico.
Transmissão do impulso nervoso
 
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio). O impulso nervoso que se propaga através do neurônio é de origem elétrica e resulta de alterações nas cargas elétricas das superfícies externa e interna da membrana celular.
A membrana de um neurônio em repouso apresenta-se com carga elétrica positiva do lado externo (voltado para fora da célula) e negativa do lado interno (em contato com o citoplasma da célula). Quando essa membrana se encontra em tal situação, diz-se que está em repouso. Quando o neurônio é estimulado, canais para sódio são abertos e o sódio (Na) adentra no neurônio mudando sua polaridade de negativa para positiva. Quando o influxo de Na atinge o nível suficiente, resulta em um potencial de ação. Essa despolarização (mudança de polaridade) se propaga por todo neurônio sempre do corpo ao axônio onde, o potencial de ação atinge canais para cálcio dependentes de voltagem. Estes canais então são abertos, e dessa forma, o cálcio (Ca) penetra no axônio e em suas terminações e estimula a liberação de neurotransmissores para a região da fenda sináptica.
Neurônio em repouso
Neurônio despolarizando, gerando potencial de ação

Outros materiais

Perguntas Recentes