Buscar

James Watt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

James Watt
Nasceu em 19 de Janeiro de 1736, em Greenock, na Escócia. Seu pai era um próspero construtor naval e fabricante de instrumentos náuticos, aprendeu a maior parte de seus conhecimentos na oficina do pai, onde iniciou trabalhando e fazendo instrumentos matemáticos, mas seu maior interesse era a máquina a vapor. Teve 7 irmãos dos quais 5 morreram na infância. 
Desde pequeno sofria com terríveis dores de cabeça, o que faziam com que não pudesse sair muito de casa, então passava a maior parte do tempo montando e desmontando diversos instrumentos de navegação, bússolas e sextantes que seu pai lhe dava.
James não frequentou a escola primária, então aprendeu a ler e escrever com seus pais, além de princípios de aritmética. Por volta de 13 anos começou a ter interesse por navegação, aos 16 anos se mudou para Glasgow em busca de trabalho e foi empregado como aprendiz numa fábrica, depois de três anos resolveu se mudar para Londres.
Passou dificuldades em encontrar um emprego pois as corporações exigiam uma aprendizagem de sete anos e preferiam pegar seus aprendizes nas famílias de seus próprios membros. Demorou mas Watt conseguiu se empregar, teve um contrato de um ano, porém trabalhava dez horas por dia, e economizava ao máximo em alimentação para ajudar nas dispesas do seu pai. Como o clima em Londres era frio e úmido ele acabou sofrendo de reumatismo, o que o fez retornar para Glasgow depois de um ano.
De volta a Glasgow decidiu trabalhar por conta própria e abriu uma loja de instrumentos. Como o ambiente era muito conservador e tradicionalista logo seus negócios decaíram, mas como James possuía bons amigos, logo conseguiu um emprego na Universidade de Glasgow na qualidade de fabricante de instrumentos de medida, lá começou a desenvolver diversos trabalhos técnicos e científicos.
Em 1763 recebeu a missão de consertar um modelo do motor de Newcomen, com seu conhecimento adquirido anteriormente com bússolas e sextantes ele começou a reparar erros e falhas na máquinas e a procurar novas alternativas para adaptá-la. 
Ele fazia todas as experiências à noite porque durante o dia trabalhava para manter a família, pois seu pai estava arruinado. Sua única distração era passar o domingo no campo, em companhia de um tio materno e de sua prima, Margaret Miller, com quem se casou em 1764 e teve quatro filhos.
Suas primeiras experiências em aperfeiçoar a máquina falharam, pois não tinha muitos recursos e o dinheiro era escasso. Por quatro anos trabalhou como engenheiro civil e elaborou um projeto para um canal entre Forth e Clyde. A Câmara dos Comuns, entretanto, não aprovou o trabalho. Em 1769 fez um segundo projeto, desta vez para o canal destinado a transportar carvão para Glasgow.
Então associou-se a John Roebuck, construiu um protótipo e Introduziu então alguns aperfeiçoamentos fundamentais para a fabricação dessa máquina: inventou o condensador e empregou o vapor para mover os pistões, o que contribuiria para elevar o aumento da produtividade. Obtém a primeira patente do invento em 1769 e nos anos seguintes aperfeiçoa o protótipo.
Finalmente associou-se a Matthew Boulton, um industrial de Birmingham e deu início à construção das máquinas projetadas por Watt. A descoberta de James Watt inaugurou o que os historiadores chamaram de “a era do vapor na Revolução Industrial da Inglaterra”. Entre 1776 e 1781, James Watt viajou pelo Reino Unido instalando suas máquinas em diversas fábricas. Em pouco tempo a máquina a vapor aperfeiçoada por Watt é adotada em minas, fábricas de fiação, de tecelagem e de papel, moinhos e alguns meios de transporte.
James Watt escreveu um artigo para a Royal Society de Londres, sugerindo que a água seria a combinação de dois gases, estudo que viria a ser confirmado pelo cientista francês Antoine Lavoisier. Em 1785 tornou-se membro da Royal Society de Edimburgo e de Londres.
Em 1784 desenha a locomotiva a vapor e utiliza pela primeira vez o termo cavalo-de-força (horse power). Foi mundialmente reconhecido e em sua homenagem seu nome foi dado à unidade de potência de energia – o Watt.
James Watt faleceu em Heathfield Hall, próximo a Birmingham, Inglaterra, no dia 25 de agosto de 1819.

Outros materiais