Buscar

av2 metodologia da pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0125_AV2_201001299906 » METODOLOGIA DA PESQUISA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201001299906 - RAIANA ALVES DA SILVEIRA OLIVEIRA
	Professor:
	ROSANGELA DA SILVA MORENO
	Turma: 9087/BW
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 26/11/2014 21:32:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201001559109)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Objetivos representam a base racional de qualquer planejamento.  Eles se relacionam diretamente com o tema e o problema de pesquisa. Objetivos podem ser gerais - indicam os resultados pretendidos; ou específicos - indicam as etapas para a realização do objetivo geral.
 
Sendo assim, tendo como tema: Manifestações populares no Brasil; e 
como problema de pesquisa:Quais as causas possíveis para as ações violentas na Cidade do Rio de Janeiro?
 
Elabore um objetivo geral e um objetivo específico utilizando verbos adequados.
 
		
	
Resposta: Objetivo geral: Entender o que causa tanta revolta dentro do país Objetivo Específico: Desvio de verbas, policiamento mal remunerado e grande violência são algumas das causas que revoltaram os cidadãos do estado do Rio de Janeiro.
	
Gabarito:
 Sugestão: Geral - Indicar  as causas das manifestações no Rio de Janeiro. Específico - Levantar dados sobre as condições sociais dos manifestantes do Rio de Janeiro.
 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001559042)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem diversos tipos de pesquisa. Dentre as características apresentadas nas opções, àquela que NÃO se relaciona especificamente com pesquisa qualitativa é que.
		
	
	descreve o fenômeno observado.
	
	busca o significado da relação entre os fenômenos.
	 
	valoriza critérios estatísticos.
	
	focaliza a descrição do objeto de estudo.
	
	realiza-se no situação peculiar ao fenômeno estudado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001558579)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma pesquisa acadêmica ou científica exige o desenvolvimento de habilidades e competências que não são espontâneas no mundo da vida. Uma verdadeira pesquisa não pode ser um trabalho que apresente uma abordagem aborrecida de "fulano disse", "Beltrano falou", sem uma problematização que apresente uma reflexão pessoal e consistente do pesquisador. Estudamos que a Metodologia da Pesquisa sugere alguns critérios para a escolha do tema. Assim, leia atentamente as quatro afirmativas e, em seguida, marque a opção que apresenta corretamente os critérios que devem ser considerados na ocasião da escolha de um tema para pesquisa. I - O tema deve ser amplo o bastante para que o pesquisador evite críticas a qualquer ponto específico do seu trabalho. II - A escolha do tema não exige a preocupação com idiomas estrangeiros, já que quase tudo já foi traduzido para Língua Portuguesa; III - O tema deve ser tão específico quanto possível, para que o pesquisador possa esgotá-lo e se sinta mais seguro perante uma banca examinadora; IV - Além de específico o tema deve ser acessível, ou seja, as fontes primárias devem ser manejáveis pelo pesquisador.
		
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens II e IV estão corretos.
	 
	Os itens III e IV estão corretos.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001558429)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Numa pesquisa deve-se evitar o uso de manuais, porque são publicações didáticas que apresentam uma abordagem inicial e superficial sobre os temas discutidos. Tais publicações servem ao propósito de despertar o interesse do estudante, mas não são recomendáveis para um pesquisa acadêmica. Sobre este ponto assinale a opção correta:
		
	
	Deve-se usar fontes primárias que são manuais, enciclopédias, indexadores, fichamentos de obras originais.
	
	Todos os dados utilizados em uma pesquisa podem provir de fontes variadas, científicas ou não, pois não há tanto rigor nesta parte da pesquisa.
	
	A pesquisa bibliográfica não é essencial para um trabalho acadêmico, porque não precisamos indicar a fonte.
	
	A pesquisa bibliográfica poderá ser integralmente constituída por manuais didáticos, fontes secundárias que auxiliam o estudo.
	 
	A pesquisa bibliográfica prévia é etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001899539)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A formulação de uma hipótese implica em relacionar conceitos e possíveis conexões entre eles. Estes conceitos e relações precisam ser definidos em termos de variáveis, permitindo que as hipóteses sejam testadas. Assinale as principais características das variáveis na elaboração de hipóteses científicas: I. Variável é uma propriedade que como o nome indica pode sofrer alterações, mas, seus valores são fixos e não variam de elemento para elemento. II. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos sendo passíveis de medição e observação. III. A relação entre as variáveis de uma hipótese devem ser claras e compreensíveis.
		
	 
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001560658)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um estudioso da área da Sociologia que tenha uma formação filosófica específica poderá produzir uma pesquisa científica influenciada por sua visão de mundo. O elemento de seu trabalho que deverá esclarecer este enfoque será:
		
	
	o objetivo
	
	a hipótese
	 
	o marco teórico
	
	a conclusão
	 
	a justificativa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001561694)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A importância da proposição dos objetivos da pesquisa e técnicas para a sua elaboração são um dos objetivos da disciplina. Recebe o nome de geral o objetivo que abrange a temática de todo o trabalho, ao passo que específicos são os objetivos de partes dele. Assim, podemos dizer que em relação aos objetivos:
		
	
	o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral e específico que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos gerais que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	 
	o tema do TCC terá um único objetivo geral, enquanto cada subdivisão deste tema terá o seu próprio objetivo, que será específico àquela etapa do trabalho.
	
	o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos específicos que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001927265)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na redação de trabalhos acadêmicos, a citação das fontes utilizadas na revisão de literatura deve obedecer às normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com relação às citações, analise as afirmações que se seguem e marque F, para as falsas, e V, para as verdadeiras.
		
	 
	I. A citação direta é a transcrição fiel das palavras usadas no texto consultado, portanto, sem alteração por parte de quem elabora o trabalho acadêmico.
	 
	III. A expressão em latim apud identifica a citação indireta, com a ideia do autor pesquisado e redação própria.
	 
	IV. A citação direta com até três linhas é denominada como CURTA e deve ser usada no textocorrido, entre aspas duplas e com a mesma fonte do texto.
	 
	V. A citação indireta é constituída da transcrição fiel das palavras usadas no texto original, não podendo o responsável pela transcrição alterar o texto.
	 
	II. A citação direta com mais de três linhas deve ser usada com recuo de 3 cm da margem esquerda, sem aspas e com fonte menor que a do texto.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001484077)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A NBR 6023 de AGO. 2002 estabelece regras gerais de apresentação de referências. Entre outras determinações, indica a ordem dos elementos essenciais: título - edição - local - autor/es - data de publicação - editora. Faça as correções devidas para que a ordem dos elementos esteja de acordo com a NBR mencionada.
		
	
Resposta: autor/es ; título; edição; local; editora; data de publicação. Tudo nesta ordem.
	
Gabarito: Autor/es - título - edição - local - editora - data de publicação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001595213)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Confira atentamente a lista de fontes consultadas  e organizadas por  Vanessa Barcellos, quando  escreveu  sua monografia de conclusão de curso. Considere as normas da ABNT e assinale a única que reúne contribuição de distintos autores:
		
	
	TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Ed.8, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
	 
	LASTRES, Helena M. M. (org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1999.
	
	MEISTER, Jeanne C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das Universidades Corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.
	
	MARIOTTI, Humberto. O Pensamento complexo. São Paulo:Atlas, 2007.
	
	MORIN, Edgar. Os Sete saberes necessários à educação do futuro. Ed.9 . São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2004. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 17/11/2014 até 02/12/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes