Buscar

Aula_08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Aula 8-A diplomacia Bizantina e os Comenos
1
Conteúdo Programático desta aula
Principais características do Império Bizantino entre os séculos XI e XIII.
Fatores determinantes para o início das Cruzadas.
Analisar os elementos concernentes à política dos Comenos. 
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
2
Bizâncio do final do século XI ao XII – A dinastia Comnena. (1007-1185)
- Século XI: 1054 - ruptura definitiva entre as visões clericais ocidentais e orientais (Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa).
- Aumento dos custos com defesas (emprego de exércitos mercenários).
-Ameaça dos turcos seldjúcidas (Fundação da capital a 100 km de Constantinopla).
- Imperadores Comneno, após Aleixo I, garantem maior estabilidade ao Império.
- Durante o Concílio de Piacenza (1095), Aleixo solicita ajuda ao Papa Urbano I em razão das ameças ao seu território. No mesmo ano, o Papa convoca no Concílio de Clermont, a Primeira Cruzada. 
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
3
Bizâncio do final do século XI 
- 
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
4
Primeira Cruzada (1095 -1095)
Fragmento do discurso do Papa Urbano I convocando a Cruzada:
 “	[...] Estão ocupando cada vez mais e mais os territórios cristãos, e já venceram sete batalhas. Estão matando e capturando muitos, e destruindo as igrejas e devastando o império. Se vós, impuramente, permitires que isso continue acontecendo, os fieis de Deus seguirão sendo atacados, cada vez com mais dureza. Em vista disso, eu, e não bastante, Deus, os designa como herdeiros de Cristo para anunciar em todas as partes e para convencer as pessoas de todas as gamas, os infantes e cavaleiros, para socorrer prontamente aqueles cristãos e destruir a essa raça vil que ocupa as terras de nossos irmãos. Digo isto para os presentes, mas também se aplica a aqueles ausentes. Mais ainda, Cristo mesmo os ordena.
		
		
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
5
Primeira Cruzada (1095).
- 
	Todos aqueles que morrerem pelo caminho, seja por mar ou por terra, em batalha contra os pagãos, serão absolvidos de todos seus pecados. Isso lhe é garantido por meio do poder com que Deus me investiu. Oh terrível desgraça se uma raça tão cruel e baixa, que adora demônios, conquistar a um povo que possui a fé de Deus onipotente e tem sido glorificado em nome de Cristo![..]
	Façamos que aqueles que estão promovendo a guerra entre fieis marchem agora a combater contra os infiéis e conclua em vitória uma guerra que deveria ter se iniciado há muito tempo. Que aqueles que por muito tempo tem sido foragidos, que agora sejam cavaleiros. Que aqueles que estão pelejando com seus irmãos e parentes, que agora lutem de maneira apropriada contra os bárbaros. Que aqueles que estão servindo de mercenários por pequena quantia, ganhem agora a recompensa eterna. Que aqueles que hoje se malograram em corpo tanto como em alma, se dispunham a lutar por uma honra em dobro.
	
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
6
Os Comnenos e as Cruzadas.
- Alexei faz um acordo com o primeiro líder Cruzado, Boemondo (territórios conquistados dentro da Turquia seriam Bizantinos, fora, seriam divididos)
- Não havia clemência para os muçulmanos e judeus.
- Conquistam a Terra Santa – Jerusalém.
- Surgem no interior reinos cristãos seguindo o modelo dos reinos cristãos ocidentais.
- Organização da Ordem dos Cavaleiros Templários. 
- João II, filho de Alexei I não renova os acordos comerciais com os mercadores venezianos. (De Veneza partiam os combatentes para as Cruzadas)
- Os Bizantinos retiram seu apoio aos Cruzados após o ataque à Chipre (Já estavam insatisfeitos com a ocupação de Edessa) 
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
7
A reação Islâmica	
- Saladino: Chefe militar que reúne várias dissidências do mundo islâmico contra o avanço cristão. 
- 1187 – Jerusalém é retomada pelos muçulmanos.
- É lançada a Terceira Cruzada, a Cruzada dos Reis. Liderada por Ricardo Coração de Leão, rei inglês, conseguem vencer as adversidades, como a morte de Frederico Barba Ruiva, imperador do Sacro-Império e a resistência de Felipe Augusto da França, e conseguem novas conquistas cristãs.
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
8
Mapa das Primeiras Cruzadas
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
9

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais