Buscar

Relatório Psicológico 1

Prévia do material em texto

Universidade Paulista – UNIP – Instituto de Ciências humanas – ICH – Psicologia 
Campus: Anchieta Período: Noturno Disciplina: Técnicas de Avaliação da Inteligência 
Professora: Jemima Giron Aluna: Vanessa Evelyn Alves de Brito RA: C204BF – 4
IDETIFICAÇÃO
Essa avaliação foi corrigida pela aluna Vanessa Evelyn Alves de Brito do curso de psicologia 4° semestre. Essa avaliação tem o intuito de demostrar para os alunos como se faz aplicação, correção, avaliação quantitativa e qualitativa do teste Wisc III na pratica do psicólogo, com orientação da professora Jemima Giron.
DEMANDA
A presente criança M.L com idade 11 anos e 6 meses foi encaminhada para avaliação psicológica por conta das dificuldades que apresenta no aprendizado, por não compreende brincadeiras e por estar se envolvido em brigas. 
RESULTADOS
Segundo dados corrigidos e calculados temos a avaliação quantitativa dos subtestes e escalas do teste aplicado Wisc III. 
Podemos ver que na escala verbal a criança encontrasse dentro da média para sua idade com QI 90, (26% das crianças dessa idade obtém esse resultado), na escala de execução a criança obteve QI 83 interpretado com média inferior (13% das crianças desta idade obtém esse resultado). Na soma dos QIs de escala verbal e de execução M.L obteve QI 80 interpretado como média inferior para sua idade (25% das crianças da mesma idade obtém esse resultado).
Na tabela 1 vemos os resultados de cada escala e sua interpretação em QI.
Tabela 1 interpretação quantitativa.
	Escalas 
	S P
	Q.I./
Índices
	Percentil
	Intervalo de confiança
95%
	Interpretação
	Verbal
	43
	91
	29
	84 – 100 
	Média 
	Execução
	38
	83
	13
	72 – 93
	Média inferior 
	Total
	81
	87
	20
	80 – 97
	Média inferior
	Compreensão
Verbal
	29
	83
	13
	 76 – 95
	Média Inferior
	Organização
Perceptual
	27
	78
	7
	68 – 88
	Limítrofe 
	Resistencia a Distração
	14
	81
	10
	71 – 91
	Média inferior 
	Velocidade Processamento
	11
	74
	4
	62 – 85
	Limítrofe 
3.1 INTEPRETAÇÃO QUALITATIVA
Na escala de testes verbais temos os subtestes informação, semelhanças, aritmética, vocabulário, compreensão e dígitos, onde a criança encontrasse dentro da média, esses testes medem conhecimentos gerais, sociais, sua capacidade e usar sua memória de trabalho, pensamento logico etc...
Mesmo com seu QI 91 estando dentro da média pude notar que os scores dos subtestes em pontos ponderados foram baixos, ele só se sobressaiu em dois testes semelhanças e dígitos, os resultados destes testes demostram bom desempenho da criança em várias tarefas como por exemplo boa memória, boa formação de conceitos verbais, já os testes que os scores foram baixos os contradizem já que eles se relacionam para formação do QI verbal, esses testes medem em sua grande maioria as relações sociais, a qualidade da linguagem, riqueza de ideias, a compreensão de enunciados verbais.
Tendo em vista que a maioria dos resultados foi considerado abaixo da média podemos ter algum problema relacionado a compreensão da linguagem, dificuldade para se expressar, dificuldade para entender e interpretar situações que envolvem conhecimento social ou cultural.
3.2 Escala de execução 
Na escala de execução temos os subtestes, completar figuras, código, arranjo de figuras, cubos, armar objetos e procurar símbolos. Na escala de execução M.L obteve QI 83 interpretado como média inferior, tendo em vista sua idade, nos testes a criança obteve pouca variação na pontuação a criança se sobressaindo em um único subteste completar figuras que indica boa atenção a detalhes, boa percepção e concentração,
habilidade para diferenciar detalhes essenciais dos não essenciais. Em mais dois testes que se saio abaixo do esperado nesse caso armar objetos e código, o que pode significar que a criança tem dificuldades de concentração, problemas de percepção, dificuldade motora e de atenção seletiva.
Tendo em vista eu a criança obteve scores semelhantes e a interpretação do QI esta média inferior, a criança pode ter problemas relacionados a atividades sociais e culturais, dificuldade em compreender problemas práticos, dificuldades motoras e na percepção visual.
Escala total 
A escala de QI total é a soma da escala verbal e da de execução, nessa escala M.L obteve QI 87 tendo a interpretação como média inferior para crianças dessa idade.
Tendo em vista que a criança em questão obteve escores baixos em diversos testes tendo boa pontuação em três testes, somando teste de escala verbal e de execução podemos dizer que a interpretação de QI pode estar correta, já que em sua maioria a criança está abaixo do esperado para sua idade.
Nas escalas de organização perceptual, resistência a distração e velocidade de processamento a criança esta bem abaixo da média, tendo em vista que obteve interpretação limítrofe nos dois citados primeiro e no último média inferior, o que coloca a criança em um quadro de dificuldade de aprendizado.
Na escala de compreensão verbal a criança obteve QI 83 com interpretação media inferior, o que demostra a dificuldade de compreensão e verbalização que foi apresentada nos subtestes informação, compreensão e vocabulário.
CONCLUSÃO 
A partir da análise dos resultados das escalas e QIs adquiridos pelo M.L podemos considerar que a dificuldade de aprendizado existe por algum déficit em relação a compreensão de atividades e suas execuções. a criança demostrou nos subtestes que tem dificuldade em expor suas ideias, tem dificuldade em compreender atividades e dificuldade em utilizar e lidar com o aprendizado social e cultural o que explica não compreender brincadeiras e se envolver em brigar com seus colegas.
Na avaliação apresentou prejuízo em elaborações mais complexas de pensamento o que reflete em dificuldades de enfrentar “situações-problemas” do dia-a-dia.
Seu escore abaixo da média em resistência a distração pode estar relacionado a dificuldade em acionar a memoria auditiva de curto prazo. E em velocidade de processamento pode estar relacionada a lentidão nos processos mentais, preocupação excessiva com detalhes, dificuldades motoras, ansiedade e impulsividade.
Seus escores autos foram em dígitos, semelhanças da escala verbal, o escore dígitos está dentro da média por tanto significa que M.L consegue utilizar a memória de trabalho e tem boa memória mecânica e sequencial. No escore do subteste semelhanças a criança esta dentro da média o que significa que ela tem habilidades para discriminar relações fundamentais, pensamento logico e pensamento conceitual adequado. Na escala de execução a criança obteve boa pontuação no subteste completar figuras o que significa que M.L tem boa atenção a detalhes.
Pode-se concluir que M.L tem forte indícios de limitações cognitivas, estando abaixo da média para sua idade, tendo em vista sua baixa pontuação nos subtestes, o que pode está influenciando em seu rendimento nas atividades de compreensão verbal e em atividades de execução, respondendo a dificuldade de aprendizado que ele apresenta, dificultando seu rendimento na escola e em outras áreas.

Outros materiais