Buscar

FARMÁCIA HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502119146)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual dos tipos de farmácias a seguir representa uma unidade técnico-administrativa considerada um serviço de apoio essencial ao hospital, que tem como objetivo promover o uso racional dos medicamentos?
		
	
	Clínica
	 
	Hospitalar
	
	Comercial
	
	Manipulação
	
	Homeopática
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502119152)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual comissão tem como objetivo assegurar a disponibilidade de medicamentos mais necessários para o tratamento dos pacientes assistidos pelo hospital e promover o seu uso racional?
		
	
	Infecção hospitalar
	
	Padronização de medicamentos
	
	Diretrizes e planejamento
	 
	Farmácia e terapêutica
	
	e) Planejamento e compras
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502119104)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um farmacêutico hospitalar, com o auxílio de outros profissionais e em reuniões periódicas, definiram um elenco de medicamentos a ser utilizado no hospital para o tratamento de determinada patologia. Questionado sobre a inclusão de determinado medicamento através de informativos de uma determinada indústria farmacêutica. Neste sentido, pergunta-se: Qual atividade do ciclo da assistência farmacêutica esta relacionada com o caso acima.
		
	
	Distribuição
	
	Dispensação
	
	Aquisição
	 
	Seleção
	
	Programação
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201502118777)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na área hospitalar há diversas atividades que são privativas do profissional farmacêutico, qual das seguintes não faz parte dessas atividades privativas do farmacêutico.
		
	
	d) Preparo de soluções parenterais e especiais
	
	b) Guarda de produtos controlados
	
	a) Dispensação de medicamentos
	 
	c) Prescrição de medicamentos
	
	e) Controle de matéria-prima e de medicamentos
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201502119112)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A farmácia hospitalar é responsável por diversas atividades voltadas ao uso racional de medicamentos no âmbito hospitalar. Assinale a alternativa que apresenta o termo referente a esse conjunto de atividades.
		
	
	Organização Farmacêutica Hospitalar.
	
	Gestão Farmacêutica Hospitalar.
	 
	Assistência Farmacêutica Hospitalar.
	
	Atenção Farmacêutica Hospitalar.
		
	1a Questão (Ref.: 201502119095)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A aquisição de medicamentos é uma das etapas do gerenciamento de materiais. A licitação e o procedimento administrativo mediante o qual a administração publica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Julgue as afirmativas a seguir. a. As aquisições de medicamentos, sob qualquer modalidade de compra, e as prescrições médicas e odontológicas de medicamentos, no âmbito do Sistema Único de Saúde ¿ SUS, não necessitam adotar preferencialmente a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua falta, a Denominação Comum Internacional (DCI). b. A igualdade entre os licitantes e um dos princípios irrelegáveis num processo de licitação publica. c. A dispensa de licitação é realizada para aquisições de medicamentos dos laboratórios oficiais. d. A inexigibilidade é utilizada quando os medicamentos são fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.
		
	 
	F, V,V,V.
	 
	V,V,V,V.
	 
	F,V.F,V.
	 
	F,F,F,F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502969630)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A classificação pela Curva ABC ou 80-20 é baseada nocteorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um estudo sobre a renda e a riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%).
Fonte: Sforsin et al. Pharmacia Brasileira vol.85 (nº16),2012.
Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o:
I. giro dos itens no estoque.
II. nível de lucratividade.
III. grau de representação no faturamento da organização.
 
Marque a alternativa correta:
		
	 
	I, II e III
	
	I e II, apenas
	
	III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I e III, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503025946)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - ( ) A Farmácia Hospitalar é uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente. Seu principal objetivo é contribuir no processo de cuidado à saúde, visando melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e produtos para a Saúde. II - ( ) Conforme a Política Nacional de Medicamentos (1998), a reorientação da Assistência Farmacêutica é uma diretriz fundamental para o cumprimento de seus principais objetivos, que são: facilitar o acesso aos medicamentos essenciais, com os processos de seleção de medicamentos avaliação mediantes atributos exclusivamente técnicos, e promover o uso racional dos mesmos. Assim, o estabelecimento de uma gerência efetiva na execução dessas atividades assume um papel prioritário. III - ( ) Na Farmácia Hospitalar O preparo, o fracionamento e a reembalagem dos medicamentos deverá ser realizado em condições ambientais (estrutura física), tecnológicas (equipamentos) e de pessoal (quantitativo e capacitação) adequadas ao grau de complexidade da manipulação proposta, seja ela estéril ou não estéril. IV - ( ) A Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Dentro da Assistência Farmacêutica, encontramos os métodos: perfil epidemiológico, consumo histórico, consumo médio mensal e oferta de serviços. Esses métodos são aplicados dentro da aquisição de medicamentos.
		
	
	Estão corretas as afirmativas III, IV
	 
	Estão corretas as afirmativas I, III
	
	Estão corretas as afirmativas II, IV
	
	Estão corretas as afirmativas II, IIII
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502118757)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das definições não é verdadeira?
		
	 
	Adjudicação ¿ é o ato, pelo qual se atribui ao vencedor o objeto da licitação. A adjudicação gera a obrigação de contratar.
	
	Julgamento das propostas ¿ é a fase da licitação em que se verifica se o produto oferecido atende às necessidades da Administração.
	
	Homologação ¿ é o ato pelo qual a autoridade competente, após análise do processo, declara sua regularidade, ou seja, declara que foi realizado na forma da lei.
	
	Habilitação ¿ é a fase da licitação em que se verifica se o licitante reúne condições para executar o contrato
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502969628)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A classificação pela Curva ABC ou 80-20 é baseada no teorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um estudo sobre a renda e a riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%).
Fonte: Sforsin et al. Pharmacia Brasileira vol.85 (nº16),2012.
A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são, normalmente, adquiridos:
		
	 
	em menor número.
	
	aleatoriamente.
	
	sem necessidade
	 
	com baixo custo.
	
	em maior número.

Outros materiais