Buscar

FRANQUIAS E PARCERIAS COMERCIAIS aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FRANQUIAS E PARCERIAS COMERCIAIS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: GST0444_EX_A1_201704063248_V1 
	Matrícula: 201704063248
	Aluno(a): KARINA ANDREA CORREA
	Data: 09/11/2017 20:22:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201704664627)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	De acordo com as definições de franqueado, franqueador e demais parcerias comerciais, pode-se afirmar que aquele que desenvolve e promove constantemente o negócio, transformando o conhecimento gerado pela rede em ações eficazes é o:
		
	 
	Franqueador;
	
	Franqueado;
	
	Representante;
	
	Licenciado;
	
	Licenciador;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704639597)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Assinale a opção correta em relação as principais diferenças entre Franqueado, Franqueador e Franquia?
		
	
	Franquia autorizada pelo franqueador para ser parceiro em sua rede de franquias. Esse tipo de parceria pode abranger o direito de uso da marca, a utilização de um Sistema Operacional adequado e a padronização de rotinas administrativas, que são realizadas por intermédio de manuais e treinamentos direcionados à padronização da qualidade do negócio.
	
	Franqueador parceria pode abranger o direito de uso da marca, a utilização de um Sistema Operacional adequado e a padronização de rotinas administrativas, que são realizadas por intermédio de manuais e treinamentos direcionados à padronização da qualidade do negócio.
	 
	Franqueado Pessoa que é autorizada pelo franqueador para ser parceiro em sua rede de franquias. Franqueador Dono da empresa que possui os direitos de uma marca registrada com reconhecimento do mercado. Franquia direitos de uma marca registrada com reconhecimento do mercado.
	
	Somente o franqueador pode fazer a transferência de tecnologia, rotinas administrativas de como gerir o negócio etc.
	
	Franquia significa um contrato de trabalho entre empresários
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704151894)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Analise a assertiva a seguir com base nos aspectos conceituais sobre o sistema de Franquias.
 
"O Sistema de Franquias possibilita o acesso a produtos e serviços já desenvolvidos e testados no mercado, para isso o empreendedor franqueado tem plena liberdade para escolher novos produtos e serviços."
 
Observando os aspectos conceituais sobre Sistema de Franquias, assinale a alternativa correta:
		
	
	A afirmativa é falsa tendo em vista que o Sistema de Franquias não assegura o acesso a produtos e serviços já desenvolvidos e testados no mercado.
	
	A afirmativa é verdadeira tendo em vista os aspectos citados podem ser considerados como vantagens para a empresa que adere ao Sistema de Franquias como uma franqueadora.
	
	A afirmativa é falsa tendo em vista que o Sistema de Franquias não assegura o acesso a produtos e serviços já desenvolvidos e testados no mercado, nem limita ao empreendedor a escolha de novos produtos e serviços.
	
	A afirmativa é verdadeira tendo em vista os aspectos citados podem ser considerados como vantagens para a empresa que adere ao Sistema de Franquias como uma franqueada.
	 
	A afirmativa é falsa tendo em vista que no Sistema de Franquias a empresa franqueada tem liberdade limitada para a escolha de novos produtos e serviços.
	
	 4a Questão (Ref.: 201704123150)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	As Franquias de Terceira Geração :
		
	
	Destacam-se pela quantidade e qualidade dos serviços prestados. São franquias que possuem Conselho de Franqueados, que participa das decisões da empresa, colaborando para o fortalecimento da marca
	 
	Caracterizam-se pelo desenvolvimento pelo franqueador de produtos/serviços, sendo que este fornece um grande suporte ao franqueado. Neste tipo de franquia a transparência é total.
	
	São franquias que tem a garantia de recompra pelo franqueador. Isso só é viável quando o franqueador é detentor do ponto comercial (proprietário ou locatário, que aluga ou subloca ao franqueado).
	
	Oferecem um pouco mais de suporte ao franqueado. Geralmente o franqueado é obrigado a comprar a mercadoria do franqueador e os royalties e taxas de promoções estão embutidos no preço da mercadoria
	 
	Caracterizam-se pela licença de uso de marca e pouco suporte ao franqueado. Ex. Kodak. São aquelas que não há exclusividade em favor do franqueado.
	
	 5a Questão (Ref.: 201704166310)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	As franquias são classificadas:
		
	
	pelo seu estágio de desenvolvimento e profissionalismo, o que significa menor risco de investimentos para o franqueado.
	
	todas errads.
	
	pelo seu estágio de desenvolvimento e profissionalismo, o que significa apenas maior risco de investimentos para o franqueado.
	
	pelo seu estágio de desenvolvimento e profissionalismo, o que significa maior ou menor risco de investimentos para o franqueador.
	 
	pelo seu estágio de desenvolvimento e profissionalismo, o que significa maior ou menor risco de investimentos para o franqueado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201704151769)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Assinale "1" para franquia e "2" para negócio independente nas assertivas a seguir:
 
(   ) O empreendedor tem plena liberdade para escolher produtos ou serviços.
(   ) Oferece de imediato uma marca de produtos ou serviços com boa aceitação de mercado.
(   ) O empresário tem total liberdade para seleção de seus fornecedores
(   ) É necessário desenvolver ou testar tecnologia, suprimentos, máquinas e equipamentos, de forma independente.
 
Com relação às assertivas acima, assinale a opção com a sequência correta.
		
	
	2,1, 2, 1
	
	1, 2, 1, 1
	
	2, 2, 2, 2
	 
	2, 1, 2, 2
	
	1,1, 2, 1
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201704321828)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	A Lei 8.955 de 1994, especificamente, em seu artigo 2º, traz o conceito legal de franquia empresarial. Com base em tal informação, assinale a opção correta:
		
	 
	Por previsão legal, a franquia é o sistema pelo qual é cedido o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços;
	
	Com base no dispositivo legal supracitado, o direito de distribuição de produtos ou serviços cedido ao franqueado deverá ser, unicamente, de forma semi-exclusiva, de forma que possibilite ao franqueado e ao franqueador estabelecer novos contratos de franquia, aquecendo o mercado e incentivando o comércio;
	
	Com fulcro no artigo em apreço, podemos conceber que a remuneração pela concessão do direito de uso de marca e patente, por parte do franqueado, deverá ser realizada de forma direta, ainda que esteja caracterizado o vínculo empregatício entre as partes;
	
	Para a lei, a franquia é o sistema pelo qual é cedido o direito de uso de marca ou patente, porém deverá está associado a tal cessão o direito de distribuição, exclusivamente, de produtos e/ou serviços;
	 
	Para o Diploma Legal em comento, para ser considerado franquia empresarial dever-se-á observar um sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador;

Outros materiais